domingo, 8 de janeiro de 2017

Germano Coelho revela história afetiva de Olinda

Lançamento da Cepe acontecerá na próxima quinta-feira (12), 
35 anos depois da conquista do título de Patrimônio da Humanidade




Duas vezes prefeito de Olinda (1977 a 1980 e 1993 a 1996), indutor de todo o processo que culminou com a outorga dos títulos de Monumento Nacional e de Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade ao município, Germano Coelho, prestes a completar 90 anos de idade, apresenta em forma de livro – o quarto de sua autoria - uma das mais significativas homenagens à cidade que escolheu amar. Olinda no coração, história afetiva da cidade-humanidade, antigo projeto acalentado pelo paraibano de Brejo de Areias, será lançado pela Companhia Editora de Pernambuco (Cepe), na próxima quinta-feira (12), às 16h, no Mosteiro de São Bento, em tarde de autógrafos e tributos.

Germano Coelho
Com 243 páginas, mais de cem fotos assinadas pelos fotógrafos Antônio Melcop, Germano Coelho Filho (morto em outubro de 2010), Verônica Coelho, Arlindo de Souza Amorim (Xirumba), Arquivo Público Municipal da Prefeitura de Olinda e do acervo pessoal do autor, Olinda no Coração tem prefácios do ex-ministro da Educação e Cultura, escritor e membro da Academia Brasileira de Letras, Eduardo Portela, e do também acadêmico, professor, jornalista e escritor Marcos Vinícios Villaça.

Em seus textos de apresentação da obra, ambos destacam a profunda ligação afetiva e o esforço pragmático “de repensar a cidade” defendido por Germano Coelho ao longo de décadas. “É um livro de história que remete à nossa ancestralidade, próxima e distante, e um hino de amor”, ressalta Portela que, enquanto ministro, em 1980, apoiou o pedido de elevação da cidade à condição de Monumento Nacional, fundamental para que Olinda conquistasse, dois anos depois, o título de Patrimônio da Humanidade, tendo Vilaça como representante do Brasil no Comitê do Patrimônio Mundial da Unesco. “Esse é um livro de verdades. Germano Coelho – a quem conheci ao meu tempo de aluno da Faculdade de Direito, sendo ele professor de Economia Política – falava a verdade. Seu amor por Olinda é sem limites e cheio de entusiasmo”, atesta o ex-presidente da ABL.

Comitiva da Unesco em Olinda
O livro, por sinal, chega ao mercado editorial 35 anos depois da cidade ter assegurado o título da Unesco e esse tema permeia a obra na perspectiva de quem protagonizou a história, com narrativa detalhada e farta documentação histórica. Com projeto editorial do poeta, romancista e contista Sidney Rocha, Olinda no Coração, traz ainda textos assinados pela artista plástica Tereza Costa Rego; do acadêmico (ABL) Geraldo Holanda Cavalcanti; da historiadora Marieta Borges e do carnavalesco Fernando Augusto.

Ao final da leitura, entre letras de canções, poemas, fotos e um profundo mergulho na história dos monumentos, cultura e do povo de Olinda, Germano Coelho proporciona ao leitor um passeio único.“A vida de um homem se mescla à das cidades que ama. A minha está marcada pelo amor de Olinda. Este é um livro da (sua) Memória, mais do que um simples livro de memórias (minhas). Uma história que merece ser contada com o coração”, avisa o autor.

SERVIÇO:
Lançamento do livro Olinda no coração, história afetiva da cidade-humanidade
Quando: 12 de janeiro, quinta-feira
Horário: 16h
Local: Mosteiro de São Bento
Endereço: Rua de São Bento, s/n, Varadouro, Olinda14
Valor do livro: R$ 50,00

Senac tem cursos de férias para crianças e adolescentes em Caruaru, Petrolina e Garanhuns

Criançada terá aulas de Minichef, Chef Teen e Estilista Mirim

Ocupar a criançada durante o mês de janeiro é uma tarefa difícil e recorrente para os pais. Para juntar o útil ao agradável, o Senac-PE abriu inscrições para cursos de férias com foco em crianças e adolescentes em três municípios do Interior de Pernambuco: Caruaru, Petrolina e Garanhuns.

Em Garanhuns, a opção é o de Minichef. Os interessados devem realizar a inscrição na unidade em que as aulas serão ministradas, até a data de início ou enquanto houver vagas.

Com o sucesso de reality shows e outros programas de culinária na televisão, os cursos de gastronomia surgem como os mais procurados. Em Caruaru, o de Minichef aparece com duas turmas. Além disso, há também o curso de Estilista Mirim, com foco em customização de roupas.

A unidade de Petrolina oferta dois cursos de gastronomia: Minichef e Chef Teen. 

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.