sexta-feira, 15 de setembro de 2017

PIB DE PERNAMBUCO VOLTA A CRESCER BEM ACIMA DA MÉDIA NACIONAL

VENCENDO A CRISE: Enquanto o Brasil cresceu somente 0,3%, Pernambuco obteve crescimento de 2,7% no PIB do 2º trimestre. Resultado decorreu do desempenho dos três grandes setores da economia: Agropecuária (41,1%), Indústria (- 5,0) e Serviços (3,7%)



A Agência Estadual de Planejamento e Pesquisas de Pernambuco - Condepe/Fidem divulgou nesta sexta-feira (15/09), durante entrevista coletiva, o relatório com dados do Produto Interno Bruto (PIB) do Estado referentes ao segundo trimestre deste ano, no qual se evidencia a recuperação da economia pernambucana.

O documento mostra uma elevação real de 2,7% no trimestre (abril a junho), na comparação com o mesmo período de 2016. Já em comparação com o trimestre imediatamente anterior (com ajuste sazonal), a variação foi de 1,1%. O resultado decorreu do desempenho dos três grandes setores da economia: Agropecuária (11,8%), Indústria (-1,7%) e Serviços (1,7%). Em valores correntes, o PIB do período alcançou R$ 39,4 bilhões.

“A perspectiva é a de que este ano o Estado continue a trajetória de recuperação fechando em torno de 2%, e no próximo ano haja uma melhoria econômica consolidada com a chegada de mais investimentos ao Estado, devido ao esforço que vem sendo empreendido pelo governador Paulo Câmara”, comentou o presidente da Agência Condepe/Fidem, Bruno Lisboa.

Já o diretor executivo de Estudos, Pesquisas e Estatística da Agência Condepe/Fidem, Maurílio Lima, destacou que os números refletem, principalmente, da recuperação da Agropecuária, já que o setor cresceu 41,1% em relação ao primeiro trimestre e 32% na comparação semestral, comparado aos mesmos períodos em 2016. “Na agricultura, destacam-se as lavouras de sequeiro (milho, feijão e mandioca) favorecidas pela melhoria nas condições climáticas. Além disto, tivemos impulsos positivos com relação às culturas de cana-de-açúcar, do café, cebola, do tomate e do arroz irrigado, que também contribuíram para um maior desempenho do setor”, explica o diretor.

O setor de Serviços cresceu 3,7% em relação ao mesmo trimestre do anterior, impulsionado principalmente por uma alta de 5,2% no segmento do comércio, de 3% nas atividades imobiliárias e aluguéis. Já a Indústria apresentou queda de 5%, com uma variação negativa de 5,5% no segmento de construção civil.

No comparativo semestral a Indústria registrou um crescimento de 0,4% com os SIUPs (3,3%), a construção civil (-3,5%) e a indústria de transformação (2,1%), influenciado, principalmente, pelos desempenhos positivos observados nos setores de equipamentos de transporte (48,8%), de produtos de metal (18,3%), impulsionados, sobretudo, pelo aumento na fabricação de embarcações para transporte (inclusive plataformas), e de esquadrias de alumínio e latas para embalagens de produtos. Com relação aos produtos alimentícios, registra-se o aumento de 1,9%, decorrente de maior produção de biscoitos, açúcar VHP e refinado, margarina e massas. Destacou-se também a influência do polo automotivo.

Cenário nacional - O Brasil teve um crescimento de 0,3% no PIB do segundo trimestre de 2017 com relação ao mesmo trimestre do ano anterior e de 0,2 se comparado ao trimestre imediatamente anterior. “Esses resultados demonstram a força da economia de Pernambuco frente a nacional”, salienta o presidente da Condepe/Fidem, Bruno Lisboa. Os números pernambucanos também são positivos diante de outros Estados que avaliam o PIB através da metodologia trimestral, a exemplo do Ceará (2,17%) e São Paulo (- 0,7 %) e Bahia (2,4%).

UPE AMPLIA QUADRO DE SERVIDORES COM MAIS MÉDICOS, PROFESSORES E ADMINISTRATIVOS



Desde o início de sua gestão, o reitor da Universidade de Pernambuco, Profº Pedro Falcão, tem conseguido ampliar o quadro de médicos e servidores técnico-administrativos para os hospitais, e professores para as diversas unidades da UPE espalhadas pelo estado. O gestor conseguiu realizar o concurso de servidores para a Reitoria e para as unidades de educação, inclusive para as unidades do interior do estado que foram criadas e até o momento ainda não possuem servidores do quadro da universidade. Em breve esta realidade mudará com a convocação dos aprovados. 

Um novo edital para mais um Concurso Público, desta vez oferecendo 110 vagas para professores, está sendo elaborado e nos próximos dias serão abertas as inscrições, contemplando todas as unidades de educação da UPE. 

"Com o apoio do Governo do Estado, com a sensibilidade do governador Paulo Câmara, estamos conseguindo organizar o quadro de servidores dos hospitais universitários e das unidades de ensino. Tivemos concursos, e estamos ainda com um planejamento para os próximos meses, que devem proporcionar novas oportunidades de ingresso para profissionais que queiram trabalhar na Universidade de Pernambuco" - afirma o reitor.

QUASE 800 NOVOS SERVIDORES EM TRÊS ANOS

De 2015 a 2017, já foram admitidos 788 novos servidores na UPE, sendo 98 médicos, 172 professores universitários, 149 analistas técnicos (sendo 115 enfermeiros), e 359 assistentes, dos quais 344 foram técnicos em enfermagem. 

MAIS CONVOCADOS

Na semana passada, Profº Pedro Falcão, juntamente com a Pró-Reitora de Desenvolvimento de Pessoas (Prodep), Profª. Vera Gregório, deram posse a novos professores e médicos que passam a compor o quadro da instituição.

O reitor da UPE deu boas vindas a todos e ressaltou a importância da chegada do grupo às unidades. Profº Pedro Falcão fez, durante o encontro, uma apresentação da Universidade, desejou um bom trabalho aos novos servidores e lembrou que eles têm a missão de formar recursos humanos e gerar conhecimentos. A posse aconteceu na Reitoria da UPE.

Anunciado novo Secretário de Planejamento de Garanhuns



O prefeito Izaías Régis dará posse ao novo secretário de Planejamento e Gestão de Garanhuns na manhã desta sexta-feira (15), às 10h, no Palácio Celso Galvão. O engenheiro civil e professor universitário Carlos Carvalho assumirá a pasta responsável pelo desenvolvimento e acompanhamento dos projetos do Governo Municipal, em substituição a Evílson Rêgo. A cerimônia de posse será realizada no gabinete do prefeito com a presença de autoridades e imprensa. 

PERFIL - Carlos Carvalho tem 30 anos, é natural de Maceió (AL) e atua como professor do Curso de Engenharia Civil na Autarquia do Ensino Superior de Garanhuns. O profissional também tem passagem como oficial temporário do exército no 71 BI Mtz.

SAÚDE - O prefeito ainda não resolveu a situação da saúde, onde a secretária responde de forma interina há quase três meses.


RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.