quarta-feira, 1 de abril de 2020

Grupo Raymundo da Fonte doa 120 mil litros de água sanitária Brilux a hospitais públicos, referência do Coronavírus

A iniciativa é uma parceria com a Braskem, Alliance, Jaguar, Klabin, Cobap e Penha, fornecedores de matéria prima para produção da água sanitária. As doações serão destinadas a hospitais públicos que vão atender pacientes com coronavírus em Pernambuco, na Bahia e no Ceará. 



As Indústrias Reunidas Raymundo da Fonte, fabricantes dos produtos Brilux, Even, Sonho entre outras marcas de produtos de limpeza doméstica e higiene pessoal, iniciam nesta segunda-feira (30) a distribuição de um lote de 120 mil litros de águas sanitárias Brilux para as secretarias de Saúde dos governos de Pernambuco, Bahia e Ceará. 

As doações serão destinadas também às secretarias municipais de Saúde do Recife, de Salvador e Fortaleza, cidades onde a transmissão do vírus já é considerada comunitária. A Raymundo da Fonte se responsabilizará pela logística de entrega nas centrais de distribuição de cada órgão. A partir daí, os produtos serão enviados aos hospitais e unidades de saúde.

“Este é um momento em que todos devemos nos unir, poder público e iniciativa privada, para evitar a proliferação da doença. Seguimos firmes e confiantes na capacidade de recuperação do nosso povo. Diante disso, reafirmamos o nosso compromisso social com a higiene e a saúde do brasileiro”, ressalta Hisbello de Andrade, diretor presidente da Raymundo da Fonte. 

Ao todo serão doados 10 caminhões truck, somando um total de 10 mil caixas de produtos. A medida conta com o apoio das empresas Braskem, Alliance, Jaguar, Klabin, Cobap e Penha, que forneceram os insumos para a fabricação de todo material doado, e visa deter o avanço do novo coronavírus (Covid-19) nos estados. 

A água sanitária, que é composta basicamente por o hipoclorito de sódio com cloro ativo e água, é um importante aliado na limpeza e higienização dos ambientes. “A água sanitária promove o rompimento da parede celular do vírus pela ação oxidante do cloro livre presente na composição, o que atesta a eficácia como virucida. O produto age na camada proteica de proteção dos microrganismos e é um agente importante na limpeza”, explica Cristina Campos, coordenadora Química da Raymundo da Fonte, responsável pela marca Brilux.

Doação de produtos de higiene pessoal 

Além das 120 mil unidades de água sanitária Brilux, no Recife, onde fica a matriz da indústria, a Raymundo da Fonte também fez doação de produtos de limpeza, como sabonetes líquido e em barra, e álcool gel, para comunidades de maior vulnerabilidade social, como os centros de acolhimento de pessoas em situação de rua, lares de crianças e idosos. 

As entidades foram definidas em conjunto com a Anima e a Prefeitura do Recife. Entre os beneficiados estão o Lar do Nenen, a Associação Casa do Amor, os centros de acolhimento a crianças e adolescentes do Recife e diversos abrigos de idosos da cidade. Ao todo, mais de 25 instituições foram beneficiadas. 

Em Horizonte, cidade do interior do Ceará, onde a Raymundo da Fonte recentemente inaugurou uma nova unidade fabril, a empresa também se uniu à prefeitura local. Para a cidade, que tem aproximadamente 60 mil habitantes, a Raymundo da Fonte fez doação de produtos de limpeza e higiene pessoal. Essa mesma iniciativa foi realizada junto à Prefeitura de Paulista (PE), onde encontra-se a matriz do Grupo Raymundo da Fonte.

A FORÇA TAREFA DA UPE PARA PRODUÇÃO DE ÁLCOOL 70%




A Universidade de Pernambuco (UPE), através do Instituto de Ciências Biológicas, da Escola Politécnica e do campus Garanhuns, continua com a produção diária de etanol 70% que esta sendo doado para ajudar no enfrentamento da prevenção do novo Coronavírus (Covid-19).

A produção de álcool 70% está sendo doada a hospitais (incluindo as unidades hospitalares da UPE - Procape, Cisam e Huoc), corpo de bombeiros, SAMU, IML, IC, UPAS, PSFs, Sistema penitenciários, casas de idosos, polícia Militar, polícia rodoviária Federal, guardas municipais e prefeituras do Recife, e Região Metropolitana e região Agreste Meridional do Estado.

Até o momento, já foram produzidos mais de 3.600 litros de etanol 70% desde o início das atividades em 16 do corrente. Vale destacar que todo material é manipulado e produzido nos laboratórios da Universidade, sob a supervisão de professores da instituição.

Professores, servidores e estudantes da Universidade estão envolvidos na produção diária do material, que possui ação antisséptica sobre bactérias e vírus, como o COVID-19, e deve ser utilizado para higienização de ambientes.

A UPE tem recebido doações de etanol absoluto e etanol hidratado, com o apoio do SINDAÇUCAR, das Usina Cruangi, Usina Trapiche, Usina ACROGAN, Fábrica AMBEV-NASSAU, Setta Combustíveis, e grupo Álcoolquímica (JB). Também recebeu água mineral das fontes Serra Branca, Santa Terezinha, Santa Joana e comunidade da Torre. Além da doação de vasilhames novos e reutilizáveis, para o envase do etanol 70%, da comunidade UPE e população.

A ação faz parte do cumprimento do papel da Universidade para com a sociedade diante do quadro mundial que se apresenta atualmente de pandemia.

BOLSONARO MUDA POSTURA E BUSCA APOIO NOS MILITARES DO GOVERNO - Revista Veja

Sérgio Moro e Paulo Guedes apoiaram publicamente o ministro da saúde, Henrique Mandetta. Até Mourão contrariou opinião de Bolsonaro. Agora, novo pronunciamento (mais brando) do presidente, que mostra nova postura, não critica isolamento e pede união,  deve ter tido a influência da ala militar do governo. A mudança repentina foi observada por todos

Isolado politicamente por sua postura na crise, Bolsonaro voltou a se aproximar da ala militar de seu governo. O movimento veio após declarações públicas de alguns ministros, como Sergio Moro e Paulo Guedes, além, é claro, de Luiz Henrique Mandetta, em defesa da quarentena — criticada pelo presidente — como forma de prevenção. 

Esta convergência, inclusive, pode ter tido influência direta na mudança de tom do presidente em seu discurso. A proximidade também se deu justamente no aniversário de 56 anos do golpe militar , que culminou em 21 anos de ditadura no Brasil. O período foi de ruptura institucional e trevas para a democracia, mas o presidente, o vice, Hamilton Mourão, e o ministro da Defesa, Fernando Azevedo e Silva, celebraram a data em postagens.

Revista Veja

BOLSONARO MUDA O TOM - Revista Veja


Em seu quarto pronunciamento em rede nacional de televisão sobre a crise do coronavírus, Jair Bolsonaro adotou tom conciliador, diferente do que havia feito até então. O presidente pediu união dos três Poderes, falou em "defender vidas", listou medidas adotadas pela sua gestão, não chamou a doença de "gripezinha" e evitou criticar diretamente o isolamento social, método indicado por autoridades de saúde do Brasil e do mundo para combater a epidemia. 

O pronunciamento foi novamente acompanhado por "panelaços" registrados em todo o país. A postura adotada por Bolsonaro deve ajudar a apaziguar os conflitos com os governadores, que tomaram para si o protagonismo na luta contra o vírus devido à resistência do presidente em reconhecer a gravidade da doença. As primeiras reações devem acontecer nesta quarta-feira, 1º.

Revista Veja

A FORÇA RENOVADA DA REDE GLOBO



Globo disparada na liderança até com reprise de novela. JN com picos de audiência. BBB reinando com 1,5 bilhão de votos. Jornais locais integrados às comunidades (Vejam que belo trabalho faz a equipe da Globo em Garanhuns, tem sido assim em todo país). Na TV fechada só dá Globonews, e a CNN do Reino de Deus, que surgiu como principal concorrente, patina e não consegue chegar nem perto.

Mas tem aí o efeito Coronavírus e, principalmente, Bolsonaro.

A Globo está se reencontrando com a população, e não é dinheiro, se não ela babava Bolsonaro, é uma questão de força popular e poder, diante do crescimento econômico de rivais. E também de lógica editorial, diante de um governo que está distante das necessidades da população, que ironicamente flerta com o autoritarismo, que no passado teve o apoio da própria Globo.

Entre o amor e o ódio, a Globo cumpre um papel importantíssimo neste momento, e está se reconstruindo na frente de todos.

NOTA DO GOVERNO SOBRE A FAKE NEWS DO BORRACHEIRO

O Governo de Pernambuco, em suas redes sociais, tem explicado a Fake News do borracheiro, que tem sido usada para desacreditar os dados oficiais no estado e no Brasil.

O paciente de 57 anos que faleceu no Hospital Maria Lucinda nunca constou nas estatísticas de mortes por Covid-19 da Secretaria de Saúde do Estado de Pernambuco. Notas oficiais já explicaram o assunto, mas a Fake News continuar causando confusão, a serviço de interesses, provavelmente, políticos, tanto para criticar o estado quanto negar o poder devastador do Covid-19 em todo país.

Os óbitos não são contabilizados por atestados, mas por testagem da Vigilância Epidemiológica. 

Confira a nota oficial: https://instagram.com/p/B-Xa0aiFWbF/

No quadro abaixo, seguem os óbitos confirmados à época do óbito do borracheiro.


FEIRAS DE GARANHUNS VOLTAM A ACONTECER. COMO VAI SER?



A Prefeitura de Garanhuns, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente (SDRMA), informa sobre o funcionamento das feiras livres no município, a partir desta semana, com nova formatação, visando atender às medidas preventivas ao contágio da Covid-19, bem como o abastecimento da população de Garanhuns.

A partir desta quinta (02), com a feira localizada na avenida Oliveira Lima, no bairro Heliópolis, as atividades serão retomadas de forma gradual. De acordo com os padrões de higienização estabelecidos pelos órgãos de referência na área de saúde, bem como as recomendações do Ministério Público de Pernambuco (MPPE), e as normas expedidas pelo Governo Municipal, por meio de decretos oficiais.

Todas as feiras serão fiscalizadas permanentemente, da mesma forma que o cumprimento das normas sanitárias por parte dos feirantes e consumidores. Profissionais da Vigilância Sanitária do município e da empresa concessionária de serviços nas feiras livres serão responsáveis pela fiscalização; visando evitar também aglomerações desnecessárias nos espaços.

Será estabelecido ainda um limite de dois metros de distanciamento entre as bancas dos feirantes, que serão dispostas em formato linear, em corredores com o dobro do tamanho padrão. Será permitida apenas a comercialização de produtos do gênero alimentício, sendo eles: hortaliças, frutas, legumes, carnes, peixes e aves. Nenhum item poderá ser acondicionado no chão da feira.

As feiras nos bairros continuarão funcionando nos dias já estabelecidos, bem como a Central de Abastecimento de Garanhuns (Ceaga), que vai contar com um espaçamento maior para a comercialização dos produtos, com o horário que se estenderá até às 14h. Exceto a feira realizada em frente ao Mercado 18 de Agosto, localizada na rua Manoel Borba, no centro da cidade, que passa a funcionar apenas aos sábados.

Feira do Peixe — Já as tradicionais ‘feiras do peixe’ estão mantidas, no dia 8 de abril, no Mercado 18 de agosto; e no dia 09 de abril, no bairro Heliópolis.

Comunicação/PMG

CORONAVÍRUS / Pernambuco tem mais 10 casos confirmados, mas não tem novas mortes nesta terça (31)



A Secretaria de Saúde de Pernambuco (SES-PE) confirmou, nesta terça-feira (31/03), 10 novos casos da Covid-19 no Estado - totalizando 87 confirmações. Nas últimas 24h, não foi confirmada nenhuma morte por Novo Coronavírus - são 6 óbitos no total, mesmo número anunciado ontem. Até agora, há 14 pacientes recuperados, ou seja, que apresentam cura clínica.
⠀⠀⠀
As confirmações são do Recife (57), Jaboatão dos Guararapes (6), Olinda (5), São Lourenço da Mata (3), Camaragibe (2), Fernando de Noronha (2), Petrolina (2), Palmares (1), Belo Jardim (1), Caruaru (1), Ipubi (1), Goiana (1), além de casos de outros Estados (2) e outros países (3).
⠀⠀⠀
Foi anunciada, também, nesta terça-feira (31) a ampliação do número de testes em Pernambuco. Uma parceria do Governo do Estado com o Instituto Aggeu Magalhães (Fiocruz/PE) possibilitará, inicialmente, triplicar a capacidade atual, saindo de cerca de 770 para 2.170 exames por semana, a depender do envio dos kits de testagem pelo Ministério da Saúde (MS). Confira mais detalhes no vídeo que traz o anúncio completo, disponível em nossas redes sociais.
⠀⠀⠀
Nunca é demais lembrar: mantenham os cuidados com a higiene, o isolamento social e sigam as orientações das autoridades sanitárias e especialistas. Só saia de casa se for absolutamente necessário! Se todos colaborarem, venceremos essa pandemia com o menor impacto possível para cada um de nós e para a sociedade. ⠀⠀⠀
Dados atualizados ao meio dia desta terça-feira (31/03).

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.