PE CONTRA O CORONAVÍRUS

sexta-feira, 30 de abril de 2021

Garanhuns atinge a marca de 30 mil doses

 



O trabalho não para e o número de doses de esperanças aplicadas só aumenta! Já são mais de 30 mil aqui em Garanhuns! E as equipes da Secretaria Municipal de Saúde seguem trabalhando diuturnamente para garantir a vacinação em primeira e segunda dose da população.


#EstamosJuntosNessaLuta #BoraVacinar

Garanhuns terá Festival de Cinema em 2022





Na última quarta (28), o prefeito de Garanhuns, Sivaldo Albino, recebeu em seu gabinete, juntamente com a secretária de Cultura, Sandra Albino, o cineasta e coordenador do projeto Festival de Cinema no Meio do Mundo - FESTCiMM, Lucas Marinho. O intuito foi de firmar parceria, trazendo o evento para o município no segundo semestre de 2022, provavelmente no período do Festival de Inverno de Garanhuns.
Segundo Lucas, o projeto tem caráter independente, cultural e educacional com filmes de curta e longa metragem, nacionais e internacionais proporcionando encontros, reflexões e trocas entre realizadores, fomentando o cenário do audiovisual brasileiro e colocando o público em contato com obras de diversos países e estados brasileiros.

A parceria firmada entre Prefeitura e projeto, garante apoio logístico na execução do FESTCiMM, o qual traz olhares dos inúmeros meios e mundos espalhados pelo planeta. Serão exibições de filmes de diferentes países, estados e cidades, mais mostras e shows durante os dias do festival de forma inteiramente gratuita ao público.

Neste ano de 2021, o festival será realizado na cidade de Diadema/SP, via Lei Aldir Blanc. Em virtude da pandemia, o FESTCiMM 3ª edição será transmitido de forma online, no período de 04 a 08 de maio pelo site oficial, Facebook e YouTube. Transmissão ao vivo de São Paulo, Paraíba e Pernambuco. Também com links de diversos países espalhados pelo planeta. Os filmes selecionados ficarão numa plataforma de streaming exclusiva do FESTCiMM. O link da plataforma será divulgado no dia do evento).

Texto: Mayara Carrilho
Arte: Lucas Monteiro

O Home Center Ferreira Costa de Garanhuns irá funcionar no dia do trabalhador

 



Para quem pretende aproveitar o feriado do dia do trabalhador (01 de Maio) para efetuar as compras necessárias para o seu lar ou até mesmo o presente da sua mãe, não precisa se preocupar.  A loja física da Ferreira Costa, localizado em Garanhuns, estará de portas abertas, funcionando das 09h às 15h, com todos os cuidados necessários.

Pernambuco inicia imunização de pessoas com comorbidades, incluindo grávidas e puérperas

Ministério inclui grávidas no grupo prioritário de vacinação - Rádio  Santana FM


Pernambuco recebeu, na manhã desta quinta-feira (29.04), mais 212.450 doses de vacinas contra a Covid-19, sendo 208.250 da Astrazeneca/Fiocruz e 4.200 da Coronavac/Butantan. Com a nova remessa, será iniciada a imunização do grupo de pessoas com comorbidades, além de grávidas e puérperas. O insumo da Astrazeneca também ajudará no avanço da primeira dose para idosos entre 60 e 64 anos e trabalhadores de forças de segurança e salvamento. Já o quantitativo de Coronavac recebido nesta quinta será todo utilizado para aplicação da segunda dose em idosos que já tomaram a primeira dose da mesma marca. As vacinas começaram a ser distribuídas logo no início da tarde às 12 Gerências Regionais de Saúde (Geres), para que os municípios possam retirar seus respectivos quantitativos. Na operação logística montada pela Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), os envios ocorrem pelas vias terrestre e aérea.

Neste primeiro momento, serão priorizadas no grupo de comorbidades todas as pessoas, entre 18 e 59 anos, com as seguintes condições: doença renal crônica em terapia de substituição renal (diálise); obesidade mórbida; Síndrome de Down; transplantados de órgãos sólidos ou medula óssea; pessoas vivendo com HIV e imunossuprimidos, que são indivíduos em uso de imunossupressores ou com imunodeficiências primárias, pacientes oncológicos que realizaram tratamento quimioterápico ou radioterápico nos últimos 6 meses e com neoplasias hematológicas.

“A imunização deve seguir critérios epidemiológicos. Precisávamos garantir, primeiro, a proteção dos idosos, grupo mais vulnerável e responsável por 75% do total de mortes por Covid-19 no Estado. Agora, após o início da proteção para todos acima dos 60 anos, é urgente vacinar pessoas com comorbidades, que também têm risco agravado de óbito. Para se ter ideia, 60% das pessoas que morreram pela Covid-19 em Pernambuco tinham algum tipo de comorbidade”, destacou o secretário estadual de Saúde, André Longo, em coletiva online.

Também estão inclusos nessa fase pessoas com comorbidades de 55 a 59 anos, pessoas com deficiência permanente cadastradas no programa de benefício de prestação continuada (BPC) de 55 a 59 anos e gestantes e puérperas com comorbidades, independentemente da idade. Essa população se baseia em recomendações do Ministério da Saúde e pactuação da Secretaria Estadual de Saúde junto aos municípios na Comissão Intergestores Bipartite. “A inclusão das grávidas e puérperas, grupo estimado em 116.450 mulheres no Estado, é de extrema importância porque os estudos apontam que a covid-19 aumenta o risco de morte para as grávidas, além de prematuridade nos bebês”, explicou Longo.

Para comprovação das comorbidades, a SES-PE produziu um modelo de atestado para que um profissional de saúde informe a doença preexistente do paciente. É obrigatório o carimbo, matrícula e/ou registro do conselho de classe. Em unidade de saúde da Família, de natureza pública, médico e enfermeiro podem atestar. Nas policlínicas e unidades de saúde de natureza privada apenas os médicos podem atestar. Poderão ser anexados outros documentos de comprovação da comorbidade, como receitas, relatório médico, prescrição médica, e outros que contenham carimbo da unidade com Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES) e assinatura e carimbo do profissional responsável.

PFIZER – O quantitativo de doses para o grupo de comorbidades entregue nesta quinta (Astrazeneca e Butantan) não contemplará os municípios de Olinda, Jaboatão dos Guararapes e Recife, que irão receber vacinas da Pfizer/BioNTech, como pactuado entre o órgão federal, Estado e municípios. O Ministério da Saúde afirmou que as doses desse fabricante chegariam ao Brasil na noite desta quinta, seguindo para os Estados entre a sexta (30.04) e o sábado (01.05). Esse imunizante também é aplicado em duas doses, com intervalo de 21 dias. Diferente das outras vacinas em uso no Brasil, a da Pfizer precisa ficar armazenada entre -25°C e -15°C por até 14 dias. O Governo de Pernambuco já possui os equipamentos necessários para garantir a conservação das doses e posterior distribuição às cidades. Pelas condições restritivas de armazenamento da vacina, as secretarias municipais de saúde vão retirar as doses em pequenas quantidades, para cerca de quatro dias de vacinação. Nas salas de vacina, o armazenamento poderá ser feito entre 2°C a 8°C por até 5 dias.

“O Brasil contava com apenas duas vacinas para a Covid-19, o que é muito pouco para um país de extensão continental. A chegada do imunizante da Pfizer é muito importante, apesar do quantitativo pequeno, especialmente nessa etapa da vacinação, para os pacientes com comorbidades e imunodeprimidos”, pontuou o médico Eduardo Jorge, representante da Sociedade Brasileira de Imunizações no Comitê Técnico Estadual para Acompanhamento da Vacinação contra a Covid-19, que participou da coletiva online.

V GERES programa ações do Comitê Regional de Prevenção de Acidentes de Motos

 



A V Gerência Regional de Saúde, com sede em Garanhuns, e que tem abrangência em 21 municípios do Agreste Meridional, está reestruturando o Comitê Regional de Prevenção de Acidentes de Motos e Transportes Terrestres, e já com programação para a Campanha Maio Amarelo, que chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo.


Segundo Janaína Santos, gestora da V GERES, o momento ainda não permite atividades presenciais em sua plenitude, mas é possível reunir os órgãos integrantes do CRPAM e contar com uma programação educativa que resulte na educação no trânsito, principalmente de jovens e crianças. “Estamos reativando o Comitê e buscando meios que permitam o trabalho de conscientização da sociedade dos altos números de acidentes envolvendo motocicletas em nossa região”.

Eliel Duarte assumiu a articulação do comitê, e estará fechando a programação do Maio Amarelo junto a Gerência Regional, com a participação dos agentes dos órgãos envolvidos.

NÚMEROS
O Maio Amarelo vem como um movimento de alerta, pois os acidentes envolvendo motocicletas são maioria nos municípios da V GERES. Segundo dados do Hospital Regional Dom Moura, unidade sentinela para acidentes para estes municípios, em 2020 foram contabilizados 2387 acidentes com veículos na região, sendo que 1723 (72%) envolveu motocicletas. Das 171 pessoas que precisaram de cuidados médicos, 139 (81,7%) eram do sexo masculino, mais da metade (51,5%) na faixa etária de 20 aos 39 anos de idade.

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.