quarta-feira, 1 de fevereiro de 2017

QUAL A SITUAÇÃO DAS BARRAGENS EM GARANHUNS, para a Compesa adotar racionamento?

A medida é necessária para preservar a vida útil das barragens que atendem a cidade, 
Cajueiro e Mundaú, cujos níveis baixaram muito nos últimos meses

Barragem de Inhumas, em situação mais crítica

Barragem de Cajueiro, com 60% de sua capacidade

Barragem do Mundaú está em melhor situação, com 80% de sua capacidade


Preocupada com a escassez de chuvas no Agreste, consequência dos seis anos consecutivos de seca na região, a Compesa vai adotar um calendário de abastecimento na cidade de Garanhuns, a partir da próxima segunda-feira (06). A medida preventiva busca preservar a vida útil dos mananciais que atendem o sistema de distribuição de água do município, cujos níveis baixaram consideravelmente nos últimos meses.

Atualmente, a cidade recebe água todos os dias e de acordo com o calendário, passará a ser atendida por um regime de rodízio de um dia com água para oito dias sem. O rodízio irá garantir a continuidade do fornecimento de água para a cidade, por meio das barragens de Cajueiro e Mundaú, até o mês de dezembro deste ano, mesmo que não ocorram chuvas para restabelecer os níveis nos reservatórios.

A situação mais crítica é a Barragem de Inhumas, que se encontra com apenas 6% da sua capacidade total, que é de 6,9 milhões de metros cúbicos, e será desligada do sistema de abastecimento de Garanhuns. Inhumas passará a atender somente o município de Palmeirina e os distritos de Olho D'água de Góis e Poço Comprido, ambos localizados em Correntes. A Barragem do Cajueiro está com 62% da sua capacidade total de reservação, ou seja, 9 milhões de metros cúbicos de água (ela cheia totaliza 14 milhões de metros cúbicos). A situação de Mundaú, o menor dos mananciais, é um pouco melhor e apresenta 80% do seu volume total (2 milhões de metros cúbicos).

A cidade de São João que também é atendida pelo sistema de abastecimento de Garanhuns será afetada com a mudança. Para os 12 mil moradores do município, será estabelecido preventivamente o calendário de dois dias com água e dois dias sem abastecimento. Para Angelim, outra cidade que recebe água de Garanhuns, por enquanto, não haverá mudanças, permanecendo com água todos os dias.

De acordo com o gerente de Unidade de Negócios da Compesa, Igor Galindo, a Compesa está fiscalizando as barragens do Cajueiro e Mundaú com o objetivo de manter a regularidade da retirada de carros-pipa nos mananciais. "Algumas retiradas de água são feitas, mas de forma regular e dentro do limite para não prejudicar o abastecimento de Garanhuns, correspondendo a 0,5% da vazão do sistema", esclarece o gerente, informando que a vazão total do sistema é de 290 litros de água por segundo.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.