sexta-feira, 6 de maio de 2016

Dia das Mães em Comercial Ramos - Garanhuns


Estudos para concessões das BR´s 232 e 101 estão adiantados

Paulo Câmara acredita que o modelo de intervenção 
pode ajudar o País a retomar confiança



BRASÍLIA – O governador Paulo Câmara esteve na manhã desta sexta-feira (06.05) com Marcelo Bruto, diretor da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), para conversar sobre o andamento do processo de concessão pública das rodovias BR-232 e BR-101, que foram incluídas no Programa de Investimentos em Logística (PIL), do Governo Federal. Bruto informou ao governador que em breve estarão sendo apresentados os estudos técnicos para as obras das duas estradas.

“São as duas rodovias mais importantes do Estado, fundamentais para o nosso crescimento econômico e social; e também para a interiorização do desenvolvimento que já começamos a fazer. Por isso, considero essencial acompanhar de perto o andamento das concessões, ainda mais quando estamos num cenário de tantos desafios na economia nacional”, afirmou o governador de Pernambuco.


Paulo Câmara também acertou com a direção da ANTT uma reunião, nas próximas semanas, com o secretário estadual de Transportes, Sebastião Oliveira, para intensificar a troca de informações entre a Agência e o Governo de Pernambuco. “Apesar do cenário atual, precisamos dar agilidade a esse processo de concessão. Um passo importante para que os investidores retomem a confiança no Brasil", disse Paulo, que esteve na ANTT com os secretários Danilo Cabral (Planejamento e Gestão) e Renato Thièbaut (Projetos Estratégicos).

Um brinde aos 100 anos do Samba‏ - Especial para o blog

Primeiro registro oficial do ritmo aconteceu em 1916 e, de lá para cá, apesar das mudanças, a boêmia continua sendo o grande impulsionador do gênero.




 Quando Donga registrou o samba Pelo Telefone, em 1916, com certeza não imaginava que estaria dando, oficialmente, o pontapé inicial para consagrar o Brasil no cenário musical do mundo. “Oficialmente” porque a história do samba se iniciou muito antes, ainda no período Colonial, com a chegada dos escravos africanos ao país, que trouxeram suas crenças, hábitos e musicalidade. Foi nessa mistura de culturas que o ritmo se forjou, retratando o cotidiano dos trabalhadores, das cidades e suas desigualdades e, claro, da boêmia e malandragem.
 Já se passaram 100 anos desde que a composição de Donga, Heitor, João da Baiana e Sinhô foi criada. Em pouco tempo, os tambores e os instrumentos de percussão que compõem o gênero se espalharam pelas ruas, principalmente dos morros, e alcançaram os lares por meio das rádios, que estavam em plena difusão. De lá para cá, muitas coisas mudaram, mas outras permaneceram intactas, criando tradições e definindo o perfil dos grandes sambistas brasileiros. “As rodas de samba regadas à cerveja, os encontros em bairros boêmios se tornaram verdadeiras referências na história do Samba. Essa ligação com a cerveja, bebida popular, gelada, que fazia parte de cotidiano desses artistas, passa a ser homenageada nas canções e, até hoje, move um mercado milionário”, ressalta o cervejeiro Thomé Calmon, da DeBron Bier.
 Agenor de Oliveira, o Cartola, sob a influência de Carlos Cachaça e outros artistas, entrou no mundo da boêmia e, consequentemente do Samba, durante o período em que morou na Mangueira onde, com amigos, participou da fundação da Estação Primeira de Mangueira. Assim, cria-se mais um subgênero, o samba-enredo, e abrange diversos artistas com as peculiaridades que fazem do ritmo um grande encontro. Na década de 1930, Noel Rosa cria Conversa de Botequim. Em 1977, Chuva, suor e cerveja, de Caetano Veloso, se consagra. Chico Buarque, João Bosco, Paulinho da Viola, entre outros artistas se conhecem e se fazem nos bairros boêmios do Rio de Janeiro e de São Paulo. Entre as mulheres, Beth Carvalho, Elza Soares, Dona Ivone Lara, Clementina de Jesus, Clara Nunes, Elizabeth Cardoso e Elis Regina.
 Zeca Pagodinho, um dos grandes nomes da atualidade, e a sua Alma Boêmia representam o samba de partido alto. Apaixonado pela bebida, ele já estampou diversas campanhas publicitárias da indústria cervejeira. “Artistas locais também fazem do samba e da cerveja uma bela combinação. No Recife, é a Rua da Moeda quem recebe os encontros e as rodas de Samba”, continua Thomé Calmon. Um exemplo é o grupo pernambucano Pouca Chinfra, que também leva ao público o batuque contagiante e confirma essa ideia através de músicas como Perdoa o Botequim.
 E assim a nova geração do Samba continua a perpetuar a história com artistas como Diogo Nogueira, que fazem o elo entre o passado e o futuro. A trajetória desse gênero, que conquistou os quatros cantos do Brasil e o mundo, é longa e está longe de morrer, para a alegria de Alcione. Em 2005, a UNESCO reconheceu o samba como Patrimônio Imaterial da Humanidade.

4Comunicação.com.br

PSOL reúne filiados e simpatizantes neste sábado em Garanhuns



A Comissão Provisória do PSOL Garanhuns convida a todas e a todos para a sua Plenária, que será realizada no próximo sábado, dia 07 de Maio, às 15h30, no Auditório da FETAPE, que fica localizado na Avenida Duque de Caxias, 145, próximo ao círculo militar. 

Serão debatidas pautas relativas à conjuntura política municipal, assim como a construção de um projeto inclusivo de cidade, que tenha a educação como eixo norteador e a participação das pessoas no debate político como elemento fundamental. 

Jailton de Melo Elias 
Presidente do PSOL Garanhuns

Remuneração de Vereadores - Escola de Contas lança novo curso



“Remuneração de Vereadores: o que pode e o que não pode” é o título do novo curso promovido pela Escola de Contas Públicas, de 16 a 18 de maio. Os interessados podem se inscrever pelo site http://escola.tce.pe.gov.br/escola/ até o dia 11. Mais informações no (81) 3181.7953 ou no www.facebook.com/ecpbg.

Will Ferreira Lacerda, professor que ministrará o curso, explica que a capacitação ganha relevância à medida que permite aos vereadores em geral e aos presidentes da Câmara, em especial, tomar conhecimento do posicionamento do TCE/PE e muitos outros Tribunais de Contas sobre o que é permitido e sobre o que não é permitido em termos de remuneração de vereadores.

Ele explica que a votação para definição de remuneração de vereadores tem prazo legal admitido pelo Tribunal de Contas e segue o preceito da anterioridade, ou seja, as câmaras de vereadores têm que aprovar o normativo que regulamentará a remuneração dos vereadores da legislatura (2017/2020) antes do resultado das eleições municipais, sob pena de ter seu normativo desconsiderado pelo TCE/PE.

Will Ferreira Lacerda é técnico do TCE/PE; como mestrado em Gestão Pública (UFPE) e bacharelado em Ciências Contábeis (UFPE); autor do livro Guia Prático para a fixação da remuneração de vereadores (Editora Bagaço).

O público-alvo da capacitação é direcionado para vereadores; assessores parlamentares; assessores jurídicos; contadores; advogados; servidores do Poder Legislativo Municipal; controladores/auditores internos; auditores externos e consultores em geral.

Confira a programação completa do mês de maio neste link.

Remuneração de Vereadores: O que pode e o que não pode
16/05 a 18/05 - 15h/a - 13h30 às 18h 
Professor: Will Ferreira

Morre Gilvan, irmão do prefeito Izaías Régis



É com tristeza que manifesto em nome de toda a família Régis o mais profundo pesar pelo falecimento, nesta sexta-feira (6), do meu irmão Gilvan Régis, 71 anos, mais conhecido como Gilvan da Madeireira. Meu amado irmão passou mal na manhã dessa quinta-feira (5) e estava internado no Hospital Perpetuo Socorro. Gilvan faleceu hoje pela manhã por complicações em quadro de saúde.

Gilvan era o 3º, entre os 11 irmãos de uma família muito unida. É uma perda irreparável para todos nós. Que Deus possa confortar minha cunhada Ivone e meus sobrinhos Marcelo, Sandra e Maurício. O corpo do meu irmão será velado na Funerária Padre Cícero, localizada na Avenida Simôa Gomes, até às 16h, quando seguimos em cortejo fúnebre para a cidade de Terezinha (PE), onde ocorrerá o sepultamento. 

Izaías Régis

BNB investe em indústria e comércio de Caetés




O município de Caetés vai receber na nessa sexta-feira dia 06, na no prédio de Câmara de Vereadores do município, com início previsto para ás 19 horas , o evento itinerante de apresentação das novas linhas de financiamentos através de mais uma edição do Fundo Constitucional de Desenvolvimento do Nordeste-FNE, em parceria com o Ministério da Integração Nacional, Sudene e SEBRAE para beneficiar a indústria e o comércio local. O Banco do Nordeste e o SEBRAE vão realizar apresentações e tirar dúvidas do público presente e, vão está também, com as suas equipes no evento atendendo os interessados em realizar financiamentos. Na ocasião, também serão apresentadas experiências de sucesso de micros e pequenas empresas. Para as pessoas que ainda não tem empresa montada ou trabalha de maneira informal, o BNB já dispõe de linhas de financiamentos para este público e o SEBRAE orienta e acompanha a formação da nova empresa. 

Este é um ótimo momento para o comercio e a indústria de Caetés buscar junto às instituições citadas, consultorias, capital de giro e novas linhas de financiamentos com juros especiais, para alavancar ainda mais os seus negócios e estes setores da economia do município.

Texto: Wando Pontes

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.