quarta-feira, 31 de julho de 2019

LUTO / Garanhuns perde Jakson Fitipaldi



Triste notícia. Faleceu na tarde desta quarta-feira (31), vítima de infarto, o radialista Jakson Fitipaldi. Pessoa simples, do bem, trabalhador, inteligente... Poderia citar muitas outras qualidades. Irmão de Jefson Fitipaldi, Jamesson, Jussara.. Aliás, Jakson e Jefson, também radialista, têm uma contribuição muito grande à categoria em Garanhuns e região. Filhos de Jefson Fitipaldi (pai).

Conheci Jakson há quase 30 anos. Ele estava na Rádio Meridional, e lá, junto com Eugênio Sobrinho, apresentávamos o Domingo Esportivo. Jakson já se mostrava um grande profissional e cordial. Há alguns anos voltamos a trabalhar juntos da Câmara de Garanhuns. A amizade permaneceu. Jogamos bola no time dos radialistas, e ele sempre era um dos organizadores. Devido ter crescido demais, tinha problema nos joelhos e na coluna, superou tudo. Era um vitorioso.

Ético, contribuiu com o sindicato dos radialistas e gostava também de política. Estava na igreja, participava das campanhas e sonhava ser vereador. Seria um excelente parlamentar.

Em nosso grupo no Zap, ao chegar a notícia do seu falecimento, vários amigos registraram pesar, dentre eles Bartolomeu Quidute, Audálio Filho, Samara Pontes, Francisco Alencar, entre outros.

A Jefson, em nome da família, nossos sentimentos.

O velório será na Osacre, na Rua São Vicente, em Garanhuns.

Deputado Sivaldo Albino tem celular clonado. É o terceiro caso nos últimos dias



O Deputado Estadual Sivaldo Albino tomou um susto hoje quando amigos ligaram para ele ao receberem mensagens de seu celular, contudo não havia sido o parlamentar que havia enviado. Não sabemos se foi clonado, hackeado ou outra definição, o fato é que alguém com más intenções conseguiu acesso ao celular do político, e mandou mensagens pelo Whatzapp, geralmente pedindo dinheiro em quantias vultosas. O parlamentar já recuperou a linha mas ainda não o Whatsapp, por isto é bom maior atenção. 

Curiosamente, o caso não foi o único. Os prefeitos de Lajedo, Rossine Blésmany, e de Caetés, Armando Duarte, também tiveram os celulares invadidos. Rossine chegou a postar em suas redes sociais e da prefeitura para informar aos amigos e população em geral, para evitar maiores problemas e até prejuízos.

A ação dos criminosos (ou do criminoso) merece investigação, pois há elementos para pensar que os celulares foram hackeados porque são políticos, embora seja suposição, ou então mera coincidência.

Não é a primeira vez que vimos este tipo de invasão. Há algum tempo lembro de amigos que passaram por isto, e mais recentemente até em nível federal, quando hackers de Araraquara tiveram acesso às conversas de membros da Operação Lava-Jato.

É bom todos ficarem atentos, e entrar em contato com os amigos ao primeiro sinal de mensagens inoportunas ou suspeitas.

Asas FM de Lajedo passa a transmitir programa Frente a Frente, de Magno Martins



O jornalista Magno Martins volta a ter seu programa de rádio veiculado aqui no Agreste. A partir da próxima segunda-feira (05), o Frente a Frente, passa a ser retransmitido pela Asas FM, de Lajedo, que integrará a Rede Nordeste de Rádio. A emissora tem bom alcance e audiência em Lajedo e região.

O programa de Magno vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 18 às 19 horas. Além do Rádio, o jornalista está de volta à Folha de Pernambuco e assina um dos blogs de política com mais repercussão no estado. Além, claro, de escrever livros e proferir palestras sobre o mundo da política.

Sintonizem!

Conferência Municipal de Assistência Social acontece em Lajedo

 
O Conselho Municipal de Assistência Social de Lajedo realizou nesta terça-feira (30) a X Conferência Municipal da Assistência Social com o apoio da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos e da Prefeitura de Lajedo. A presidente do Conselho Municipal da Assistência, Polyana Silva realizou a abertura do evento falando da importância do mesmo para o fortalecimento da Política de Assistência Social e do espaço da Conferência como espaço democrático de avaliação da referida Política de Assistência Social, em seguida declarando aberta a Conferência pela leitura do Regimento Interno. A secretária de assistência social Marconeide Félix ressaltou a importância da realização das conferências defendendo os direitos e as necessidades dos usuários do SUAS. O tema deste ano foi: “Direito do povo com financiamento público e participação social”. O evento contou a participação da sociedade civil, governo, serviços e usuários do S.C.F.V. A X Conferência foi realizada no espaço do CCI, no bairro da Cohab.

O evento contou a contribuição ainda da Pastora Eliane Pedroza presidente do COMDICA, Socorro representando o Conselho Tutelar e Erivany representando a Secretaria de Educação. Além dos servidores do SUAS Lajedo, usuários e sociedade. Todos reunidos em grupos de trabalho por eixos a fim de discutirem as propostas de deliberação para município, estado e União.

Esse momento de discussão foi guiado pela palestra da convidada Gorete Ferro, assistente social por formação e especialista em Recursos Humanos e Gestão de Pessoas. “Destaco a vontade da própria secretária de assistência social que realizou a Conferência, apesar de não ser uma exigência, porém um espaço público de extrema importância para a garantia dos direitos dos cidadãos. Aqui encontrei um momento de diálogo entre trabalhadores, entidade e usuários dos SUAS”, resumiu Gorete.

A X Conferência tem a importância de fortalecer e reafirmar a assistência social como Política Pública garantidora de direitos, bem como colocar o usuário como centro da atuação. Acontece a cada 2 anos e mobiliza democraticamente os eixos centrais de Política de direito, fundo público e orçamentário, participação popular, democracia e controle da sociedade. A secretária Marconeide destacou a relevância da participação ativa e das decisões em conjunto, uma vez que o momento é formado em sua maioria pelas pessoas que constroem o Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e trabalham em favor unicamente dos interesses dos necessitados.

Lajedo é uma das poucas cidades que insistiram na realização desse momento, mostrando o compromisso da gestão preocupada com a discussão dessa Política Nacional dos Direitos Humanos. O produto final dessa X Conferência é encaminhado para o Conselho Estadual e Conferência Regional em setembro, posteriormente a Estadual em outubro colocando os interesses do município em pauta.

Prefeitura de Lajedo
Governando com o Povo!

SENAI oferece vagas para cursos técnicos no Agreste e Sertão do Estado. Tem para Garanhuns



O SENAI está com matrículas abertas para os estudantes interessados em aprenderem uma profissão em um curso técnico. Estão disponíveis vagas para diversos cursos nas unidades do SENAI, incluindo Caruaru, Petrolina, Garanhuns e Santa Cruz do Capibaribe. As aulas terão início entre os meses de julho e setembro deste ano. Todos os cursos são pagos.

Em Caruaru, os estudantes podem se matricular no curso Técnico em Manutenção Automotiva, que iniciou no dia 17 de julho, e no Técnico em Eletrotécnica, com início no dia 26 de agosto. Já no sertão, o SENAI de Petrolina está ofertando 121 vagas para cursos de Eletromecânica, Manutenção Automotiva, Alimentos, Administração e Eletrotécnica.
Em Garanhuns, cursos como de Eletricista de Redes de Distribuição de Energia, Segurança em Instalações e Serviços com Eletricidade, Eletricista Instalador Predial de Baixa Tensão, Aplicador de Revestimento Cerâmico e Manutenção Mecânica de Motocicleta estão disponíveis para matrícula. Para mais informações (87) 3221-3221/ (87) 9.9385-5467.
Já no SENAI Santa Cruz do Capibaribe a vaga é para o curso Qualipolo. O objetivo é desmistificar a ideia de que o ambiente 4.0 trará a substituição das pessoas por máquinas ou robôs. Pelo ao contrário, para sobreviver a esta transformação, o negócio precisará contar com o trabalho de todos os envolvidos. O curso será nos dias 28 e 29 de agosto, das 19h às 22h. Além do Qualipolo, o SENAI Santa Cruz do Capibaribe está com matrículas abertas para o curso Gestão Estratégica do Design de Moda e Mercado, que inicia no dia 13 de agosto, com aulas de terça a sexta-feira, das 19h às 22h. Para outras informações (81) 3731-8603/ (81) 3705-1767.

Para a Gerente de Educação do SENAI, Carla Abigail, os cursos técnicos atendem de forma imediata à demanda do mercado de trabalho. A prova disso é que o índice de inserção profissional da instituição na indústria pernambucana é superior a 75%. “O curso de formação técnica profissional traz em seu projeto pedagógico a interface com as demandas do mercado, possibilitando a inserção veloz ds talentos ao mercado profissional. A sua duração também é um atrativo, entre um a dois anos, a depender do curso”, ressalta.

INSCRIÇÕES – As matrículas podem ser feitas nas secretarias das próprias escolas, mediante apresentação de originais e cópias de RG, CPF, comprovantes de residência e escolaridade. Para se inscrever, é necessário que o aluno tenha concluído ou esteja cursando o 2º ou o 3º ano do Ensino Médio. Outras informações podem ser obtidas pelo site www.pe.senai.br

UPAE Garanhuns comemora seis anos com momento de bênção

Corte de Bolo e agradecimentos marcam data festiva na Unidade de Saúde




Enquanto Garanhuns vivia seu grande Festival de Inverno, a Unidade Pernambucana de Atenção Especializada (UPAE) tinha mais um motivo para celebrar: Os seis anos da sua inauguração. Com as bênçãos do Padre José Emerson e o corte do bolo, cerca de 80 pessoas acompanharam a cerimônia, simples, mas emocionante, na última sexta-feira (26).

Coube ao Coordenador Geral da UPAE Garanhuns, Gustavo Amorim, recepcionar os convidados e falar sobre os serviços oferecidos ao longo dos últimos anos. Uma seleção de imagens contou um pouco da história e de pessoas que fizeram parte da equipe. "Cada um é importante na unidade, cada funcionário, cada fornecedor, cada entidade parceira. Nestes seis anos muitas pessoas passaram por nossa UPAE, e todos têm boas histórias para contar., e desta soma foi possível atender tanta gente da nossa região" - Registrou o gestor, que fez questão de ouvir as pessoas presentes. Renato, um dos mais antigos funcionários, que está na unidade desde a abertura, lembrou as palavras do então governador Eduardo Campos naquele dia: "Esta unidade será como um carro, que para se movimentar coloca a primeira marcha, depois a segunda, e vai acelerando." - E completou: "Hoje esta casa está na quinta marcha". 

Antes da solenidade, os coordenadores da unidade recepcionaram também a superintendente do IMIP Hospitalar, Eline Nascimento, e Tiago Siqueira, da TGI Consultoria em gestão. Depois, funcionários, convidados, amigos e pacientes da UPAE Garanhuns participaram da cerimônia. Várias instituições se fizeram presentes, a exemplo da V GERES, 71 BI Mtz, Universidade de Pernambuco, Lions Cidade das Flores, Rotary Sete Colinas, representantes de empresas fornecedoras, entre outras. 

Gustavo Amorim, acompanhado dos demais coordenadores da unidade, Robervando Alencar (Administrativo), Tayana Guerra (Enfermagem) e Samuel Feitosa (Médico) registrou o grande ano que viveu a UPAE Garanhuns, com mais um recorde de atendimentos e até a visita do Governador Paulo Câmara, em sua agenda oficial durante o FIG, quando conferiu os setores da unidade, passando por recepções, ambulatórios e até a antessala do Bloco Cirúrgico, saindo bastante satisfeito com estrutura e corpo funcional. 

A UPAE Garanhuns tem Gestão IMIP, atende exclusivamente usuários do SUS e faz parte da rede de assistência da Secretaria Estadual de Saúde, em parceria com as Secretarias Municipais.

Câmara de Paranatama nega título de cidadão a secretário



Está repercutindo em Paranatama a rejeição do título de cidadão ao secretário Valdir Pimentel, conhecido como Nino Bala. Dos nove vereadores, seis votaram contra a homenagem (Edvaldo, Beta, Ivanildo, Sineval, Marli e Tatá), e apenas três favoráveis (Adriana, Edgar e Luciano).

Na mesma sessão, foi concedido o título ao Padre Antônio.

O prefeito Valmir do Leite tem maioria na câmara, mas o resultado acabou gerando mal estar, pois saiu como derrotado na votação.

O grupo do ex-prefeito José Teixeira, que está rompido com Valmir, que foi seu vice, considera que o resultado na câmara mostra como a situação está mudando. Curiosamente, José Teixeira (pai e filho) e Valmir continuam filiados ao PSB.

Paranatama será mais um município de disputa acirrada no Agreste.

*O blog está aberto para esclarecimentos dos citados na matéria.

Governador nomeia Catarina Tenório para gestão da V GERES por mais um ciclo

Nesta quarta-feira (31), Paulo Câmara recebe novos gestores regionais de saúde




Paulo Câmara e o secretário estadual de Saúde, André Longo, assinarão nesta quarta-feira (31), no Palácio do Campo das Princesas, a nomeação dos gerentes para as 12 Gerências Regionais de Saúde (Geres). Os profissionais, escolhidos por meio de seleção pública simplificada, atuarão no cargo por um período de dois anos. Já na quinta-feira (1º/08), todos estarão reunidos com André Longo, na Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), no Bongi, para a primeira reunião de trabalho.

Catarina Tenório, gestora da V GERES, ficou em primeiro lugar na seleção regional e continua à frente da gerência. Um grupo de amigos e profissionais em saúde estará na capital pernambucana prestigiando a solenidade de nomeação.

Catarina tem feito excelente trabalho, tem experiência em gestão da saúde e sua recondução foi considerada natural pelos que acompanham sua atuação, principalmente os parceiros das Secretarias Municipais de Saúde e da SES/PE. Formada em Direito, a gestora tem especialização em direito administrativo, público e sanitarista. Já passou pelas prefeituras de Recife, Paulista e Camaragibe, Hospital Otávio Freitas e pela VI Geres, com sede em Arcoverde. Na V Geres, em Garanhuns, está na gerência desde junho de 2015.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.