domingo, 1 de setembro de 2019

Dom Expedito Lopes é uma simpática cidade no Piauí


Dom Expedito foi o bispo assassinado em Garanhuns, no crime de grande repercussão cometido pelo padre Hosana. O bispo está em processo de beatificação, um primeiro passo para no futuro poder se tornar até santo.

Pela wikipédia ficamos sabendo que Dom Expedito Lopes é também uma cidade do estado do Piauí. Localiza-se na microrregião de Picos, mesorregião do Sudeste Piauiense.

A origem do município se deu em homenagem a D. Francisco Expedito Lopes que foi o primeiro Bispo de Oeiras sendo a sua posse no ano de 1949.

O município tem 6.569 habitantes e 219,072km². Foi criado em 1963. Bastante indicada pela produção e beneficiamento de frutas como buriti, caju e pela exportação de sua castanha para outros estados, e até países.

Dom Expedito Lopes, também chamado de D.E.L. por seu habitantes é uma bela cidade, tranquila e pacata, buscando sempre formar bons cidadãos através da educação (uma das melhores do estado), da cultura e do esporte.

Uma de suas maiores características é a grande rivalidade política entre a população,que no período das eleições se divide entre "rabo fino" e "boca preta".

O maior evento cultural é a realização dos festejos de São João Batista, no bairro Codó. Anualmente tem também o DELFOLIA (Carnaval fora de época).

Publicado originalmente em 20/11/2012

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.