sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Campanha esquenta em cidades da região na reta final

O titulo do post poderia ser "pega fogo", pois quente já está a disputa acirrada nesta eleição. Em alguns municípios a luta pelo voto tem deixado a busca pelo eleitor e partido para agressões, e em muitos casos em questões jurídicas. A gente torce que os casos fiquem por aí e possam ser resolvidos na justiça e, principalmente, no voto.

Em Palmeirina, ontem, quinta-feira, um cabo eleitoral da oposição ao prefeito Eudson Catão teria tentado atropelar um secretário da prefeitura, conhecido por Zé Grande, junto com outro senhor. Ambos estavam em uma moto.  A disputa em Palmeirina tem Marcelo Neves, com apoio de Catão, e Danilo, com apoio de ex-prefeitos do município. A eleição é duríssima.

Em São João, a oposição está pedindo a suspeição da juíza local, que teria autorizado uma pesquisa do Instituto Ponte do Desenvolvimento, que havia realizado também em Garanhuns e Correntes, sendo proibidas pelos juízes locais devido aos graves erros formais vistos nos formulários e resultados duvidosos. O pedido de suspeição foi feito por se duvidar da parcialidade das decisões da juíza local.

Aliás, esse negócio de pesquisa deu o que falar nesta eleição.

Em Bom Conselho, Brejão, Correntes, entre outras cidades, também já aconteceram fatos que acabaram nas mesas dos juízes, extrapolando a disputa pelo voto.

Institutos que manipulam pesquisas deveriam ser fechados pela justiça brasileira

Esta pesquisa do Ipespe animou os correligionários de Zé da Luz, que criticavam a pesquisa do Instituto Opinião, divulgada na semana passada, que dava 16% em favor de Izaías Régis. A do Ipespe deu 5% a favor do deputado, uma diferença entre uma e outra de dez pontos percentuais.

Agora fica uma dúvida, se foram feitas no mesmo dia, como dar uma diferença de 10 pontos percentuais? Em outras cidades as divergências são ainda maiores, aqui pelo menos apontam a mesma liderança. Em algumas cidades tem pesquisas que mostram a vitória dos dois lados, numa clara sensação de que tem algo errado.

Aqui em Garanhuns, dá-se a impressão que uma das duas empresas não estudou a divisão correta dos votos na cidade.

As pesquisas por aí são encomendadas a toque de caixa e muitas não levam em consideração a densidade demográfica, concentração de votos, gênero, grau de instrução, etc. Acabam por não revelar um quadro exato das intenções de voto. Não apenas em Garanhuns, mas na maioria das cidades, e parece que quanto menor o município mais fácil é de se encontrar empresas de pesquisas que oferecem os serviços com os números manipulados nos escritórios.

São situações que interferem diretamente no processo eleitoral, criando uma falsa impressão e influenciando no voto. Os institutos sérios acabam  sendo comparados aos que vendem os resultados, em pesquisas fraudulentas.

É preciso que a Justiça Brasileira puna os responsáveis pelas fraudes e impeça que estes institutos continuem manipulando a opinião pública, a bem da democracia.

Ao final, os números que valem mesmo são os das urnas, mas infelizmente até chegar até eles, as pessoas são influenciadas pelas pesquisas.

Pesquisa do Ipespe divulgada por Inaldo Sampaio mostra eleição mais acirrada em Garanhuns

Tá no blog do Jornalista Inaldo Sampaio.
.

Pesquisa do Ipespe feita em Garanhuns no dia 28 de setembro e registrada no TRE-PE sob o número 198/2012 aponta uma disputa acirradíssima entre os candidatos Izaías Régis (PTB) e Zé da Luz (PHS).

De acordo com a pesquisa, feita com 400 questionários, se a eleição tivesse sido realizada naquela data Izaías teria 43% dos votos, ante 38% de Zé da Luz e 6% de Paulo Camelo (PSOL).

Brancos e nulos somavam 2% e não sabem ou não quiseram responder 11%. Na pesquisa espontânea, isto é, sem apresentação do cartão com os nomes dos candidatos, o candidato do PTB tinha 39% e o do PHS 36%.

Izaías aparentemente foi favorecido pela decisão do ex-prefeito Silvino Duarte (PSDB), que renunciou à candidatura 10 dias atrás para apoiá-lo.

Na ocasião, Duarte alegou que as pesquisas que estavam em seu poder apontavam Zé da Luz em 1º lugar, Izaías em 2º e ele em 3º.

Para tentar impedir a vitória do candidato do PHS ele estava renunciando à candidatura “em favor de Garanhuns”.
.

A eleição, a apuração e o resultado

Antiga cédula de votação da eleição no Rio Grande do Norte

Não há muito tempo, a apuração levava dias, por vezes semanas. As pessoas eram convocadas para ser escrutinador. Em Garanhuns a apuração já aconteceu na AGA, na quadra do SESC e por fim, na AABB.

Era uma expectativa danada, todo mundo corria pra anotar os números por urna e secção. Haviam as parciais, e as emissoras de rádio davam os boletins a todo instante. 

Quem viveu estas épocas tem boas histórias para contar. O saudoso Aloízio Alves era um mestre nisso.

Hoje em dia a tecnologia dá o resultado em pouco tempo após o final da votação, num clique. Perdeu a graça daquela apuração morosa que permitia debates sobre o comportamento das urnas, mas por outro lado temos rapidamente um resultado que põe fim ao drama de quem estava atrás e esperava a virada. Além do mais, temos hoje um sistema mais difícil de fraudes. Antes no papel, muita gente utilizava de artimanhas para aumentar seus votos e até vencer eleições de forma ilícita.

Estaremos no próximo domingo ao lado do professor de matemática e grande radialista Eugênio Sobrinho, e Gilson Santos, mais uma vez trabalhando com a informação durante a eleição e depois trazendo todos os números de Garanhuns e região, na 87 FM. O blog estará também sendo atualizado com os resultados das eleições das principais cidades da região e do país. 

Casa do Artesão promove Oficina para Crianças e Adolescentes

Objetivando incentivar o desenvolvimento das potencialidades criativas de crianças e adolescentes em situação de risco social, bem como promover o seu bem estar e qualidade de vida, através da aproximação com a Comunidade e a escola, a Secretaria de Cultura, através da Associação da Casa do Artesão de Garanhuns, vai realizar a Oficina de Artesanato Infantil, voltado às crianças e adolescentes do CEAC – Centro de Atendimento à Criança.

A Oficina acontecerá nos dias 10 e 11 de outubro, nos horários da manhã e tarde, de 9 as 12 e de 14 às 17 horas, no Centro Cultural. O evento vivencia sua 3ª edição. As vagas serão ocupadas por 31 participantes, que têm entre 8 e 18 anos de idade. Na ocasião, os alunos irão confeccionar peças utilitárias como cadernos e lápis personalizados, utilizando materiais reciclados e de artesanato, na fabricação dos produtos. As atividades serão ministradas pelas próprias Artesãs da Associação.

“O artesanato é uma forma de repassar os conhecimentos da técnica artística, e ampliar as habilidades para o desenvolvimento do ser humano, ajudando-o na compreensão ao próximo, favorecendo sua socialização”, declarou a presidente da Associação da Casa do Artesão, Vanessa Oliveira. A Associação é composta por 50 artesãs do Município, existente na Casa do Artesão - um espaço aberto à visitação popular local, bem como de turistas, e que funciona de segunda a sexta-feira, no Centro Cultural, Alfredo Leite Cavalcanti.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.