EXPECTATIVA ANTES DA COPA: O país estará o caos. Os estádios inacabados, caindo. As manifestações nas ruas, violência. Aeroportos não dariam conta do movimento. Trânsito infernal. Telecomunicações com o mundo com sérios problemas. ENFIM, o caos absoluto e o Brasil ia passar uma vergonha universal. Mas dentro de campo temos Neymar, um semideus que daria o hexacampeonato ao brasil, porque somos os melhores, invencíveis, e jogando em casa seríamos um exagero!
O QUE ACONTECEU: O povo abraçou sua copa. A Copa foi um sucesso. As seleções deram tudo dentro e fora de campo. Um espetáculo. Houve manifestações, mas nada que repercutisse como se esperava. O mundo viu nossas maravilhas, descobriu nossas belezas naturais. Os estádios e os estados. Nossa festa. Durante 30 dias o Brasil foi o centro sócio-esportivo do mundo. As arquibancadas deram show! Dentro de campo nossa seleção decepcionou, fez vergonha, em uma campanha pífia.
RESULTADO: Menos mal. O mundo está criticando nosso futebol e elogiando nosso país, que é muito mais que a paixão por um esporte. A dança Pataxó dos alemães repercutiu muito mais que as estrelas brasileiras que vivem e dependem da mídia.
Foram 32 seleções, de todos os continentes, bilhões de telespectadores. Incomensurável querer numeralizar esta repercussão.