domingo, 8 de julho de 2012

O novo Relógio das Flores de Garanhuns


Esta semana a prefeitura termina a reforma do Relógio das Flores, depois de muita polêmica por conta da demora da conclusão. O convênio com o Governo Federal foi rescindido, inclusive a prefeitura até devolveu dinheiro, e resolveu fazer todas as reformas previstas no projeto com recursos próprios. A demora na liberação das verbas por parte da Caixa Econômica acabou gerando uma série de críticas por parte da população, pois além da Praça Tavares Correia, onde fica o Relógio, as praças Dom Moura e Irmãos Miranda também passaram mais de um ano com as reformas paradas.


Pelo cronograma, a Praça Irmãos Miranda será entregue também esta semana, porém sem a coberta, que está sendo confeccionada por uma empresa do setor de engenharia. E a Praça Dom Moura também será entregue durante o Festival de Inverno, porém sem a pintura, devido os tapumes de proteção que estão sendo colocados para o evento. Mas o piso e a jardinagem estarão teminados.

Voltando ao Relógio, algumas novidades serão vistas pela população, como o novo Centro de Informações Turísticas, as luzes de LED nos números do relógio, flores no entorno do círculo, novas árvores que estão sendo plantadas, como Ipês, Pinheiros e Baobás, que darão uma nova arborização ao local.

O passeio da praça foi todo calçado com pedras, permitindo a locomoção inclusive de cadeirantes. Novos bancos e postes de iluminação estão sendo colocados. Aliás, serão mais de 20 novos bancos, criando um local de visitação e permanência.

Como o projeto paisagístico acaba deixando à vista muito concreto, e as plantas foram plantadas recentemente, e portanto podem demorar para rearborizar a área, creio que novas críticas serão feitas por algumas pessoas, mas será uma questão de tempo para o verde voltar a dominar a praça do Relógio.

Há a possibilidade de acontecer uma reinauguração por parte da prefeitura no final da semana.

Confira as imagens.


O acesso ao Relógio das Flores e todo o passeio interno da praça está calçado com pedras, facilitando o acesso, inclusive de portadores de deficiência
Flores contornam o Relógio, que recebeu luzes de LED para iluminar os números à noite
Os tapumes estão sendo retirados, mostrando como está ficando a praça reformada. Os turistas já aproveitaram o final de semana para tirar fotos no mais simbólico ponto turístico da cidade
Vejam os caminhos calçados. Ao fundo, o Centro de Informação Turística, onde vão funcionar também a segurança e os banheiros para os visitantes
A arborização contará com novos Ipês, Pinheiros e até Baobás, que no futuro devem ofertar uma vista mais verde da praça. A nova grama foi completamente colocada e flores nos jardins, agora mais definidos.
O patrono da praça, Tavares Correiaa, observa o final da reforma, cobrada pela população e que deve ser entregue ao convívio turístico na sexta-feira, em pleno Festival de Inverno!

Garanhuns no pódio no Rio de Janeiro


Garanhuns mostra mais uma vez a sua força nos esportes. O atleta Marcos Antônio Pereira, patrocinado pela Prefeitura de Garanhuns, conquistou a 2ª Colocação na Maratona Internacional do Rio de Janeiro, disputada na manhã deste domingo, dia 8 de julho. 

 Além de Marcos, os atletas Alan Bizerra e Jair José também conseguiram ótimos resultados na prova de 42 Km. Alan cruzou a linha de chegada em 5º e Jair em 7º. Os atletas também contam com o patrocínio da Prefeitura. 

A disputa foi vencida pelo queniano Willy Cangogo Kimutai, que de quebra ainda bateu o recorde da prova, com o tempo de 2:15:01. Marcos Antônio com 2:17:07 e David Kiprono Metto (2:17:28), completaram o pódio. 

 Curiosamente, na maratona carioca de 2009, Marcos Pereira venceu e Kimutai ficou em segundo.

Vídeo da luta entre Anderson Silva e Chael Sonnen

NOITE DE LANÇAMENTO: Antônio Vilela resgata em novo livro a história do Soldado Adrião, morto no combate em que pegaram Lampião! - Confira as fotos.


Décio, neto do Soldado Adrião, agradece o resgate do avô feito pelo livro de Antônio Vilela


O professor, historiador e escritor pernambucano Antonio Vilela de Souza, em noite de gala para a cultura garanhuense, e nordestina, lançou seu mais novo trabalho neste sábado. Depois de "O Incrivel mundo do cangaço", volumes I e II, Vilela mergulhou em intensa pesquisa para contar a história do soldado Adrião Pedro de Souza.

O evento aconteceu na Câmara de Vereadores de Garanhuns, que viu seu plenário completamente tomado por amigos, alunos, autoridades, parentes, e principalmente, leitores e fãs do escritor, que com muita humildade e sabedoria, soube dosar a emoção e oferecer mais uma aula sobre o cangaço, e melhor, foi protagonista do ressurgimento para a história do Soldado Adrião. Para esta noite especial, netos do militar vieram de Alagoas prestigiar o lançamento da obra e ofertar a Antônio Vilela o agradecimento da família.

Na plateia rica em sua diversidade, encontravam-se muitos amigos, como Vilela se reportou a todos eles. E autoridades que prestigiaram o momento histórico para nossa cultura. Pessoas como Eliane Simões Vilar, presidente da Autarquia de Ensino Superior de Garanhuns, Sivaldo Albino, vereador, Ana Nery, Secretária de Turismo e Cultura de Garanhuns, Silvino Duarte, ex-prefeito, Fernando Ferro, deputado federal, Audálio Filho, fundador e representante do Instituto Garanhuns, do qual o escritor e este blogueiro também fazem parte, entre outros.

Amigos da imprensa como Valdir Marino do portal Garanhuns Agreste e da FM Sete Colinas, e Davi Melo, do Jornal DAC, também estavam presentes prestigiando o companheiro da escrita.

Ao final, Vilela agradeceu, convidou para um coquetel que aconteceu no saguão da Casa Raimundo de Morais e autografou os muitos livros comprados por seus fãs, ou melhor, seus amigos!

A OUTRA FACE DO CANGAÇO - Vida e morte de um praça

Antônio Vilela se dispôs a pesquisar a história do soldado Adrião Pedro de Souza, único representante da força policial morto em Angicos. Sua morte não recebeu o tratamento digno de quem se entregou na perseguição e batalha com os cabras de Lampião, e por isto, e pelas pesquisas, o escritor traz diversos questionamentos sobre os fatos que levaram à falta de repercussão daquela morte, esquecida pelas autoridades e pela história.
 
A outra face do cangaço tem 102 páginas, fotos inéditas e está sendo comercializado exclusivamente pelo autor via email :
incrivelmundo@hotmail.com ou
telefones: (87) 3763 - 5947 / 8811 - 1499 / 9944 - 8888 (Tim)

Confira a programação da Mostra de Cinema no Festival de Inverno de Garanhuns 2012


Durante o 22.º Festival de Inverno de Garanhuns acontece no Cine Eldorado 02, a 9.ª Mostra de Cinema do FIG.Com sessões nos horários das 17h, 19h e 21h filmes nacionais e estaduais desafilaram na tela dos apaixonados por esta arte.

Na programação, filmes como:
Heleno (Ficção) de José Henrique Fonseca;
Luz nas Trevas:
A Volta do Bandido da Luz Vermelha (Ficção) de Helena Ignez e Icaro C. Martins;
Uma Professora Muito Maluquinha (Ficção) de André Alves Pinto e César Rodrigues;
Xingú (Ficção) de Cao Hamburger;
Febre do Rato (Ficção), de Claudio Assis;
Estradeiros ( Doc, 2012), de Renata Pinheiro e Sérgio Oliveira,
País do Desejo (Ficção, 2010), de Paulo Caldas;
O Rochedo e a Estrela (Doc., 2011), de Kátia Mesel;
Na Quadrada das Águas Perdidas (Ficção, 2011), de Marcos Carvalho e Wagner Miranda e
As Hipermulheres (Doc, 2011), de Carlos Fausto, Leonardo Sette, Takumã Kuikuro.

Serviço:
Da Segunda-feira, 17 de julho a Quinta-feira, 19 de julho
Mostra de Cinema FIG Animado
Local: Cine Eldorado
Horário: 10h

Domingo, 15 de julho
Lançamento do Portal cinemapernambucano.com
Local: Ambiente Criativo – Parque Euclides Dourado
Horário: 17h às 22h

Blog FALANDO FRANCAMENTE da Amannda Oliveira

Camping na AABB durante o Festival de Inverno de Garanhuns


Aos aventureiros que gostam de conforto, a AABB vai disponibilizar mais uma vez sua extensa área para camping durante o Festival de Inverno de Garanhuns, e melhor, o salão de festas estará também disponível para as barracas, assim, a galera pode utilizar toda a infra-estrutura do clube com a segurança e comodidade do espaço fechado da associação.

O valor a ser cobrado pelo final de semana é de apenas R$ 150,00 por barraca, ou R$ 300,00 para todo o período do Festival.

A AABB está a 2km do palco principal do FIG, e oferece estrutura de lazer, banheiros confortáveis com chuveiro quente, estacionamento e segurança 24h. É importante registrar que o clube não oferece as barracas e a capacidade da área coberta do salão é de 50 barracas, embora toda a extenção da AABB estará disponível para acampamento.

As reservas podem ser feitas através do fone (87) 3761.2279, com Cristiane ou Melício.

email: garanhuns@aabb.com.br

obs. Este texto é original do nosso blog!

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.