sábado, 1 de março de 2014

Imagens do nosso Galo da Madrugada




Gente, fim de tarde, fim do Galo...

Estamos chegando em casa cansados (eu e Wilk), mas com a alegria transbordante de um dia mais que especial... Cantar no Galo foi um sonho realizado..

Obrigado Edu Cabral, Tereza Acioly e Dudu do Acordeon.. Obrigado a Fundarpe e Governo do Estado.

Ao longo do percurso (mais de sete horas) muitas pessoas faziam questão de dizer que eram de Garanhuns. e enalteci a Terra de Dominguinhos com o louvor que o Mestre merece. Lúcia Parente, Polyanna Gonçalves, Kelly, Jaedson, Alexandre, Luciano, Ana Jaíra, Jorge Lira, Jason, Michael David ... Eu vi por lá.. Todos com grupos de amigos também de Garanhuns..

No chão e nos camarotes muita gente me chamava a atenção dizendo: Eu sou de Garanhuns, eu sou de Garanhuns! Infelizmente não dá pra citar todo mundo, até peço desculpas.. Sei que tinha muitos amigos do facebook.

Enfim, agradeço a Deus por ter me dado a oportunidade de viver tudo isso!!! Dividi os vocais do Trio Energia com Marcia Lima, Chik e Ivan Gadelha, convidados de Dudu do Acordeon, que deu um show na avenida, com entusiasmo e carisma... Vocês precisam conhecer!

Carnaval está só começando. Divirtam-se na paz, com segurança e alegria.


Estas fotos foram do celular, amanhã posto algumas que Wilk tirou na câmera.

GARANHUNS: Sobre o 10 de Março de 1811


A Câmara de Garanhuns acompanhou o Instituto Histórico e as recentes descobertas de documentos que provam a criação de Garanhuns em 10 de março de 1811, portanto há 203 anos, uma justiça histórica que resgata ao município o devido tempo, marcando sua importância no desenvolvimento do interior do Nordeste. Não se explicava Garanhuns ser mais jovem que muitos outros municípios que pertenciam à sua jurisdição.

Os registros encontrados são relevantes, como a própria Carta Magna Imperial, assinada por D. João, em 1811. Um documento de valor inestimável que o professor Cláudio Gonçalves, presidente do IHGG, em um intenso trabalho de pesquisa, encontrou na Torre do Tombo, em Lisboa-Portugal, inclusive o original manuscrito. Já postamos aqui.

Outros documentos históricos assinados por Alfredo Leite Cavalcante (o maior historiador de Garanhuns), Luís da Silva Guerra e Luís Souto Dourado (todos postados aqui no blog), datados de 1970 e 1950 mostram que Garanhuns sempre tratou sua Data Magna como 10 de março.

O 4 de fevereiro, data também importante da nossa história, comemora-se a elevação de vila a município, em uma metáfora, seria como a cidade ter ficado "de maior", entretanto, comemoramos até o fim da vida, a data de nascimento, que foi em 10 de março de 1811. Sob a legislação da época, a vila era um município, com comarca e demais autoridades constituídas. É assim que comemoram os municípios, vejam Recife e Olinda, que têm quase a idade do Brasil, e naquela época não existiam os municípios como se vê na atual estrutura federativa do país. 

São duas datas históricas, cada uma com sua importância.

A questão do feriado e se o comércio abre ou não abre, transcende o debate histórico, e embora este não possa ser dissociado, entendo como um outro debate, que foi unido pelo tema, mas que mereceria um espaço próprio para apresentar à população. A questão de ser feriado ou não, é um debate político-administrativo, e não meramente histórico. Muitos outros elementos passam a influenciar: Legislação (Constituição Federal), comércio, indústria, política, etc.

Pernambuco há muito estava sem comemorar sua Data Magna, só fixada recentemente em 06 de março, com comemoração no primeiro domingo do mês. Como uma pessoa que aniversaria na terça e marca a festa para o sábado.

A questão das pessoas terem o feriado para não trabalhar acabou suplantando a questão devidamente histórica. Como se trata de um tema polêmico, com variantes e atores por todos os lados, cada um analisa sob suas influências. 

Eu, até como membro do Instituto Histórico, preferi me debruçar somente com a questão tradicional, e acredito que o resgate histórico foi feito com o reconhecimento do dia 10 de março como a original Data Magna. Mais que isso, o que vai ser feito e de que forma será comemorado, vai além das atribuições do Instituto.

Gostaria de ver a história contada nas escolas e que enaltecessem a importância sócio-cultural-econômica de Garanhuns, com a valorização dos artistas (inclusive na produção de suas obras e resgate do que já existe de importante) mais do que festas de rua superficiais e descartáveis.

Por isto, se o comércio vai fechar, ou não, não poderia ganhar mais dimensão do que o debate histórico que resgata 202 anos de uma terra bravia, de índios e negros, onde o céu existe entre as Sete Colinas.

Dou-me por parcialmente satisfeito, entendendo a importância das duas datas, mas quero ver de que forma serão tratadas, inclusive há um projeto do vereador Sivaldo Albino para que a história de Garanhuns seja disciplina obrigatória em nossas escolas, e justamente em um momento em que voltamos no tempo para reescrevê-la.

De próprio punho, Alfredo Leite Cavalcanti registra em 1950, o Dia de Garanhuns, 10 de março

DESCOBERTO: Gerente estava roubando e matou dono do Maikai




O delegado Cícero Lima, designado oficialmente na manhã desta sexta-feira (28) para investigar o assassinato do empresário Guilherme Paes Brandão, 39, proprietário da Choparia e Show Bar Maikai, no bairro de Jatiúca, confirmou a prisão temporária do suspeito no crime. De acordo com a polícia, o gerente financeiro do estabelecimento, identificado como Marcelo Santos Carnaúba, que até então era apontado como testemunha no caso, foi o autor do disparo.

A informação também foi confirmada pela Secretaria de Estado da Defesa Social (SEDS). De acordo com a assessoria de imprensa da secretaria, o gerente financeiro da casa de shows estava desviando dinheiro dos negócios e foi descoberto por Brandão, que ameaçava denunciá-lo à polícia. Pressionado, o gerente armou a morte do patrão de forma a parecer que seria um assalto.

Segundo as investigações, a arma do crime teria sido comprada a um conhecido de um guardador de carros daquela região. Após uma discussão entre vítima e suspeito, no escritório do Maikai, o gerente teria ligado o gerador da casa para evitar que alguém ouvisse o disparo e retornado ao escritório. Neste momento, Brandão tentou empurrá-lo para fora da sala, quando recebeu o disparo.

PARA SABER MAIS SOBRE O CRIME QUE CHOCOU ALAGOAS, CLIQUE AQUI.

Amannda Oliveira conta tudo sobre o desfile do Galo da Madrugada 2014



A programação de Carnaval do Recife começou na noite desta sexta-feira (28) no Palco do Marco Zero, no Recife Antigo e o Galo da Madrugada já reina absoluto na ponte Duarte Coelho. 
O Clube de Máscaras O Galo da Madrugada, em seu 37º desfile, homenageará o escritor Ariano Suassuna com o tema “Frevo no Auto do Reino de Ariano” e terá 30 trios elétricos, com concentração na Travessa do Forte, a partir das 9h. 

Nomes como Gustavo Travassos, Banda Som da Terra, Geraldinho Lins, Elba Ramalho, a potiguar Khrystal (destaque no último The Voice Brasil) maestro Spok, Marron Brasileiro, Nonô Germano, André Rio, Nena Queiroga, João do Morro, Quinteto Violado, Josildo Sá, Israel França, Dudu do Acordeon (com participação de Ronaldo Cesar), dentre outros.
Confiram o Roteiro do desfile 2014 Galo da Madrugada:
  1. Travessa do Forte
  2. Forte das Cinco Pontas
  3. Rua Imperial (sentido Praça Sérgio Loreto)
  4. Avenida Dantas Barreto (esquina com Praça Sérgio Loreto)
  5. Praça Sérgio Loreto (sentido Av. Sul)
  6. Avenida Sul (sentido Afogados)
  7. Rua Saturnino de Brito (dobrando à direita para retornar pela Rua Imperial)
  8. Rua Imperial (voltando para a Praça Sérgio Loreto)
  9. Praça Sérgio Loreto (sentido Sede do Galo)
  10. Rua do Muniz (sentido Av. Dantas Barreto)
  11. Avenida Dantas Barreto (sentido Praça da Independência)
  12. Praça da Independência
  13. Avenida Guararapes (sentido Ponte Duarte Coelho)
  14. Rua do Sol (sentido Praça da República)
Os trios elétricos saíram na seguinte ordem:


Amannda Oliveira

Saiba todos os eventos e cidades onde estará o governador neste carnaval


Como sempre faz, o governador Eduardo Campos visita várias cidades para conferir as apresentações culturais no Carnaval. Confira os eventos que serão visitados, dando ainda mais visibilidade, pois a mídia estadual (e agora a nacional acompanharão o pré-candidato a presidente).

SÁBADO (1º/03)
7h - Café da Manhã do Galo da Madrugada - Forte das Cinco Pontas
Visita a Central de Monitoramento da SDS - Prédio da ATI

DOMINGO (02/03)
10h - Desfiles dos Papangus - Bezerros
15h - Desfile dos Caiporas - Pesqueira

SEGUNDA-FEIRA (03/03)
12h30 - Encontro dos Maracatus na Casa da Rabeca - Olinda
14h30 - Desfiles dos Maracatus - Nazaré da Mata
16h - Desfile de Carnaval - Tracunhaém
17h - Desfile de Carnaval - Paudalho

TERÇA-FEIRA (04/03)
12h30 - Desfiles dos Maracatus - Aliança
16h - Desfile de Carnaval - Timbaúba
23h - Marco Zero - Bairro do Recife

Bom Carnaval para todos.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.