terça-feira, 15 de julho de 2014

Paulo Câmara defende profissionalização dos governos




A profissionalização da gestão pública é entendida pelo candidato a governador Paulo Câmara como essencial para a garantia de respostas mais efetivas à sociedade. Durante jantar-debate promovido pelo Grupo de Líderes Empresariais (Lide), na noite dessa segunda-feira (14), no Recife, o socialista defendeu a adoção de práticas transparentes e inovadoras para a sequência do ritmo de desenvolvimento que tem ajudado Pernambuco a exibir uma taxa de crescimento que supera os números do Nordeste e do Brasil.

“São muitos investimentos chegando. É uma nova matriz econômica que vamos administrar. E precisamos de um serviço público cada vez mais profissionalizado; cada vez mais eficiente nas respostas, que precisam ser rápidas e dadas de maneira convincente e adequada”, analisou Paulo Câmara, que foi sabatinado por jornalistas e empresários ao final da apresentação.

Falando para um público de empresários pernambucanos, Paulo Câmara frisou a necessidade do estabelecimento de parcerias entre os setores público e privado, ressaltando a transparência como um elemento agregador nesse momento. “Vocês sabem muito bem o que significa ter regras claras. Isso é fundamental para o negócio de todo mundo. Essa é uma questão muito cara, que vamos defender de uma maneira muito mais eficaz”, comprometeu-se. 

O candidato lembrou que, ao longo dos Governos Eduardo Campos (PSB), Pernambuco alcançou um novo patamar de investimentos, devido ao trabalho de redirecionamento do custeio da máquina pública. “Continuaremos a fazer o que deu muito certo, que é manter esse ritmo de investimento. Investir 21% da nossa receita não é fácil, é muito complicado. Construir isso exige um esforço de todos nós, de todas as secretarias. Diminuir aquele gasto ruim e investir naquela despesa boa, que é a despesa do investimento”, argumentou Câmara.

MUNICÍPIOS - Paulo Câmara aproveitou o encontro do Lide para levantar a bandeira da recuperação das prefeituras. O socialista destacou que, para acompanhar o ritmo da administração estadual, os municípios precisam ter saúde financeira bem diferente do quadro de arrocho imposto pelo Governo Federal nos últimos anos. O candidato da Frente Popular, inclusive, anunciou a criação de um escritório para o suporte na elaboração de projetos dos municípios. Uma ferramenta que contribuirá para o aumento da captação de recursos, sobretudo da União.

“Vamos criar o escritório de projetos para dar condição aos municípios de terem seus projetos feitos com o auxílio do Estado, com o auxílio de empresas que nos ajudam. Por que eu digo isso? Porque os municípios têm muita dificuldade de captação de recursos já que, às vezes, não têm projeto pronto”, afirmou Paulo Câmara. “O fortalecimento dos municípios é uma premissa que tem ser permanente no nosso programa de governo”, pontuou.

fotos: Wagner Ramos e Rodrigo Lôbo

Governo do Estado renova parceria com Instituto Ayrton Senna



Dando continuidade aos esforços para erradicar o analfabetismo, defasagem e abandono na rede estadual de ensino, o governador João Lyra Neto renovou, nesta terça-feira (17), a parceria com a Instituto Ayrton Senna (IAS), iniciada em 2003. Através de dois projetos - Se Liga e Acelera -, o Executivo Estadual e o instituto fazem a correção de fluxo dos estudantes dos anos iniciais, na faixa etária de 9 a 14 anos, que apresentam distorção idade/série de dois anos ou mais. A parceria foi celebrada com a presença da presidente do IAS, Viviane Senna, no Palácio do Campo das Princesas.

João Lyra e Viviane Senna acertam detalhes da parceria pela educação de crianças

"O povo de Pernambuco e principalmente aquele que faz a educação sempre lhe será grato pelo que você tem feito em benefício da educação pernambucana, nordestina e brasileira", disse o governador João Lyra Neto. Comemorando 20 anos de fundação da IAS, Viviane Senna, celebrou a "parceria histórica" com o Estado, que fez com que a "união de competências trouxesse resultados muito bonitos". "Eram 400 mil alunos que tinham a defasagem idade/série em relação ao ano escolar que estavam e, até hoje, foram mais de 200 mil alunos atendidos. Eles passaram a ter oportunidade não só de recuperar os anos perdidos em repetência, mas seguir sua trajetória escolar com sucesso. Muitos deles estão na faculdade e já estão fazendo o próprio futuro", comemorou.

Também presente na solenidade, o secretário de Educação e Esportes, Ricardo Dantas, destacou que o Governo do Estado tem investido não apenas no resgate dessa geração que não teve acesso ao ensino de qualidade, mas também na eficiência da gestão para que a situação não se repita. O gestor também destacou os resultados alcançados. "Nos últimos sete anos, Pernambuco é o Estado que mais diminuiu percentualmente essa distorção idade-série, fazendo com que Pernambuco tenha economizado nos últimos sete anos mais de 327 milhões ao corrigir a idade série desses nossos alunos", ressaltou, ao lembrar o apoio técnico que o Estado tem dado aos municípios, que assumiram o ensino fundamental.

O projeto Se Liga, que alfabetiza, em um ano, crianças que repetem porque não sabem ler nem escrever, para que possam frequentar o projeto Acelera Brasil e, depois, retornar à rede regular. Antes de ingressar no projeto, os alunos que repetem um ou mais anos são avaliados para avaliar seu nível de leitura e escrita. Caso não alcancem o desempenho desejado, entram no Se Liga. Em salas de, no máximo, 25 alunos, um professor da rede de ensino, devidamente capacitado, aplica a metodologia que, além da ênfase dada à leitura, oferece às crianças materiais específicos que facilitam e qualificam o aprendizado. Só em 2013 o Se Liga atendeu 11.589 estudantes e alcançou a marca de 79,8% de aprovação.

Após serem aprovados no Se Liga, os estudantes são encaminhamos ao projeto Acelera, que como o próprio nome já indica, destina-se à aceleração dos estudos. Os alunos alfabetizados, mas que repetiram o ano, são agrupados em salas de até 25 crianças e acompanhados por um professor da rede de ensino devidamente capacitado, para garantir que, em um ano, os alunos alcancem o nível de conhecimento esperado para a primeira fase do Ensino Fundamental. Alunos do Acelera Brasil chegam a realizar duas séries em um ano letivo, de acordo com seu aproveitamento, já que não se trata de promoção automática.

No Acelera, que em 2013 atendeu 5.681 estudantes e alcançou 94,1% de aprovação, tanto os alunos quanto os professores têm acesso a material didático específico, além de monitoramento e avaliação constantes. As aulas são pensadas para cumprir 200 dias letivos com atividades integradas à realidade dos participantes. Há lições de casa, trabalhos em grupo, momentos voltados à leitura e um acompanhamento personalizado pelo professor.

Fonte: Secretaria de Imprensa de Pernambuco
Foto: Raul Buarque/SEI

Programação FIG 2014: Luiz Caldas vem. Magal, não!



Conforme adiantamos em primeira mão, Sidney Magal, não vai mais participar do festival. A produção do artista solicitou o pagamento adiantado do cachê a Fundarpe, um ato administrativo que a gestão pública é impedida, pela legislação, de executar. A contratante geralmente paga as grandes atrações nacionais entre 40 e 60 dias após a realização do show, com a comprovação do evento e cumprido os trâmites legais de contrato, realização, empenho e pagamento. 

O cantor Luiz Caldas vai cobrir a lacuna da atração nacional, e com o mesmo perfil de ser um nome conhecido, ter marcado uma época, mesmo que com estilo diferente. Com mais de 30 anos de carreira, o baiano é precursor da Axé Music e tem sucessos que ainda estão na boca do povo, como Tieta, Haja Amor, Nega do Cabelo Duro e Que é que essa nega quer?

Luiz Caldas sobe ao palco Mestre Dominguinhos na terça-feira, 22/7. 

Portanto, a noite de terça-feira (22), no Palco Mestre Dominguinhos, mantém seu perfil dançante, que vai do Axé Retrô, passando pelo brega dos covers de Reginaldo Rossi até a batida sambista da Academia da Berlinda. 

21h - Banda Lux Time 
22h - The Rossi e Victor Camarote 
23h10 - Luiz Caldas
0h30 - Academia da Berlinda

A inversão das imagens do Brasil da Copa do Mundo



EXPECTATIVA ANTES DA COPA: O país estará o caos. Os estádios inacabados, caindo. As manifestações nas ruas, violência. Aeroportos não dariam conta do movimento. Trânsito infernal. Telecomunicações com o mundo com sérios problemas. ENFIM, o caos absoluto e o Brasil ia passar uma vergonha universal. Mas dentro de campo temos Neymar, um semideus que daria o hexacampeonato ao brasil, porque somos os melhores, invencíveis, e jogando em casa seríamos um exagero!

O QUE ACONTECEU: O povo abraçou sua copa. A Copa foi um sucesso. As seleções deram tudo dentro e fora de campo. Um espetáculo. Houve manifestações, mas nada que repercutisse como se esperava. O mundo viu nossas maravilhas, descobriu nossas belezas naturais. Os estádios e os estados. Nossa festa. Durante 30 dias o Brasil foi o centro sócio-esportivo do mundo. As arquibancadas deram show! Dentro de campo nossa seleção decepcionou, fez vergonha, em uma campanha pífia.

RESULTADO: Menos mal. O mundo está criticando nosso futebol e elogiando nosso país, que é muito mais que a paixão por um esporte. A dança Pataxó dos alemães repercutiu muito mais que as estrelas brasileiras que vivem e dependem da mídia.

Foram 32 seleções, de todos os continentes, bilhões de telespectadores. Incomensurável querer numeralizar esta repercussão.

Faça Pós-Graduação FACOTTUR em Garanhuns

MATRÍCULAS ABERTAS.
EDUCAÇÃO INCLUSIVA E PSICOPEDAGOGIA (INSTITUCIONAL E CLÍNICA).
DURAÇÃO: 12 MESES
AULAS PRESENCIAIS
INFORMAÇÕES: (87) 9965-0952 / 8102-0628
INÍCIO DAS AULAS: 02/08/14


Escola Dom Juvêncio de Britto está com matrículas abertas para o EJA Médio



A Escola Dom Juvêncio de Britto está realizando matrículas dos módulo do EJA (Educação de Jovens e Adultos) ensino médio. 

Estas são as matrículas realizadas no meio do ano, e criam novas oportunidades para que todos possam concluir seus estudos. 

 O inicio das aulas será dia 29/07.

Outras informações na secretaria da escola.


Álvaro Porto inaugura comitê em Garanhuns


Álvaro Porto, ex-prefeito de Canhotinho, entrou com tudo na campanha de Deputado Estadual. Quase uma unanimidade em sua cidade, conseguiu apoios importantes na região, e em Garanhuns, até parece ser do município. Está montando uma grande estrutura de campanha, conseguiu apoios de lideranças e até quatro vereadores.

Nesta quarta-feira, às19h, inaugura seu comitê em Garanhuns, quando vai reunir todo o grupo que o apoia no Agreste Meridional, dando uma demonstração de força política.

Álvaro, assim como Romário Dias e Washington Cadete, é do PTB do prefeito Izaías Régis, que acabou meio que autorizando esta movimentação dos partidários na cidade. Entretanto, todos estão na briga pelos votos que levam à Assembleia Legislativa, dificultando assim o caminho de Zaqueu Lins, candidato oficial da prefeitura, já que conquistaram lideranças de dentro do governo. 

O comitê funcionará na Avenida Rui Barbosa, ao lado do Restaurante Alforria, no Bairro de Heliópolis.

HEMOPE faz campanha para melhorar situação do banco de sangue. Participe e dê cor ao seu Festival



Com os níveis do estoque em 20%, a Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Pernambuco (Hemope) considera a situação atual do banco de sangue preocupante. Aproveitando o Festival de Inverno de Garanhuns (FIG), que acontece no Agreste do estado, o hemocentro lançou a campanha "Neste festival, dê cor ao seu inverno".

http://www.diariodepernambuco.com.br/
Entre os dias 17 e 26 deste mês, simultaneamente ao FIG, a Fundação pretende aumentar em até 30% o número de doações diárias. De acordo com a diretora de Hemoterapia do Hemope, Elizabeth Vilar, as doações estão na faixa de 160 a 200 por dia. O número ideal seria de, pelo menos, 300 para atender a demanda dos hospitais.

Os interessados em ajudar devem ter entre 16 e 69 anos, estar em boas condições de saúde e pesar, no mínimo, 50 kg. No dia da captação, devem estar bem alimentados e evitar comidas gordurosas. Também é recomendável estar descansado.

As doações podem ser realizadas na própria sede do hemocentro, na Rua Joaquim Nabuco, 171, bairro das Graças, Recife, sempre das 7h15 às 18h30, de segunda a sábado, incluindo feriados. Na capital pernambucana, ainda há um posto de coleta na esquina entre a Avenida Rui Barbosa e a Avenida Agamenon Magalhães, também nas Graças.

Quem for aproveitar o FIG e quiser colaborar, é só procurar o ponto de coleta no centro regional, na Rua Gonçalves Maia, bairro de Heliópolis.

Saiba mais

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.