quarta-feira, 6 de maio de 2020

Brasil é um dos países onde o Covid-19 avança mais rápido

País supera 125 mil casos e 8,5 mil mortes


O Brasil registrou 10.831 novos casos de coronavírus desde ontem e alcançou 125.096 infecções desde o início da pandemia. Com 615 casos fatais, recorde diário até o momento, o número de mortes chegou a 8.536, o que faz do país o sexto com mais óbitos ligados à Covid-19 no mundo. O Brasil está entre as dez nações, de um grupo de 40, em que o vírus avança mais rápido, segundo estudo de pesquisadores da Fiocruz, PUC-Rio, USP e outras instituições.

O que está acontecendo: à medida que o número de contaminações aumenta, os estados correm para ter acesso a mais leitos de UTI. O Ministério da Saúde enfrenta dificuldades para entregar as unidades prometidas aos estados — foram montados somente 350 dos 2 mil leitos anunciados. Secretários de Saúde cobraram o ministro Nelson Teich (Saúde) pelo pagamento de unidades de terapia intensiva em hospitais de campanha.

Por que isso importa: alguns governos afirmaram que poderiam usar leitos vagos da rede privada mesmo sem acordo financeiro. Teich disse ser contra a medida. Países como a Espanha estatizaram unidades privadas em momentos críticos da epidemia. Hoje, a prefeitura de São Paulo publicou decreto que permite a requisição de leitos ociosos em hospitais particulares . O uso diário das unidades custará R$ 2.100 ao município.

Resolução do Depen e Consej mantém suspensas as visitas ao sistema prisional

Uma Resolução Conjunta do Departamento Penitenciário Nacional - DEPEN e o Conselho Nacional dos Secretários de Estado da Justiça, da Cidadania, Direitos Humanos e Administração Penitenciária (CONSEJ), aprovada nesta quarta-feira (06/05), reforça medidas para o fortalecimento do combate ao novo coronavírus nas unidades prisionais. A manutenção da suspensão das visitas presenciais de familiares de presos nos estabelecimentos prisionais é um dos principais pontos.

Para minimizar os impactos do distanciamento das famílias nesse período, a Resolução recomenda que sejam viabilizadas medidas mitigadoras, como visitas virtuais, cartas e e-mails. “Com estas recomendações, estamos seguindo as diretrizes traçadas pelas autoridades sanitárias no sentido de combater a pandemia e resguardar vidas, tanto dos servidores quanto das pessoas privadas de liberdade e seus familiares”, explica o presidente do Consej e secretário de Justiça e Direitos Humanos, Pedro Eurico.

Também foi aprovado o uso de máscaras por parte de presos durante deslocamentos internos nas unidades prisionais e durante o procedimento de banho de sol, sempre contando com do devido distanciamento social; e o uso compulsório de máscaras por parte de todos os servidores que atuam nas unidades prisionais.

Pernambuco: Diversas medidas para evitar a disseminação do coronavírus vêm sendo tomadas nas unidades prisionais do Estado, como a suspensão de visitas familiares desde o dia 20 de março; higienização rigorosa dos mantimentos levados pelos familiares; horários pré-estabelecidos para a entrega de mantimentos, a fim de evitar aglomeração de pessoas; e reforço na limpeza em todos os ambientes das unidades prisionais.

INTERNADOS COM CORONAVÍRUS / Programa Visita.com aproxima familiares e pacientes

Governo de Pernambuco disponibiliza tablets e roteadores wi-fi para estabelecer contato como forma de amenizar o impacto do isolamento





Com o objetivo de minimizar o impacto emocional do isolamento necessário aos pacientes internados com Covid-19, o Governo de Pernambuco criou o programa Visita.com. As unidades da rede estadual de saúde receberão tablets e roteadores wi-fi que vão possibilitar o contato entre pacientes e seus familiares por meio de videoconferências. O Visita.com também será utilizado como um canal de comunicação entre as equipes médicas e as famílias, que poderão acompanhar a evolução clínica e o processo de recuperação dos pacientes através de boletins diários.

Para implantar o Visita.com, o Governo do Estado recebeu o apoio de parceiros privados, que doaram 100 tablets e 20 roteadores. As videochamadas serão feitas pelo WhatsApp. Cada unidade de saúde terá uma equipe de “comunicação e acolhimento”, formada por profissionais que não estão lidando diretamente com cuidados assistenciais. A rotina de visitas virtuais será organizada de forma a permitir ao menos uma intervenção diária, de acordo com o fluxo hospitalar, e cada paciente terá um familiar de referência.
“A situação de pandemia provocada pela Covid-19 impôs restrições de visitas e acompanhantes. No entanto, a interação social, além de humanizar o atendimento hospitalar, é, sem sombra de dúvidas, de suma importância para contribuir na recuperação dos pacientes. Além disso, é fundamental que os familiares possam estabelecer um canal para esclarecimento sobre a evolução clínica e o processo de recuperação do paciente. Por isso, vamos usar a tecnologia a favor do usuário do SUS”, ressaltou o secretário estadual de Saúde, André Longo.
O tempo recomendado para as videochamadas é de cinco a dez minutos por paciente, e haverá acolhimento psicológico antes e depois das visitas. No caso dos pacientes sem capacidade verbal efetiva, como os que estão entubados, as equipes devem optar por chamadas em modo viva-voz. Inicialmente, o Visita.com será implantado no Hospital de Referência Covid-19 – Boa Viagem, Hospital Universitário Oswaldo Cruz, Hospital Agamenon Magalhães e Hospital Dom Hélder Câmara.

Fotos: Hélia Scheppa/SEI

Os 10 municípios da região com maior taxa de isolamento social em 05 de maio de 2020



Os 10 municípios da região com maior taxa de isolamento social, segundo MPPE, utilizando dados de localização por telefonia celular, em 05 de maio de 2020.

Levando em conta a abrangência da V GERES, com 21 municípios.

1. Caetés 58,2% (24° colocado no estado)
2. Angelim 57,1% (29°)
3. Palmeirina 56,6% (32°)
4. Capoeiras 56,4% (34°)
5. São João 56,1% (37°)
6. Calçado 55,5% (42°)
7. Jupi 54,5% (58°)
8. Iati 54,0% (66°)
9. Garanhuns 52,5% (82°)
10. Saloá 51,7% (94°)

Confira os outros dias.. Clique abaixo

MUNICÍPIOS DA REGIÃO COM MAIOR ÍNDICE DE ISOLAMENTO SOCIAL


*BRC.blog.br*

Abrindo óticas, prefeitura de Garanhuns toma decisão polêmica



Enquanto na maioria dos estados das regiões Norte e Nordeste as medidas restritivas vão sendo adotadas cada vez com maior rigidez, inclusive com Lockdown no Pará e Maranhão, aqui em Garanhuns o isolamento vai afrouxando, colocando em risco cada vez mais pessoas. Pela prefeitura são 25 casos de infecção por Coronavírus e sete mortes.

O prefeito Izaías Régis, que já fez piada com mortos e cemitérios de Garanhuns, agora assinou decreto para reabertura das óticas, o que aumenta a movimentação no comércio da cidade, que já tem lojas funcionando com autorização, e outras que deixam meia-porta aberta, insinuando estar em sistema delivery, mas que na prática fazem comercialização. As óticas devem atender com hora marcada, mas na prática, é difícil acontecer. 

É nítido que o movimento na cidade está "quase" normal em alguns momentos do dia, e que foi visto em um ranking de isolamento que deixou o município apenas na 82ª colocação.

Enquanto isso, na Saúde, o município não abriu um leito sequer, nem de enfermaria nem de UTI. Uma licitação para reforma do prédio que deveria abrigar uma UPA24h se arrasta, e deve levar ainda algumas semanas.

O decreto das óticas gerou polêmica e nos grupos de Whatsapp muita gente reclamou. Trata-se de uma medida que vai de encontro ao isolamento adotado por estados e municípios e ainda coloca em risco a saúde dos trabalhadores.

Cabe ao Governo Federal o complemento de renda do trabalhador e auxílio às empresas para que todos fiquem em casa neste período de pandemia mundial, e que funcione o que realmente é essencial.

Aguentamos até agora, segurava mais alguns dias, pois ainda não atingimos o pico da pandemia, e o interior do estado é território ainda inexplorado pelo vírus.

Coloquei uma enquete no Instagram, e neste momento cerca de 90% reprovam a abertura das óticas.


BOA NOTÍCIA / Gás Natural mais barato em Pernambuco

Agência Reguladora de Pernambuco – Arpe autorizou uma redução média de 8,12%. Segmento de gás veicular terá uma redução ainda maior, chegando aos 9,25% na tarifa




O Governo do Estado, através da Companhia Pernambucana de Gás (Copergás), anunciou a redução nos valores das tarifas de gás para diversos segmentos, desde 1º de maio. A redução média ficou em 8,12% nos setores atendidos pela empresa. O segmento veicular abastecido com o Gás Natural Comprimido (GNC) foi o que obteve a maior redução, com uma queda de 9,25% na tarifa. Em segundo lugar, aparece a área de cogeração, que terá uma redução de 9,16%.

A autorização para a recomposição tarifária do combustível foi determinada pela Agência Reguladora de Pernambuco – ARPE e será publicada no Diário Oficial do Estado, no próximo dia 1º de maio. Essa redução nas tarifas é referente à variação trimestral do custo do gás natural vindo da Petrobrás.

Os segmentos veicular (GNV), residencial e industrial tiveram reduções de 8,54%, 8,07% e 7,96%, respectivamente. O setor comercial ficará com uma tarifa 6,32% menor.

A Copergás está presente em Pernambuco com uma rede distribuidora de 870 km, atendendo a mais de 47 mil clientes e uma média de 1,4 milhão de metros cúbicos de gás distribuídos por dia. Para os próximos cinco anos, a Companhia investirá cerca de R$ 323 milhões em infraestrutura nos setores Industrial, comercial, residencial, veicular, termoelétrico e cogeração. Estima-se a implantação de 402km de gasodutos para o período.

Em 2020, a Copergás deve completar as obras de expansão para o município de Ipojuca, atendendo as praias de Muro Alto e Porto de Galinhas; além de Carpina, na Zona da Mata Norte. Também está sendo desenvolvida a rede distribuidora local no município de Petrolina, criando uma base operacional no Sertão do São Francisco.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.