segunda-feira, 2 de julho de 2018

IMIP sedia encontro de Organizações Sociais que gerenciam mais de 800 unidades de saúde no país




O IMIP sediou em junho o encontro nacional com representantes do Instituto Brasileiro das Organizações Sociais de Saúde (IBROSS) para discutir assuntos como a crise na saúde que afeta os estados, em particular a situação do Rio de Janeiro; o papel das organizações sociais, a lei de acesso à informação, portal da transparência, código de ética, entre outros. O encontro foi aberto pelo presidente do IMIP, Prof. Gilliatt Falbo e pela superintendente do IMIP Hospitalar, Ana Claudia Figueira, que administra diversas unidades de saúde em Pernambuco, a exemplo da UPAE Garanhuns. O encontro aconteceu no último dia 19.

Considerado a primeira entidade nacional representativa do setor, o IBROSS foi criado por iniciativa de um grupo de OSS que atuam em diferentes regiões do país com a proposta de colaborar para o aperfeiçoamento e fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS) e a qualidade do atendimento oferecido à população brasileira. Como instituição representativa nacional do setor, o IBROSS defende que as organizações sociais trabalhem com transparência na prestação de contas e de forma colaborativa com os órgãos controladores.

Números

Juntas, as OSS associadas ao IBROSS gerenciam mais de 800 unidades de saúde e empregam aproximadamente 95 mil pessoas. Essas unidades contam com mais de 15 mil leitos e realizam, em um período de um ano, cerca de 700 mil internações e mais de 750 mil cirurgias. Também são responsáveis por mais de 40 milhões de consultas, quase 50 milhões de exames e chegam a registrar aproximadamente 10 milhões de atendimentos de urgência e emergência. 

Veja abaixo a relação dos participantes do IBROSS da reunião no IMIP: 

AHBB Gestão em Saúde - Antônio Carlos Pinotti
Associação Congregação de Santa Catarina - César Paim / Edmilson dos Santos
Associação Goiana de Integralização e Reabilitação - AGIR -Sérgio Daher
CEJAM – Centro de Estudos e Pesquisas “DR. JOÃO AMORIM” Fernando Proença de Gouvêa
Cruzada Bandeirante São Camilo Assistência Médico-Social - Alex Marques
Hospital Maternidade Theresinha de Jesus - José Mariano / Thiago Moraes
Hospital Santa Marcelina - Marcos Moreto
Instituto do Câncer Infantil e Pediatria Especializada - ICIPE Renilson Rehem de Souza
Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira - IMIP - Ana Claudia Figueira Saraiva de Meirelles
Instituto de Responsabilidade Social Sírio-Libanês - Clébio Garcia
Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar Flávio C. Deulefeu
Instituto Social Hospital Alemão Oswaldo Cruz -Ana Paula Neves Marques de Pinho
Instituto Sócrates Guanaes - André Guanaes / Juracy Magalhães Neto 
Irmã Dulce - Maria Rita Pontes / Sérgio Lopes
Santa Casa de Misericórdia da Bahia -Roberto Sá Menezes / Robério Elias de Almeida Silva
Santa Casa de Recife -Fernando Costa
SECONCI - SP- Pietro Sidoti
Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Hospital Albert Einstein - Guilherme Schettino
Sociedade Pernambucana de Combate ao Câncer - Hélio Fonseca / Felipe Bitu
Sociedade Paulista para o Desenvolvimento da Medicina - Nacime Salomão Mansur/ Helton Ricardo Zuccon
VIVA RIO - Carolina Caçador / Ronaldo Lapa/Ana Schneider
Associação Evangélica Beneficente Espirito Santense- AEBES - Alexander Mendes Cunha 
Sirlene Motta de Carvalho

Excelente Programação do Instituto Histórico no Festival de Inverno de Garanhuns 2018

INSTITUTO TERÁ PROGRAMAÇÃO ESPECIAL DURANTE O 28º FESTIVAL DE INVERNO 



Este ano, o Instituto Histórico, Geográfico e Cultural de Garanhuns (IHGCG) renovará sua participação no Festival de Inverno (FIG) com uma programação especialmente preparada para o evento. Entre as ações, contam-se mostras de artes plásticas, gastronomia e teatro, recital de canto gregoriano, lançamentos de livros e palestras sobre temas literários e históricos. 

A programação terá início já na sexta, dia 20, com apresentações teatrais a cargo dos alunos das redes privada e pública do município, a convite da Secretaria de Educação. No sábado, dia 21, ocorrerá o lançamento do primeiro número da Revista “Ruber”, do Instituto, contendo artigos de colaboradores, transcrições póstumas e relatórios institucionais. Na ocasião, além da presidente Ivonete Batista Xavier, fará uso da palavra o colaborador Michel Zaidan Filho, professor do Departamento de História da UFPE. 

No domingo, dia 22, o “Casarão de Souto Filho” receberá os religiosos do Mosteiro de São Bento para um belo recital de canto gregoriano. Já na segunda, dia 23, será a vez de os escritores Jodeval Duarte, Nivaldo Tenório e Paulo Gervais conversarem sobre a vida e a obra da escritora Luzinette Laporte, que nos deixou recentemente. Na oportunidade, o Instituto e a Academia de Letras de Garanhuns (ALG) prestarão uma homenagem especial à escritora. 

Luzinette Laporte ainda será homenageada no dia seguinte (terça, 24), na primeira incursão do Instituto na Praça da Palavra, a convite do SESC. Na quarta, dia 25, o escritor Ígor Cardoso fará palestra sobre o pesquisador Alfredo Leite Cavalcanti, por ocasião dos 50 anos de lançamento da clássica obra “História de Garanhuns”. 

Na quinta, dia 26, o Instituto fará nova incursão na Praça da Palavra, desta vez, com os sócios Carlos Guedes, Cláudio Gonçalves e Ivonete Xavier, que dialogarão sobre as “Imagens da Cidade”. Ainda na quinta, à noite, será realizada a aguardada palestra “A Bala e a Mitra”, da escritora Ana Maria César, sobre o trágico assassinato de Dom Expedito Lopes, ocorrido em julho de 1957. 

Na sexta, dia 27, em um dos pontos altos da programação, a imortal da Academia Pernambucana de Letras (APL), Luzilá Gonçalves Ferreira, que já foi homenageada pelo FIG, lançará o também bastante aguardado romance “Simoa e seu Avô Desalmado”, sobre a fundadora de Garanhuns, obra que vinha sendo produzida há três anos. 

Além disso, entre os dias 21 e 27, o projeto de gastronomia “Panela de Barro: Cultura no Prato”, sob a curadoria de Ana Cláudia Frazão, trará para o "quintal" do Instituto oficina com mestres louceiras; palestra e oficina com Timóteo Domingos, sobre o uso da palma na alimentação, com mostra e comercialização de produtos à base desse insumo; e diversas outras ações, que contarão com a participação, entre outros, de Adriana Borges, Celerino Carriconde e Diana Hores. 

Durante todo o evento, o Instituto ainda sediará uma mostra de artes plásticas dos artistas Jader e Maurilo Cysneiros, além de uma Feirinha de Livros, na qual serão disponibilizados aos interessados títulos do programa editorial do Centro de Estudos de História Municipal (CEHM), entre eles, os últimos exemplares da “História de Garanhuns”, de Alfredo Leite Cavalcanti. 

Todas as ações serão abertas ao público, terão entrada gratuita e ocorrerão no casarão-sede e na área externa do Polo IHGCG, localizado na Praça Dom Moura, nº. 44, no Centro, ao lado do antigo Fórum (Casa Galeria Galpão). 

Da Assessoria de Comunicação do IHGCG

Governo do Estado divulga tabela de pagamento de salários de servidores



O Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria de Administração, divulga o calendário de pagamento dos servidores referente ao mês de junho de 2018. Os aposentados e pensionistas vão receber o salário no dia 05 de julho. Já os servidores ativos e comissionados, receberão no dia 06, sexta-feira.

Artistas e produtores culturais se mobilizam para trazer de forma independente peça sobre Jesus Transexual proibida no Festival de Inverno de Garanhuns

Foto: Divulgação 


Um grupo foi criado no Facebook para juntar as pessoas que gostariam de assistir a peça "O Evangelho segundo Jesus, Rainha do Céu" que estava na programação oficial do teatro alternativo do Festival de Inverno de Garanhuns, mas que foi cancelada pelo governo do estado após pedidos de vários setores da sociedade, Diocese, associação de pastores e até o prefeito Izaías Régis. 

A Diocese, em sua nota, chegou a afirmar que não cederia a Catedral como polo do FIG se a peça fosse exibida. A indignação é com o personagem de Jesus sendo vivido no palco por um travesti, o que estaria ridicularizando a figura do Filho de Deus, que já começa no título, quando fala de Rainha do Céu". As entidades religiosas pedem respeito, e cobraram o estado pela peça ser paga com dinheiro público. 

No entanto, em nome da liberdade de expressão e artística, um grupo de artistas, produtores culturais e simpatizantes do movimento LGBT+ está se mobilizando para trazer a peça para Garanhuns de forma independente. O grupo está organizando um financiamento coletivo, estilo crowdfunding, uma espécie de vaquinha online. Já tem também um grupo no Whatsapp. A mobilização tem ganhado força e pode ir além da apresentação da peça. Nos comentários, críticas para todo lado, principalmente ao Prefeito Izaías Régis por ter proibido a peça e ao Governo do Estado por ter acatado os pedidos pelo cancelamento.

Nos comentários, a sugestão é que o SESC receba a peça, e lembram que o espetáculo é encenado para pessoas acima de 18 anos em ambiente fechado, portanto, vai quem quer, não atinge os fiéis das igrejas. Em um dos comentários, um dos defensores da peça afirma: "Não sou católico nem evangélico, porque preciso seguir o que ditam as igrejas?".

Quem assistiu a peça afirma que ela não é depravada, pelo contrário, incentiva a tolerância e a convivência solidária entre as pessoas. Tem sido elogiada pela crítica onde tem sido permitida sua encenação.

Mais informações na página do Facebook: 

E da Vaquinha On-Line: https://www.catarse.me/rainhajesus

V Regional de Saúde bate meta de vacinação contra a Influenza




Pernambuco conseguiu vacinar 2.227.491 (92,8%) pessoas durante a campanha de imunização contra a influenza, atingindo a meta mínima de 90%, estipulada pelo Ministério da Saúde. Com sede em Garanhuns, a V GERES - Gerência Regional de Saúde, que atende 21 municípios do Agreste, vacinou 115.630 (92,54%) pessoas durante a campanha. Os números foram apresentados por Doraci Santos, Coordenadora Regional de Imunização - V GERES.

A gerente regional de saúde, Catarina Tenório, orienta aos municípios que sigam com a vacinação. "Com o fim da campanha, o Ministério da Saúde e a Secretaria Estadual de Saúde recomendam a ampliação do público para que não haja perda de vacina, e que possam chegar, além da população inclusa nos grupos prioritários, crianças de 5 a 9 anos e adultos entre 50 e 59 anos ” _ registra a gestora. 

Números da vacinados na população prioritária nos municípios da V GERES

V GERES
Público total:124.958
Público vacinado:115.630
Cobertura vacinal: 92,54% 

Crianças
Público vacinado: 32.703 (84,43%)
Público total: 38.736

Trabalhadores da saúde
Público vacinado: 8.020 (110,42%)
Público total: 7.263

Gestantes
Público vacinado: 5.636 (94,71%)
Público total:5.951

Puérperas
Público vacinado: 978 (100,20%)
Público total: 976

Índigenas
Público vacinado: 3.663 (97,94%)
Público total: 3740

Idosos
Público vacinado: 58.759 (95,31%)
Público total: 61.651

Professores
Público vacinado : 6.512 (98,06%)
Público total: 6.641

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.