GOVERNO DO ESTADO DE PERNAMBUCO

DESTAQUES DO BLOG

quinta-feira, 7 de maio de 2020

Deputado pede ao MPF e MPPE providências sobre Fake News a respeito de Covid-19 em Pernambuco

O deputado federal Túlio Gadêlha (PDT-PE) protocolou, nesta terça-feira (05), pedido ao Ministério Público Federal em Pernambuco (MPF/PE) e ao Ministério Público de Pernambuco (MPPE) para abertura de inquérito com objetivo de apurar criminalmente e tomar medidas cabíveis para combater a disseminação de Fake News a respeito da pandemia de Covid-19 no Estado. O pedetista sugere também a criação de Grupo de Trabalho especializado no combate à desinformação durante o período de enfrentamento ao vírus, frente aos riscos à população pernambucana.

“Diante do cenário de pandemia, a disseminação de Fake News sobre o Covid-19 afronta diretamente não só o direito de acesso à informação de todos os cidadãos, mas também atenta contra o direito à saúde”, diz Gadêlha, membro da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) das Fake News.

O aumento de casos e de óbitos por Covid-19 no Brasil reforça a necessidade da população está bem informada e de manter o isolamento social, conforme orientação da Organização Mundial da Saúde (OMS). Alguns destes conteúdos falsos questionam a validade de ações das autoridades de saúde, desacreditando as medidas de prevenção e a seriedade do combate ao novo coronavírus.

Estados como Ceará e Rio Grande do Norte publicaram, nos últimos dias, decretos com multas por descumprimento de medida de saúde para quem divulgar Fake News.

Grupo de Trabalho

O Grupo de Trabalho interinstitucional sugerido seria formado por MPF, MPPE, Secretaria Estadual de Saúde e Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Pernambuco (Sinjope), em conjunto com outras organizações da sociedade civil para o desenvolvimento de ações integradas no combate a disseminação de Fake News relacionada à COVID-19. O GT, que é temporário, conta com objetivos específicos, prioridades e linhas de atuação dos procuradores e promotores.

Os 10 municípios da região com maior taxa de isolamento social em 06 de maio de 2020



Os 10 municípios da região com maior taxa de isolamento social, segundo MPPE, utilizando dados de localização por telefonia celular, em 06 de maio de 2020. Estes números são atualizados diariamente.

Levando em conta a abrangência da V GERES, com 21 municípios.

1. Terezinha 48,9% (09° colocado no estado)
2. Capoeiras 46,5% (23°)
3. Caetés 45,9% (35°)
4. Palmeirina 45,2% (47°)
5. Angelim 44,7% (56°)
6. Águas Belas 44,0% (70°)
7. Iati 44% (71°)
8. Correntes 43,2% (77°)
9. Lagoa do Ouro 42,8% (85°)
10. São João 42,7% (94°)

Garanhuns 41,1% (125°)

Confira os outros dias.. Clique abaixo

MUNICÍPIOS DA REGIÃO COM MAIOR ÍNDICE DE ISOLAMENTO SOCIAL


*BRC.blog.br*

Romário Dias propõe lockdown por áreas em Pernambuco



O deputado Romário Dias (PSD) defendeu o endurecimento das medidas restritivas de distanciamento e isolamento social no estado de Pernambuco. Durante debate na rádio CBN, na tarde desta quarta-feira (06), do qual participou por telefone, o parlamentar afirmou que é preciso dar atenção diferente para as regiões da RMR e do Estado.

“Se não houver o lockdown total, conforme decidiu o estado do Pará, é fundamental que seja feito por áreas, avaliando, por exemplo, onde há mais casos e maior registro de óbitos por conta da Covid-19. É preciso dividir o Recife e o Grande Recife, e outras regiões do Estado, dando atenção também aos bairros e às localidades mais carentes. Existe muita gente que está saindo de casa porque precisa ganhar dinheiro para sustentar suas famílias e isso precisa ser visto e analisado com muito cuidado”, exemplificou Romário.

Ainda de acordo com o parlamentar, “essa pandemia é muito forte”. “O combate à pandemia é uma guerra. Aliás, já está sendo pior, pois temos, hoje, no mundo, mais pessoas mortas pelo Coronavírus do que em algumas guerras”, avaliou.

Romário ainda sugeriu que os deputados estaduais aproveitem a reunião remota desta quinta para debater o lockdown e as medidas de combate ao Coronavírus e realizar um documento para ser entregue ao governador Paulo Câmara.

“Nós podemos ajudar muito. A Assembleia Legislativa tem condições de opinar e participar diretamente com o Governo do Estado, ainda mais do que vem fazendo. Amanhã (quinta, 07), temos reunião plenária remota e poderíamos discutir o lockdown e formalizar um documento, capitaneado pela deputada Priscila Krause, por mim e outros parlamentares, formalizando o que pensamos e qual nosso sentimento sobre isso”, afirmou o parlamentar.

Outra sugestão do deputado foi que o Governo Estadual reúna ex-governadores e ex-prefeitos, como Joaquim Francisco, Roberto Magalhães e Gustavo Krause, para dar sua contribuição. “São pessoas experientes que podem colaborar muito com tudo isso que está ocorrendo”, finalizou.

V GERES informa novos prazos da Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe

Dia D, que aconteceria no próximo sábado, foi suspenso pelo Ministério da Saúde



A Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe, que estava programada para terminar em 22 de maio seguirá agora até 05 de junho, além disso, o DIA D, que aconteceria no próximo sábado, 09/05, foi suspenso. A terceira fase da vacinação inicia agora em 11 de maio, sendo que de 11 a 17 de maio será voltada para crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade, gestantes, puérperas no pós-parto até 45 dias e pessoas com deficiência. Depois, no período de 18 de maio a 5 de junho, irá incluir pessoas de 55 a 59 anos e professores. 

As novas datas foram informadas pelo Programa Nacional de Imunização (PNI) do Ministério da Saúde. O PNI regional faz parte da V Gerência Regional de Saúde. Segundo Catarina Tenório, o cronograma sofre poucas modificações. "Nossa dispensação das vacinas já estava organizado para atender a demanda dos municípios, de acordo com a Secretaria Estadual de Saúde. Nossos índices de vacinação estão acima dos 90% dos grupos a serem vacinados." - Afirma a gestora.

A vacina contra a gripe protege contra os três tipos de vírus Influenza mais comuns no Brasil, os vírus influenza A(H1N1), A(H3N2) e Influenza B. Embora não tenha eficácia contra o Covid-19, ajuda no diagnóstico, já que há o descarte imediato das gripes devido a imunização.

3ª ETAPA DA CAMPANHA NACIONAL DE VACINAÇÃO
De 11 a 17/05 serão vacinadas crianças de seis meses a menores de seis anos, pessoas com deficiência, gestantes e mães no pós-parto (puérperas)
De 18/05 a 05/06 adultos de 55 a 59 anos, professores das escolas públicas e privadas 

Com subnotificação, Brasil já pode ser novo epicentro mundial do Covid-19

Um estudo de pesquisadores brasileiros sobre uma provável subnotificação massiva de infectados estima que o país poderia ter mais de 1,6 milhão de casos de Covid-19, número quase quinze vezes maior do que os 114 mil confirmados. Isso colocaria o Brasil como novo epicentro da doença , à frente dos EUA, que têm 1,2 milhão de casos. 

A análise foi feita a partir de uma estimativa reversa, baseada no número de mortes notificadas no Brasil e na taxa de letalidade da Coreia do Sul, que é de 1,1%. Pela grande quantidade de testes realizados lá, o índice sul-coreano de mortalidade da doença é considerado um dos mais próximos da realidade.

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.