sexta-feira, 17 de dezembro de 2021

Datafolha aponta Lula com 48% e Bolsonaro com 22% das intenções de voto




O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) está na frente da disputa pela Presidência, com 48% das intenções de voto, segundo pesquisa Datafolha divulgada a dez meses da eleição de 2022. O presidente Jair Bolsonaro (PL) soma 22%; Sergio Moro (Podemos), 9%; e Ciro Gomes (PDT), 7%. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou menos. O resultado indica que Lula pode ter votos suficientes para garantir vitória já no primeiro turno.

Detalhe: a distância entre Lula e Bolsonaro é de 40 pontos percentuais entre os eleitores com menor renda, de até dois salários mínimos. O grupo equivale a 51% da amostra do Datafolha.

Em paralelo: o levantamento do Datafolha indica um cenário semelhante ao captado pela pesquisa Ipec, divulgada na terça-feira. Mas o Brasmarket Inteligência e Pesquisa obteve resultados muito diferentes dos dois tradicionais institutos, informa Lauro Jardim: Bolsonaro à frente de Lula.




Paulo Câmara lança programa de prevenção e tratamento do câncer do colo de útero



O governador Paulo Câmara lançou, nesta quarta-feira (15.12), um programa em parceria com a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) que tem como objetivo prevenir e tratar o câncer do colo de útero. Segundo dados obtidos pela Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), em 2022 são esperados 730 novos casos da doença em Pernambuco. Em razão disso, no próximo ano serão feitos rastreamentos e o acompanhamento de 80 mil mulheres moradoras do Recife e de oito cidades da Mata Sul – Cortês, Amaraji, Lagoa dos Gatos, Ribeirão, Primavera, Tamandaré, São Benedito do Sul e Barreiros. O investimento na iniciativa é da ordem de R$ 6 milhões.

“O Programa Útero é Vida vai ao encontro do que nós precisamos neste momento, que é a melhoria da saúde pública da nossa população. E nós preparamos a nossa rede, compramos equipamentos, temos uma consultoria técnica junto com a OPAS, qualificamos as nossas equipes e agora temos condições de ir a campo junto com os municípios para fazer todo um diagnóstico, os exames, e encontrar as mulheres que precisam da prevenção”, destacou Paulo Câmara.

O secretário estadual de Saúde, André Longo, destacou que, caso descoberto em estágio inicial, esse tipo de câncer é totalmente curável. “Em Pernambuco, temos indicadores e números insatisfatórios, com uma pernambucana morta a cada dia. Existe uma grande necessidade do exame de rastreamento”, disse.

Com os resultados iniciais obtidos após o rastreamento e acompanhamento no próximo ano, a SES-PE vai expandir o programa para todas as regiões do Estado. O aperfeiçoamento da linha de cuidado passa pelo rastreio e detecção da lesão no colo do útero até a assistência na atenção especializada para o tratamento dessa ferida pré-cancerígena, que pode se transformar num tumor grave. Além disso, o programa prevê chegar ao patamar preconizado pela OMS para 2030, de 90% das adolescentes pernambucanas vacinadas contra a doença (HPV), 70% de mulheres rastreadas – na faixa etária de 35 a 45 anos – e, para completar, 90% das mulheres tratadas.

TESTAGEM – Durante o evento de hoje, também foi assinada uma Carta Acordo entre o Instituto de Pesquisas de Biologia Molecular do Paraná (IBMP), o Laboratório de Imunopatologia Keizo Asami (Lika), da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), e o Instituto de Medicina Tropical (IMT), da Universidade de São Paulo (USP), com o objetivo de desenvolver um novo teste de HPV por PCR de baixo custo. Durante a pandemia da Covid-19, o Estado adquiriu máquinas de RT-PCR que, com a redução dos indicadores, serão utilizadas para analisar, com alto rendimento, a coleta do material feita pelo profissional de saúde ou mesmo por meio da autocoleta, a partir de 2022, ajudando no diagnóstico do câncer do colo de útero.

A cerimônia também contou com as presenças da secretária de Saúde do Recife, Luciana Albuquerque; do vice-diretor da OPAS, Jarbas Barbosa; da representante da OPAS/OMS no Brasil, Socorro Gross; da servidora da Secretaria Estadual de Saúde e consultora local SES/OPAS, Letícia Katz; do diretor do Instituto Ageu Magalhães/Fiocruz Pernambuco, Pedro Miguel; da presidente da Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica, Jurema Teles.


Também presentes o gerente de desenvolvimento de negócios do IBMP, Lucas Rosseti; o diretor do Lika/UFPE, José Luiz de Lima; a superintendente de Atenção à Saúde do Imip, Adriana Scavuzzi; a pesquisadora do Lika Danielle Valeska; o representante da Fiocruz Ceará, Odorico Monteiro; o presidente do Conselho de Secretários Municipais de Saúde de Pernambuco (Consems-PE), José Edson de Souza; o deputado federal Gonzaga Patriota; o deputado estadual João Paulo; e as prefeitas Fátima Borba (Cortês) e Aline Gouveia (Amaraji).

Natal mágico / Serviços de Convivência encerram ano com apresentações culturais


 

Esperança, amor e fé. Estes foram os sentimentos mostrados nas apresentações culturais que finalizaram as oficinas e projetos trabalhados ao longo de 2021 nos CRAS de Garanhuns, através do Serviço de Convivência e Fortalecimento e Vínculos (SCFV). Declamações, peças de teatro e música foram algumas das linguagens culturais apresentadas no palco do Teatro Luís Souto Dourado, na noite desta quarta-feira (15), para uma plateia envolvida em um ambiente mágico e lúdico.

“Estamos todos muito emocionados, pois um momento como este que vivenciamos na noite da última quarta-feira (15), fazia parte do nosso planejamento há anos, mas nunca nos foi oportunizado. Agradecemos, portanto à Secretária Eliane Madeira e ao Prefeito Sivaldo Albino que foram sensíveis a nossa causa e nos proporcionaram este momento lindo”, ressaltou Diana Maria, coordenadora do SCFV. Além dos trabalhos culturais, as crianças e jovens tiveram ao longo do ano aulas de violino, violão e construíram também produtos decorativos e utilidades para casa, como biscuit.

A Secretária de Assistência Social e Direitos Humanos, Eliane Madeira, enalteceu o trabalho realizado mesmo em meio a toda dificuldade imposta pela pandemia do Novo Coronavírus: “Os nossos coordenadores e oficineiros não mediram esforços para inserir esses jovens nos projetos culturais, ofertando conhecimento e oportunizando uma convivência mais harmônica tanto dentro de casa como na sociedade em que eles estão incluídos. Isto nos faz transbordar de alegria ao ver que o nosso trabalho gerou bons frutos. Quem sabe num futuro próximo poderemos ter novos talentos surgidos em nossos serviços de convivência”, registrou a secretária.

PF diz que Bolsonaro gerou desinformação sobre urnas

 



A Polícia Federal afirma que o presidente Jair Bolsonaro promoveu desinformação e propagou teoria da conspiração ao fazer acusações sem provas contra as urnas eletrônicas durante transmissão nas redes sociais em julho. A conclusão foi encaminhada ao Supremo Tribunal Federal, que investiga o ataque do presidente ao sistema eleitoral do país. A delegada Denisse Dias Rosa Ribeiro, que subscreve o relatório, diz que as pessoas envolvidas na live atuaram “com dolo, consciência e livre vontade” na “produção de narrativas sabidamente não verídicas”.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.