Confirmando nossa informação desta terça-feira (09/01), o SINDACS - Sindicato que representa as categorias dos Agentes Comunitários de Saúde e de Endemias, após várias tentativas de negociar com a Prefeitura de Garanhuns, entraram na justiça pedindo a regularização de seus salários, que está sem reajuste há mais de quatro anos, e segundo o sindicato, deveria ter os reajustes acompanhando os aumentos anuais dos servidores públicos.
Foram feitas várias reuniões com os Secretários de Governo, de Administração, de Saúde e até com o próprio Prefeito Izaías Régis. O SINDACS deu um prazo para que pudessem responder, mas nada! A prefeitura postergou o quanto pôde e não deu respostas, o caminho, assim como os professores, foi procurar a Justiça. O processo já está nas mãos do juiz na primeira instância, aqui em Garanhuns.
PROFESSORES
Depois de ter perder a causa na Vara da Fazenda em Garanhuns, a prefeitura conseguiu uma liminar, porém foi suspensa há poucos dias pelo presidente do Tribunal de Justiça, Leopoldo Raposo. Agora, fica a expectativa para a decisão do recurso da Prefeitura no pleno do TJ, contudo, o prefeito já afirmou que levará a questão até as últimas instâncias. Na prática, a intenção parece ser mesmo postergar ao máximo, deixando a bronca para o próximo prefeito.
Se os professores continuarem ganhando em todas as instâncias, a prefeitura de Garanhuns, independente de quem seja o prefeito na época, terá que arcar com os pagamentos retroativos, referente ao que cortou de forma irregular, como tem sido decidido na justiça, com a diminuição da carga horária.
Vamos aguardar algum posicionamento da Prefeitura de Garanhuns.