quinta-feira, 24 de maio de 2012

Programa de Educação de Trânsito será implantado nas Escolas Municipais‏


Em parceria com a Coordenadoria de Educação de Trânsito, através da Gerência de Ensino do Estado, a Prefeitura de Garanhuns, por intermédio da secretaria de Educação, implantará em breve, nas Escolas Municipais, o Programa de Educação de Trânsito (PET).

A iniciativa tem como principal objetivo trabalhar nas Escolas, através de atividades interdisciplinares, a conscientização dos estudantes, professores e comunidade, quanto a prevenção de acidentes no trânsito. Garanhuns foi um dos 10 municípios escolhidos para fazer parte do Programa, por apresentar um alto índice de acidentes de moto no Estado de Pernambuco.

Num primeiro momento, os coordenadores e professores que lecionam nas 58 Escolas que compõe a Rede Municipal de Ensino serão capacitados. A primeira etapa do curso acontecerá no dia 31 de maio, no auditório da AESGA, no horário das 8 às 17 horas. Já a segunda etapa, será vivenciada no mês de junho, com data a ser definida. Diversas temáticas serão abordadas durante o Encontro, a exemplo de: Ética, cidadania e trânsito; Meio Ambiente; Segurança de Trânsito e a Legislação.

Segundo Carlos Alberto de Barros, supervisor pedagógico da secretaria de Educação, o programa será trabalhado a longo prazo. “O PET tem como meta conscientizar as crianças que estão na Escola, bem como os adolescentes, para que eles se tornem futuros cidadãos no trânsito com mais responsabilidade, contribuindo para uma diminuição no número de acidentes. Além disso, esperamos que tanto esses alunos quanto os professores sejam agentes multiplicadores em sua família e sua comunidade, favorecendo a diminuição dos índices de acidentes”, finalizou Carlos Alberto de Barros.

A expectativa é de que a culminância dos trabalhos seja encerrada em setembro durante a Semana Nacional do Trânsito com um Seminário reunindo membros de todas as Escolas da Rede Municipal de Ensino.

IPI reduzido para carros vai desafogar pátios das indústrias

O Governo Federal divulgou um pacote de novas medidas para estimular a economia brasileira impactada pela crise econômica mundial. Uma delas é a redução da alíquota do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) dos automóveis e utilitários, a fim de estimular a compra de veículos e desafogar os pátios das indústrias automotivas.

Para o deputado federal pelo PTB e presidente da Federação das Indústrias de Pernambuco (Fiepe), Jorge Côrte Real, as regras poderão ajudar a indústria brasileira. “A iniciativa do governo é importante, uma vez que a cadeia produtiva automobilística é grande e emprega maciçamente, movimentando a economia brasileira”, lembra o parlamentar, frisando que a ação do governo é pontual, porém são necessárias medidas de longo prazo para transformação da indústria no país.

O preço do automóvel poderá cair até 10% - caso todos os benefícios sejam repassados ao consumidor final. As medidas vão contribuir para melhorar a oferta de crédito na economia e permitir que o setor de
veículos retome o desempenho verificado nos últimos anos. O Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) para todas as compras feitas por financiamento também baixou de 2,5% para 1,5%. A medida vigora até 31 de agosto de 2012.

Ronaldo Cesar e a TROPICANA - A Banda Revelação do Forró de Pernambuco!


Eita, estamos na TV Asa Branca, até o final de maio, inclusive com programa ao vivo em junho. Domingo abrimos para Chiclete com Banana, e dia 13 para Aviões do Forró em Itaquitinga. Aguardamos o resultado da convocatória da Fundarpe e de Caruaru, e já estamos certos no Festival de Inverno de nossa amada cidade. Além disso, prefeituras da região pedindo datas da Tropicana.

Ah! Domingo é o bloco TROPICANA, com mais de 500 camisetas no Bicho Indoor.

Na próxima semana tem o ForróFest de Elaine Cofmann,e na outra o Forró da Rede Feminina.

Pois é! Motivos para estarmos felizes, temos mil! Porém, principalmente, podermos contar com o apoio e o carinho de tantos amigos! Feliz cidade!


Garanhuns implanta Comitê de Prevenção aos Acidentes de Motos e recebe Operação Lei Seca

O município de Garanhuns estabelece, a partir desta sexta-feira (25/05), seu Comitê Regional de Prevenção aos Acidentes de Motos com a presença do secretário estadual de Saúde, Antonio Carlos Figueira. O executivo formalizará a criação do comitê, às 8h, com assinatura de portaria e empossará seus representantes no centro de convenções do Hotel Tavares Correia, na Avenida Rui Barbosa, nº296, bairro de Heliópolis.

“Nossa meta é descentralizar as ações do Comitê Estadual de Prevenção aos Acidentes de Motos (Cepam) através das 12 Gerências Regionais de Saúde que possuímos em Pernambuco. Pretendemos, até junho, instalar as comitivas em todas as Geres, beneficiando, assim, as 185 cidades do Estado com ações de fiscalização e educação”, comenta Antonio Carlos Figueira. Desde o começo do ano, o comitê já foi instalado nas II, III e IX Geres.


O principal objetivo é combater os altos índices de acidentes com esse tipo de transporte, que ocasionam vítimas fatais, incapacidades, sequelas psicológicas e impacto econômico, principalmente no sistema de saúde pública. Dentre as principais diretrizes que os comitês regionais deverão seguir estão: municipalização do trânsito, ações de fiscalização e educação.

Durante o lançamento oficial, os coordenadores executivos do Comitê Regional de Prevenção aos Acidentes de Motos, João Veiga, e da Operação Lei Seca, major André Cavalcanti, irão ministrar palestras sobre a atuação e implementação dos projetos, o objetivo da união entre as duas coordenadorias, estatísticas de acidentes envolvendo vítimas fatais e sequelas provocadas pela mistura de álcool e trânsito, com foco nas ações de prevenção aos acidentes de motos.

Representantes das secretarias municipais de saúde, departamentos municipais de trânsito e transportes, promotores de Justiça, prefeitos, representantes de instituições educativas, policias rodoviários, bombeiros militares, guardas municipais e profissionais da saúde também estarão presentes.

LEI SECA – A cidade de Garanhuns, que recebe no sábado (26/05) e domingo (27/05) o Circuito Bicho Indoor, também terá bloqueios da Operação Lei Seca neste mesmo final de semana. As blitzes atuarão próximas à Esplanada Cultural Guadalajara, onde acontecem os shows. Duas equipes atuarão de forma itinerante realizando testes de alcoolemia e ação educativa e de orientação aos motoristas, por meio de deficientes vitimados pela combinação de álcool e trânsito.

Corrida SESC no dia do Desafio

Cliquem na imagem para ampliar.

Prestem atenção que a corrida é de noite!

Domingo tem Cultura na Feira da COHAB I - Confira a programação!


A feira da Cohab I, Cecília Meirelles e Duque de Caxias, recebe no próximo domingo o projeto da Fundarpe realizado pela Secretaria de Cultura de Garanhuns, Cultura Livre nas Feiras, que já esteve na CEAGA, feira da Oliveira Lima, Boa Vista e Mercado Público 18 de Agosto.

A cada realização, muda-se a programação. Agora teremos reisado, grupos de dança, quadrilha junina e o pé-de-serra de Bil do Forró.

Vale muito prestigiar a realização muito interessante de valorização da cultura popular.

Izaías defende união de poderes para impedir candidaturas de político ficha-suja

Tá no site da Assembleia Legislativa.  A união do Judiciário, do Legislativo, do Ministério Público e do Tribunal de Contas do Estado para impedir que políticos com contas rejeitadas disputem as eleições. Esse foi o tema do pronunciamento do deputado Izaías Régis (PTB), ontem, na Assembleia Legislativa. Para o parlamentar, a iniciativa pode ajudar a moralizar o jeito de fazer política. Ele acredita que, em Pernambuco, 1.164 pessoas estejam, segundo a Lei da Ficha Limpa, impedidas de se candidatar.

“Pessoas com contas insanáveis e irrecorríveis devem ficar fora do pleito municipal”, defendeu. O pedetista destacou ainda que, recentemente, o TCE e o Ministério Público Eleitoral fizeram um acordo para dar mais agilidade à identificação dos gestores públicos inelegíveis, por terem sido condenados em segunda instância pelo Pleno do Tribunal. Régis afirmou que, até o dia 15 de junho, os órgãos vão repassar à Justiça Eleitoral uma lista parcial dos casos.

O deputado elogiou a atitude, lembrando que a relação deve sair o mais rápido possível, pois alguns vereadores estão viabilizando a candidatura por meio de liminares. “A população não pode mais conviver com políticos que desviam recursos”, enfatizou.

Por outro lado, Izaías Régis criticou a aprovação de um projeto de lei, na Câmara Federal, que estabelece novas regras para a expedição da certidão de quitação eleitoral pelo Tribunal Superior Eleitoral. O documento é um dos exigidos para que alguém se candidate. Segundo o texto aprovado, a certidão deve ser entregue mesmo que a pessoa tenha contas de campanha eleitoral anteriores rejeitadas. “Foi um constrangimento”, avaliou.

Fonte: www.alepe.pe.gov.br

Prefeita Judith Alapenha divulga carta aberta à população de Bom Conselho


Minha foto
Há alguns dias fui acusada de não ter enxergado a situação que Bom Conselho se encontra diante da seca que arrasa várias cidades do agreste e sertão de Pernambuco. Segundo a acusação pública, divulgada em Blogs da cidade e região, eu não havia decretado situação de emergência diante da seca que também chegou a Zona Rural de Bom Conselho, para não perder recursos para a realização do Forrobom, a festa do São João da cidade.

Como cidadã e prefeita desse município, lamento a divulgação caluniosa e entendo a acusação como o início de uma briga política suja que antecipa o grau de como será a campanha eleitoral na cidade. É lamentável perceber como será a disputa pela gestão de Bom Conselho. Antes mesmo de começarmos as passeatas, as conversas com os moradores, os comícios, as discussões saudáveis de apresentações de propostas, já notamos a barbaridade que prejudica as pessoas e Bom Conselho de uma forma geral. Jamais eu, como gestora responsável e preocupada com o bem dos bomconselhenses, me preocuparia com festa antes das pessoas. Outro perigo é a falta de informação de quem tenta administrar essa cidade, por isso, relembro aos moradores, o cuidado na hora da escolha. Decretamos a situação de emergência sim. Desde março, enviamos documentação para o Estado mostrando a situação do município, através do decreto 010/2012. A medida teve como base, Relatório Técnico diagnosticando através de fotos e de dados que, principalmente para o homem do campo, a situação é preocupante devido aos efeitos causados pela seca. O decreto estabelece que a situação de anormalidade é válida para áreas dos município comprovadamente afetadas pelo desastre natural. Para prorrogar o Estado de Emergência, outro decreto foi feito, o 015/2012. Toda a documentação aguarda ser homologada.

Há também um problema maior, que é com a verdade. Informação é coisa séria, fere os envolvidos e prejudica o direito que a população tem, o de saber a verdade. E essa certamente não é a informação correta. Os canais de informação, seja blogs, jornais, rádio ou televisão, além dos profissionais que buscam a informação, seja jornalista diplomado ou não, precisam apurar mais, procurar os responsáveis, entender o que está acontecendo para não tratar a notícia como produto de lucro, muito menos como arma de propaganda política. Repito: informação é coisa séria. Portanto, não corram o risco da parcialidade e da notícia tendenciosa. Da próxima vez, analisem o site da Prefeitura de Bom Conselho, onde os decretos estão disponíveis para todos.
Falaram ainda que a Forrobom seria prejudicada após o decreto do estado de emergência, pois assim os repasses do governo estadual não seriam feitos para a realização da festa. Na verdade, todos os anos, o governo do estado não repassa um só centavo para os pólos municipais do São João. A contribuição da Fundarpe se dá através da doação de atrações musicais. Dessa forma, o governo evita a figura dos "empresários" de bandas, negociando diretamente os valores das atrações, obtendo melhores preços, economizando recursos públicos e dando mais austeridade ao processo. 

Agradeço a compreensão de muitos bomconselhenses que acompanham o nosso trabalho e acreditam no nosso compromisso com o povo do município de Bom Conselho.

Judith Alapenha
Prefeita de Bom Conselho

Garanta já sua camiseta para curtir A TROPICANA no Bicho Indoor



STUDIO C, SESC E PREFEITURA DE GARANHUNS... Apresentam:

A TROPICANA
A folia pernambucana invadindo o Bicho Indoor

No domingão, 27, você vai curtir o melhor do frevo e do forró com RONALDO CESAR E A TROPICANA... Trio Elétrico, agito e as cores de Pernambuco no coração...

Compre já sua camiseta para entrar no clima da festa...
Primeiro lote à venda por apenas R$ 20,00..... Limitadíssimo!

A sede do bloco fica na Praça Dom Moura, nº 10 – vizinho ao D’Nyl Hotel

É GARANHUNS E PERNAMBUCO TOCANDO PRA NOSSA GENTE

Apoiam:

Ótica Diniz
Unimed Agreste Meridional
Fundação Nilton Ayres
Vitória Doceria e Café
Colégio Santa Joana Darc
O Trocão do Lubrificante
Alves Motos Honda
IMax Agência Digital
Bluenet - Provedor de Internet
Mano Imóveis
Executive Motel
E 87FM – Tá na 87, tá com tudo

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.