quarta-feira, 18 de novembro de 2015

Coronel D´Albuquerque Maranhão é o novo comandante geral da PM de Pernambuco‏

Coronel D’ Albuquerque Maranhão substitui o coronel Antônio Pereira Neto



Em uma coletiva de imprensa, nesta quarta-feira (18/11), no Palácio do Campo das Princesas, o governador Paulo Câmara anunciou a troca comando geral da Polícia Militar de Pernambuco (PMPE). O coronel D’ Albuquerque Maranhão substitui o coronel Antônio Pereira Neto, que entregou o cargo por questões pessoais. A posse do novo comandante será amanhã, às 8h, no Quartel da PM, no Derby, área central do Recife.

Após assinar o ato de nomeação de D’ Albuquerque Maranhão, o governador destacou o comprometimento do coronel com a instituição e com as demandas da segurança pública. "Consideramos as funções que já desempenhou ao longo de sua carreira e sua determinação de nos ajudar a continuar a fazer com que o Pacto pela Vida seja uma política exitosa na redução de homicídios ", afirmou.

Paulo também exaltou a atuação do coronel Pereira Neto à frente da PMPE, ressaltando sua gratidão pelo trabalho realizado pelo antigo comandante. "Eu quero agradecer todos esses meses de dedicação do coronel Pereira Neto como comandante geral da PM. Ele teve a minha confiança nesse período, e eu só tenho a agradecer. Foi um militar valoroso e que cumpriu suas obrigações no comando da Polícia Militar de Pernambuco", frisou.

O coronel D'Albuquerque Maranhão Filho sublinhou a importância do Pacto pela Vida, revelando que a sua prioridade é traçar um plano de metas para o programa. "Após tomarmos posse, amanhã pela manhã, nós vamos nos reunir no Quartel do Comando Geral, no Derby, para fazer um diagnóstico, onde a gente possa definir metas e procedimentos a serem adotados daqui para frente", adiantou o comandante.

Antes de ser nomeado como comandante geral da PM, D'Albuquerque exercia a função de secretário executivo de Defesa Civil, tendo assumido o posto ainda no segundo Governo de Eduardo Campos. É Engenheiro Civil especialista em Gestão de Desastres e comandou por mais de dois anos o 17º BPM, com sede em Paulista, onde alcançou as metas estabelecidas pelo Pacto pela Vida.

fotos: Aluisio Moreira/SEI

FIDA deve financiar 40 milhões de dólares para agricultura familiar‏ de 40 municípios de Pernambuco


O Governo de Pernambuco deu um importante passo para formalizar um acordo que pode viabilizar US$ 40 milhões para o fortalecimento da agricultura familiar no Estado. Em uma audiência no Palácio do Campo das Princesas, nesta terça-feira (17/11), o governador Paulo Câmara assinou memorando de intenções com o Fundo Internacional de Desenvolvimento da Agricultura (FIDA). A instituição, que é ligada à Organização das Nações Unidas (ONU), assegura financiamentos para o desenvolvimento de políticas públicas voltadas a atividades rurais. 

Ao ressaltar a relevância da parceria com o FIDA, o secretário de Agricultura e Reforma Agrária de Pernambuco, Nilton Mota, destacou o compromisso da atual gestão com o desenvolvimento de uma segmento tão representativo para a sua população.

"A partir de hoje, nós temos o compromisso de estabelecer um calendário que detalha as ações para o primeiro semestre de 2016. Para que, ao final do próximo ano, a gente possa assinar o contrato e iniciar os projetos. Ações tão importante para o produtor rural, principalmente, para os pequenos agricultores familiares", explicou o secretário.

O projeto contemplará 40 municípios localizados na Zona da Mata e no Agreste. Na Mata, o foco da intervenção será na produção de alimentos e na recuperação de nascentes. Já no Agreste, a proposta é elevar a produção e qualidade da caprinovinocultura.

As ações financiados pelo FIDA consistem em contribuir para o aumento da renda regional e melhorar a subsistência, principalmente, através da promoção de saneamento hídrico. O fundo internacional apóia o desenvolvimento agrícola e gestão dos recursos naturais, além de atuar no incentivo à participação da população mais carente nos processos de desenvolvimento.

Fotos: Roberto Pereira/Sei

População pede reabertura do bar do Pau-Pombo em Garanhuns



No último domingo estivemos no Parque Ruber Van der Linden, o popular Pau-Pombo, e imaginávamos que o bar (Bambu-bar) estaria aberto, aproveitando a grande movimentação na cidade, principalmente pela Romaria Diocesana, que atraiu milhares de pessoas de várias cidades do estado, e pelo desfile do Colégio XV de Novembro, que aconteceu no sábado.

Mas o bar está fechado, segundo algumas pessoas há pouco mais de um mês, por decisão da prefeitura. Uma pessoa disse que teria sido a Vigilância Sanitária, outra que teria sido motivada pelo serviço oferecido de má qualidade, inclusive explorando os turistas. Ninguém soube informar ao certo.

O proprietário do bar é Walter, que administra há muito tempo, mas creio que seja uma concessão, já que funciona dentro de um parque, a exemplo do Vagão, no primeiro andar do Centro Cultural, que aliás, fechou. Arthur abriu o Pandora, na Av. Dantas Barreto.

Independente dos motivos para o fechamento do bar do Pau-Pombo, que podem ser elucidados pela administração do Parque, uma coisa é certa, bem ou mal, o bar é um atrativo que faz as pessoas demorarem um pouco mais, visitarem as barracas de artesanato, ouvirem música, conversarem e consumirem, tornando a estada mais agradável, e gerando renda para nossos conterrâneos.

Duas reclamações me chamaram a atenção. Um senhor de uns sessenta anos, de Águas Belas, disse que sempre vem a Garanhuns com sua família. Vai ao Mãe Rainha, depois a Frexeiras, e encerra o passeio no Pau-Pombo. Estava muito chateado com o ambiente fechado.

Uma artesã disse que o movimento caiu muito. "As pessoas entram, mas saem logo. As vendas caíram mais da metade".

As mesas, cadeiras, garrafas e tudo mais no bar, mais a falta de cuidado, está dando uma cara de abandono naquele espaço. A água que circula o coreto está turva.

É importante resolver logo aquela situação, de forma que o Parque volte a funcionar plenamente, e se possível, ainda mais agradável. Talvez seja o momento de dar a cara cultural que muita gente sempre sonhou para o Pau-Pombo.

Judô de Garanhuns de novo no pódio em Pernambuco e no Paraná




Olá Ronaldo,

Gostaria de informar os excelentes resultados obtidos pelos judocas da Associação Presley Araújo de Judô - APAJ, de Garanhuns, nas duas competições em que representaram nossa cidade na semana passada.

Na quarta-feira (11/11/2015), o judoca Wesley Araújo conquistou o terceiro lugar na etapa nacional dos Jogos Escolares da Juventude, realizada em Londrina-PR. Wesley foi o único atleta do judô de Pernambuco a conquistar medalha nessa competição.

No sábado (14/11/2015), a equipe da APAJ elevou novamente o nome de Garanhuns no cenário esportivo estadual, dessa vez no Campeonato Pernambucano de Judô 2015, realizado no ginásio da Secretaria de Educação, em Recife-PE. Os resultados obtidos foram:

Campeões: 
Vitória Araújo (hexa campeã)
Ana Caroline
Davyd Fellype

Vice-campeão:
Cauan Emerson

Terceiros colocados:
Marcos Jennyson
Rafael Alexandre
Lícia Albuquerque
Emily Dantas

Quintos colocados:
Lucas Nielson
Pedro Vinícius

Gostaríamos de destacar, também, as empresas e entidades patrocinadoras de nossos atletas, sem as quais esses resultados não seriam possíveis: Prefeitura Municipal de Garanhuns, Iza Calçados, Bravo Segurança, Acqua Duo, e Banca Triunfo.

Grata,

Ana Caroline Cosmo
Judoca

Secretaria de Justiça lança campanha para inclusão social de reeducandos‏



A Secretaria de Justiça e Direitos Humanos, através do Patronato Penitenciário, lança nesta quinta, 19, às 16h, na área externa da Casa da Cultura, no bairro de Santo Antônio, a Campanha (2015/2016) “Responsabilidade Social, um Benefício para a Sociedade”.

O objetivo é sensibilizar a sociedade e as empresas para a importância da contratação de reeducandos, em regime aberto e livramento condicional, com o intuito de promover a inclusão social através do trabalho, assim como, celebrar o aniversário de 4 anos do Patronato. Participarão do lançamento representantes das empresas parceiras e dos reeducandos.

Haverá também apresentação dos artistas Petrúcio Amorim, Edilza Voz, Manessés do Sax, Pecinho Amorim e Irah Caldeira. “É uma grande alegria e prazer poder contribuir com a campanha levando música para essas pessoas. Sabemos que esse recomeço é muito difícil”, afirma Petrúcio.

Atualmente, existem 503 postos de trabalho espalhados por 14 empresas privadas e 11 empresas públicas. O trabalho do reeducando é regido pela Lei de Execução Penal e não gera, portanto, vínculo empregatício. 

Mais informações: (81) 3183 3175

EXPOGARANHUNS: Audálio solicita implantação da Feira de Exposição Agropecuária e Derivados



Com o intuito de incentivar e fortalecer a economia de Garanhuns e região, o vereador Audálio solicitou ao Governo do Estado, em parceria com a Prefeitura, a implantação da Feira de Exposição Agropecuária e derivados de Garanhuns - ExpoGaranhuns (Requerimento Nº 242/15), a exemplo das feiras que ocorriam no passado.

Audálio e o Secretário de Agricultura,
Epaminondas Borges
Segundo o parlamentar garanhuense a feira de exposição agropecuária e derivados criará uma nova agenda econômica para Garanhuns, aquecendo o comércio, trazendo divisas, gerando renda aos produtores e divulgando os nosso produtos, tornando o município uma referência para o segmento agropecuário de Pernambuco e do Nordeste. 

“A exemplo do que acontece em municípios que promovem eventos deste porte pelo Brasil a fora, a realização da ExpoGaranhuns irá atrair compradores de diversos lugares, é certeza de negócios e dinheiro no bolso dos nossos produtores e comerciantes, a expectativa é de crescimento para nossa economia” ressalta o vereador Audálio.

Escola Elisa Coelho realiza ELIS'ART 2015



Dentre os vários projetos pedagógicos realizados na Escola Professora Elisa Coelho, o Elis’Art é um que envolve diretamente todos os alunos do Ensino Médio. O evento, que chega a sua segunda edição, tem como principal objetivo resgatar e valorizar a verdadeira música popular brasileira e produzir conhecimentos sobre artistas que fazem parte desse cenário.

Segundo o Prof. Pedro Henrique, idealizador do Elis’Art, o grande desafio é elaborar um projeto que valorize junto aos estudantes a poesia musicada que nossos artistas produziram e produzem, pois a indústria “cultural” é tendenciosa e tem induzido, de forma contundente, principalmente os jovens, ao consumo de uma “arte” efêmera e de qualidade duvidosa. Por isso, o Elis’art se propõe fazer uma pequena mostra de alguns valores por nós chamados “Notas”.

Prof. Sílvio Leandro, um dos principais envolvidos com o projeto, comenta que é incrível como os alunos são criativos e dispostos para realizar um plano de atividade como esse. Mesmo antes de assistir as apresentações deste ano, acredito que o resultado será de grande êxito.

O projeto será realizado no Elisa Coelho, neste dia 18 de novembro, nos turnos da manhã e tarde, e será aberto à comunidade escolar, como também à sociedade em geral.

Pelo apoio da equipe gestora, que tem à frente as professoras Edjane Rodrigues e Ilka Teixeira, o corpo docente, o envolvimento e determinação dos alunos, na realização do 1º Elis’Art, em 2014, este ano, teremos um evento ainda melhor em organização, nos detalhes e objetivos.

Prof. Carlos Janduy

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.