quarta-feira, 28 de agosto de 2019

GRE em Garanhuns realiza I Seminário de Cultura de Paz nas Escolas do Agreste Meridional




A Gerência Regional de Educação (GRE) de Garanhuns realizou, na última sexta-feira (23), o I Seminário de Cultura de Paz nas Escolas do Agreste Meridional. Participaram do evento, que aconteceu na Escola Técnica Estadual (ETE) Ariano Vilar Suassuna, gestores, educadores de apoio e representação do estudantes das escolas estaduais do Agreste. 

Na cerimônia foi realizada uma mesa redonda com representantes da Polícia Militar, Conselho Tutelar de Garanhuns, Ministério Público e com representante da Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) Padre Zacarias Tavares, de Caruaru. A mesa tratou o tema, “A atuação de instituições parceiras no fortalecimento da cultura de paz nas escolas”. Também aconteceram mini cursos sobre: Entristecimento e prevenção ao suicídio na adolescência com a psicóloga Emília Júlia Oliveira; Bullying com a psicóloga Juliana Galdino; Violência contra a mulher, com Walkíria Alves e Preservação do Patrimônio Público, com o policial militar Marcone Zacarias. 

O Seminário teve como estratégia disseminar propostas de trabalho para a preservação do ambiente de paz nas escolas, entender a função das instituições que atuam como rede de apoio na prevenção e enfrentamento à violência no ambiente escolar, discutir a importância de combate ao Bullying, identificar possíveis causas que levam o adolescente ao entristecimento e suicídio, identificar a violência contra a mulher presente no cotidiano e as formas de enfrentamento e valorizar e preservar o Patrimônio Público.

“O seminário foi de grande relevância para nós, onde oportunizamos a disseminação de práticas de fortalecimento da cultura de paz em ambiente escolar. Juntamos no mesmo espaço a escola através dos gestores, educadores de apoio, representantes dos estudantes e instituições parceiras como ministério público, polícia, conselho tutelar e escola de outra GRE para fazer essa troca e reflexão acerca do tema. O debate foi muito bacana e pudemos aprofundar nas oficinas temáticas atuais e muito necessárias para reflexão”, pontua Adelma Elias, gestora da GRE Garanhuns.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.