terça-feira, 12 de abril de 2016

Ministério Público reuniu Promotores de Justiça do Agreste em Garanhuns



O procurador-geral de Justiça, Carlos Guerra de Holanda, coordenou em Garanhuns na tarde desta segunda-feira (11) reunião dos promotores de Justiça do Agreste Meridional para fazer o monitoramento dos projetos do Ministério Público de Pernambuco (MPPE) na região. O projeto Lixo, quem se lixa?, por exemplo, conta com adesão espontânea de 123 dos 184 municípios pernambucanos, enquanto o Pacto dos Municípios pela Segurança recebeu 64 adesões em nove das 14 Circunscrições do MPPE em todo o Estado. Já o projeto Controle à Vista vem sendo desenvolvido em parceria com o Tribunal de Contas do Estado (TCE) e Controladoria do Estado, e promoveu um curso de capacitação de promotores de Justiças, com apoio da Escola Superior do MPPE.

Durante a reunião, o chefe do MPPE deixou os promotores de Justiça do Agreste Meridional inteirados sobre o andamento dos projetos estratégicos que a Instituição mantém e quais os resultados obtidos em suas respectivas Promotorias de Justiça. O coordenador do Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Defesa do Meio Ambiente (Caop-Meio Ambiente), André Felipe de Menezes, detalhou o andamento do projeto Lixo, quem, se lixa?, com a adoção de um programa de educação ambiental, a partir da capacitação de professores da rede pública de ensino. A ideia é construir entre os jovens uma consciência de respeito ao meio ambiente.

Por sua vez, o líder do projeto Pacto dos Municípios pela Segurança, promotor de Justiça Paulo Augusto de Freitas, anunciou como novidade um aditivo no Termo de Cooperação Técnica (TCT) firmado pelas prefeituras perante o MPPE, que vai levar os prefeitos de 64 municípios a indicarem um servidor municipal para fiscalizar o cumprimento de cada um dos dez eixos de atuação do projeto em suas respectivas cidades. "Só assim, conseguiremos dar maior efetividade ao Pacto dos Municípios, que visa à redução dos índices de criminalidade nas cidades onde existem parcerias firmadas com o MPPE", explicou.

Ao detalhar as ações desenvolvidas pelo Controle à Vista, o coordenador do Caop Fundações, promotor de Justiça Edson Guerra lembrou que o projeto busca mudar a cultura que leva os municípios a tratarem o patrimônio público de forma bem diversa do que deveriam, sem cumprirem muitas vezes a Lei de Responsabilidade Fiscal. Ao final da reunião, Carlos Guerra expôs as bases da campanha institucional “Corrupção. Tem jeito”, que o MPPE estará lançando em breve. A iniciativa tem três objetivos principais: mostrar à população a atuação do Ministério Público de Pernambuco no combate à corrupção, mobilizar a sociedade como agente de controle social e criar a cultura de combate à corrupção em todos os níveis.

“Nossa campanha aborda de forma direta o jeitinho brasileiro, como viés cultural da corrupção, que vai da furadinha da fila ao agrado para o servidor público. Tudo isso abriu caminho para a corrupção se tornar um enorme problema e tirar o dinheiro público da saúde, da educação e da segurança”, argumentou o procurador-geral.

A campanha conta com diferentes peças e mídias, posts temáticos nas redes sociais e até cartazes virtuais que podem ser impressos pela população. Além disso, serão produzidos spots de tv para divulgação em redes sociais e spots de rádio. Também estão previstos na campanha a produção de jogos de memória para crianças e um plano de aula para ser trabalhado nas escolas de ensino fundamental. Para os adolescentes, a estratégia é a realização de concursos de charges e de vídeo de celular.

Prefeitura de Garanhuns divulga nota sobre paralisação dos servidores municipais




Sobre a possível paralisação do Sindicato dos Funcionários e Servidores Públicos Municipais de Garanhuns e Região (Sinsemug), que está em discussão pela categoria e foi divulgada em alguns veículos de comunicação, o Governo Municipal de Garanhuns destaca que foi pego de surpresa com essa pauta, visto que a Prefeitura já estava em diálogo, e sempre esteve aberta à discussão, com o sindicato. O último encontro com os representantes aconteceu, inclusive, na semana passada, na sede da Secretaria de Administração. Na ocasião, uma proposta quanto aos reajustes salariais dos servidores foi entregue e os mesmos ficaram de analisar o documento e sugerir contraproposta – para que assim uma negociação pudesse ser fechada.

Por fim, diante do exposto, a Prefeitura de Garanhuns questiona a intenção do ato e pontua que não concorda com o motivo da medida, pois vinha conversando amigavelmente com os mesmos - acreditando também que a maioria dos servidores não seguirá decisão favorável a paralisação. O Governo Municipal informa, ainda, que, em caso de deflagração de greve, tomará as medidas cabíveis e só voltará a discutir os reajustes salariais quando o movimento for suspenso.

Assessoria de Imprensa
Prefeitura de Garanhuns

FETAPE COBRA DEPUTADOS PERNAMBUCANOS PARA VOTAREM CONTRA O IMPEACHMENT DE DILMA

Carta enviada pela Fetape aos deputados federais pernambucanos‏



Excelentíssimo/a Deputado/a Federal


A Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Pernambuco (Fetape), organização que representa cerca de 1,5 milhão de homens de mulheres, que vivem e tiram da terra o seu sustento, vem por meio desta solicitar que o seu voto, independente do partido que esteja representando, seja contra o impeachment da presidenta da República e pelo fortalecimento da democracia do nosso País. Nós, que atuamos no campo, acompanhamos, nos últimos anos, avanços importantes para a qualidade de vida da nossa gente, que não podem ser esmagados por disputas políticas. Sabemos que as divergências são importantes para o processo democrático e, por isso, temos certeza que o Brasil só tem a ganhar se as diferentes posições continuarem se apresentando no debate, e se o poder continuar sendo conquistado nas urnas.

Como Movimento Sindical Rural, temos a consciência de que o Brasil passa por grandes crises, entre as quais estão a ética, a política e a econômica. No entanto, temos também a convicção de que não é tirando uma presidenta ou um partido do poder que as coisas irão se resolver. A desconstrução da corrupção não acontecerá da noite para o dia, e Vossa Excelência, com certeza, por sua caminhada política, sabe bem disso. É preciso que cada parlamentar assuma a bandeira da qualidade de vida e da dignidade de nossa sociedade, pois foi para isso que foram eleitos/as. O momento da nossa história exige que as divergências e os interesses pessoais e partidários sejam colocados de lado, para que cada um e cada uma seja um/a construtor/a de mudanças estratégicas e fundamentais para o futuro de nossas crianças. NÃO DÁ PARA SER OPOSIÇÃO AO PRÓPRIO PAÍS.

Esta carta expressa o anseio de milhares de trabalhadores e trabalhadoras rurais do nosso estado, pessoas que votam e elegem representantes para que suas lutas se tornem ações que mudem suas vidas. Seja um símbolo da “real” representação dessa gente, vote contra o impeachment e pela democracia! Essa posição será um marco em sua vida política e uma página importante escrita por Vossa Excelência na história do nosso País.

A DIREÇÃO

Senac e Sebrae promovem palestras gratuitas em Garanhuns‏



O Senac, em parceria com o Sebrae, oferece cinco palestras gratuitas em Garanhuns no mês de abril, a partir de 14/4. O objetivo é atrair empresários para discutir questões relevantes para o varejo como o impacto dos tributos nos minimercados, ações de marketing em redes sociais para os grupos de moda, os desafios do varejo na área de alimentos, os desafios do varejo em época de crise e o poder do merchandising nas vendas.

A palestra “Impactos da Tributação para os Minimercados”, ministrada pelo consultor em gestão e desenvolvimento de negócios do Sebrae Fabiano Santos, será no dia 14/4, das 19h às 21h. O público-alvo do evento são os empresários do setor de mercados de pequeno porte. No mesmo dia e horário, será realizada a palestra “Marketing nas Redes Sociais para Grupos de Moda”, com a instrutora do Sebrae Simone Muruá, com foco nos empresários do comércio de roupas, calçados e acessórios em geral. No dia 18/4, será ministrada a palestra “Vencendo os Desafios do Varejo de Alimentos”, por Érica Paiva, também instrutora do Sebrae. Paiva, que é administradora especialista em Marketing e Planejamento Estratégico, também será responsável, nos dias 19 e 20/4, pelas palestras “Vencendo os Desafios do Varejo em Épocas de Crise” e “Foco nas Vendas: Merchandising de Alto Impacto no Varejo”, respectivamente.

Confira informações sobre as palestras:

PALESTRAS
DATA
HORÁRIO
INSTRUTOR
Impactos da tributação para os minimercados
14/4
19h às 21h
Fabiano Santos
Marketing nas redes sociais para grupos de moda
14/4
19h às 21h
Simone Muruá
Vencendo os desafios do varejo de alimentos
18/4
19h às 21h
Érica Paiva
Vencendo os desafios do varejo em épocas de crise
19/4
19h às 21h
Érica Paiva
Foco nas vendas: merchandising de alto impacto
no varejo
20/4
19h às 21h
Érica Paiva

Todas as palestras serão realizadas no Sebrae – Unidade do Agreste Meridional, localizado na Av. Rui Barbosa, nº 671 – 1º andar, Heliópolis. As inscrições são gratuitas e realizadas no local.

Leitor reclama do transporte dos restos de animais abatidos em Garanhuns





Ronaldo,

Veja este flagrante de um absurdo: Essa é a forma como são transportados os restos dos animais abatidos no matadouro de Garanhuns, pasmem, este caminhão saiu de lá rumo não sei onde deixando um maravilhoso rastro de vísceras por onde passava, ainda bem que a imagem não tem cheiro, mas dá pra imaginar a situação. Cadê a PMG, Vigilância Sanitária, enfim, alguém precisa fazer alguma coisa, questão de saúde pública!!!!!".

Leitor do Blog

Ministério Público de Pernambuco reúne em Garanhuns Promotores de Justiça do Agreste Meridional




O procurador-geral de Justiça, Carlos Guerra de Holanda, estará reunido nesta terça-feira (12), a partir das 14h, na sede do Ministério Público de Pernambuco (MPPE), em Garanhuns, com os promotores de Justiça do Agreste Meridional para detalhar a campanha institucional “Corrupção. Tem Jeito”. A campanha visa três objetivos principais: mostrar à população a atuação do MPPE no combate à corrupção; mobilizar a sociedade como agente de controle social e criar a cultura de combate à corrupção em todos os níveis.

De acordo com Carlos Guerra, a campanha aborda de forma direta o “jeitinho brasileiro”, como viés cultural da corrupção, que vai da “furadinha da fila” ao agrado para o servidor público”. Ainda segundo o chefe do Ministério Público, “tudo isso abriu caminho para a corrupção se tornar um enorme problema e tirar o dinheiro público da saúde, da educação e da segurança”. O texto da campanha termina de forma enfática: “Chega de jeitinho. Pra corrupção tem jeito, com o Ministério Público de Pernambuco e cidadão unidos para combatê-la em todas as suas formas”.

Ainda durante a reunião desta segunda-feira e na condição de coordenador do Planejamento Estratégico do MPPE, Carlos Guerra vai acompanhar com os promotores de Justiça da Região o monitoramento dos projetos finalísticos que estão rodando o Estado e informar os indicadores da atividade-fim da Instituição em cada Circunscrição. O projeto "Lixo, quem se lixa?" conta com adesão espontânea de 123 dos 184 municípios pernambucanos, enquanto o "Pacto dos Municípios pela Segurança" recebeu 64 adesões em nove das 14 Circunscrições Ministeriais.

Também durante essas reuniões preparatórias, o chefe do MPPE vai ouvir as demandas dos promotores da 5ª Circunscrição, sediada em Garanhuns. Essas demandas serão encaminhadas aos órgãos da Administração Superior do MPPE para apreciação. Carlos Guerra também aproveitará o encontro para expor questões administrativas em andamento e falar sobre a criação do Comitê de Segurança Institucional, a questão das entrâncias e as dificuldades orçamentárias que levaram o Ministério Público a adotar medidas de contenção de despesas.

Nesse ponto específico, Carlos Guerra vai entregar a cada uma das Promotorias de Justiça do Agreste Meridional os Relatórios de Custos que contêm demonstrações das despesas das Promotorias ao longo dos períodos. O Relatório será mensal e norteará cada Promotoria sobre os seus custos, possibilitando uma tomada de decisões mais consciente por parte dos gestores a respeito dos gastos. Em um segundo momento, o MPPE vai disponibilizar esses relatórios às demais unidades, inclusive com detalhamentos de cada setor.

Ainda nesse encontro, o chefe do MPPE deixará os promotores de Justiça do Agreste Meridional pernambucano inteirados sobre alguns dos projetos estratégicos que a Instituição mantém e qual o andamento deles em suas respectivas Promotorias de Justiça. Ao final da reunião, Carlos Guerra anunciará a realização de estudos para poder ampliar o quadro de estagiários de Direito, aumentando para um salário mínimo e meio o valor da bolsa desses estudantes.

Servidores vão parar em protesto contra Prefeitura de Garanhuns



O SINSEMUG - Sindicato que representa Funcionários e Servidores Públicos Municipais de Garanhuns e Região, entrou com Mandado de Segurança com Pedido de Liminar na Vara da Fazenda Pública de Garanhuns-PE, para garantir aos novos servidores da prefeitura de Garanhuns, a jornada de trabalho de 30 horas/semanais, ou seja 06 horas/dia como determina o art 85, da Lei 6123/68, do Estatuto dos Servidores Públicos Civis do Estado de Pernambuco, adotado pelo município de Garanhuns 26/04/1993.

CONVOCAÇÃO PARA PARALISAÇÃO DE 48H

O SINSEMUG, através de seu presidente, Luciano Florêncio, também está convocando os professores da rede municipal de ensino de Garanhuns e, os demais servidores, para uma paralisação de 48 horas, a ser realizada nos próximos dias 14 e 15 de abril, em protesto contra o não envio à Câmara de Vereadores do Projeto de Lei concedendo reajuste aos servidores municipais de Garanhuns.

O Sindicato reivindica o aumento de 11,36% para os professores da ativa e aposentados. E reajuste de 11,6% para os servidores administrativos, guardas municipais, aposentados e pensionistas.

No dia 14, às 09:30h, está prevista uma caminhada, saindo da sede do sindicato e indo até a prefeitura de Garanhuns, como forma de protesto contra o tratamento dado pela prefeitura ao funcionalismo municipal.

Geralmente quando tem este tipo de atividade na cidade, o prefeito Izaías Régis viaja.

Com informações do SINSEMUG e do Blog Capoeiras

Hospital Regional Dom Moura recebe 49 novos servidores concursados





O Governo do Estado de Pernambuco, através da Secretaria Estadual de Saúde, convocou no último mês de março, mais de 2500 aprovados no último Concurso Público. Após os trâmites administrativos, os novos servidores já estão à disposição das instituições de saúde espalhadas por todo o estado.

Em Garanhuns, o Hospital Regional Dom Moura foi contemplado com 49 novos servidores, que após o acolhimento e curso de formação, já se encontram nas escalas diárias do HRDM. Ao todo foram convocados 36 técnicos em enfermagem, 7 enfermeiros e 6 fisioterapeutas. O curso aconteceu na semana passada, durante dois dias.

Segundo o gestor do Hospital, Luiz Melo, que participou dos encontros de formação, inclusive apresentando a estrutura da unidade, o acolhimento dos novos servidores proporciona um vínculo imediato com a política humanizada da gestão: "Trata-se de mais um grande investimento da Secretaria de Saúde, com mais profissionais competentes e compromissados com o serviço público de saúde. Recebê-los bem e mostrar a filosofia da administração, com as coordenações, desafios e objetivos, visa ambientar mais rapidamente os profissionais" - registra.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.