quinta-feira, 9 de maio de 2013

O Projeto VEM VER TEATRO em Garanhuns - Por Duvennie Pessoa

Por Duvennie Pessoa*

Lendo no site da Prefeitura de Garanhuns sobre os encantos da cidade e seus potenciais, senti a ausência de se falar na produção artística da cidade. 

Além de artesãos, músicos, artistas plásticos, atores/atrizes etc poderemos ter cada vez mais do que já temos, depende do apoio que tivermos para pormos em prática nossos projetos, nesse caso, em Artes Cênicas. Temos um curso de formação teatral de 200 horas chamado Vem Ver Teatro que já conseguimos realizar por 3 anos consecutivos (2010/2011/2012). 

Os frutos colhidos desse trabalho são inúmeros, o que inclui novos espetáculos na cidade, prêmios, novos grupos teatrais e muitos jovens se encontrando através da arte e optando por uma carreira acadêmcia na área (UFAl / UFPE). Temos um Memorando com todo o levantamento dos ganhos depois de cada edição do Vem Ver Teatro que se inicia assim:

O VEM VER TEATRO VEIO PRA FICAR!

A cena teatral de Garanhuns vem ganhando novos ares desde que o curso de iniciação teatral Projeto Vem Ver Teatro, idealizado e coordenado pelo teatrólogo, dramaturgo e diretor teatral Julierme Galindo com apoio da Prefeitura da cidade através da Secretaria de Cultura, passou a fazer parte da rotina da cidade. 

A aceitação pública do VVT - como o Projeto Vem Ver Teatro é carinhosamente chamado - é percebida na demanda de participação sempre crescente (diariamente a Secretaria de Turismo e Cultura instalada no Centro Cultural recebe telefonemas de interessados em cursar o VVT, as redes sociais dos responsáveis pelo VVT recebem solicitação de matrícula, além de e-mails e indicações das mais variadas origens), no aumento do número de grupos de teatro e de atores profissionais na cidade e no crescimento quantitativo e qualitativo do público que prestigia tanto o evento de encerramento quanto as apresentações dos espetáculos oriundos das 3 edições do projeto.

“Tenho 63 anos e nunca tinha entrado num teatro. Não tinha a menor ideia de como era o prédio. Não conseguia imaginar o que minha neta fazia toda terça e quinta nas aulas. Fui assistir o espetáculo de formatura e fiquei encantada. É tudo muito bonito!” (D. Zulmira, avó de uma das participantes do VVT).

O Projeto envolve mais de 200 pessoas, e ainda atrai várias pessoas de diversos bairros da cidade. Fortalece não só a prática teatral da cidade, mas, sobretudo, desenvolve e estimula a cidadania, oferecendo aos munícipes o prazer de apreciar os valores artísticos contidos em sua localidade, e ainda promove a vinda de pessoas aos assentos do Centro Cultural Alfredo Leite Cavalcanti, até então vazios devido a pouca produção teatral de Garanhuns nos últimos anos. A plateia que prestigiou a conclusão do VVT Ano I em 2010 continua prestigiando espetáculos teatrais:

“Eu não entendia porque alguns atores de tv diziam que preferiam fazer teatro, eu achava que era sem graça. Fiz o VVT I e hoje eu sei o que eles queriam dizer.”(Valéria Santos)

“Fui aluna das oficinas de bairro do VVT I, daí decidi fazer o curso, passei para o VVT II e hoje não perco nada no Teatro!!! (Wanderlândia Melo)

“Assisti Vicência e quando abriu as inscrições para o VVT, não tive dúvidas. Hoje ir ao teatro faz parte da minha rotina.” (Samara Cavalcanti)

O projeto incentiva a permanência na cena garanhuense de artistas do palco para montagem, produção e apresentações de espetáculos, estimulando a formação de plateia e promovendo a formação técnica. O Vem Ver Teatro vem para fortalecer ainda mais o gosto pela arte dramática e democratizar o acesso aos bens de consumo culturais e artísticos de nossa cidade, promovendo cultura e inclusão social: 

A - Curso de Iniciação ao teatro para atores e não atores.
B - Circuito de Apresentações de Esquetes nos Bairros com Oficinas nas Comunidades.
C - Mostra de Esquetes de Bairros.
D - Montagem e Apresentação de Espetáculo com alunos do curso de Iniciação.
(...)

Espero em breve poder ler no site da Prefeitura de Garanhuns que além de comércio, turismo, gastronomia etc, temos também Teatro, Música, Artes Plásticas etc em nossa cidade.

*Duvennie Pessoa é professora, atriz e produtora artística

Emenda de Jorge Corte Real desonera patrão para investir mais no empregado

Jorge Corte Real em recente visita a Garanhuns com prefeitos da região

O plenário da Câmara dos Deputados, em Brasília, aprovou a Medida Provisória 593/12, que altera a lei do Pronatec. O deputado federal Jorge Côrte Real (PTB-PE), que fez parte da comissão mista que elaborou 
o relatório, comemora aprovação, sem modificação, de emenda de sua autoria, que contempla os participantes do Programa Federal. A medida provisória seguirá para votação no Senado.

A emenda nº 05 de autoria de Côrte Real amplia a desoneração das despesas do empregador com a educação de seus empregados, a fim de que o “patrão” invista mais no trabalhador. A emenda permite a exclusão dos gastos com educação superior, capacitação ou qualificação profissional dos empregados, da base de cálculo das contribuições previdenciárias.

“A concessão de estímulos educacionais pelos empregadores aos seus trabalhadores é medida que deve ser estimulada e ampliada. Ela é importante para avançar na qualificação da força de trabalho do país e na sua produtividade, suprindo de forma complementar a demanda crescente por mão de obra qualificada que vem se apresentado como gargalo aos investimentos produtivos”, lembra o deputado.

O relatório inclui ainda as instituições públicas de ensino superior entre as que também podem participar do Pronatec se desejarem, assim como as fundações públicas de direito privado dedicadas à educação 
profissional e tecnológica. Isenta do Imposto de Renda as bolsas recebidas pelos servidores das redes públicas de educação profissional, científica e tecnológica que participem das atividades do Pronatec. Além 
de aumentar de 160 para 200 horas a carga horária mínima dos cursos oferecidos nas modalidades de educação profissional e tecnológica.

Vereadores de Garanhuns deixam gabinetes e abrem discussões nas Comunidades

Trago do Blog do Carlos Eugênio, ex-Secretário de Comunicação Social de Garanhuns

Os vereadores garanhuenses estão mais atuantes. A constatação vem das ações desenvolvidas pelos parlamentares, que a cada dia, deixam o conforto dos seus gabinetes, para colocar em prática a máxima que o vereador é o político mais próximo da população.

O vereador Gil PM (PRTB), apesar de ser novato na Casa Raimundo de Moraes, vem dando exemplo. Recentemente, esteve nas casas populares da Cohab 3, discutindo com as famílias soluções para as suas necessidades, sobretudo no aspecto: segurança. O compromisso do Vereador, firmado através das redes sociais, é visitar as demais localidades de Garanhuns.

E por falar em segurança, o Republicano Trabalhista esteve nos últimos dias participando de uma audiência junto ao secretário Estadual de Defesa Social, Wilson Damázio, em Recife. Durante o Encontro, que também contou com as presenças dos vereadores Alcindo Correia (PRTB) e Cláudio Taveira (PSDB), os parlamentares solicitaram reforço no policiamento da Cidade, bem como a instalação de postos policiais nos distritos de Miracica e São Pedro.

O Soldado Givanildo, como também é conhecido, ainda apresentou ao Secretário, as suas proposições apresentadas no Legislativo Garanhuense e tratou de ações voltadas aos usuários de droga e aos deficientes de alto grau, além de reivindicar o retorno da patrulha escolar e de um incremento de 40 novos policiais ao efetivo do 9º BPM. 


Outro vereador que tem as suas ações destacadas é o presidente da Casa, o vereador Audálio Filho (PSDC). Apesar das obrigações do cargo de Presidente, Ramos não se esquece de manter contato com o povo, tanto que nos últimos dias esteve no Vale do Mundaú, participando de reunião junto aos membros da Associação de Moradores da localidade. A visita também foi marcada pela presença do deputado Federal Fernando Ferro (PT), do secretário de Governo, Wanderley Lopes e do presidente da CDL, Fernando Couto. “Tratamos de assuntos como saúde, educação, infraestrutura, segurança, transporte e assistência social e vamos continuar com essa agenda de visitas e trabalho pelas comunidades de Garanhuns”, salientou o Vereador em seu perfil no facebook.

Em postagem recente, o Blog registrou a visita de praticamente todos os vereadores as comunidades do Indiano e Magano. Acompanhados pelo Prefeito Izaías Régis (PTB), os legisladores apontaram ao governante, vias que necessitam de ações de pavimentação e esgotamento sanitário. 

(Nas imagens, os vereadores Gil PM, na Cohab 3 (acima) e Audálio Filho, no Vale do Mundaú).

Com vagas para Garanhuns, UFRPE realiza seleção para professores


A Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) divulgou, na última segunda-feira (06/05), o edital do Processo Seletivo Simplificado que visa a contratação de professor (a) substituto (a). Ao todo, 17 vagas 
estão sendo ofertadas pela seleção em diversas áreas do conhecimento, para o campus Dois Irmãos, no Recife, e Unidades Acadêmicas de Garanhuns e Serra Talhada.

Os interessados em participar da seleção devem efetuar a inscrição no Processo Seletivo entre os dias 7 e 13 de maio de 2013. De acordo com o edital (Nº 30/2013), as inscrições devem ser realizadas na Secretaria da Unidade Acadêmica de Garanhuns (Recepção da Direção Geral).

A seleção será constituídas de duas etapas distintas: 1) Avaliação da Prova Didática e 2) Prova de Títulos com análise Curriculum Vitae modelo Lattes.

A contratação do professor substituto será na classe de Auxiliar pelo prazo de 6 ou 12 meses, conforme o caso previsto no edital da seleção, mediante Contrato de Locação de Serviços. O prazo do contrato pode ser prorrogado por período igual, dada a necessidade da UFRPE.

As remunerações ofertadas variam de acordo com a carga horária do contrato (40h ou 20h horas) e a titulação do candidato aprovado, variando entre o máximo de R$ 4.649,65 (40h com doutorado) e o mínimo de R$ 1.914,58 (20h graduação). Os aprovados também recebem auxílio alimentação nos valores de R$373,00 (40h) e R$ 186,50 (20h).

Caso não haja candidatos inscritos no período acima especificado, o prazo de inscrição será automaticamente prorrogado para o dia 17 de maio 
de 2013.

INCLUSÃO: Mais de 398 mil donas de casa de baixa renda já se filiaram à Previdência

Dados divulgados pela Secretaria de Políticas de Previdência Social (SPPS) mostram que em março o número de donas de casa de baixa renda filiadas à Previdência Social no país já chegou a 398.326. Entre os estados com os maiores registros de donas de casa de baixa renda que se tornaram seguradas da Previdência Social estão Minas Gerais (70.435), São Paulo (65.988), Rio de Janeiro (42.072), Bahia (28.717) e Rio Grande do Sul (28.149).

“Sem dúvida, esse número mostra que essa é uma política pública que deu certo e que a divulgação tem sido adequada, nós estamos muito satisfeitos, isso implica mais pessoas protegidas, principalmente, se atentarmos para o fato de que são pessoas de baixa renda, inscritas no cadastro do Bolsa Família, portanto estamos no foco do que a presidenta Dilma Rousseff tem buscado que é proteger as pessoas de baixa renda do país”, ressalta o secretário de Políticas de Previdência Social, Leonardo Rolim.

Para aumentar ainda mais a formalização, o ministério da Previdência Social e o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) têm intensificado ações de divulgação da medida por meio do Programa de Educação Previdenciária (PEP). “ Nós vamos conseguir fazer com que as pessoas percebam que agora elas têm uma forma mais barata e adequada à sua realidade para ser protegida pela Previdência”, destaca Rolim. A meta do Governo é atingir 1 milhão de formalizações de donas de casa de baixa renda até 2015.

Inscrição - Qualquer pessoa sem renda própria que realize o trabalho doméstico no âmbito da própria residência pode se filiar à Previdência Social como segurado facultativo de baixa renda. Para isso basta que a família esteja inscrita no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) e tenha renda mensal de até dois salários mínimos (hoje, R$ 1.356,00). A alíquota de contribuição previdenciária é de apenas 5% do salário mínimo (R$ 33,90) por mês. A inscrição pode ser realizada por meio da Central 135.

Esses segurados têm direito a aposentadoria por idade, aposentadoria por invalidez, auxílio-doença, salário-maternidade, pensão por morte e auxílio-reclusão.

Garanhuns recebe Encontro de Secretários Municipais de Saúde

Com o Secretário Antônio Figueira, encontro reúne os 184 secretários de Saúde do estado


A cidade das Flores receberá nesta quinta e sexta-feira, dias 8 e 9 de maio, o V Congresso das Secretarias Municipais de Saúde e o 60º Encontro de Secretários Municipais de Saúde do Estado de Pernambuco. O evento que tem início às 8 horas vai ser realizado no auditório do Hotel Tavares Correia e conta com o apoio do Governo Municipal, por meio da Secretaria de Saúde.

Com o objetivo de discutir a agenda prioritária do SUS Pernambuco, bem como acolher os novos secretários municipais da pasta, o encontro também será uma oportunidade para eleger a nova mesa Diretora. Estão sendo aguardados representantes dos 184 Municípios do Estado.

“Garanhuns tem o prazer de receber este grande encontro que além de reunir os secretários municipais e seus respectivos técnicos, contará com a presença do nosso secretário estadual de saúde, Antonio Carlos Figueira, que abrilhantará o evento. Na oportunidade, iremos discutir os principais assuntos que norteiam o nosso Sistema Único de Saúde como assistência farmacêutica, vigilância em saúde, auditoria do SUS, dentre outros assuntos, inclusive do COAP que tratará do nosso contrato administrativo”, adiantou Harley Davidson, secretário de saúde do Governo Municipal.

A programação também contará com palestras e oficinas as quais discutirão diversos temas relativos à saúde.

A abertura oficial do evento será a partir das 19 horas, no Círculo Militar. Neste momento, o Secretário Estadual de Saúde Antonio Carlos Figueira realiza uma conferência que abordará o tema: SUS em Pernambuco: Caminhos e Desafios.

I SETEC é realizada com sucesso




Alunos, professores e pesquisadores de Garanhuns e Região participaram, no período de 2 a 4 de maio, da I Semana de Tecnologia da Engenharia Civil - SETEC, realizada na Autarquia do Ensino Superior de Garanhuns (AESGA).

O Evento, organizado pelo 6º período do curso de Engenharia Civil da Faculdade de Ciências Exatas de Garanhuns (FACEG), contou com a promoção de palestras, workshop e exposição de materiais. Segundo a coordenadora do Curso, professora Suianne Melo, a Ação é um pontapé inicial de abertura profissional para os alunos. “Eventos dessa natureza fortalecem a relação entre as instituições e auxiliam o aluno a conhecer a futura profissão e as possíveis áreas de atuação”, explicou.

A I SETEC também contou com a presença de profissionais renomados, dentre os quais podemos destacar os palestrantes e doutores Ricardo Vigoderis, que é Engenheiro Agrônomo e professor adjunto UFRPE /UAG e Joaquim Oliveira, Engenheiro Civil e conselheiro da Associação Brasileira de Mecânica dos Solos (ABMS). Além destes, também participaram da SETEC o engenheiro químico Leonardo Negromente; a Engenheira Civil da Moura Dubeux, Camila Siqueira; a Técnica de Segurança do SENAI, Andréia Batista; o Engenheiro Civil Romilde de Oliveira; o Engenheiro de Tráfego, Maurício Domingues e o arquiteto Gláucio Brandão, que abordaram temas diversos, sempre alertando que o curso e estágio são os pilares para uma boa formação.

Além do conteúdo teórico, o terceiro dia do Evento ficou por conta da exposição de empresas parceiras como Ferreira Costa, Comercial Ramos, DCA distribuidora, Loc Reboque, J.A. Engenharia, Gráfica NelMam, Studio C, Vitrine, Moda Atual, UFRPE/UAG, SENAI Garanhuns, Madeireira e serralharia Maçaranduba, Meridional Mineração, Master Ferro, Caixa Forte Garanhuns, que mostraram as novidades em acabamentos cerâmicos, argamassas e rejuntes, louças sanitárias, caixas de água, construções e edificações e em armações das vigas e blocos, agregando valor a SETEC e possibilitando uma maior vivência sobre os assuntos abordados.

PARTICIPE da 1ª Conferência Municipal das Cidades.



Com o objetivo de apresentar novas propostas de desenvolvimento urbano para a cidade de Garanhuns, bem como sensibilizar e mobilizar a sociedade para o estabelecimento de metas e planos de ação para enfrentar os problemas existentes na cidade, o Governo Municipal, por meio da Secretaria de Articulações Políticas e de Governo, promoverá, nas dependências da Autarquia do Ensino Superior de Garanhuns – AESGA, na próxima sexta-feira, 10, a partir das 8 horas, a 1ª Conferência Municipal das Cidades.

Na oportunidade, o secretário Fernando Nunes, de Planejamento e Evilson Rodrigues Rêgo, de Finanças, irão ministrar palestras que abordarão a temática do evento. A iniciativa é direcionada ao público em geral.

Durante a Conferência haverá formação de grupos de trabalho para posterior aprovação das propostas prioritárias e da adequação do conselho consultivo e deliberativo de urbanização, bem como a eleição dos delegados que participarão da V Conferência Estadual das Cidades, a qual será realizada no mês de setembro na cidade do Recife.
.

AGORA COMIGO: Está aí. É bom a sociedade participar para depois não acontecer como o Plano Diretor.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.