segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

Programação Completa do JANEIRO DE GRANDES ESPETÁCULOS 2014



Fique por dentro da programação do mega festival de Teatro JANEIRO DE GRANDES ESPETÁCULOS, que este ano completa 20 edições, para encantamento da cultura pernambucana..

Acesse o site com todas as informações...SITE Janeiro de Grandes Espetáculos!

Haru – A Primavera do Aprendiz (Rapha Santacruz Produções Artísticas | Recife/PE)

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS. É SÓ CLICAR ABAIXO!!

AGORA É LEI: Mais transparência na transição dos governos



Mais segurança para a administração pública de Pernambuco. É o que garante a Lei de Responsabilidade da Transição, sancionada pelo governador Eduardo Campos, nesta segunda-feira (06/01), em solenidade na Sede Provisória do Governo do Estado, no Centro de Convenções de Pernambuco. De autoria da deputada estadual Raquel Lyra, a iniciativa foi aprovada por unanimidade pela Assembleia Legislativa em dezembro. Com a lei, o Tribunal de Contas do Estado (TCE) e o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) terão mais condições de fiscalizar com rigor os trabalhos de transição de governo entre prefeitos e governadores.

O governador classificou a nova resolução como um aperfeiçoamento da Lei de Responsabilidade Fiscal, pois preserva os princípios fundamentais da gestão pública. "É muito importante que a gente possa consolidar o que já vínhamos conseguindo sem uma norma específica. O Estado de Pernambuco teve um padrão de transição bem melhor do que média brasileira, isso pelo padrão político que aqui sem tem. Mas nós queremos que a transparência na mudança de uma gestão seja um direito dos pernambucanos", destacou Eduardo. "Estamos preservando o gestor que ingressa na administração pública e o que sai, mas sobretudo estamos garantindo o direito do cidadão", completou.

Raquel Lyra ressaltou que os mecanismos de punição para o gestor que descumprir a resolução estão previstos na legislação federal, pela Lei de Responsabilidade Fiscal e Improbidade Administrativa. A deputada lembrou que o que está sendo regularizado nesta data são os prazos, procedimentos e documentos necessários para uma transição. "Historicamente, no âmbito do Estado, nós tivemos passagens pacíficas e democráticas, mas nos municípios não temos essa realidade", afirmou Raquel, reforçando que o período da equipe de transição vai da proclamação do resultado das eleições até a diplomação.

"Nós queremos evitar a perda de tempo das novas gestões na busca por informações e assim permitir que o gestor eleito, de fato, possa assumir os compromissos que fez com a população já no dia primeiro de janeiro, ao tomar posse", disse a deputada. A comissão de transição será formada por membros da antiga e da nova gestão. Além disso, cada município terá autonomia para decidir quantos membros devem compor o grupo.

Para o presidente do TCE, conselheiro Valdecir Pascoal, a lei consolida o diálogo e regulamenta o problema do descontrole na administração pública durante a troca de governos. "É importante ressaltar a importância de se provocar uma mudança na cultura dos nossos gestores, pois eles precisam entender que as contas pertencem ao povo", pontuou Valdecir.

A principal queixa dos órgãos de controle é a falta de informação. Em alguns casos, os prefeitos que não se reelegem deixam de fornecer documentos essenciais. A nova lei visa evitar que arquivos sejam deletados, bem como impedir que equipamentos e infraestrutura públicos sejam propositalmente danificados. Em 2012, o MPPE teve 53 casos de investigação. Já em 2013, foram 48, todos referentes às últimas eleições municipais.

De onde vem o CRESCIMENTO DE PERNAMBUCO?



De onde vem o crescimento de Pernambuco? Vem da terra, do ar, do fogo e do mar. Vem do trabalho suado dos pernambucanos, essa gente guerreira que constrói um novo Estado. Vem de perto, vem de longe. Começou em 2007 com um modelo de gestão ousado e eficiente. Sempre olhando para o futuro. Pois é, o futuro chegou em Pernambuco. Vieram os investimentos, os empregos, os resultados. Com a força do nosso povo crescemos mais do que o Nordeste, mais até do que o Brasil. E se já fizemos muito vamos fazer ainda mais. Afinal, temos muito trabalho pela frente. Seja bem-vindo a 2014. Vamos juntos construir um feliz ano novo.

Mensagem de fim de ano
Governo de Pernambuco

Município de São João oferece incentivos e atrai empresa de Garanhuns que deve gerar 90 empregos

Vereador Pierre Santiago
A DIRCEL, da família Lacerda em Garanhuns, foi atraída por incentivos de São João, e instalará naquele município uma distribuidora de estivas, que tem potencial de gerar mais de 90 empregos, em um investimento da ordem de R$ 4 milhões. A informação é do vereador Pierre Santiago, que encaminhou o pedido aprovado por unanimidade na Câmara. A DIRCEL receberá em forma de doação um terreno de 3,7 hectares, na entrada do município.

E por falar em São João, há a possibilidade dos embargos do prefeito Genaldi Zumba sejam julgados nesta terça-feira, 07, pelo Tribunal Regional Eleitoral. A questão ainda está no TRE, e somente depois desta nova decisão é que deve descer para Brasília, qualquer que seja o resultado, pois as partes devem recorrer ao TSE.

Qual será o resultado de Eduardo Campos na campanha presidencial?


Com este questionamento do título do post, acionamos nossos e-leitores para saber como eles vêem as chances de Eduardo Campos na campanha eleitoral para presidente. Buscamos oferecer todas as opções possíveis, até a situação de desistência da candidatura. Podemos analisar que temos dois blocos. Os que torcem a favor e os contrários. Por isto, as duas principais opções dizem justamente resultados contrários. Vamos logo ao resultado, já posicionando pela ordem das mais votadas. Foram ótimos 305 votos.

Com relação a Eduardo Campos, qual será seu resultado na campanha presidencial?

Eduardo vence a eleição no segundo turno contra Dilma. 88 (28%)

Dilma se elege no primeiro turno, e Eduardo chega em terceiro ou quarto. 80 (26%)


Dilma se elege no primeiro turno, e Eduardo chega em segundo. 39 (12%)

Ainda acredito que Eduardo não será candidato a presidente em 2014. 38 (12%)


Vai para o segundo turno, mas perde para Dilma. 29 (9%)

O segundo turno será com Dilma e Aécio. 26 (8%)

Eduardo vence a eleição no primeiro turno. 5 (1%)

AGORA COMIGO: Embora sem valor científico, pois enquetes podem facilmente serem manipuladas, esta parece espelhar a realidade, ao menos em Garanhuns e região, onde há maior concentração de nossos e-leitores.

Apenas 1% acredita na vitória de Eduardo no primeiro turno, portanto, praticamente desprezível, aponta que os mais entusiastas esperam um crescimento fenomenal. Somados estes aos 28%, temos quase 1/3 do eleitorado acreditando na vitória de Eduardo. Uma marca boa para um candidato de oposição. É claro que estamos em uma bolha, pois Pernambuco é governado pelo candidato a presidente.

A segunda opção mostra o quadro eleitoral como ele está no presente: Dilma se elege no primeiro turno e Eduardo fica atrás de Aécio. Com apenas oito votos atrás, esta opção está em um empate técnico com a mais votada, mostrando a divisão do nosso eleitorado, entre a vitória e o não crescimento de Eduardo.

Mas há os que acreditam que Eduardo passa Aécio, embora não consiga impedir a vitória de Dilma no primeiro turno. Neste caso, o crescimento do neto de Arraes seria sobre a perda de votos do neto de Tancredo. 12% acreditam nesta situação.

9% acham que Eduardo perde no segundo para Dilma, e 8%, praticamente o mesmo número, acham que Aécio decide com Dilma.

38% acreditam na reeleição de Dilma no primeiro turno.

Com o primeiro lugar na enquete, o resultado foi bom para Eduardo. Considerando que algumas pessoas acham que chegar em segundo também é bom para Eduardo, vamos somar com os 12%, mais os 9%, com os 29% que acreditam na sua vitória e chegamos a 50%, dos que acreditam que Eduardo fica em primeiro ou segundo na corrida presidencial. Como eu disse lá no começo, eleitorado dividido!

Tudo sobre o Carnaval de Pernambuco no Facebook


Faltando pouco menos de dois meses para o início do Carnaval, os foliões mais ansiosos já começam a fazer a contagem regressiva para a festa de Momo. E nem precisa ser a oficial, que pega fogo, em Pernambuco, com a saída do Galo da Madrugada, no Sábado de Zé Pereira. O que vale mesmo neste momento são os ensaios e as prévias, muitas delas com datas e atrações já confirmadas.

Para agrupar essa turma (e antes de lançar o site de Carnaval que vai trazer todas as informações da festa) o NE10 criou o evento Carnaval de Pernambuco, quem vem? em sua fan page no Facebook

No endereço, além de ver outras pessoas que vão participar, é possível encontrar matérias do portal e dos seus parceiros sobre o Carnaval de Pernambuco, checar as novidades da folia, participar de enquetes e ainda compartilhar as suas próprias festas entre os participantes do grupo. Afinal, o Carnaval de Pernambuco é um dos mais democráticos do País. 

Acesse o evento e aproveite para convidar também os seus amigos para fazer parte desta festa!


Vagas para cursos profissionalizantes em Garanhuns



Estão abertas as inscrições para dois cursos profissionalizantes do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), em Garanhuns. Os interessados devem ir até a Secretaria de Assistência Social do município, localizada no Centro Administrativo Municipal, na avenida Caruaru, s/n, bairro Heliópolis, de 8h às 12h e de 14h às 17h. As inscrições seguirão enquanto existirem vagas.

As oportunidades são para o curso de mecânico de motores Ciclo Otto, que formará duas turmas, sendo uma pela manhã e outra à tarde com carga horária de 200h totalizando 39 vagas; e para o de mecânico de máquinas industriais, que terá 360h de aulas, numa única turma de 20 vagas. Os cursos têm a parceria do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e serão realizados na Escola Técnica do Senai (ETS) Garanhuns.

Para o ato de inscrição, é exigida a xerox do Cadastro de Pessoa Física (CPF), carteira de identidade, comprovante de residência, comprovante de conta bancária e comprovante de escolaridade – ficha 18, ficha 19 ou declaração de que está cursando. É obrigatório, ainda, que o usuário esteja devidamente cadastrado no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do seu bairro ou território mais próximo.

PROJOVEM convida para evento em Garanhuns


Acontece no próximo sábado, a solenidade de certificação dos estudantes do Projovem Urbano. O evento acontece às 16h, no auditório do Forum Ministro Eraldo Gueiros Leite.

O convite é do próprio Gestor da GRE - Agreste Meridional, Paulo Lins, e da diretora do Polo ProJovem, Elielda Duarte.

Polícia ainda não chegou aos culpados pelo assassinato da menina Joana


A advogada Claudomira Andrade tem se movimentado, participado de eventos e ações no município. Tem também utilizado bem o facebook em sua pré-campanha para deputada federal. Foi lá, nas redes sociais, que revelou ter encontrado recentemente o pai da menina Joana, assassinada cruelmente há alguns meses, e que acabou provocando uma manifestação em Garanhuns e na sequência, um encontro no gabinete do prefeito em que órgãos da polícia e a própria Secretária da Mulher de Pernambuco, Cristina Buarque, afirmaram o compromisso de uma investigação rápida, que apresentasse os culpados. Infelizmente ainda não temos este resultado.

Trago a mensagem escrita pela advogada.

POR UM PAI, QUE CLAMA POR JUSTIÇA! Hoje eu estou muito triste,pois encontrei seu ARNALDO o pai de JOANA BEATRIZ, a menina de apenas 13 anos, que foi brutalmente assassinada, em meados do ano passado. Perguntei como ele estava, mas dentro de mim indaguei: como poderia estar um pai que perdeu sua única filha, de uma forma tão brutal? Ele me respondeu, que pior do que ter perdido sua filha é não ver, a justiça ser feita . Seu ARNALDO, a justiça humana pode ser falha, mas a justiça de DEUS, jamais falhará. Que isso te sirva de alento.

Universidade Rural de Pernambuco adquire fazenda de 100 hectares em Garanhuns



A Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) ganhou um presente logo no início do novo ano. A Fazenda Didática da instituição entrará em funcionamento, graças à compra do espaço de 100 hectares, localizado na cidade de Garanhuns, no Agreste do Estado. Estudantes, professores e pesquisadores utilização a área por meio de atividades de ensino, pesquisa e extensão.

A Fazenda Didática fica a 16 quilômetros da Unidade Acadêmica de Garanhuns e atenderá também os outros campi da UFRPE. Os cursos de ciências agrárias são os principais beneficiados com a aquisição do espaço.

“Nós temos agora um ambiente estruturado para as aulas práticas de campo. Serão momentos em que o aluno poderá contextualizar todos os conhecimentos teóricos, o que vai permitir a ele uma formação muito mais qualificada”, destaca a reitora Maria José de Sena, conforme informações da UFRPE. A instituição de ensino não revelou quanto foi investido para a compra da fazenda.

* Fonte: Portal UFRPE / Blog do Abelhudo

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.