quinta-feira, 19 de dezembro de 2019

DEZEMBRO LARANJA: Vamos prevenir o Câncer de Pele

UPAE Garanhuns se integra à campanha nacional da Sociedade Brasileira de Dermatologia 

Você já deve estar acostumado com campanhas na área de saúde que envolvem meses e cores. As mais conhecidas são o Outubro Rosa e o Novembro Azul. Agora vamos conhecer o Dezembro Laranja, que busca alertar a população sobre a prevenção do Câncer de Pele - o tipo de câncer mais frequente no Brasil correspondendo a cerca de 30% de todos os tumores malignos registrados no país. É mais comum em pessoas acima de 40 anos, porém, com a constante exposição de jovens aos raios solares, a média de idade dos pacientes vem diminuindo.

Campanha da Sociedade Brasileira de Dermatologia, alerta: um sinal pode ser câncer de pele

Com a intenção de estimular a população na prevenção e no diagnóstico ao câncer da pele, em 2014 a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) deu início ao movimento de combate ao câncer da pele batizado "Dezembro Laranja". A UPAE Garanhuns se integra à campanha nacional através do atendimento diário a pacientes de 21 municípios da V Regional de Saúde, e oferecendo cinco médicos especialistas em dermatologia: Dra. Dialla Tâmara, Dra. Danielly Barros, Dr. Silvino Duarte, Dr. Grace Anne Monteiro e Dra. Sandra Kelm. Além das consultas ambulatoriais, a UPAE Garanhuns ainda oferece exames laboratoriais e cirurgias na área de dermatologia.

Sobre o câncer da pele

Este tipo de câncer é provocado pelo crescimento anormal das células que compõem a pele. Existem diferentes tipos de câncer da pele que podem se manifestar de formas distintas, sendo os mais comuns denominados carcinoma basocelular e carcinoma espinocelular – chamados de câncer não melanoma – e que apresentam altos percentuais de cura se diagnosticados e tratados precocemente. Um terceiro tipo, o melanoma, apesar de não ser o mais incidente, é o mais agressivo devido à sua alta possibilidade de provocar metástase (disseminação do câncer para outros órgãos). Quando descoberta no início, a doença tem mais de 90% de chance de cura.

De forma prática, dermatologistas indicam que ao observar sinais disformes, que doam ou incomodem, feridas que não saram, ou qualquer dúvida sobre sua pele, procure um médico para, quem sabe, diagnosticar câncer de pele nos primeiros estágios de desenvolvimento e iniciar tratamento com mais chance de cura.

Medidas fotoprotetoras

As recomendações básicas da SBD incluem a adoção de medidas fotoprotetoras, como evitar os horários de maior incidência solar (das 9h às 15h); utilizar chapéus de abas largas, óculos de sol com proteção UV e roupas que cubram boa parte do corpo; procurar locais de sombra, bem como manter uma boa hidratação corporal. A sociedade médica também orienta para o uso diário de protetor solar com fator de proteção de no mínimo 30 (incluindo o uso de filtro solar próprio para os lábios), que deve ser reaplicado a intervalos de duas a três horas, ou após longos períodos de imersão na água.

Conheça a Campanha Nacional de Prevenção ao Câncer da Pele.
http://www.sbd.org.br/dezembroLaranja


FAMÍLIA PROCURA POR ANTÔNIO JOÃO DA SILVA EM GARANHUNS


Olá Ronaldo,

Eu sou Matheus e moro na cidade de Petrolina-PE, e venho pedir ajuda a você em nome de minha mãe Eliane Pereira da Silva e minha tia materna Elicleide Pereira da Silva, publicando no seu blog para obter alguma informação sobre o paradeiro do pai de minha mãe e de meus tios(as), meu avô que nunca conheci. Ele se chama Antônio João da Silva e foi casado com minha avó Aumerinda Pereira da Silva, que se separou dele há muitos anos levando seus três filhos (Eliane, Elicleide e Evandro). 

Anos depois viemos morar em Petrolina onde vivemos até hoje o que ocasionou ainda mais a falta de contato com o pai. Há 28 anos atrás minha tia Elicleide disse que conseguiu o contato da empresa que ele trabalhava e chegaram até a se falar pelo telefone, ele estava morando em Garanhuns, já tinha uma nova família e disse que os filhos tinham abandonado ele o que de fato não foi bem o que aconteceu, eles eram crianças na época e a mãe os obrigou a ir junto com ela. Esse foi o último contato que tiveram nesses anos todos pois naquela época, não era todo mundo que tinha telefone e fazer uma ligação era muito caro e tinha que ser algo rápido. 

Minha mãe Eliane sente muita falta do pai pois era muito apegada a ele. Os três filhos gostariam muito de saber alguma notícia sobre o pai, se o mesmo ainda está vivo, poder manter contato e se possível até um reencontro. O mais difícil é que não temos nenhuma foto do senhor Antônio João o que dificulta essa busca, mas espero que algum conhecido dele, parente possa ler e nós dar alguma informação.

Desde já agradeço sua compreensão e espero que possa nos ajudar postando no site!

Se alguma pessoa tiver alguma informação sobre ele pode entrar em contato comigo pelo e-mail: matheus.nascimentonp@gmail.com
O telefone eu posso passar pelo e-mail para evitar que as pessoas passe trote.

Obrigado!


DEU RUIM / Câmara dos EUA aprova o impeachment de Donald Trump



Votação sobre acusação de abuso de poder termina com maioria de 230 votos a favor e 197 contra; presidente será agora julgado pelo Senado, que é o órgão que define ou não o afastamento de Donald Trump da presidência, que foi gravado em conversações com o presidente da Ucrânia, pedindo investigações sobre Joe Biden naquele país, em troca de liberação de recursos do governo americano. Biden é democrata e provável adversário de Trump na próxima eleição.


GRATUITA / Performance “A Festa” encerra oficina de iluminação cênica em Garanhuns

Adaptação do texto do dramaturgo inglês Harold Pinter será apresentada nesta quinta-feira (19/12), às 20h, no Teatro Reinaldo de Oliveira do Centro de Produção Cultural e Negócios do Sesc. Entrada gratuita



Depois de três semanas intensas de aulas no Centro de Produção Cultural e Negócios do Sesc (CPC), a oficina "Luz na Cena – Iniciação à Iluminação Cênica para Atores e Atrizes" chega ao seu final tendo como resultado de todo este processo a construção coletiva da performance teatral “A Festa – Não Recomendada à Família Tradicional”, adaptada do texto original do dramaturgo inglês Harold Pinter, será encenada no Teatro Reinaldo de Oliveira, do CPC, nesta quinta (19), às 20h. A entrada é gratuita com classificação indicativa de 16 anos.
A performance retrata o dilema entre os valores sociais que se vivencia na atualidade e mostra uma festa em uma sociedade recatada, cheia de limitações e privilégios, sugerindo o que acontece no mundo externo a essa realidade. Mas um personagem, alheio a este reduto, adentra a festa e muda o status quo estabelecido. Para esta finalização, os 21 alunos foram divididos em várias funções do campo das artes cênicas e da produção como atores, atrizes, músicos, contrarregras, iluminadores, técnicos de luz, cenotécnicos e operadores de som. A concepção e direção da performance são de Eron Villar, Ivo Barreto e Carlos Carvalho, instrutores da oficina.

MORRE BRENAND, mas Brennand não morre!


Resultado de imagem para francisco brennand morreu


Uma pneumonia levou, nesta quinta, o artista plástico Francisco Brennand, aos 92 anos, às 11h, no Real Hospital Português. Um dos maiores artistas pernambucano. O velório começa, a partir do final desta tarde, na própria Oficina, casa que ele ajudou a criar, na Várzea.
Francisco sempre foi um apaixonado pela arte. Foi exímio escultor e pintor. Gostava também de ler e escrever sobretudo diários. Criou um espaço, uma espécie de lar das artes, que, logo, virou ponto turístico na cidade. Não raro era fácil encontrar por lá. Não era muito de sair do seu cantinho, mas era, entre suas obras, que se sentia em casa.
Vai parecer que temos 300 anos, quando dissermos que vimos Brennand, Ariano Suassuna, Chico Science, Capiba, Reginaldo Rossi, Abelardo da Hora, ... E a história sendo escrita pela arte do nosso estado!
Morre Brennand, mas Brennand não morre!

Colégio Santa Joana D'Arc recebe mais uma premiação em Garanhuns

Agreste Digital PE promove noite solene com entrega dos prêmios após resultado oficial da campanha lançada para Garanhuns e região.


O Colégio Santa Joana D'Arc com excelência no âmbito educacional foi eleito como melhor colégio da cidade.

O amor pela educação nos leva à qualidade de ensino.

Agradecemos a todas as pessoas que votaram nos colocando em 1º lugar como a melhor escola e reforçamos que em 2020 continuaremos comprometidos com uma educação transformadora, solidificando cada vez mais a arte de educar.

Gratidão sempre e o desejo de sempre fazer o melhor por Garanhuns.

Um ano de paz e bençãos.

Família Santa Joana D'Arc.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.