segunda-feira, 6 de maio de 2013

O prestígio de Pedro Falcão


Maria Almeida, empresária da educação em Garanhuns, prestigiou com professores do Colégio Santa Joana D'Arc o Congresso EDUCA Garanhuns que aconteceu este final de semana, e disse estar maravilhada com o evento.

Outra coisa que chamou muito sua atenção foi o prestígio do Pró-Reitor de Interiorização da UPE, Pedro Falcão. Segundo Maria, o diretor estava presente no Congresso. Muita gente queria conversar e tirar fotos com ele, inclusive pessoas de outras cidades. Depois, Falcão precisou sair antes do final, deixando o também professor da UPE, Josevaldo Araújo, para representá-lo. Instantes depois, o cerimonial, anunciava a presença de Pedro Falcão, que foi aplaudido com bastante ênfase pelos presentes.

Saindo de uma eleição em que os candidatos à sua sucessão (Clóvis e Fábio) para a direção da UPE Garanhuns conquistaram quase 80% dos votos, Pedro mostra que tem o reconhecimento da sociedade. Aliás, a eleição repercutiu na capital, tanto na Universidade de Pernambuco quanto no governo. Algumas lideranças políticas locais pensaram no pró-reitor como um dos possíveis presidentes para o PSB municipal do governador, criando uma nova perspectiva. 

Falcão entrega a direção da UPE Garanhuns no final do mês e já no dia 03 de junho assume, cumulativamente, a Pró-Reitoria da Administração da UPE, no Recife, ficando com um pé no interior e outro na capital pernambucana. 

Parece que não é somente Maria Almeida que tem sentido o prestígio que o professor tem neste momento!

EDITAL NACIONAL: Inscrições para o Festival de Inverno 2013 acabam nesta terça-feira



Artistas e produtores culturais de todo o país devem ficar atentos ao prazo das inscrições para o 23º Festival de Inverno de Garanhuns. As propostas artísticas para a edição deste ano devem ser apresentadas até esta terça (7/5). 

O FIG 2013 é o maior evento cultural de Pernambuco e, em sua 23ª edição - que acontece de 18 a 27 de julho, contará com uma extensa programação de oficinas, shows, cortejos, performances, intervenções, espetáculos, palestras, exposições, mostras, ações de patrimônio, entre outras atividades. O edital da convocatória e os respectivos formulários foram divulgados no último dia 17 de abril e podem ser conferidos aqui.

As inscrições devem ser realizadas no horário das 9h às 17h, no Protocolo Geral da sede da Fundarpe - Rua da Aurora, 463/469 - Boa Vista - Recife - PE. Serão aceitas também inscrições via Correios, postadas até 7 de maio de 2013, como encomenda normal ou Sedex (com Aviso de Recebimento - A.R.). Podem ser enviadas propostas artísticas para os segmentos: música, teatro, dança, design e moda, artesanato, circo, artes visuais, cultura popular, formação, fotografia, ópera, patrimônio cultural e literatura (elo produtivo e elo criativo e mediador).

fonte: http://www.jusbrasil.com.br/noticias

As Estações de Tratamento Sanitário de Garanhuns

O ex-prefeito Bartolomeu Quidute, em contato direto com o blogueiro e o autor original do texto que trata do abandono das Estações de Tratamento, José Sales (Criança), afirmou que a estação fotografada não foi construída em seu governo, e sim de seu sucessor, Silvino Duarte.

Outras estações foram construídas durante o mandato de Bartolomeu, e sinceramente não sei se estão sendo utilizadas. Oferecemos o espaço no blog para que Bartolomeu pudesse explicar aquela situação. Estamos aguardando. Aliás, o blog sempre esteve à disposição de todos que queriam contribuir com o debate municipal.

Bartolomeu diz que o grande problema foram as ações judiciais, principalmente na COHAB II, que diziam que as estações iriam poluir fontes minerais e a natureza da área. As ações paralizaram as obras e impediram o funcionamento de todo o sistema de esgotamento sanitário na época. Isto há quase 20 anos.

O texto de Criança, assim como nosso comentário, não trata de procurar culpados de qualquer coisa, apenas procuramos saber se os R$ 14 milhões liberados agora para obras em esgotamento sanitário irão aproveitar aquelas estações, inclusive as abandonadas. E citamos apenas o ex-prefeito pois foi na sua gestão que foi feito aquele grande projeto, que infelizmente não chegou a funcionar em sua plenitude.

E ao final, lembramos que a atual vice-prefeita Rosa Quidute é esposa do ex-prefeito, o que poderia ajudar na retomada da obra.


Ministério Público pede fiscalização sanitária no Mercado 18 de Agosto e CEAGA


O Promotor de Justiça, Alexandre Bezerra, mostra preocupação com a saúde pública e a higiene dos grandes espaços públicos de circulação de alimentos, como o Mercado Público 18 de Agosto e a CEAGA, maior feira do município, e a maior área de comércio informal da região.

Em ofício enviado a Katharina Almeida, Coordenadora da Vigilância Pública Municipal, o representante do Ministério Público pede ampla fiscalização sanitária e produção do laudo técnico da inspeção, na busca de identificação das principais irregularidades nos locais.

Tendo em vista as recentes decisões, como a interdição do Estádio Gigante do Agreste, de propriedade do Sete de Setembro, a decisão do Promotor mostra que a fiscalização não será apenas da Vigilância, mas também do MP, que cobrará as condições sanitárias condizentes para as pessoas que trabalham nos mercados e na CEAGA, e também para a população que utiliza estes lugares frequentemente.

AESGA: Divulgado o resultado das eleições para escolha da nova Missão e Visão Institucionais

Escolha foi feita por um processo envolvendo a Comunidade Acadêmica através de voto direto nas sugestões


A Comissão Própria de Avaliação da Autarquia do Ensino Superior de Garanhuns (CPA/AESGA) divulgou o resultado das eleições para a redefinição da Missão e Visão da AESGA, realizado de 16 a 23 de abril, envolvendo todos os cursos e segmentos da Autarquia.

A abertura das urnas do Referendum aconteceu em sessão pública e contou com a participação da presidenta Giane Lira; do representante das coordenações de Curso, Dr. Márcio Bastos; do representante dos professores, Dra. Marinalva Almeida; do representante do Poder Legislativo, vereadora Nelma Carvalho e representante do Poder Executivo, Wanderley Lopes, além dos membros da CPA e discentes dos cursos da Instituição.

“Estamos satisfeitos, não apenas por conseguirmos realizar um processo complicado, assim como todo tipo de votação, mas principalmente por cumprirmos uma Ação como esta, envolvendo todos os públicos da Autarquia, com a máxima de transparência e lisura”, destacou a presidente da Comissão Técnica da CPA/AESGA, Maria Izabel Correia.

Dentre as opções apresentadas, a AESGA apresenta a sua Missão e Visão:

MISSÃO: “Promover educação superior de qualidade, através de ações de ensino, pesquisa e extensão, voltada ao desenvolvimento sustentável e a melhoria da qualidade de vida em Pernambuco e no Brasil”.

VISÃO: “Ser referência nacional através da excelência acadêmica, produção e disseminação do conhecimento, firmando-se como centro universitário”

A redefinição da Missão e Visão é referência para a Audiência Pública, que deverá acontecer no próximo semestre e integra o Plano de Desenvolvimento Institucional 2013/2022.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.