terça-feira, 8 de maio de 2012

Marcelo Neves é o candidato de Eudson Catão em Palmeirina

Pré-candidato em Palmeirina, Marcelo Neves (de rosa) deve seguir os passos e as notas de Eudson Catão

Já é público que o prefeito de Palmeirina, Eudson Catão, já reeleito, escolheu aquele que terá seu apoio na eleição deste ano. Trata-se do ex-secretário, Marcelo Neves. Embora ainda não tenha afirmado em público, nos eventos da prefeitura.

Eudson está apresentando Marcelo como seu candidato aos amigos, eleitores e prefeitos da região. Foi assim com Júnior Lúcio de Correntes, que prestigiou Eudson com sua presença no último domingo. O policial militar acabou sendo um dos mais festejados na grande Cavalgada Feminina, que reuniu mais de 500 amazonas, e quase três mil pessoas no centro da cidade para a festa, segundo os organizadores.

Com a indicação de Marcelo Neves, aconteceram rompimentos políticos, de pessoas que esperavam o apoio do prefeito, como o próprio vice-prefeito, e vereadores, que acabaram fortalecendo a oposição. Pessoas próximas afirmaram que já houve arrependimentos. É esperar pra ver.

Marcelo é jovem, tem liderança dentro da prefeitura e tem muitos simpatizantes na cidade, e Eudson levou isto em conta, alguém sem rejeição. E claro, que fosse de sua inteira confiança.

A verdade é que, de qualquer forma, a campanha será muito difícil para ambos os lados, e Eudson Catão, contando com o apoio do governador, bem avaliado na região, e com o funcionalismo do seu lado, além de ser um experiente coordenador político, sabe os caminhos para ganhar uma eleição.

Mas repito, não será fácil, pra ninguém.

Ministro dá posse a Maria José de Sena como Reitora da UFRPE



foto da campanha de Maria José de Sena em sua passagem pela UAG


O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, empossou, nesta terça-feira, 8, as reitoras das universidades Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), Federal de Rondônia (Unir) e Federal de Santa Catarina (UFSC). Maria José de Sena, da UFRPE, Maria Berenice Alho da Costa Tourinho, da Unir, e  Roselane Neckel, da UFSC, foram as primeiras mulheres eleitas para o cargo nessas universidades, e terão mandato de 4 anos. A ministra-chefe da Secretaria de Relações Institucionais, Ideli Salvatti, compareceu à cerimônia.


Essas três universidades participaram do Programa de Reestruturação e Expansão das Instituições Federais de Ensino Superior (Reuni), o que possibilitou a interiorização e o aumento do número de vagas oferecidas. Para o secretário de Educação Superior do MEC, Amaro Lins, as universidades têm atuação presente nas regiões onde instalam seus campi. “Os planos de ação e desenvolvimento estratégico das universidades atendem as demandas da sociedade brasileira e, de forma muito especial, atendem as demandas de suas regiões”, disse ele.

Maria José de Sena graduou-se em licenciatura em ciências biológicas pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP) e em ciências agrícolas pela UFRPE, onde também obteve grau em medicina veterinária. Maria José é professora da Rural de Pernambuco desde 1994, onde atuou como Coordenadora do curso de medicina veterinária e pró-reitora de ensino de graduação.

A UFRPE, que atualmente tem três campi, foi a primeira universidade beneficiada pelo Reuni, quando inaugurou em 2005 a unidade acadêmica de Garanhuns. Além do campus de Garanhuns e da sede em Recife, a universidade também conta com uma unidade em Serra Talhada, no sertão pernambucano, e está construindo mais uma unidade no Cabo de Santo Agostinho. 

“Processos como o Reuni e o Programa Universidade para Todos (ProUni) não significaram a pulverização do ensino superior como muitos pensavam, mas a constituição de eixos consistentes de ensino, pesquisa e extensão e formação de recursos humanos, tanto na capital como no interior do estado”, disse a reitora Maria José de Sena.
.

Racha no PT de Garanhuns

Se no PSB a situação é de divisão generalizada, a coisa não está diferente no PT. A pré-candidatura de Rosa Quidute não é uma unanimidade, e isto ficou claro agora depois que está sendo lançada uma outra opção com o nome de Eraldo Ferreira, assessor parlamentar de Fernando Ferro. Eraldo do PT, como é conhecido na cidade, é primo de Lula e filiado histórico do partido.

Por divergências com alguns integrantes, Eraldo reclama da condução do partido, tendo inclusive um problema em uma reunião com o ex-prefeito Bartolomeu Quidute, com isto, resolveu exigir prévias no PT para a escolha do pré-candidato. Para seguir adiante precisaria de seis assinaturas, e conseguiu 13 filiados que apoiaram seu pedido.

Mas a situação de Eraldo ainda não está resolvida. Para ter seu nome em uma prévia, precisa registrar e cumprir outras obrigações internas do partido. Para isto, tem um prazo de 72 horas.

Em todo caso, a prévia está marcada para o dia 20, mesmo dia do embate na capital pernambucana com João da Costa e Maurício Rands. 

Não era o que o partido queria agora, mas algumas pessoas acreditam que isto pode até impulsionar a candidatura de Rosa Quidute, pois se ela vence uma prévia, pode acabar por viabilizar sua candidatura, reafirmando seu projeto junto à mídia e à população.

Quanto a Eraldo, resta saber se além de conseguir se inscrever na prévia, terá votos para vencer a disputa interna. 

De certo, alguns saírão chamuscados.

JC noticia melhorias estruturais no HDM


Tá no Jornal do Commercio:


Através do Decreto nº 38.104, de anteontem, publicado ontem no Diário Oficial, o governador Eduardo Campos declara de utilidade pública, para fins de desapropriação, uma área de terra no município de Palmares, para a implantação de mais um Hospital Regional. É um ato que tem de necessariamente estar associado a uma política pública voltada para a saúde, como há muito tempo não se via em Pernambuco. Ele tem que ser visto como uma etapa a mais de um trabalho que começou com o  Hospital Miguel Arraes, continuou com o Dom Hélder e foi coroado com o Pelópidas da Silveira. 

Mas não é só: a ele estão atreladas ações em outros polos, como está se verificando hoje no Hospital Regional Dom Moura, em Garanhuns, que atende a 22 municípios do Agreste Meridional, com melhorias estruturais sem similares no mais de meio século de existência daquela unidade de saúde pública. 
.
Repórter JC 27/04/2012

Já virou rotina: Saiba agora onde nossos atletas foram campeões no atletismo!



O atletismo garanhuense está em alta. É que mais uma vez a equipe local, contando com o apoio da Prefeitura, participou de uma competição e sagrou-se Campeã. A nova conquista se deu na 5ª Corrida do Comerciário em Recife, realizada na última terça-feira, dia 1º de maio, feriado nacional do Dia do Trabalhador. A Competição foi realizada nas categorias masculino e feminino, que percorreram os 5 e 10 km, respectivamente.
 A disputa aconteceu entre 1.500 atletas, oriundos de vários estados do Nordeste como Pernambuco, Alagoas, Paraíba, Sergipe, Bahia e Rio Grande do Norte. Dentre os quais, 14 atletas eram garanhuenses. Os destaques do evento de pedestrianismo foram para os atletas locais José Márcio Leão, que conquistou o 1º lugar do pódio, atingindo o tempo de 29min18s, na prova dos 10 km, e se mantém na liderança do Circuito Caixa de Corrida de Rua; assim como Jair José da Silva, que alcançou a 3ª posição da referida prova.
 A Atleta Mirian Farias também foi destaque no feminino e garantiu o 3º lugar da referida prova. Os corredores Gilmar de Oliveira, Daniel Henrique e Aparecido Aloízio, também fizeram bonito na prova dos 5 km, e conquistaram o 1º, 2º e 4º lugares, respectivamente. “O resultado desse evento foi extremamente satisfatório e condiz com a intensidade dos treinamentos desses atletas”, declarou o Treinador da Equipe de Atletismo local, Adegilson Mendes, o popular Bingo.
Competência. Esse tem sido o termo mais usado por quem aprecia os esportes em Garanhuns, quando o assunto é definir em uma palavra, essa área no Município. E não é para menos. Só no último fim de semana, no período de 27 a 29 de abril, mais quatro Ouros foram conquistados pela equipe de Atletismo local.
Já em Fortaleza, no Ceará, Garanhuns foi Ouro no Campeonato Juvenil Caixa, através do atleta José Jardilino, que se sagrou Campeão nas provas de 1.500, 5.000 e 10.000 metros. A Cidade das Flores também foi destaque em São Paulo, conquistando o 1º lugar do pódio, da Corrida Energizer. O corredor Marcos Antônio fez bonito quando disputou com 8 mil atletas e conquistou o título de Campeão, no percurso de 10 km, com um tempo de 31m5s.
Em Arcoverde, a Suíça Pernambucana disparou e logo conquistou os três primeiros lugares do pódio. Na prova dos 10 km, os veteranos do pedestrianismo em Garanhuns, como Gilmar de Oliveira, Jair José e Cícero Vieira, obtiveram o 1º, 2º e 3º lugares, respectivamente, na 1ª Corrida da LW Esportes. Em casa, como já era de se esperar, a equipe de corredores também conquistou os dois primeiros lugares da 2ª Corrida da Academia Hit em Garanhuns. Aparecido Aloízio, bem como a atleta Mirian Farias, foram os Campeões na prova dos 10 km.
PRÓXIMAS COMPETIÇÕES - A Equipe de Atletismo de Garanhuns agora se prepara para a disputa da Corrida de Emancipação da Cidade de Estância, na próxima sexta-feira, dia 4 de maio, em Sergipe; bem como da Corrida Miranda, a ser realizada no sábado, dia 12 de maio, em Natal-RN.

Árvores morrem em plena Avenida Rui Barbosa


Dois flamboyants morreram em plena Avenida Rui Barbosa, um de frente ao Bar Alforria e outro próximo a AGA. Eram árvores frondosas, de copa bastante aberta, que ofereciam mais charme à mais bela avenida da cidade.

É necessário descobrir o motivo destas perdas, e se for o caso fazer um trabalho preventivo com as demais que ainda estão em nossa paisagem. Para isto temos até agrônomos e outros profissionais e estudantes na Universidade Federal Rural.

Quem sabe até surja a partir daí um projeto de arborização de outras artérias e de identificação de outras possíveis perdas nas ruas e praças da cidade. Recentemente, em uma daquelas fortes trovoadas, perdemos uma das mais belas árvores da Praça do Relógio das Flores.

A foto eu trouxe do facebook e não consegui identificar o autor, pois já havia sido republicada, se algúem souber, é só informar.

Campanha Pernambuco contra o Crack em Caruaru


A Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos (SEDSDH) realiza nesta terça-feira (08), na sede da Promotoria de Justiça de Caruaru, a primeira reunião de preparação para a Campanha Pernambuco contra o Crack. Participarão a secretária Laura Gomes, o coordenador da Câmara de Políticas sobre Drogas do Pacto pela Vida, Rafael West, além de representantes do Ministério Público e autoridades locais.

Tendo início na Capital do Agreste e passando em seguida por Garanhuns, Arcoverde e Petrolina, a iniciativa consistirá em oficinas de prevenção nas escolas, nos CRAS/CREAS, nas unidades de saúde e nos serviços como um todo, utilizando arte, cultura e esportes como estratégias nas intervenções, visando uma grande ocupação social nos municípios beneficiados posteriormente.

Os bairros prioritários seguirão os indicadores do Pacto Pela Vida e dos territórios especiais de cidadania. Em Caruaru, serão atendidos, inicialmente, Salgado, São João da Escócia, Centenário e São Francisco. Essa ação faz parte das atribuições da Coordenação da Câmara Estadual de Políticas sobre Drogas / Enfrentamento ao Crack e atingirá os municípios de maior porte populacional e que são polos regionais em Pernambuco. A próxima reunião de preparação será em Petrolina, no dia 05.06, no Fórum da Comarca da cidade.

Silvino não desiste

Numa rápida conversa com um amigo em um encontro casual em Garanhuns, o ex-prefeito Silvino Duarte, questionado sobre sua situação para a eleição deste ano, afirmou que ainda espera regularizar a tempo de poder se candidatar. Silvino está inelegível devido a reprovação de contas pela Câmara de Vereadores de Garanhuns, que atendeu ao Tribunal de Contas do Estado.

As contas de Silvino seriam reapreciadas na semana passada, mas um pedido de liminar do Ministério Público, acatada pelo judiciário, impediu uma nova apreciação da matéria no legislativo. Silvino reclamava na ocasião o cerceamento do seu direito de defesa.

No rápido encontro, Silvino Duarte revelou estar buscando meios de ter sua candidatura ainda deferida, com a regularização de sua situação eleitoral.

Muito provavelmente o prefeito Luiz Carlos está também aguardando este desfecho, ele que trabalha hoje com três nomes: Silvino Duarte, Zé da Luz e Júlio César, o ex-secretário de Saúde e Assistência Social, este último se o prefeito decidir lançar seu próprio candidato e chamar o grupo político para fazer a campanha.

Mas Silvino deve ser a prioridade, senão ele não estaria esperando.

Entretanto, Silvino continua defendendo o nome de Aurora Cristina, que ficou somente atrás de Izaías Régis e Zé da Luz na última pesquisa divulgada.


Zé da Luz vai mesmo para a disputa em Garanhuns

Tá no Blog do jornalista Magno Martins.

Registro de três postulantes a prefeitura na inauguração da Câmara de Vereadores

Zé da Luz reage - Bem posicionado na pesquisa do Instituto Opinião, o pré-candidato do PHS a prefeito de Garanhuns, Zé da Luz, reafirmou, ontem, sua candidatura, apesar de o governador apoiar Antônio Dourado. “Fui do PSB, sou aliado do governador e do seu governo, mas farei minha campanha em faixa própria. Garanhuns quer mudança e represento esse sentimento”, diz.

AGORA COMIGO: Zé da Luz ficou calado durante todo este tempo de especulações de candidaturas, claro, por diversos motivos. A sua estada em Garanhuns é sempre muito cara pela sua forma populista de fazer política. Todo mundo se aproxima pra pedir as coisas, principalmente dinheiro, e não é só o povo, as pessoas próximas também.
 
Outra coisa, como estava bem posicionado, se tivesse aparecido antes iria para o olho do furacão, ou seja, muita gente tentando derrubar. Quieto, ficou bem para o início da disputa.
 
Estando fora dos holofotes conversou com diversas correntes políticas na cidade sem ser importunado, chegou a participar até de um colegiado onde frequentam também Luiz Carlos de Oliveira e o ex-prefeito Silvino Duarte, viabilizando até sua candidatura pelo grupo, perdendo sua dependência total do governador, coisa que acontece com Antônio João Dourado. Na última eleição Zé da Luz teve o apoio de Eduardo Campos e descobriu que somente ele não garante eleição em Garanhuns. É melhor ter um grupo consistente, e é o que está acontecendo agora. No colegiado tem gente boa de voto como Sílvio Sabino e Dimas Carvalho. Outros vereadores como Zé de Vilaço e Zaqueu Lins também apoiam o projeto.
 
E claro, Zé da Luz não se colocou antes porque queria, lógico, o apoio de Eduardo, pois achava que seria o escolhido, ou no mínimo ficar como um plano B, caso não desse certo o projeto da executiva estadual, como de fato não está dando, mas mesmo assim foi preterido. Como Sileno Guedes confirmou pela enésima vez a candidatura do ex-prefeito de Lajedo, restou ao ex-prefeito Zé da Luz correr em faixa própria.
 
Mais um ponto. Zé da Luz estava sendo preparado marketeiramente, coisa que vem acontecendo também com Izaías Régis, que melhorou sua assessoria, profissionalizando a comunicação, impactando positivamente sua imagem junto ao eleitorado. Com Zé da Luz tem acontecido isto também.
 
Sendo verdade que Zé vai pra eleição, pode arregimentar o grupo rebelde do PSB e ainda contar com o apoio chapa branca da prefeitura, pois Seu Luiz, mesmo desgastado, ainda tem votos para decidir uma eleição. E se Zé tiver o apoio dos outros integrantes do colegiado, deve emparelhar com Izaías e termos uma disputa polarizada, deixando Antônio João isolado, e dificultando as demais candidatutas como Sivaldo Albino, Rosa Quidute, Ivo Amaral, Paulo Camelo, etc.
 
Os dois principais nomes que poderiam ocupar a vaga de vice de Zé da Luz são Julio Cesar e Aurora Cristina. O primeiro tem o apoio do atual prefeito e da maioria do funcionalismo municipal. Aurora traz o apoio do marido Silvino Duarte, que tem a classe média do seu lado.
 
É por aí.

CULTURA NA FEIRA homenageia quilombolas


No próximo sábado, o projeto Cultura Livre nas Feiras faz uma homenagem aos quilombolas na feirinha da Boa Vista, com uma programação especial em que os próprios artistas são das comunidades em Garanhuns. Confira a programação:

06h Côco Castelo Branco - Castainho
07h Estrela do Forró - Estrela
08h Percussão - Estrela
09h Dança - Tigre
10h Mestre Juarez - Timbó

O projeto Cultura Livre nas Feiras é uma excelente iniciativa da Fundarpe com realização da Secretaria de Cultura em Garanhuns. O projeto ao mesmo tempo é realizado em diversos municípios, claro, nas feiras, fomentando a cultura popular.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.