segunda-feira, 25 de novembro de 2019

SARAMPO: V GERES já distribuiu mais de 14 mil doses para o Dia D da Campanha Nacional de Vacinação



A segunda etapa da campanha de vacinação contra o sarampo iniciou no último dia 18 deste mês e segue até o próximo sábado (30/11), Dia D de mobilização nacional. A V GERES (Gerência Regional de Saúde), com sede em Garanhuns, através do PNI - Programa Nacional de Imunização, distribuiu as vacinas para os 21 municípios de sua abrangência, e está convocando a população para participar da campanha.

A gerente regional de saúde, Catarina Tenório, destaca a importância da campanha. "O sarampo tem sido uma das doenças prioritárias de combate, temos registrado casos no estado e no país, felizmente ainda não contamos com casos confirmados em nossa regional, mas estamos atentos, e por isto solicitamos a todos que se integrem na campanha". - Registra a gestora.

O público prioritário nesta fase da campanha de vacinação é a população com faixa etária de 20 a 29 anos, adultos que ainda não foram vacinados ou que precisam completar as duas doses do esquema vacinal, conforme orientações do Boletim Epidemiológico Nº 34 da Secretaria de Vigilância em Saúde / Ministério da Saúde. A SES-PE reforça que os pernambucanos entre 6 meses e 49 anos ainda não vacinados ou que não completaram seu esquema básico também devem procurar os postos de saúde. 

Para o Dia D da campanha até o momento foram distribuídas, para os 21 municípios que compõe a V GERES, 14.300 doses da vacina tríplice viral que protege contra sarampo, rubéola e caxumba. A realização dessa etapa é de suma importância para interromper a cadeia de transmissão do sarampo.

Informe a todos dos seus grupos familiares, amizades e profissionais, população vacinada e protegida é melhor para todos. Vá ao posto de vacinação em seu município e não esqueça de levar a caderneta de vacinação.

São Bento do Una recebe Audiência Pública sobre Avicultura em Pernambuco

A atividade é uma promoção da Assembleia Legislativa do Estado


A valorização e o fortalecimento das cadeias produtivas das regiões de Pernambuco têm sido pauta estratégica na agenda da Comissão de Agricultura, Pecuária e Política Rural da Assembleia Legislativa do Estado (Alepe), presidida pelo deputa Doriel Barros. Nesse sentido, o colegiado realizará, nesta terça-feira (26), em São Bento do Una, no Agreste Meridional, uma Audiência Pública sobre os Desafios da Cadeia Produtiva da Avicultura em Pernambuco.

Pernambuco é o maior produtor de ovos do Nordeste e ocupa o 6º lugar no ranking nacional, segundo a Pesquisa Pecuária Municipal IBGE 2018. Já de acordo com a Avipe, são 10 milhões de unidades produzidas todos os dias. Além disso, as indústrias do setor empregam mais de 150 mil pessoas com postos de trabalho diretos e indiretos. São Bento do Una, conhecida como a Capital do Ovo, é o município que mais produz no Agreste, região que entrega cerca de 60% dos ovos e concentra 70% da produção de aves do estado.

Em Pernambuco, 94% das granjas, segundo a Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária (Adagro), estão dentro das normas sanitárias. No início deste ano, o Governo Estadual assinou um decreto que regulamenta a rastreabilidade do ovo, sendo o primeiro estado do Brasil a tornar obrigatório o código impresso na casca do produto, que passa a contar com informações sobre o lote, procedência e validade. A medida tem o objetivo de garantir segurança alimentar ao consumidor. 

"Precisamos dar uma atenção maior às cadeias produtivas do nosso estado. É importante conhecer a realidade de cada região, entender suas dificuldades e trabalhar para aprimorar a qualidade dos serviços dos diferentes setores. E São Bento do Una, por ser um município que se destaca na avicultura e que tem o segundo maior PIB agrícola de Pernambuco, ficando atrás apenas de Petrolina, não pode ficar de fora dessa discussão", destaca Doriel Barros. "Quando pensamos no fortalecimento da avicultura, pensamos na segurança alimentar e nutricional da população e na importância desse setor para economia estadual e na garantia de emprego e renda para as famílias ", acrescenta.

Serviço:
Audiência Pública sobre os Desafios da Cadeia Produtiva da Avicultura em Pernambuco
26/11 - Às 9h, no Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Agricultores e Agricultoras Familiares de São Bento do Una - Rua Liberato Siqueira Nº 44 – Centro – São Bento do Una/PE.

DETRAN-PE realizou blitz preventiva alertando sobre como evitar conflitos no trânsito em Garanhuns




Dando continuidade a Operação Prevenção “segundos que salvam vidas”, o Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco – DETRAN-PE, por meio das Diretorias de Fiscalização, Operações e Atendimento, realizaram no último sábado (23), blitz preventiva, com objetivo de alertar aos condutores sobre como evitar conflitos no trânsito, que aconteceu na Praça Dom Moura, em Garanhuns.

Na ação, agentes de trânsito e psicólogas do DETRAN-PE distribuíram panfletos com dicas de boas práticas, no sentido de evitar acidentes e, até mesmo, morte, resultante de discussão nas vias e contou com o Detran Itinerante, caminhão que disponibiliza serviços, quando houve atendimentos dos usuários com serviços de emissão da Nada Consta, taxas, multas e agendamento.

Segundo a Gerente de Psicomédica e Presidente da Associação Brasileira de Psicologia de Tráfego de Pernambuco – ABRASIT-PE, Juliana Guimarães, o trânsito é um espaço de convivência. “Essa blitz Prevenção “Segundos que salvam vidas” foi pensada para sensibilizar a população na questão de saúde no trânsito, uma vez que, o trânsito é um problema de saúde pública mundial. Dados da Organização Mundial de Saúde – OMS, apontam que 5% da população tem hábito comportamental agressivo ao volante e que mais de 90% dos acidentes são causados por falha humana”.

Juliana informou ainda que, 1.35 milhões morrem por ano no mundo, com 30 a 50 milhões de feridos e sequelados. Ela destacou que a morte no trânsito está em 8º lugar no mundo e, no Brasil, está em 5º e 1º em morte de 5 a 29 anos. 

Já para o gerente de fiscalização, Paulo Paz, as ações da Operação Prevenção “Segundos que salvam vidas”, trabalha a forma correta de portar no trânsito, mostrando os perigos de ingerir bebida alcoólica e dirigir, e os cuidados que devem ter com os veículos, pneus, iluminação e equipamentos de segurança obrigatório. “Dirigir é um exercício diário de respeito ao próximo. Temos que ter consciência da importância de manter a distância adequada entre os veículos, fazer manutenção nos automóveis. Essas são características de um bom condutor, mais a característica principal é o respeito para uma boa convivência”, ressaltou.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.