quarta-feira, 1 de fevereiro de 2017

QUAL A SITUAÇÃO DAS BARRAGENS EM GARANHUNS, para a Compesa adotar racionamento?

A medida é necessária para preservar a vida útil das barragens que atendem a cidade, 
Cajueiro e Mundaú, cujos níveis baixaram muito nos últimos meses

Barragem de Inhumas, em situação mais crítica

Barragem de Cajueiro, com 60% de sua capacidade

Barragem do Mundaú está em melhor situação, com 80% de sua capacidade


Preocupada com a escassez de chuvas no Agreste, consequência dos seis anos consecutivos de seca na região, a Compesa vai adotar um calendário de abastecimento na cidade de Garanhuns, a partir da próxima segunda-feira (06). A medida preventiva busca preservar a vida útil dos mananciais que atendem o sistema de distribuição de água do município, cujos níveis baixaram consideravelmente nos últimos meses.

Atualmente, a cidade recebe água todos os dias e de acordo com o calendário, passará a ser atendida por um regime de rodízio de um dia com água para oito dias sem. O rodízio irá garantir a continuidade do fornecimento de água para a cidade, por meio das barragens de Cajueiro e Mundaú, até o mês de dezembro deste ano, mesmo que não ocorram chuvas para restabelecer os níveis nos reservatórios.

A situação mais crítica é a Barragem de Inhumas, que se encontra com apenas 6% da sua capacidade total, que é de 6,9 milhões de metros cúbicos, e será desligada do sistema de abastecimento de Garanhuns. Inhumas passará a atender somente o município de Palmeirina e os distritos de Olho D'água de Góis e Poço Comprido, ambos localizados em Correntes. A Barragem do Cajueiro está com 62% da sua capacidade total de reservação, ou seja, 9 milhões de metros cúbicos de água (ela cheia totaliza 14 milhões de metros cúbicos). A situação de Mundaú, o menor dos mananciais, é um pouco melhor e apresenta 80% do seu volume total (2 milhões de metros cúbicos).

A cidade de São João que também é atendida pelo sistema de abastecimento de Garanhuns será afetada com a mudança. Para os 12 mil moradores do município, será estabelecido preventivamente o calendário de dois dias com água e dois dias sem abastecimento. Para Angelim, outra cidade que recebe água de Garanhuns, por enquanto, não haverá mudanças, permanecendo com água todos os dias.

De acordo com o gerente de Unidade de Negócios da Compesa, Igor Galindo, a Compesa está fiscalizando as barragens do Cajueiro e Mundaú com o objetivo de manter a regularidade da retirada de carros-pipa nos mananciais. "Algumas retiradas de água são feitas, mas de forma regular e dentro do limite para não prejudicar o abastecimento de Garanhuns, correspondendo a 0,5% da vazão do sistema", esclarece o gerente, informando que a vazão total do sistema é de 290 litros de água por segundo.

30 mil voltam às aulas nas Escolas do Estado no Agreste Meridional

 

Cerca de 30 mil estudantes do Agreste Meridional iniciam nesta quinta-feira (02/02) as aulas nas escolas da rede estadual de ensino. O primeiro dia letivo de 2017 acontece em 48 escolas distribuídas nos 22 municípios que compõem a região. Nesta quarta, 1º/02, os educadores foram recepcionados com a primeira formação continuada do ano, nas próprias escolas.

O dia foi de estudos, reflexões e planejamento entre as equipes docentes e administrativas das escolas, com o intuito de pensar na melhor forma de receber os estudantes e atuar durante o ano. Além das orientações gerenciais e dos últimos preparativos para o primeiro dia de aulas, a discussão girou em torno do papel pedagógico da escola nos processos de aprendizagem. Sobre isto, as equipes escolares trabalharam o tema que norteará as atividades na rede estadual em 2017: “Escola e Comunidade: espaço ativo para pesquisa e fortalecimento de conhecimentos, relações e valores”. 

O movimento foi acompanhado de perto pela equipe da GRE do Agreste Meridional. Além dos técnicos que participaram dos momentos de formação nas diversas escolas da rede, a gerente da instituição, professora Adelma Elias, esteve, no período da manhã, em Lajedo conversando com profissionais da Escola Jornalista Manuel Amaral, Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) Deolinda Amaral e Escola Técnica Estadual (ETE) Antônio Dourado Cavalcanti. Durante a tarde, a gerente visitou a Escola Henrique Dias, em Garanhuns.

Para equipes gestoras e professores, o clima é de preparação e boas expectativas para o período letivo que incia. “2017 apresenta-se como um ano de esperanças e de muito trabalho, com o surgimento de possibilidades criativas capazes de integrar pessoas, lugares e conhecimentos, numa dinâmica em que possamos nos reconhecer como integrantes de uma mesma comunidade e crescermos juntos”, comentou o professor Waldir Cosmo, da ETE Antônio Dourado Cavalcanti.

Kits Escolares – Uma das boas novidades de 2017 é que os kits escolares para alunos serão entregues já no começo do ano. Ainda em 2016, foram distribuídas nas escolas do Agreste Meridional 15.536 mochilas, 28.008 kits de material didático e 56.016 fardamentos, de forma a atender às necessidades dos estudantes desde o início das aulas.

Facebook vai mudar para evitar spam e notícias falsas. SAIBA O QUE MUDA PRA VOCÊ.


O Facebook anunciou nesta terça-feira (31) mudanças no feed de notícias. O conteúdo que aparece ao usuário conta com vários algoritmos que fazem com que a pessoa receba um conteúdo que lhe interesse. Na atualização desta vez dos algoritmos, o site visa evitar conteúdos falsos, sensacionalismo e spam.

A novidade deve ser mais um passo da rede social na luta contra notícias falsas. O novo algoritmo do feed prioriza conteúdos "autênticos", segundo post no blog do Facebook. A página quer promover coisas que as pessoas considerem "genuíno, e não enganoso, sensacionalista ou spam".

As notícias falsas, supostamente de sites e blogs que por vezes nem existem, transformam o Facebook em uma imensa plataforma de manipulação da opinião pública através da mentira. Tenham cuidado no que compartilham.

PARA CONFERIR A MATÉRIA COMPLETA: Tecnologia UOL

Ídolos do Flamengo assumem time do Petrolina

Andrade, campeão brasileiro como jogador e como técnico, pelo Flamengo, é o novo técnico do Petrolina, que vai disputar a segunda divisão pernambucana no segundo semestre. Mas tem mais, o campeão do mundo Nunes, artilheiro do Flamengo e que tem seu nome na história do Santa Cruz, é o novo Diretor de Futebol. E o trabalho já começa agora.

O projeto grandioso do presidente do Petrolina, Irineu Ribeiro, é colocar o time da primeira divisão pernambucana, e depois poder crescer no cenário regional e nacional. Andrade e Nunes devem aproveitar o conhecimento e estrutura que já têm no Rio de Janeiro para montar um time competitivo no sertão pernambucano.

Times do interior como Salgueiro e Chapecoense mostram que é possível fazer futebol sustentável no interior do país.

Adolescentes da Funase receberam exames médicos em Garanhuns



A Secretaria de Saúde de Garanhuns realizou nesta terça-feira (31), um mutirão de atendimentos na Fundação de Atendimento Socioeducativo (Funase). A solicitação foi feita pela instituição estadual. Os serviços foram direcionados aos socioeducandos do centro, que realizaram exames físicos e receberam medicamentos para tratar as enfermidades diagnosticadas.

A iniciativa foi firmada em reuniões entre representantes da Funase e servidores da Secretaria de Saúde, já que foi observada uma grande incidência de escabiose entre os adolescentes. O diretor do Centro de Atendimento Socioeducativo (Case/Funase) de Garanhuns, Joaci Laurindo, destacou a ação integrada entre as instituições. “Essas ações são de fundamental importância, e quando se trata de saúde torna-se algo indispensável. Essa é uma população que pertence ao nosso município e nada mais justo do que fazer essa parceria. Pois só uma ação desse porte é capaz de sanar alguns problemas de saúde da nossa unidade”, declarou.

Cerca de 500 exames foram realizados em um total de 135 adolescentes e jovens de 12 a 21 anos. Para que o mutirão ocorresse, enfermeiros e uma equipe técnica da secretaria municipal de saúde foram deslocados até o local. Foram disponibilizados exames em áreas específicas como testes de VDLR, sigla para Venereal Disease Research Laboratory — que serve para a identificação de casos de sífilis; teste rápido de HIV; aplicação de flúor e consultas médicas e de enfermagem.

Após o mutirão, alguns medicamentos também foram disponibilizados para o tratamento da escabiose. A ação teve o acompanhamento da secretaria adjunta de Saúde do município, que comentou as atividades. “Inicialmente, tínhamos esta demanda por causa da escabiose, mas através dos profissionais da secretaria que prestam serviços aqui na Funase nos reunimos e vimos que havia a necessidade de fazer um mutirão. Por isso estamos fazendo esta ação para obter resultados precisos e trabalhar de uma forma eficaz com essa classe de socioeducandos”, finalizou Shisneyda Furtado.

Foto: Aquilles Soares

ALEPE começa a definir composição de comissões



A um dia do reinício das atividades parlamentares na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), o líder da bancada do governo, Isaltino Nascimento (PSB), se reuniu com alguns deputados para conversar sobre a composição das comissões da Casa. 

Durante a reunião, segundo o líder do governo, a definição deve ser prioritariamente baseada na proporcionalidade e no interesse de cada bancada. Conforme esse entendimento, uma das comissões que ficou definida foi a de Agricultura. Será presidida pelo deputado estadual Claudiano Martins Filho que tem seu foco de atuação na área.

“É pra mim uma honra presidir essa comissão. Sempre busquei atender as demandas dos agricultores e produtores do Estado. Este ano, já estou em ação para garantir subsídios para o milho numa tentativa de ajudar os produtores que estão sofrendo com o efeito do prolongamento da seca”, afirmou Claudiano. 

O deputado articula para tentar a retomada do programa Venda Balcão Especial, onde uma parceria do Governo Estadual e Federal garantia a venda da saca do milho subsidiada aos produtores rurais atingidos pelas estiagens e cadastrados no projeto.

Durante a visita do presidente Michel Temer a Serra Talhada, o prefeito da cidade, Luciano Duque (PT), também falou sobre a importância de subsidiar o milho para os produtores. 

Novos quadros

As atividades legislativas reiniciam na próxima quinta-feira (2). Para este novo biênio, a Casa Joaquim Nabuco contará com um quadro de novos deputados, isto porque, os titulares das vagas assumiram o comando de prefeituras municipais. 

Tomaram posse o próprio líder do governo, Isaltino Nascimento, Jadeval de Lima (PDT), Laura Gomes (PSB), Paulinho Tomé (PT), Roberta Arraes (PSB), Antônio Moraes (PSDB) e Marcantônio Dourado (PSB). Além de Terezinha Nunes (PSDB) e Gustavo Negromonte (PMDB), que assumiram vagas como suplentes nos lugares dos parlamentares licenciados Nilton Mota (PSB), secretário estadual de Agricultura, e Alberto Feitosa (PR), que ocupa a função de secretário de Saneamento do Recife. 

Deixaram a Alepe, Aglailson Junior (PSB) agora prefeito em Vitória de Santo Antão; Ângelo Ferreira (PSB), de Sertânia; Botafogo (PDT), de Carpina; Lula Cabral (PSB), do Cabo de Santo Agostinho; Miguel Coelho (PSB), de Petrolina; Professor Lupercio (SD), de Olinda; e Raquel Lyra (PSB), de Caruaru.

Jorge Wellington pede ao TJPE melhorias em Garanhuns, Lajedo e Canhotinho

Comitiva da OAB Garanhuns é recebida no Tribunal de Justiça do Estado

O presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco, desembargador Leopoldo Raposo, recebeu, na segunda-feira (30/1), no Palácio da Justiça, o secretário-geral da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-PE), seccional Pernambuco, Fernando Lins, juntamente com o presidente da subseccional da OAB em Garanhuns, Jorge Wellington Lima de Matos, e comitiva do interior do Estado. 

Na pauta, a melhoria da prestação jurisdicional do municípios de Lajedo, Garanhuns e Canhotinho. Pelo TJPE, participaram da reunião, o diretor-geral, Ricardo Lins; o secretário de Gestão de Pessoas, Marcel Lima; e os juízes assessores da Presidência.

Texto: Andréa Pessoa | Ascom TJPE
Foto: Assis Lima | Ascom TJPE

NOTA OFICIAL DA PREFEITURA DE CAPOEIRAS

A prefeitura de Capoeiras na pessoa da Prefeita Neide Reino, junto aos seus secretários municipais vem a público agradecer a todos os que direta ou indiretamente auxiliaram no resgate das vítimas do grave acidente ocorrido na tarde de ontem.

Agradecimento especial aos municípios que prontamente disponibilizaram suas ambulâncias, a V GERES, aos profissionais de saúde, que saíram de seus consultórios ou retornaram de viagens para ajudar no socorro às vítimas, aos órgãos do Governo do Estado, Polícias, Corpo de Bombeiros e em especial ao Hospital Regional Dom Moura que não mediram esforços em ajudar.

Estamos dando toda a assistência necessária às vítimas e aos seus familiares e aguardamos as investigações das causas do acidente, para posteriormente tomarmos as providências cabíveis.

Lamentamos muito o ocorrido que vitimou 21 pessoas, sendo internas 16 no Hospital Regional Dom Moura, e transferidas 03 para o Hospital da Restauração, em Recife e 01 para o Hospital Regional do Agreste, em Caruaru. Infelizmente 01 das vítimas veio a óbito no local. Permanecem internadas 10 pessoas, das quais: 07 no HRDM, 02 no HR e 01 no HRA, todos estáveis sem risco de morrer. Os demais, 10 pessoas, já tiveram alta hospitalar.

Prestamos nossas condolências aos familiares do Sr. José Nildo Avelino Barros, vítima fatal, e nos solidarizamos, dando total apoio no que precisar de nós, seja como instituição ou como pessoas.

Por fim, informamos que o transporte estava sendo feito pelo ônibus escolar devido o veículo que transporta os pacientes da hemodiálise encontrar-se em manutenção, porém amanhã o mesmo estará retornando às viagens normalmente.

Sem mais, colocamo-nos a disposição.

Lucineide Almeida da Silva
Prefeita

NOTA DO HOSPITAL DOM MOURA SOBRE ATENDIMENTOS AOS ACIDENTADOS NO ÔNIBUS DE CAPOEIRAS



O Hospital Regional Dom Moura agradece a todos os profissionais desta unidade pelo acolhimento aos pacientes vítimas do acidente ocorrido no dia de ontem, 30 de janeiro. Em meio ao ocorrido, grande solidariedade e humanização, não apenas por parte daqueles que trabalham na assistência direta, mas todos aqueles que, de algum modo, se prontificaram a ajudar e colaborar para um atendimento rápido e humanizado.

Aos municípios da V GERES que logo se prontificaram a prestar assistência, através de encaminhamento de profissionais para apoio, bem como, ambulância para realizar as transferências que se fizeram necessárias. Bem como a todos os profissionais de demais instituições que se disponibilizaram a ajudar no multirão para os atendimentos que se faziam necessários em caráter de urgência.

Recebemos nesta unidade 21 pacientes, entre eles 18 adultos e 03 crianças, desses transferidos 04 pacientes (03 para o HR e 01 para o HRA), sendo encaminhados aos centros de referência para a continuidade do atendimento necessário. Encontram-se nesta unidade 03 pacientes, 01 interno e 02 em observação para posterior alta, de acordo com a sua necessidade clínica.

O HRDM se coloca a disposição para quaisquer assistência necessária para garantir o fortalecimento da Saúde no Agreste Meridional.

Luiz Ribamar Melo
Hospital Regional Dom Moura
Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.