quinta-feira, 24 de maio de 2012

Garanhuns implanta Comitê de Prevenção aos Acidentes de Motos e recebe Operação Lei Seca

O município de Garanhuns estabelece, a partir desta sexta-feira (25/05), seu Comitê Regional de Prevenção aos Acidentes de Motos com a presença do secretário estadual de Saúde, Antonio Carlos Figueira. O executivo formalizará a criação do comitê, às 8h, com assinatura de portaria e empossará seus representantes no centro de convenções do Hotel Tavares Correia, na Avenida Rui Barbosa, nº296, bairro de Heliópolis.

“Nossa meta é descentralizar as ações do Comitê Estadual de Prevenção aos Acidentes de Motos (Cepam) através das 12 Gerências Regionais de Saúde que possuímos em Pernambuco. Pretendemos, até junho, instalar as comitivas em todas as Geres, beneficiando, assim, as 185 cidades do Estado com ações de fiscalização e educação”, comenta Antonio Carlos Figueira. Desde o começo do ano, o comitê já foi instalado nas II, III e IX Geres.


O principal objetivo é combater os altos índices de acidentes com esse tipo de transporte, que ocasionam vítimas fatais, incapacidades, sequelas psicológicas e impacto econômico, principalmente no sistema de saúde pública. Dentre as principais diretrizes que os comitês regionais deverão seguir estão: municipalização do trânsito, ações de fiscalização e educação.

Durante o lançamento oficial, os coordenadores executivos do Comitê Regional de Prevenção aos Acidentes de Motos, João Veiga, e da Operação Lei Seca, major André Cavalcanti, irão ministrar palestras sobre a atuação e implementação dos projetos, o objetivo da união entre as duas coordenadorias, estatísticas de acidentes envolvendo vítimas fatais e sequelas provocadas pela mistura de álcool e trânsito, com foco nas ações de prevenção aos acidentes de motos.

Representantes das secretarias municipais de saúde, departamentos municipais de trânsito e transportes, promotores de Justiça, prefeitos, representantes de instituições educativas, policias rodoviários, bombeiros militares, guardas municipais e profissionais da saúde também estarão presentes.

LEI SECA – A cidade de Garanhuns, que recebe no sábado (26/05) e domingo (27/05) o Circuito Bicho Indoor, também terá bloqueios da Operação Lei Seca neste mesmo final de semana. As blitzes atuarão próximas à Esplanada Cultural Guadalajara, onde acontecem os shows. Duas equipes atuarão de forma itinerante realizando testes de alcoolemia e ação educativa e de orientação aos motoristas, por meio de deficientes vitimados pela combinação de álcool e trânsito.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.