sexta-feira, 13 de abril de 2018

BLOG CHUMBO GROSSO COMPLETA 10 ANOS

ALTAMIR PINHEIRO, O GUERRILHEIRO, AFIRMA QUE SEU BLOG É O PRIMEIRO CRIADO NO AGRESTE MERIDIONAL 



"No longínquo 14 de abril de 2008, o então guerrilheiro com a sua inseparável boina à la Che Guevara, criou um blog com os melhores propósitos no tocante ao total direito de se manifestar e escrachar por completo a tão propalada liberdade de imprensa, mas ainda sem saber ao certo aonde iria desembocar no mundo desconhecido, misterioso e surpreendente da ilimitada internet, blogosfera ou redes sociais e até quando ele teimaria em ficar no ar. O tempo - este velho senhor da razão - se encarregou de nos dar a resposta. Dez anos no ar, quase 10 mil artigos publicados, alguns milhões de páginas vistas por alguns milhões de visitantes ou acessadores, pois não é que, nesse ínterim, ganhei uma neta(Sofia), outra neta(Isadora) e mais outra(Gabi)...

Em uma década, a blogosfera expandiu-se em dimensões incalculáveis e o que antes era novidade hoje consolidou-se como um dos meios de informação de maior repercussão e poder de transformação, causando impactos significativos e irreversíveis na mídia convencional(jornais impressos em gráficas). Em todo o Brasil a blogosfera tem 15 anos. Em Garanhuns, o Chumbo, já está no ar há 10. O primeiro blog brasileiro com notícias e comentários diários sobre o que acontece na política e outra forma de cultura está no ar desde 2004. Trata-se do blog do jornalista pernambucano Ricardo Noblat. 5 anos depois viemos e chegamos em sua rabeira.

Como se vê, num mundo cada vez mais rápido, criar um blog, lá em abril de 2008 e vê-lo hoje, em 2018, de vento em poupa, é algo que me enche de alegria e gratidão!!! 10 anos, uma DÉCADA, em qualquer ocasião é muito: seja na idade de uma neta, num novo casamento, num emprego, num relacionamento de namoro ou amizade, mas no caso da internet, DEZ anos é ainda mais significativo: é uma eternidade!!! Lá em 2008, blogs ainda eram poucos, estávamos engatinhando...

No transcorrer desta década pequenas decepções e enormes alegrias, enfim... no balanço final, estou extremamente feliz com os resultados obtidos, muito além do que esperava quando iniciei esta jornada. Alguns artigos tiveram uma repercussão gigantesca e se tornaram referências, como por exemplo, a notícia em primeira mão, por um golpe de sorte e pura coincidência do fatal acidente aéreo e a consequente morte de OI DE GATO. O Chumbo Grosso foi o primeiro blog do Nordeste e o terceiro do país a divulgar o falecimento do ex-governador de Pernambuco, ele passou a perna até no Blog de Magno Martins que noticiou a tragédia com 1 minuto e 27 segundos de atraso em comparação ao Chumbo.

O blog sempre teve e vai continuar tendo um norte, um prumo, uma linha editorial a seguir, geralmente movido por dois “Ps” MAIÚSCULOS: POLÍTICA & PUTARIA!!! Outra coisa: total liberdade aos comentaristas e pura LEALDADE com os seus respectivos leitores. Pois, só eles têm o direito de saber quais são os pressupostos e os princípios de quem escreve. COERÊNCIA na defesa do Estado de Direito, pouco importando se o alvo pertence ou não ao campo ideológico de quem quer que seja. CORAGEM de ir na contramão sempre que isso se mostrou necessário, sem ceder ao alarido e às pressões, inclusive até da empresa, donde, ele continua hospedado por já ter brigado e batido de frente com ela várias vezes em razão de denúncias dos invejosos por não aceitarem seus textos apimentados e suas imagens de sexo livre e explícito. Defeitos?!?!?! Ah, os há às pencas. E os amigos e inimigos jamais deixaram ou deixarão de apontá-los... Que assim seja!!!

Acredito eu, que existe um legado duvidoso e uma bagaceira de textos e artigos que poderão ser lidos, relidos, pensados, debatidos, reconsiderados e contextualizados como o retrato detalhado de uma larga janela de tempo que teve seus dilemas próprios característicos identificados e esmiuçados, muitos deles, obviamente, contraditórios, principalmente aos padrões denominados de “POLITICAMENTE CORRETO”. Agora, gostem ou não, acho que nos últimos 10 anos três palavras marcaram a trajetória das página do blog: LEALDADE, COERÊNCIA E CORAGEM.

Orgulha-me ter contribuído, apesar de ser em muita pequena escala e em algumas oportunidades, para a formação da opinião pública da Cidade, da Região, do Estado, do Brasil e do Mundo, sobre os mais diferentes acontecimentos. Não é à toa que, 60% de sua audiência está cristalizada nas regiões Sul e Sudeste e, cerca de 10% a audiência cabe aos acessadores brasileiros residentes nos Estados Unidos, Portugal e vários países da Europa. A razão, sinceramente, não sei explicar!!! Vamos agora em rumo aos próximos 10 anos. VIDA LONGA AO BLOG!!!

Altamir Pinheiro
Editor do Blog CHUMBO GROSSO

CELINO MELO lança a canção VIVA DOMINGUINHOS


O cantor e compositor garanhuense Celino Melo, que teve participação em diversos festivais da canção em Pernambuco, também dos 1.º, 13º e 16º FIGs, e Natal Luz de Garanhuns em 2016 e 2017, compositor da já conhecida canção AMIGOS DE GARANHUNS, vem às vésperas do Festival Viva Dominguinhos lançar sua mais nova composição de mesmo nome "Viva Dominguinhos - a canção".

"Para mim é uma imensa alegria compor uma canção para nosso grande conterrâneo, mestre, maestro e amigo Dominguinhos, uma pequena e singela homenagem para aquele que em sua simplicidade tornou-se o amigo e parceiro de tantos e tantas canções. Abraços canções e paz", diz Celino Melo.

Confira abaixo o clip da música.


RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.