Ao final da encenação do musical Gonzagão, a Lenda, a emoção tomou conta de atores, músicos e público presentes ao Palco Pop/Forró do Festival de Inverno de Garanhuns, nesta sexta-feira, 17. A peça de João Falcão levou um público estimado em três mil pessoas e muita gente não conseguiu cadeira, que já estavam ocupadas meia hora antes do show, perdão, da peça começar. Mas ninguém reclamou de ver o espetáculo em pé, pelo contrário, com o ritmo nordestino a todo instante no palco, cantado e tocado ao vivo, por oito atores/cantores e quatro músicos incríveis, que tiravam o máximo de sanfona, violino, violoncelo, baixo, guitarra e percussão desvairada, ficar em pé deu vontade de dançar. Mas ninguém desgrudou os olhos do palco, não dava tempo, pelo ritmo (sem trocadilho) pulsante do espetáculo.
Aliás, Dominguinhos foi lembrado em vários momentos.
A peça é belíssima, dá um orgulho danado de defender isso aí! As gargalhadas são sempre travadas pelo nó na garganta, de saudade e de encanto pela beleza do que a peça mostra.
As músicas de Luiz Gonzaga viram o enredo da história, e em vários momentos a liberdade poética cria momentos mágicos. É como se peça tivesse muitos finais de tantos instantes impactantes e definitivos.
Nos bastidores, o Secretário de Cultura, Marcelino Granja, a presidente da Fundarpe, Márcia Souto e o ex-presidente da Fundarpe, Severino Pessoa lembravam os 42 anos da entidade, comemorados neste dia 17 de julho.
Com esta peça espetacular, mostra-se a necessidade de termos uma instituição que vele por nossa cultura e nossas tradições, diante de um mundo que vai sendo engolido pela mídia, poder econômico e pseudocultura descartável. O FIG, sob o comando da Fundarpe, abrange a multiplicidade cultural, oferecendo momentos como o de hoje!
O público que assistiu a peça Gonzagão, a Lenda, saiu mais enriquecido culturalmente e com a certeza de que não estamos sós, ainda tem muita gente que prestigia e valoriza a verdadeira arte!
Tá aí uma dica para o Festival Viva Dominguinhos, e na Praça que leva seu nome!
Tá aí uma dica para o Festival Viva Dominguinhos, e na Praça que leva seu nome!