segunda-feira, 2 de julho de 2018

Artistas e produtores culturais se mobilizam para trazer de forma independente peça sobre Jesus Transexual proibida no Festival de Inverno de Garanhuns

Foto: Divulgação 


Um grupo foi criado no Facebook para juntar as pessoas que gostariam de assistir a peça "O Evangelho segundo Jesus, Rainha do Céu" que estava na programação oficial do teatro alternativo do Festival de Inverno de Garanhuns, mas que foi cancelada pelo governo do estado após pedidos de vários setores da sociedade, Diocese, associação de pastores e até o prefeito Izaías Régis. 

A Diocese, em sua nota, chegou a afirmar que não cederia a Catedral como polo do FIG se a peça fosse exibida. A indignação é com o personagem de Jesus sendo vivido no palco por um travesti, o que estaria ridicularizando a figura do Filho de Deus, que já começa no título, quando fala de Rainha do Céu". As entidades religiosas pedem respeito, e cobraram o estado pela peça ser paga com dinheiro público. 

No entanto, em nome da liberdade de expressão e artística, um grupo de artistas, produtores culturais e simpatizantes do movimento LGBT+ está se mobilizando para trazer a peça para Garanhuns de forma independente. O grupo está organizando um financiamento coletivo, estilo crowdfunding, uma espécie de vaquinha online. Já tem também um grupo no Whatsapp. A mobilização tem ganhado força e pode ir além da apresentação da peça. Nos comentários, críticas para todo lado, principalmente ao Prefeito Izaías Régis por ter proibido a peça e ao Governo do Estado por ter acatado os pedidos pelo cancelamento.

Nos comentários, a sugestão é que o SESC receba a peça, e lembram que o espetáculo é encenado para pessoas acima de 18 anos em ambiente fechado, portanto, vai quem quer, não atinge os fiéis das igrejas. Em um dos comentários, um dos defensores da peça afirma: "Não sou católico nem evangélico, porque preciso seguir o que ditam as igrejas?".

Quem assistiu a peça afirma que ela não é depravada, pelo contrário, incentiva a tolerância e a convivência solidária entre as pessoas. Tem sido elogiada pela crítica onde tem sido permitida sua encenação.

Mais informações na página do Facebook: 

E da Vaquinha On-Line: https://www.catarse.me/rainhajesus

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.