quarta-feira, 28 de agosto de 2013

SEGUNDONA: Sete vence o Serrano no Sertão e tem uma das melhores campanhas DA COMPETIÇÃO

O jejum do Flamengo de Arcoverde acabou justamente diante do líder do Grupo A da Série A2 do Campeonato Pernambucano. Com uma boa atuação, a equipe rubro-negra derrotou o Araripina por 4×1 nesta quarta-feira (28).
O Sete de Setembro ganhou do Serrano fora de casa por 1×0, e, agora, divide a liderança com o Araripina.
A vitória no estádio Sesc de Buíque, tirou o Flamengo de Arcoverde da última posição da chave, com três pontos. Mesma pontuação do Serrano, mas marcou mais gols (4×3). Já o Bode, com nove, divide a liderança com o alviverde garanhuense, no entanto, os sertanejos levam vantagem no número de gols marcados (8×6).
O Altinho é o terceiro com nove pontos.
Os jogos da próxima rodada serão Altinho x Araripina e Flamengo x Sete de Setembro, ambos no domingo, às 15h.

Governo celebra ampliação do Programa PE Conduz com entrega de novas vans adaptadas‏






O governador Eduardo Campos assinou, nesta quarta-feira (28/08), o Projeto de Lei que amplia os serviços do Programa Pernambuco Conduz, iniciativa criada em agosto de 2011 para transportar gratuitamente pessoas com dificuldade de locomoção até o local do tratamento. Em solenidade na Sede Provisória do Governo do Estado, no Centro de Convenções, Eduardo fez a entrega simbólica de 15 novas vans, que se somarão a outras 30 unidades, totalizando uma frota de 45 vans adaptadas. Com o reforço, os trabalhos do PE Conduz chegarão a oito dos 14 municípios da Região Metropolitana do Recife (RMR) que ainda estavam sem a cobertura, e também abrangerão nove municípios do Agreste e Petrolina, no Sertão do Estado. O investimento no programa é de cerca de R$ 13,5 milhões.

“Vamos seguir ampliando o PE Conduz. Esse crescimento será, inclusive, apoiado na abertura das Unidades de Pronto Atendimento Especialidades (UpaE) em cada microrregião do Estado. Porque essas unidades têm serviços de terapia, psicologia e outros que são apropriados à assistência de pessoas portadoras de deficiência”, garantiu o governador, após entregar as chaves das novas vans.

O programa já contava com uma frota de 15 vans em operação. Atualmente, são atendidas 98 pessoas, num total de 1680 procedimentos por mês. Com a ampliação, espera-se alcançar uma média de mais de 4 mil procedimentos por mês.

Portadora de limitação motora devido a uma má formação congênita, Emilly Vitória, de seis anos, pediu ao governador para fazer uma oração em agradecimento à ação do Conduz PE. Sua mãe, a dona de casa Joana D’arc Barros, falou das dificuldades encontradas por elas até a inscrição no programa. “Quando dependíamos de ônibus, sofríamos muito. Precisava contar com a sensibilidade de outros passageiros para conseguir subir com ela no ônibus. E isso tudo era um fator complicador. Me atrasava muito. Já cheguei até a desistir de levá-la para uma sessão de terapia. Agora, com o PE Conduz, consigo não somente chegar antes do horário marcado, como aumentar o número de visitas, potencializando os resultados”, reconheceu Joana.

Das 45 vans, 35 novas unidades circularão por toda a RMR; outras cinco seguirão para Caruaru, que será o município polo do programa no Agreste. Já no início de setembro, será a vez de Petrolina receber as cinco unidades restantes. As vans do PE Conduz são totalmente adaptadas e servem para transportar apenas pessoas que tenham comprometimento severo da mobilidade e usuárias de cadeira de roda. Tanto os novos veículos como os mais antigos contam com plataforma e elevador, salão livre, vagas para três cadeiras de rodas e assentos para três acompanhantes, fixados com trava e cinto de segurança, além de policial socorrista dos Bombeiros e do motorista.

A secretária de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Laura Gomes, fez questão dividir com seus antecessores o empenho “para poder promover tantas ações de garantia dos direitos para muitas pessoas que estavam excluídas”. “Só um governador que tem como premissa não só o olhar para o outro, mas que se coloca no lugar do outro efetivamente, consegue ampliar e somar, junto com os saberes de vocês, para fazer com que esse serviço seja completo. No popular mesmo, não tem ‘meia-sola’. Fazemos aqui como faríamos pelos nossos filhos e familiares”, sublinhou a secretária.

O cadastro no PE Conduz pode ser feito pela Central de Atendimento, pelo telefone 0800-281-03-12, ou pelo site www.peconduz.pe.gov.br. Outra opção é na sede da Sead (rua Guilherme Pinto, 133, bairro das Graças, Recife). Cada usuário cadastrado terá direito a três agendamentos semanais para tratamento em hospitais e clínicas credenciadas. As rotas das vans serão montadas a partir do paradeiro dos usuários.

DE VOLTA À ATIVA – Durante a entrega das novas vans, o governador Eduardo Campos ainda enviou um segundo Projeto de Lei à Assembleia Legislativa de Pernambuco. O texto altera a legislação das Polícias Militar e Civil e Corpo de Bombeiros, assegurando ao servidor que apresente algum tipo de deficiência, o direito de escolher se deseja permanecer na ativa, ao invés de ser automaticamente reformado. Caso opte por continuar ativo, o policial será readaptado em função compatível com a sua debilidade.

Afastado do serviço de comissário desde 2007, Raimundo Lino comemorou bastante a mudança. “Hoje, completo 46 anos, e não existe presente maior do que esse que o governador está me dando. É uma quebra dos preconceitos. Damos o melhor que temos para a segurança de todos, e não é uma cadeira de rodas que vai nos impedir de continuar servindo à população”, afirmou o policial. Para o governador, este é um “ato de justiça” e uma parte importante, inclusive, “da reabilitação e do bem-estar dessas pessoas”. “Devemos continuar aprendendo com vocês a não desanimar e a ir mais longe a cada dia”, complementou Eduardo.

VOLTANDO PRA CASA: Garanhuns é destaque no Programa do Ratinho no SBT



O sempre emocionante quadro VOLTANDO PRA CASA no Programa do Ratinho, em horário nobre no SBT, apresentou nesta terça-feira, 27, a história de Cristiane, que não via os pais há mais de 30 anos, e ganhou de presente do programa a vinda para Garanhuns, para passar uns dias no Sítio Mochila. 

A reportagem mostra nossas praças, principalmente o Relógio das Flores, fala do nosso clima, Festival de Inverno, e claro, mostra o reencontro familiar. Garanhuns foi mostrada de uma forma exuberante e a Cristiane pode rever seus pais.

Para assistir à reportagem clique aqui.

Assim como os manifestantes, também não se deve generalizar os médicos brasileiros

Assim como os brasileiros não são todos como as estudantes de medicina que buscaram humilhar os médicos cubanos em Fortaleza, também não podemos generalizar os médicos brasileiros como se fossem todos mercenários trabalhando somente do dinheiro.

Com a falta de médicos no país, e geralmente as condições de trabalho e de salário comparados entre os setores públicos e privados, criou-se uma grande discrepância, afastando médicos das áreas mais necessitadas. Fato. Ao longo dos anos, faltaram bons projetos que levassem aos poucos os médicos para lá, e agora, como solução, foi criado um programa para que todos se inscrevessem, deixando vidas consolidadas e possibilidades de melhores condições de trabalho onde estão atualmente, ante a aventura de adentrar o Brasil. Na prática só interessaria aos médicos recém-formados que ainda não consolidaram suas vidas profissionais nas cidades onde estão.

Isto não quer dizer que não possa ser feito ainda, pois, pelo que entendi, os médicos cubanos não ficarão por muito tempo, e a falta de médicos brasileiros onde eles vão atuar, voltará a ser um problema no futuro. Por isto, é importante projetar como esta situação será resolvida.

Temos os futuros médicos se formando nas Faculdades Federais e Estaduais do país, com recursos públicos, e muitos esquecem o juramento logo depois de vestir o jaleco. São milhões de reais de investimento em cada um deles, e que não devolvem em serviço comunitário, principalmente no interior do país, onde mais se precisa.

Mas, por justiça, precisamos lembrar que o Brasil tem também bons médicos, muitas vezes dedicando a vida inteira à causa nobre de servir aos pobres desinteressadamente das recompensas materiais. Eles não estão nos aeroportos esperando os colegas cubanos para vaiar, pois muitos deles não teria tempo para isto ocupados em hospitais, PSF´s, etc. Garanhuns tem bons exemplos de médicos que são um orgulho para a cidade. E se não podemos generalizar os manifestantes, também não podemos generalizar a classe médica.

A verdade é que o serviço público deixou de ser interessante financeiramente, e somente leis mais abrangentes vão fazer com que médicos recém formados nas universidades públicas tenham a obrigação de servir à nossa gente pobre do interior brasileiro. E programas melhores elaborados poderão fixá-los por lá, mais facilmente que os que já têm família, emprego, amigos, em outras regiões.

Tem pesado muito nesta questão o corporativismo, a reserva de mercado e a visão estreita de muita gente que deveria pensar a saúde de uma forma humanitária, principalmente os órgãos representativos, que não ofereceram soluções para a falta de médicos nas cidades mais afastadas dos grandes centros, e agora se queixam da entrada dos cubanos para cobrir o vácuo deixado pelos brasileiros.

Muitos dos órgãos classistas estão impregnados de interesses políticos e econômicos.

Que sejam bem vindos os cubanos. Que aqueles que rechaçam, compreendam. 

SULAMERICANA: Sport é favorito e Náutico pode surpreender com feito histórico


Tudo conspira contra o Náutico. Mal, muito mal no Brasileirão, vive um péssimo momento com derrotas seguidas. Para completar, perdeu o primeiro jogo para o Sport no também primeiro duelo internacional do Clássico dos Clássicos. Dois a zero na Ilha do Retiro. Aliás, o Sport, mesmo irregular, cheio de altos e baixos, vem na zona de classificação da Série B rumo à elite há muitas rodadas, mantendo um otimismo no torcedor. Neste momento, o time da Ilha é o favoritíssimo à vaga para a competição internacional no duelo caseiro.

O Jogo desta quarta-feira é o primeiro na Arena Pernambuco e ao Náutico só interessa a vitória, e assim mesmo com três gols de diferença se quiser classificar direto.

Entretanto, uma vitória Alvirrubra seria histórica, justamente por este cenário. Uma virada no primeiro clássico em seu novo estádio em um duelo internacional onde tudo se pinta nas cores rubronegras.

APAGÃO: Nordeste sem energia... De novo!



O superintendente de Operações da Chesf (Companhia Hidroelétrica do São Francisco), João Henrique Franklin, confirmou que todo o Nordeste está com falta de energia elétrica. O problema ainda não foi identificado mas teve início às 15h08 desta quarta-feira (27). Neste momento, a equipe da companhia está tentando restabelecer a energia na central de operações da Chesf, localizada no Recife. O NE10 entrou em contato com a Prefeitura de São Luís, no Maranhão, e confirmou que não faltou energia elétrica ao menos na capital 

O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) também confirmou a falta de luz. O órgão ainda não sabe o motivo nem o local onde aconteceu o problema. A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) já foi comunicada da falha e o Ministério de Minas e Energia também está apurando as causas do apagão.

A Companhia Energética de Pernambuco (Celpe) mandou nota esclarecendo que a interrupção de energia tem origem fora do sistema da distribuidora.

O último apagão aconteceu em outubro de 2012.

Do Portal NE10

Quando entrar setembro...


A foto de Izaías Régis conferindo in loco as obras de pavimentação de ruas na COHAB II enchem de esperanças moradores de outros bairros, é que as chuvas deste ano judiaram ainda mais algumas das principais artérias da cidade. O centro está uma buraqueira só. Em alguns momentos informais já foram anunciadas intervenções de novas coberturas asfálticas.

Como há em caixa mais de R$ 15 milhões economizados, anunciados pelo próprio prefeito na inauguração da UpaE, imagina-se que devem vir por aí obras estruturadoras, que de fato possam impactar positivamente o município e o governo, que vem sofrendo desgastes junto à população, classe média e formadores de opinião, como se pode conferir nas mídias sociais.

Como geralmente as obras mais significativas se fazem no verão, para que as chuvas de invernos rigorosos não causem prejuízos, quando entrar setembro Garanhuns pode passar por um face lift, no jargão da imprensa automobilística. É neste conjunto de investimentos que aposta a administração para ver seus índices de aprovação voltarem a subir.

Aliás, ainda com relação ao saldo na poupança, bem que poderia usar para a reforma do Matadouro, que passa por novo momento de intervenção por parte do Ministério Público.

ACONTIGUS - Associação comemora dois anos de trabalho pelos idosos carentes de Garanhuns


Um encontro da Academia de Letras de Garanhuns vai marcar a comemoração do segundo ano de atividade da ACONTIGUS - Associação de Convivência da Terceira Idade de Garanhuns. Os associados e outros amigos estão sendo convidados para um chá literário na próxima sexta-feira, às 15:30h.

É sempre uma alegria poder comemorar algo assim, principalmente ao lado de pessoas que têm uma vida missionária de fazer o bem a outras pessoas, neste caso, idosos carentes do município!

Empresa júnior da UPE Garanhuns realiza mais um projeto social‏



Na última quinta-feira, 22, a TEC JR. - empresa júnior do curso de Licenciatura em computação da UPE - Campus Garanhuns, deu início a mais um projeto social realizado na própria Universidade para crianças da escola EREM Francisco Madeiros. O projeto consiste na realização de um curso de criação de jogos e animações com o Scratch, e conta com o apoio da PROEC - Pró-Reitoria de extensão da UPE, que financia com bolsas de estudo os voluntários envolvidos, e a AEDES - Academia de Educação para o Desenvolvimento.

O curso, totalmente gratuito, visa proporcionar aos alunos desenvolver o raciocínio lógico através do ensino da computação usando a ferramenta Scratch, que é um software que ensina a programar de forma lúdica e interativa. A satisfação dos alunos é muito grande por poder ampliar os conhecimentos de forma interativa!

Este projeto está sendo orientado pelo Prof. Emanoel Barreiros e tem como integrantes os alunos participantes da TEC JR.: Millena Lauyse, Anderson Alves e Aline Ferreira.

HOSPITAL REGIONAL DOM MOURA: Mais de dez mil atendimentos em julho‏

Em visita recente, Dr. Luís Melo apresenta as reformas do
HRDM ao Secretário Antônio Figueira

Os números impressionam e o colocam entre os que têm mais atendimentos mensais no estado de Pernambuco. O Hospital Regional Dom Moura, mesmo passando por reformas em diversas instalações como a emergência e o bloco cirúrgico, vem conseguindo atender a grande e contínua demanda do Agreste Meridional.

No mês de julho foram mais de 10 mil atendimentos, 10.303 para ser mais exato. Somente na emergência geral, 4.707 pessoas buscaram os serviços do Hospital de Referência Regional. As demais emergências também mostram números impressionantes. Emergência cirúrgica - 1.092; traumatológica - 2.039; e obstetrícia - 460. Foram 555 internações, 170 partos, sendo deles 94 normais, com 315 leitos ocupados na
maternidade.

O gestor interino do HRDM, Dr. Luiz R. Melo, tem conferido pessoalmente o serviço nos setores do hospital. "É uma grande instituição de saúde formada por diversas estruturas, mas onde o fator humano é primordial. Precisamos continuamente estarmos preparados para atender estas pessoas que chegam de todos os lugares, com diversos problemas de saúde e que passam por momentos difíceis, inclusive seus familiares."

O gestor fala também sobre os números do mês de julho: "São impressionantes, mas ainda assim não refletem o tamanho do serviço e da movimentação interna, pois os pacientes têm acompanhantes, visitas, além de diversas instituições que fazem trabalhos voluntários em nossa unidade de saúde. E ainda o fato de que dentro do hospital, o paciente conta com outros serviços não contabilizados mais como entrada, como raio-x, farmácia, laboratório, ultrasom, entre outros. Mas, mesmo com tudo isto, é satisfatório saber que milhares de pessoas utilizam nossos serviços e contribuímos positivamente para a saúde do Agreste Meridional" - finaliza Dr. Luiz R. Melo.

Jornalista disse que as médicas cubanas tinham cara de empregada doméstica, arrependeu-se e deixou o facebook



Daniel Favero

A jornalista potiguar Micheline Borges que em uma declaração nas redes sociais disse que os médicos cubanos “tem uma cara de empregada doméstica”, se retratou da declaração após a repercussão que sua fala teve não só nas redes sociais como na mídia. Esse foi mais um episódio de preconceito contra os 400 profissionais cubanos recém chegados ao Brasil para participar do programa Mais Médicos.

“Eu peço desculpas, foi um comentário infeliz, foi mal interpretado, era para ser uma brincadeira, por isso peço desculpa para as empregadas domésticas”, disse a jornalista.

“Me perdoem se for preconceito, mas essas médicas cubanas têm uma cara de empregada doméstica. Será que são médicas mesmo? Afe, que terrível. Médico, geralmente, tem postura, tem cara de médico, se impõem a partir da aparência... coitada da nossa população. Será que eles entendem de dengue? E febre amarela? Deus proteja o nosso povo”, foi a declaração postada por Micheline no Facebook, o que gerou uma séria de discussões com outros internautas.

Em virtude da proporção que o caso tomou, Micheline deixou as redes sociais, mas diz que não chegou a ouvir ameaças mais graves. “Só baixarias e palavras de baixo calão, mas as pessoas interpretam as coisas da forma que querem, e nas redes sociais não tem como controlar”, afirmou.

Para saber mais: http://www.terra.com.br/portal/

Escola Dom Juvêncio de Britto realiza Semana da Pessoa com Deficiência com diversas atividades

foto: Orlando Almeida (Panoramio)

Recebemos o convite do diretor Aldemir Fernandes para acompanhar a Semana da Pessoa com Deficiência, que acontece desde a segunda-feira e segue até sexta, com uma série de atividades. Exibição de filmes, passeios a fontes de águas minerais e aos parques da cidade, além de receber o Projeto Rádio na Escola da FM Sete Colinas já aconteceram. 

Nesta quarta, os jovens tiveram uma manhã esportiva, inclusive com a presença de ex-alunos da instituição tradicional de educação em Garanhuns. Logo mais à noite, o advogado Jarbas Trindade, que tem deficiência visual, apresentará a palestra "Práticas Inclusivas: Políticas Públicas de Qualidade".

Os alunos da Educação Especial terão uma oficina de doces na manhã da quinta-feira, à noite dois momentos muito importantes. Uma partida de futsal com alunos surdos e ouvintes, e a palestra da Coordenadora de Políticas Públicas para as Mulheres de Garanhuns, profª Eliane Simões.

Encerrando a programação, na sexta-feira, uma grande Caminhada de Conscientização, com concentração ás 8h na frente do Dom Juvêncio e culminância no parque Euclides Dourado, com apresentações culturais e panfletagem.

É assim que se faz educação além da sala de aula! Parabéns a todos os envolvidos! 

Em São Paulo, Eduardo fala para empresários e diz que país precisa acelerar investimentos


“O Brasil precisa de investimentos. Não vai ser só o consumo que vai manter o País crescendo e distribuindo renda. Tem que ter investimento em infraestrutura e logística". A afirmação foi feita pelo governador Eduardo Campos, ao participar, como palestrante, do Santos Export 2013 - Fórum Internacional para Expansão do Porto de Santos, realizado nesta terça-feira (28/08) no Centro de Convenções da capital portuária do Estado de São Paulo.

“Na hora em que o Brasil está chamando os investidores nacionais e estrangeiros para colocarem recursos em ferrovias, rodovias e portos, é fundamental que a gente ouça quem já colocou recursos no passado, e possamos ouvir as suas experiências e sugestões. Dialogar sempre é importante", disse o governador, que apresentou a palestra “O Brasil do Futuro: um olhar estratégico sobre o País no século XXI”.

DOMINGUINHOS EMOCIONADO EM GARANHUNS: Filmes do CURTA AGRESTE mostram caminhadas e a evento em sua homenagem na CDL



O projeto Curta Agreste-AESGA, em sua exibição nesta quarta-feira, 28, fará uma homenagem ao MESTRE DOMINGUINHOS.

Dois vídeos serão exibidos com captações feitas em caminhadas de orações realizadas em Garanhuns e Maceió; e o registro do seu encontro com a Orquestra Sanfônica de Garanhuns, comandada pelo maestro Éder Santos, durante o Festival de Inverno de Garanhuns em 2012.

Genaldo Barros, curador do Curta Agreste, foi quem realizou as filmagens e conseguiu um instante maravilhoso de grande emoção, com Dominguinhos emocionado no encontro da CDL em 2012, em sua homenagem!!! 

Prestigiem!

BOMBA: Prefeito de Petrolina tem mandato cassado pelo TRE

Do Blog do Jornalista Jamildo Melo

Prefeito Júlio Lóssio - Foto: Igo Bione/JC Imagem

O prefeito de Petrolina - no Sertão de Pernambuco -, Júlio Lóssio (PMDB), teve seu mandato cassado por decisão do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE). Na sessão desta terça-feira (27), os desembargadores julgaram o recurso 14-29, apresentado pelo PSB, que denuncia a realização de entregas pelo prefeito à população durante o período eleitoral, o que é proibido pela legislação. A acusação é de que houve um evento que marcou a regularização de imóveis no loteamento Terras do Sul. Ainda cabe recurso ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).


Os desembargadores eleitorais se dividiram nos posicionamentos, tendo o relator, desembargador Frederico Carvalho defendido o provimento parcial ao recurso, aplicando uma sanção ao prefeito, sem a perda do mandato, ressaltando que a doação dos lotes já era prevista desde 2010. Porém, o desembargador Fausto Campos divergiu, apresentando áudio do evento que marcou a entrega dos lotes, onde o discurso do prefeito teria intenções eleitorais.

Como o restante da Corte se dividiu, resultando em três votos a três, o presidente José Fernandes de Lemos proferiu o voto de desempate. Em sua sustentação, disse que "o bem jurídico é o equilíbrio, a normalidade das eleições; qualquer ato que cause desequilíbrio é grave". Destacou ainda a ausência de divulgação da doação em 2010 e 2011, em contraponto à publicidade massiva dada em 2012 – ano eleitoral – pela prefeitura.

O resultado, portanto, culmina na cassação do mandato de Júlio Lóssio e sua inelegibilidade por oito anos.

Lossio disputou a eleição com o deputado federal Fernando Filho (PSB) - filho do ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho (PSB) -, que ficou em segundo lugar na disputa. o socialista obteve aproximadamente 46,6 mil votos, contra os 64,9 mil do peemedebista.

Por meio do seu perfil na rede social Facebook, o prefeito afirmou que recebeu a notícia por volta das 21h30. "Estou tranquilo e sabedor que Deus nos guia sobretudo nas dificuldades", escreveu.



RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.