quarta-feira, 28 de agosto de 2019

Byron Veras recebe homenagem em Garanhuns. Professor dá nome a Núcleo de Educação




 
O Governo Municipal de Garanhuns, por meio da Secretaria de Educação, irá inaugurar na próxima sexta-feira (30), às 15h, o Núcleo Municipal de Educação Integrada Professor Byron Veras de Barros e Silva, onde irão funcionar as novas instalações da Escola Municipal General Sampaio. 

A instituição atende 150 crianças na faixa etária dos 6 aos 12 anos, nas turmas do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental. 

O Lions Clube Cidade das Flores estará participando da solenidade de inauguração. Byron Veras foi presidente do clube em Garanhuns, deixando legado também em várias outras instituições, a exemplo da AABB, Instituto Histórico, UBE, além de suas atividades profissionais e desportivas.

O Núcleo está localizado na rua Doutor José Clarison Pinto, número 20, bairro Severiano Moraes Filho.

GRE em Garanhuns realiza I Seminário de Cultura de Paz nas Escolas do Agreste Meridional




A Gerência Regional de Educação (GRE) de Garanhuns realizou, na última sexta-feira (23), o I Seminário de Cultura de Paz nas Escolas do Agreste Meridional. Participaram do evento, que aconteceu na Escola Técnica Estadual (ETE) Ariano Vilar Suassuna, gestores, educadores de apoio e representação do estudantes das escolas estaduais do Agreste. 

Na cerimônia foi realizada uma mesa redonda com representantes da Polícia Militar, Conselho Tutelar de Garanhuns, Ministério Público e com representante da Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) Padre Zacarias Tavares, de Caruaru. A mesa tratou o tema, “A atuação de instituições parceiras no fortalecimento da cultura de paz nas escolas”. Também aconteceram mini cursos sobre: Entristecimento e prevenção ao suicídio na adolescência com a psicóloga Emília Júlia Oliveira; Bullying com a psicóloga Juliana Galdino; Violência contra a mulher, com Walkíria Alves e Preservação do Patrimônio Público, com o policial militar Marcone Zacarias. 

O Seminário teve como estratégia disseminar propostas de trabalho para a preservação do ambiente de paz nas escolas, entender a função das instituições que atuam como rede de apoio na prevenção e enfrentamento à violência no ambiente escolar, discutir a importância de combate ao Bullying, identificar possíveis causas que levam o adolescente ao entristecimento e suicídio, identificar a violência contra a mulher presente no cotidiano e as formas de enfrentamento e valorizar e preservar o Patrimônio Público.

“O seminário foi de grande relevância para nós, onde oportunizamos a disseminação de práticas de fortalecimento da cultura de paz em ambiente escolar. Juntamos no mesmo espaço a escola através dos gestores, educadores de apoio, representantes dos estudantes e instituições parceiras como ministério público, polícia, conselho tutelar e escola de outra GRE para fazer essa troca e reflexão acerca do tema. O debate foi muito bacana e pudemos aprofundar nas oficinas temáticas atuais e muito necessárias para reflexão”, pontua Adelma Elias, gestora da GRE Garanhuns.

Prefeitura de Garanhuns assina compromisso com o TCE



O Tribunal de Contas, representado pelo conselheiro Dirceu Rodolfo, e o prefeito de Garanhuns, Izaias Régis Neto, assinaram na última segunda-feira (26) um Termo de Ajuste de Gestão com o objetivo de melhorar o controle de compras de materiais de construção do município. O compromisso surgiu após terem sido constatadas deficiências na aquisição de insumos para uso das Secretarias municipais. Dirceu Rodolfo é o relator dos processos de Garanhuns em 2019.

As falhas foram identificadas por meio de acompanhamentos realizados pelo Núcleo de Engenharia do TCE que demonstraram a falta de um controle eficaz sobre as compras dos materiais, bem como a necessidade de ajustes no dimensionamento da licitação, incluindo o controle e gestão dos contratos firmados com a empresa MM Rodrigues Fraga Material de Construção Eireli – ME, em especial os denºs 120/2017, 122/2017, 135/2017, 136/2017 e 152/2017.

Os fatos apurados levaram, inclusive, o relator a expedir uma Medida Cautelar (Processo TC nº 1920272-6), publicada no Diário Oficial de 10 de junho deste ano, determinando a suspensão do Pregão Eletrônico nº 060/2018, de mesmo objeto, com base em indícios de que o valor licitado (R$ 10.960.731,38) era muito superior aos gastos de anos anteriores.

Com o TAG, a prefeitura terá 60 dias, a partir de sua assinatura, para realizar uma dispensa de licitação voltada à compra dos materiais, enquanto providencia um novo certame, cessando prorrogações contratuais indevidas. O município, dentre outras coisas, deverámelhorar o controle das aquisições mediante o registro de recebimento e aplicação dos materiais; identificar a necessidade e os locais de uso (demandas); elaborar os projetos necessários; e promover a emissão de ordens de fornecimento, controle de estoque e de faturamento (emissão de notas fiscais e pagamento). O novo processo licitatório deverá estar concluído em 90 dias.

O não cumprimento dessas obrigações poderá ensejar aplicação de multa, sem prejuízo de outras penalidades legalmente previstas. O prazo de vigência do Termo se encerrará com o cumprimento final das obrigações e será submetido à homologação da Segunda Câmara do TCE.

Presidente da OAB, Felipe Santa Cruz em Recife e Caruaru



O presidente nacional da OAB, Felipe Santa Cruz, estará no Recife nesta quarta e quinta-feira para cumprir uma extensa agenda institucional. Ele estará ao lado do presidente da OAB-PE, Bruno Baptista, nesta quarta-feira, às 11h, na cerimônia da aposição da foto do conselheiro federal Ronnie Preuss Duarte na galeria de ex-presidentes da entidade, e da foto de Carlos Neves Filho na galeria de ex-diretores gerais da Escola Superior da Advocacia (ESA). 

Em seguida, às 16h, Felipe e Bruno Baptista participam da solenidade de posse do conselheiro Carlos Neves no Tribunal de Contas do Estado. Na quinta, às 10h, Santa Cruz recebe a medalha de mérito José Mariano, na Câmara de Vereadores do Recife, e à noite ele participa do 1º Congresso Trabalhista de Pernambuco em Caruaru (Agreste).

A vinda do presidente acontece na mesma semana da decisão do Supremo Tribunal Federal de arquivar a interpelação que ele fez contra o presidente da República, Jair Bolsonaro, e em meio às pressões sobre o projeto de lei aprovado no Congresso que endurece as penas a casos de abuso de autoridade. A OAB defende a sanção do projeto, mas aliados do presidente pedem o veto integral à medida.

A proposição da medalha José Mariano para Felipe Santa Cruz é autoria do vereador e ex-presidente da OAB-PE Jaime Asfora. Em Caruaru, o presidente nacional da OAB, que é advogado trabalhista, fará palestra na abertura do congresso, promovido pela ESA da OAB-PE. 



Foto: Jorge Gregório

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.