terça-feira, 20 de novembro de 2018

Dia da Consciência Negra: UPAE Garanhuns reafirma compromisso com Saúde Pública para todos



O Dia Nacional da Consciência Negra é celebrado, no Brasil, em 20 de novembro. De início, desde 2003, era uma data no calendário escolar, até ser oficialmente instituído em âmbito nacional mediante a lei nº 12.519, de 10 de novembro de 2011, sendo inclusive feriado em cerca de mil municípios em todo o país, além dos estados de Alagoas, Amazonas, Amapá, Mato Grosso e Rio de Janeiro, através de decretos estaduais.

O dia 20 de Novembro é um dia de reflexão e de luta por direitos para esta parcela da sociedade brasileira que dignifica com trabalho e história nossa nação. A data foi escolhida por coincidir com o dia atribuído à morte de Zumbi dos Palmares, em 1695.

SAÚDE PÚBLICA

A UPAE Garanhuns é a unidade de referência para a população dos 21 municípios que fazem parte da V Gerência Regional de Saúde, por isto, atende também as 24 Comunidades Quilombolas existentes nesta área de abrangência. 

O trabalho da atenção à saúde negra visa diminuir desigualdades, apontadas em indicadores da Secretaria Estadual de Saúde, por isto, é fundamental a integração com as secretarias municipais de saúde e demais órgãos da Rede SUS, integrando esta população à rede de assistência.

"Muitos avanços foram vistos nos últimos anos, e a UPAE Garanhuns tem dado sua contribuição, com a oferta de especialidades, muitas delas que não existiam na região, e o desafio é fazer com que esta oferta chegue a todos, de todos os lugares, de forma inclusiva." - Afirmou Gustavo Amorim, em recente encontro com a Coordenação da Atenção à Saúde da População Negra e às Pessoas com Doenças Falciformes da Secretaria Estadual de Saúde.

MENOS MÉDICOS, Pernambuco perde quase 500 Médicos Cubanos




O Nordeste será uma das regiões mais atingidas com a saída dos profissionais de Cuba. Eles estão deixando o programa Mais Médicos, após as declarações “ameaçadoras” do presidente eleito Jair Bolsonaro, que, durante a campanha eleitoral, afirmou que expulsaria os médicos cubanos com base na prova do Revalida. O governo cubano se antecipou e cancelou o acordo entre os dois países.

“Só aqui em Pernambuco, perderemos exatamente 414 profissionais que atuavam em 123 municípios, inclusive nos Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEI), que são cobertos exclusivamente pelos médicos cubanos”, lamentou o líder da Oposição a Temer no Senado, Humberto Costa (PT).

O parlamentar afirmou que quase 35 mil indígenas ficarão sem atendimento médico. “São 12 etnias, entre elas os Pankararus, Trukás e Fulni-ô, que ficarão à margem de qualquer tipo de serviço de saúde. É muita maldade com um povo com quem temos dívidas históricas e que não merecia passar por isso. Pela primeira vez após a criação do Mais Médicos, milhares desses índios tiveram acesso a um profissional de medicina”, lastimou o senador.

Segundo a Associação Municipalista de Pernambuco (AMUPE), a saída dos médicos cubanos causará um impacto em 1,6 milhão de pernambucanos, especialmente do sertão do estado. Ao todo, são 57 municípios sertanejos, sendo 46 atendidos pelo Mais Médicos e quase todos contando com profissionais de Cuba.

“Temos cidades de Pernambuco que contam quase que exclusivamente com médicos cubanos e que ficarão completamente sem assistência médica. Isso sem falar da excelência no atendimento que esses profissionais atuam nos locais mais carentes visitando os acamados e também fortalecendo a parte de prevenção”, lembrou Humberto.

Quando se fala em números, apenas dos médicos cubanos, está se falando em 594 mil pessoas cobertas pelos profissionais que realizam uma média de 350 atendimentos por mês. Serão, no mínimo, 50 mil consultas que Pernambuco perderá por mês com a saída dos cubanos.

“É de uma irresponsabilidade sem tamanho o que Bolsonaro provocou. O Mais Médicos, principalmente com a participação dos profissionais cubanos, mostrou ser um sucesso desde que foi criado em 2013 pela presidenta Dilma Rousseff”, alegou o senador.

Ao todo, são 18.240 profissionais em mais de 4 mil municípios e 34 Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEI). Desse quantitativo, mais de 8.500 são médicos cubanos. O programa atende a cerca de 63 milhões de brasileiros, de acordo com o Ministério da Saúde. Levantamento do governo divulgado em 2016 apontou que o Mais Médicos é responsável por 48% das equipes de Atenção Básica em municípios com até 10 mil habitantes. E em 1.100 municípios atendido pelo programa, o Mais Médicos representava 100% da cobertura de Atenção Básica.

Da assessoria do senador

PRODUÇÃO DE LEITE: Investimento de mais de R$ 300 mil está Beneficiando o Agreste Meridional

Projeto, resultado de parceria entre Sebrae e Governo de Pernambuco, vem beneficiando 70 produtores de leite



O Sebrae em Pernambuco, por meio da Unidade Agreste Meridional, e o Governo do Estado, por meio da Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (AD Diper), está realizando o programa Produção Intensiva de Leite. A iniciativa, que beneficia 70 produtores de cinco municípios da região, está orçada em mais de R$ 300 mil reais. O investimento vem realizando ações de inovação e tecnologia com objetivo de aumentar produção de leite das propriedades.

Nos últimos anos, com a estiagem severa, o setor do leite foi diretamente afetado economicamente. A falta de chuvas ocasionou queda na produção e, consequentemente, na lucratividade para diversas empresas. Isso contribuiu de forma significativa nas perdas da agricultura e pecuária, incluindo o fechamento de diversos estabelecimentos do semiárido nordestino. A parceria entre o Sebrae e a AD Diper vem fortalecendo o potencial da bacia leiteira.

Jefferson Fernandes, gestor do Projeto Leite e Derivados da Unidade Sebrae Agreste Meridional, esclarece que, na prática, está sendo realizada uma extensa consultoria aos produtores beneficiados. “Esse trabalho acontece há cerca de seis meses, em que o acompanhamento está desenvolvendo e implementando a transformação da propriedade em uma empresa rural com a busca de eficiência nos índices econômicos/zootécnicos nos quais tragam rentabilidade para o produtor”, detalha o gestor.

As visitas a propriedades que estão sendo beneficiadas com o acompanhamento do município da Pedra acontecerão na quarta-feira (21/11), no período da manhã e contarão com a presença de Oswaldo Ramos, superintendente do Sebrae em Pernambuco.

ENCONTRO DE CARROS ANTIGOS ESTE FINAL DE SEMANA EM GARANHUNS




Garanhuns sedia, pelo terceiro ano consecutivo, o Encontro de Carros Antigos. O evento que promete reunir expositores de todo o Brasil, acontece entre os dias 23 e 25 de novembro, no Parque Euclides Dourado, numa realização da Studio C Produções, com o apoio do Governo Municipal.

Durante a realização, o público poderá conferir de perto veículos históricos e em diversos modelos. “Contaremos com modelos variados, de fabricação entre os anos de 1927 a 1990. Também teremos vários modelos V-8, que certamente chamarão a atenção do público que vai conferir o evento”, registra o empresário e organizador do encontro, Hélder Carvalho.

São aguardados expositores de Alagoas, Paraíba, Rio Grande do Norte e de Pernambuco, com destaque para proprietários radicados em Garanhuns, Serra Talhada, Gravatá, Lajedo, Caruaru e Toritama. Ao todo são esperados cerca de 250 veículos. As vagas para a exposição são limitadas. Os interessados em expor veículos devem manter contato com a organização do evento pelo número: (87) 99945-3555.

O CREPÚSCULO VESPERTINO NAS CAFETERIAS DE GARANHUNS - Por Wando Pontes

Encontro de amigos nas cafeterias é um costume que tem sido fortalecido em Garanhuns


"“Aceita um cafezinho?” É uma das frases mais comuns ouvidas no mundo inteiro. O café pode ser um apaziguador de ânimos, um consolo em horas difíceis, uma pausa entre reuniões, uma companhia durante uma espera, uma gentileza dos anfitriões ou pode simplesmente estar presente em outras ocasiões de cordialidade que exige a sociedade. Gentilezas à parte, a bebida “mágica” transformou-se em hábito que tem o poder de aproximar as pessoas desde épocas bem remotas. 

Em Garanhuns este hábito é antigo e algumas lanchonetes mantém um certo estilo das cafeterias da Europa para atrair os amantes dos encontros regado a café e muita prosa nos finais de tarde da Suíça Pernambucana. 

O café foi descoberto na Etiópia, atravessou o Mar Vermelho e foi levado para a Arábia. 

Em 1475, foi aberto o primeiro café do mundo em Constantinopla (atual Istambul, Turquia), marcando o início do consumo generalizado da bebida. Depois foram aparecendo luxuosas e suntuosas cafeterias pelo Oriente, quando também nasceu a ideia de adicionar açúcar à bebida. 

É comum o encontro quase que diário nas cafeterias de Garanhuns, de muitos grupos de amigos das mais diversas áreas profissionais, faixas etárias e classes sociais. 

A velha e boa prosa com café no crepúsculo vespertino na terra onde a Nordeste garoa, vem atravessando os tempos, os modismos e as novas tendências do mundo globalizado. 

Vai um cafezinho aí? Ou, a gente se encontra ao cair da tarde lá no café! Se escuta comumente na cidade, isso, para tratar de assuntos profissionais, comerciais, culturais, amorosos... ou simplesmente para botar o papo em dia, prosear e oxigenar o cérebro. Que o diga os amigos da UBE, União Brasileira de Escritores, Natanael Vasconcelos, Albérico Fernandes e Renato Siqueira que cultuam e mantém estes bons hábitos na Cidade das Flores. 

Wando Pontes
Jornalista, profissional de marketing político e artista plástico"

PERNAMBUCO: Inscrições para a seleção dos programas de residência médica e multiprofissional são prorrogadas



Foram prorrogadas, até o dia 25/11, as inscrições para o processo seletivo das Residências Médica e Multiprofissional para o ano de 2019. São disponibilizadas 1.342 vagas, sendo 806 para Residência Médica e 536 para o programa de Residência Multiprofissional em Saúde.

As inscrições devem ser efetuadas, exclusivamente, no endereço eletrônico www.upenet.com.br. Os interessados devem realizar o pagamento da taxa de inscrição no valor de R$ R$ 490,00, para a residência médica, e R$ 290,00 para a multiprofissional, preferencialmente em casa lotéricas, até o dia 26/11/2018.

A data limite para postagem da documentação também será em 26/11, no endereço Av. Rui Barbosa, 1599, bairro das Graças – Recife/PE, CEP 52050-000. É de inteira responsabilidade do candidato que os documentos cheguem em tempo hábil à sua destinação.

A seleção das duas residências será realizada em duas fases, sendo a primeira constituída de prova escrita, de caráter eliminatório e classificatório, e a segunda constituída de análise curricular, de caráter classificatório, para todos os candidatos.

As provas escritas serão aplicadas no dia 09/12/2018. A divulgação do resultado final está prevista para o final de janeiro de 2019.

Outras informações podem ser obtidas no site do Conupe (www.upenet.com.br) através dos e-mails:iaupe.residenciamedica2019@gmail.com e iaupe.residenciamulti2019@gmail.com ou dos telefones: (81) 3033-7394 / 7397.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.