quarta-feira, 1 de julho de 2020

ELEIÇÕES 2020 MUDAM DE DATAS

A Câmara dos Deputados aprovou a Proposta de Emenda Constitucional que adia as eleições municipais deste ano. Pelo novo calendário, o primeiro turno será realizado em 15 de novembro, e o segundo, no dia 29. A PEC já foi aprovada no Senado e será promulgada nesta quinta-feira.

Em paralelo: o Tribunal Superior Eleitoral decidiu manter no cargo dois prefeitos que tiveram mandatos cassados. A medida valerá até o fim da pandemia do coronavírus, para não prejudicar ações de combate à Covid-19. Os ministros afirmam que tribunais regionais deveriam adotar a mesma solução para casos semelhantes




.

SISTEMA PRISIONAL / Seres doa 5 mil espigas de milho cultivadas por reeducandos ao Hospital Oswaldo Cruz


Hospital Oswaldo Cruz

Hospital Dom Moura

Hospital Municipal de Canhotinho


A Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH), por meio da Executiva de Ressocialização (Seres), doou, na manhã desta terça (30.06), cinco mil espigas de milho ao Hospital Universitário Oswaldo Cruz (HUOC). A safra foi cultivada por reeducandos do Centro de Ressocialização do Agreste (CRA), em Canhotinho, unidade prisional do regime semiaberto. A entrega foi feita à fonoaudióloga do hospital, Helena Pinto, pelo secretário-executivo de Ressocialização, Cícero Rodrigues, e o gerente de Produção da Seres, Walfrido Uchoa.

Hospital Dom Moura
Outras instituições de saúde e abrigos também receberam o alimento tradicional do São João. O Hospital Municipal de Canhotinho e o abrigo de idosos da cidade ganharam 700 espigas. A UPAE, o Abrigo São Vicente de Paulo e o Hospital Regional Dom Moura, todos em Garanhuns, foram beneficiados com duas mil unidades. 

As instituições fazem pratos típicos como canjica, mungunzá, pamonha para funcionários e pacientes. Na semana passada, o Hospital do Câncer de Pernambuco, em Santo Amaro, no Recife, recebeu 1.250 espigas. “Todos nós ficamos satisfeitos com essa ação. O detento trabalha ganhando remição de pena e salário para ajudar a família e os profissionais de saúde, tão envolvidos nesta época de pandemia, são também lembrados”, destacou Rodrigues.

MÃO DE OBRA - Setenta reeducandos do CRA colheram este ano 48 mil espigas de milho. Os trabalhadores têm direito à remição de um dia a menos na pena a cada três trabalhados e pagamento correspondente a 75% do salário mínimo, 25% são liberados após a liberdade. Além do milho, os detentos da unidade que funciona no regime semiaberto, também produzem maracujá, banana, graviola, acerola, macaxeira, manga, vários tipos de verduras, entre outros cultivos. O objetivo é profissionalizá-los em atividades de agropecuária. 

Fotos: Divulgação/Seres

TRABALHO RECONHECIDO / Município de Terezinha é primeiro lugar no isolamento social no Agreste


Estivemos nesta terça-feira (30) em Terezinha, município de cerca de oito mil habitantes, distante apenas 30km de Garanhuns e que faz parte da abrangência da V Regional de Saúde (V GERES). Fomos recebidos pelo Prefeito Matheus Martins, pelo Gerente de Vigilância em Saúde, Dr. Edilson Paranhos e Lindonelson Monteiro, Coordenador da Vigilância Sanitária.

Prefeito Matheus Martins
Terezinha foi o município que apresentou os melhores índices de Isolamento Social na região durante o mês de maio e que lidera também em junho, conforme aferimos no site da InLoco que divulga estes números em parceria com o Ministério Público de Pernambuco.

O Isolamento Social é a mais eficaz iniciativa para conter o avanço do Covid-19, que preocupa as autoridades políticas e sanitárias do país, e que vem em direção ao interior e,principalmente ao Agreste de Pernambuco. 

Conversando com Matheus Martins e dr. Edilson não é difícil entender porque Terezinha se destacou, alcançando o primeiro lugar. Foi dos primeiros municípios a tomar iniciativas. Portanto, o trabalho educativo e prevenção começou antes. 

O Governo Municipal distribuiu mais de sete mil máscaras para toda a população terezinhense, assim como a distribuição de álcool em gel. Vem sendo feita também a higienização e controlado o distanciamento de espaços públicos, principalmente a feira da cidade, inclusive com disposição de um espaço com pia, água e sabão para higienização de feirantes e consumidores. Foram armadas tendas para melhorar o distanciamento social no local. 

Dr. Edilson Paranhos
Também foram instaladas barreira sanitária, na entrada da cidade, e uma cabine de desinfecção na entrada do Hospital Municipal. 

Por falar no Hospital Municipal, foram abertos leitos exclusivos para o tratamento de pacientes com Covid-19, e com a participação direta do prefeito Matheus Martins, foi feita a aquisição de três respiradores artificiais (e outro móvel para o SAMU), monitores, desfibrilador, eletrocardiograma e bomba de infusão. 

Outra medida foi a reestruturação da frota na saúde, garantindo um melhor serviço para toda a população da cidade e zona rural. Vem sendo feito o controle sanitário no comércio essencial e a desinfecção das ruas e espaços públicos como mercados e lotérica (que recebeu tenda e mantém o distanciamento social para os usuários). 

E vamos além, o investimento em saúde para pacientes com Covid-19 vem na continuidade de uma série de outras conquistas. O Hospital Municipal de Terezinha já foi inaugurado na atual gestão municipal, que transformou uma Unidade Mista em Hospital, e equipou com Eletro, Raio X, Ultrassom, etc. A Secretaria de Saúde também reabriu três PSFs, adquiriu duas ambulâncias para o SAMU e conta com quatro ambulâncias de atenção básica.

Lindonelson Monteiro,
Conversando com Matheus Martins, ele enaltece o trabalho de equipe, por isto estava acompanhado e fez questão de registrar a Secretária de Saúde, Maria Aparecida Cordeiro e Jadson Regis, Agente Sanitário, que não puderam estar presentes no momento em que entregamos o Certificado de Reconhecimento ao melhor município no contexto de Isolamento Social entre os 21 que fazem parte da V GERES. Além dos gestores, Matheus destacou o trabalho de todos os envolvidos no trabalho de enfrentamento ao Covid-19 em todas as estruturas do governo municipal.

Dr. Edilson Paranhos fez questão de registrar o principal motivo deste sucesso: "Matheus está próximo, acompanha diariamente as demandas, sabe ouvir e entende estas necessidades.". 

O prefeito encerrou: "Não tem sido fácil, mas estamos avançando, investindo, contando com apoio de deputados que nos enviam emendas e por isto estruturamos nossos equipamentos de saúde. Esperamos contar com o apoio da população pois o desafio do Covid-19 é diário, mas ficamos felizes de ver este trabalho reconhecido" - Finalizou Matheus Martins.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.