domingo, 1 de setembro de 2019

Dom Expedito Lopes é uma simpática cidade no Piauí


Dom Expedito foi o bispo assassinado em Garanhuns, no crime de grande repercussão cometido pelo padre Hosana. O bispo está em processo de beatificação, um primeiro passo para no futuro poder se tornar até santo.

Pela wikipédia ficamos sabendo que Dom Expedito Lopes é também uma cidade do estado do Piauí. Localiza-se na microrregião de Picos, mesorregião do Sudeste Piauiense.

A origem do município se deu em homenagem a D. Francisco Expedito Lopes que foi o primeiro Bispo de Oeiras sendo a sua posse no ano de 1949.

O município tem 6.569 habitantes e 219,072km². Foi criado em 1963. Bastante indicada pela produção e beneficiamento de frutas como buriti, caju e pela exportação de sua castanha para outros estados, e até países.

Dom Expedito Lopes, também chamado de D.E.L. por seu habitantes é uma bela cidade, tranquila e pacata, buscando sempre formar bons cidadãos através da educação (uma das melhores do estado), da cultura e do esporte.

Uma de suas maiores características é a grande rivalidade política entre a população,que no período das eleições se divide entre "rabo fino" e "boca preta".

O maior evento cultural é a realização dos festejos de São João Batista, no bairro Codó. Anualmente tem também o DELFOLIA (Carnaval fora de época).

Publicado originalmente em 20/11/2012

QUE MASSA / Animação feita no Festival de Garanhuns homenageia Jackson do Pandeiro

Olha o que achei no Portal Vermelho. 

O 29ª Festival de Inverno de Garanhuns (FIG), em julho, homenageou Jackson do Pandeiro. Um show em tributo ao Rei do Ritmo, no Palco Dominguinhos, reuniu Silvério Pessoa, Geraldo Maia, Lucinha Guerra, Lady Laay, Mari Periférica, Elba Ramalho, Zélia Duncan, Maciel Salu e Luiza Fittipaldi.

Durante o FIG, nasceu também um curta-metragem, realizado na Oficina de Cinema de Animação. Ao som de Chiclete com Banana, o projeto teve como facilitadores Bruno Cabús, Rafael Buda e Tiago Delácio. Dá o Play!


RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.