domingo, 17 de fevereiro de 2013

LOGOMARCA DA SECRETARIA DE SAÚDE DE PERNAMBUCO 2013


Izaías mostra força política com vice-presidência da AMUPE

Izaías, como deputado, na Assembleia Legislativa


Acontece nesta segunda-feira a eleição da AMUPE, e Izaías Régis será eleito, em chapa única, vice-presidente para o biênio 2013-2014. O presidente será José Patriota (PSB) de Afogados da Ingazeira. A chapa foi articulada por Aluísio Lessa e Milton Coelho, sob a supervisão do próprio governador.

É nesta circunstância de representatividade que Izaías vai se tornando um líder natural regional. Com experiência política de dez anos de Assembleia Legislativa, o atual prefeito de Garanhuns difere da grande maioria de novos prefeitos de primeira eleição que temos no Agreste Meridional, e mais, muitos deles entraram agora na política. Izaías já tem acesso ao Governo do Estado, a própria Assembleia, Brasília, contatos com órgãos públicos e privados, e vai utilizando isto em favor da administração.

Izaías é também vice-presidente da CODEAM, em chapa articulada por Eudson Catão que tem Celina Britto na presidência. Trata-se de outra entidade com grande potencial representativo.

Sendo assim, o aliado histórico de Armando Monteiro, fortalece suas ligações políticas e cresce em prestígio, podendo usar isto em benefício regional. Em vários encontros, Izaías está sempre pedindo investimentos e ações para o município, sendo assim, multiplica as oportunidades, à medida que ganha mais uma tribuna, e melhor, fazendo parte da mesa diretora.

Parece que a articulação política do governo do estado melhorou, considerando erros cometidos no ano passado. Assim, desta forma, agrega mais, principalmente neste momento onde Eduardo Campos vem se colocando como um candidato com reais chances de disputar a presidência da república.

A diretoria executiva da AMUPE ficou assim: 

Presidente: José Patriota (Afogados da Ingazeira)
Vice-presidente: Izaías Régis (Garanhuns)
1º secretário: Lourival Simões (Petrolândia)
2° Secretário: Jorge Alexandre (Camaragibe)
1º tesoureiro: Eduardo Tabosa (Cumaru)
2º tesoureiro: Genivaldo Menezes (Águas Belas).

A AMUPE congrega 159 dos 184 municípios pernambucanos.

Vergonhosamente Santa Cruz deixa escapar classificação - Confira as semifinais


O Santa Cruz pegou o Fortaleza neste domingo precisando de apenas um empate, desde que não fosse por mais de três gols, para classificar direto para as semifinais do Nordestão 2013, mas capengou e entregou uma vaga que parecia vir com certa facilidade.

No jogo de ida, o Santa foi melhor, fez dois a zero, mas permitiu a virada do tricolor cearense, empatou no finalzinho. Vale lembrar que o time pernambucano perdeu um penalty. Ainda assim, o resultado foi comemorado pois bastaria uma vitória simples em casa para avançar.

Tudo parecia mostrar que chegou a hora do Santinha, até seu adversário tradicional, o Sport, resolveu cometer a bobagem de perder a sua classificação em casa para o Campinense. Assim, a festa do tricolor pernambucano estava pronta, e mais de trinta mil torcedores foram ao Arruda para incentivar o Santa Cruz.

E para melhorar ainda mais os ânimos, tinha a reestreia do artilheiro Denis Marques, que não decepcionou, e logo aos 4 minutos fez seu gol.

Pronto. O time jogava pelo empate, mas já ganhava de um a zero. Arruda tomado pela torcida. Domingo de sol. E coisa e tal.

Os outros resultados mostravam uma chance real do Santa poder comemorar até quem sabe o campeonato, já que os bicho-papões estavam sendo eliminados.

Mas o Santa mais uma vez decepcionou. Com o resultado que precisava, começou a jogar pra passar o tempo, sem vontade, preferiu o contra-ataque que nem sempre levava perigo, e atraiu o Fortaleza para seu campo. A situação ficou mais complicada no segundo tempo. O time cearense partiu pra cima, o Santa ficou sem saída de bola, até que a insistência do time de fora acabou resultando no gol de empate.

Aí o Fortaleza veio em busca da vitória, sufocando o time do Arruda, mas eis que surge um novo penalty pro Santa Cruz, era a chance de selar a vitória. Ledo engano, nova chance desperdiçada. Impressionante como o time coral mostra incompetência em momentos decisivos. 

Daí em diante só deu Fortaleza, que aos 47 min fez o gol da virada.

Ô Santa Paciência!

OUTROS RESULTADOS:
Só deu o inesperado nas quarta-de-final da Copa do Nordeste.

O Santa Cruz que empatou fora, perdeu em casa do Fortaleza. O ASA empatou em casa e venceu de virada o ABC em Natal. O Campinense que empatou em casa veio tirar o poderoso Sport da competição. E pior fez o Vitória, que venceu o Ceará fora de casa e no jogo da classificação em Salvador, perdeu por 4 a 1.

As semifinais ficaram com Ceará e ASA, Fortaleza e Campinense. 

PS. Só pra lembrar, o Náutico perdeu em casa do Central, e ainda não garantiu o primeiro turno.

Vai chover em Garanhuns



Observando o serviço de metereologia no celular nos últimos dias, aparecia lá desde terça-feira, sol, sol, sol ... sem nuvens. De repende deu um sol nublado para este final de semana, apontando isto para o sábado e domingo.

Olhando o céu de momento, parece que as previsões estão se concretizando. O tempo está lusco-fusco, como diriam meus avós. Um sol tímido não aquece o domingo, e muitas nuvens no céu, um pouco mais escuras que nos últimos tempos.

Para esta segunda, está apontando chuva. Isto mesmo, parece que vem águas do céu. Com temperatura variando de 16º a 27º. Vamos conferir.

Para a terça, não mostra chuva, mas o tempo continuará nublado.

NOVO GOVERNO DE GARANHUNS: Nossos e-leitores analisam o início da gestão de Izaías Régis


A campanha de Izaías Régis prometia uma nova Garanhuns, que a cidade seria transformada com a maior administração da história da cidade. Isto deve ter criado uma expectativa muito grande de impacto já nos primeiros dias do governo. Contudo, o resultado de nossa enquete mostra que as pessoas avaliam de regular pra bom o trabalho do prefeito e a sua administração até agora. 

Explica-se, parece que o governo preferiu investir no fututo, economizando dinheiro para ações estruturadoras, ao menos é o que se entende quando Izaías Régis informa que economizou R$ 1,5 milhão e pretende ter um saldo em caixa de R$ 10 milhões ainda este ano para investir no município com recursos próprios, em grandes obras.

Entretanto, mesmo com ações como a reforma da Praça Dom Moura, limpeza da cidade, Festival de Jazz, entre outras, parece que as pessoas realmente esperavam mais.

Nossa enquete com mais de 400 e-leitores, mostrou uma maior preferência por avaliar entre regular e bom os primeiros dias da nova gestão. Mas se vê um viés positivo, já que 22% dos e-leitores avaliaram como ótima. Mas não se pode menosprezar 18% da soma entre ruim e péssimo. Aí tem aqueles que começam a fazer críticas, e/ou os que se encheram de expectativas de que a cidade fosse de fato transformada nos primeiros dias. 

Vamos conferir:( Lembremos que enquetes não têm valor científico.)

COMO VOCÊ AVALIA OS PRIMEIROS 30 DIAS DA ADMINISTRAÇÃO DE IZAÍAS RÉGIS EM GARANHUNS?

Ótima - 97 (22%)
Boa - 126 (29%)
Regular - 125 (29%)
Ruim - 46 (10%)
Péssimo - 35 (8%)

TOTAL DE VOTOS: 429

.

O meteorito de 1923 que passou por Garanhuns e caiu em Alagoinha!

Imagem meramente ilustrativa da internet


Esta eu trago do excelente blog do Instituto Garanhuns, e vem na carona do meteorito que caiu na Rússia esta semana e feriu centenas de pessoas. Pois é, nossa região já teve seu dia de meteorito também, aliás, em nossa cidade já teve de tudo, né não???

Segundo o Professor Luciano Jaques da Morais, caiu um meteorito mais ou menos as 11 horas do dia 1º de outubro de 1923, na Serra do Magé, Alagoinha, que era distrito de Pesqueira, também no Sítio Cacimbinha, situado ao norte da mesma serra, e outros lugares, ocorreu queda de fragmentos do mesmo meteorito. 

“O meteorito, numa distância de 60 km, seguiu uma trajetória sudeste para noroeste, passando por cima de Garanhuns e indo explodir na Serra do Magé”. 

“As pessoas que presenciaram o fenômeno afirmaram ter ocorrido primeiro um clarão como se fosse um relâmpago, seguido de uma forte trovoada, um grande estrondo e outros menores. Tudo isso durou cerca de três minutos”. 

“Ao explodir, este meteorito, que é essencialmente pedregoso, pertencente ao grupo dos assideritos, denominados de pedras meteóricas ou aerólitos, se dividiu numa enorme quantidade de fragmentos, que caíram como se fosse uma chuva de pedras. Durante a queda, eles desprendiam gases, uma espécie de fumaça”. 

“Os fragmentos do referido meteorito são de tamanho variável, medindo os maiores de 7 a 10 centímetros de lado. A maioria das amostras tem menos de 5 centímetros de lado”. 

“Esse fenômeno foi observado no trecho entre Garanhuns, Alagoinha e Pesqueira, tendo sido notado em diversas outras cidades, vilas, povoados e sítios da região e, até em Serra Talhada (vila Bela)”. 

“O efeito da queda deste meteorito foi bastante notável. Nos lugares próximos a Serra do Magé e Garanhuns, o gado se espantou e deixou a correr. O povo ficou tomado de pânico e saiu de casa apavorado”. 

“Em Garanhuns, devido ao grande deslocamento de ar produzido pela explosão, diversos prédios tiveram as vidraças partidas e objetos derrubados das prateleiras. Na Serra do Magé e em Cacimbinha, em algumas casas caíram fragmentos do meteorito em Cida dos Telhados que, via de regra, rolavam para o chão. Apenas em uma casa houve telhas quebradas”. 

Essa pesquisa foi tirada do livro de Estudos Geológicos de Pernambuco, do professor João de Deus de Oliveira Dias, publicado em janeiro de 1957. 

Paulo de Oliveira Melo

fontes:

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.