domingo, 29 de dezembro de 2013

Vereador solicita Programa do Governo Federal de combate ao Crack‏ para Garanhuns


Preocupado com o aumento do uso de drogas em Garanhuns, o vereador Alcindo Correia solicitou por meio de requerimento aos Governos Federal e Estadual, que o programa “Crack, é possível vencer”, seja implantado também no nosso município.

Enfrentar o crack é compromisso de todos. O governo federal lançou o programa Crack, é Possível Vencer para trabalhar em parceria com estados, municípios e a sociedade em três eixos: prevenção, cuidado e segurança. Com a proposta de aumentar a oferta de tratamento e atenção aos usuários, além do enfrentamento ao tráfico de drogas.

"O crack não degrada apenas os usuários, atinge com fúria também familiares, que viram codependentes do vício. Considerando a complexidade do problema também aqui em nosso município, entendemos que é necessária a junção de esforços e a criação de políticas públicas efetivas para a promoção da qualidade de vida, na busca por uma sociedade mais saudável" - afirma Alcindo.

Notícia da Escola Técnica Estadual em Garanhuns repercute nos meios de comunicação

Vários meios de comunicação têm dado repercussão a duas importantes notícias divulgadas pela Assessoria de Comunicação da Câmara de Vereadores de Garanhuns. Primeiro a da publicação no Diário Oficial do Estado sobre a contratação do IAUPE, da Universidade de Pernambuco, para a realização do certame.

E a notícia sobre a Escola Técnica Estadual, confirmada pela Secretaria de Educação, em resposta ao presidente da Casa Legislativa Garanhuense, Audálio Ramos Filho.

Vejam a nota no Blog do Jamildo, um dos mais importantes do estado, vinculado ao Sistema Jornal do Commercio.

Foto: Bernardo Soares/JC Imagem



Por meio de um ofício, o secretário estadual de Educação Ricardo Dantas prometeu à Câmara de Vereadores de Garanhuns que a cidade de Garanhuns, no Agreste pernambucano, deve ganhar uma Escola Técnica Estadual (ETE) no ano de 2014. A promessa foi uma resposta ao requerimento do presidente da Casa, o vereador Audálio Ramos Filho.

No ofício, o secretário não adiantou quais cursos serão oferecidos nos municípios, mas garantiu que eles irão atender aos arranjos produtivos locais que já existem em Garanhuns. "Ficamos muito felizes com essa resposta do Governo do Estado ao nosso pleito, Garanhuns vai ganhar muito com a implantação dessa escola técnica", disse o vereador.


GRANDE FESTA: Celina Brito se confraterniza com servidores em Jupi

Celina com o esposo, Arnaldo Maciel, e o prefeito de Lajedo, Rossine Blesmany

Celina recebe reconhecimento e prêmio como prefeita destaque

Este blogueiro com a prefeita em uma noite de confraternização

Duas novas ambulâncias foram entregues à população

Orquestra formada com jovens adolescentes da Escola de Música

Na noite deste sábado, 28, o Ginásio de Esportes de Jupi se transformou em um imenso clube, em um trabalho elogiado do Eldorado Buffet, para a confraternização da prefeita Celina Brito com os servidores do município de Jupi. A noite foi perfeita, boa música, jantar especial e prestação de contas de um ano de muito trabalho, até a entrega de duas novas ambulâncias, coroando 2013. Mais de mil pessoas em uma grande confraternização. Praticamente todos os servidores estavam lá.

Celina foi recepcionada na festa como uma artista, muito querida pelas pessoas, fez questão de passar em cada mesa e demonstrar o carinho com os funcionários da prefeitura. 

Antes disso, os jovens da Escola de Música Nsa. Senhora do Rosário, oriundos dos projetos sociais no município, como o PETI, deram uma demonstração de arte e cidadania. A Orquestra formada pelas crianças e adolescentes é uma jóia que está sendo lapidada por professores compromissados. Depois, os irmãos Sobral, com Vânio, Vanderval e Valmiro animaram a noite em um verdadeiro baile à moda antiga.

Sukita, responsável pela comunicação em Jupi, foi o mestre de cerimônia, anunciando as presenças ilustres, como secretários e convidados de outros municípios, a exemplo do prefeito de Lajedo, Rossine Blésmany e o secretário-executivo da Codeam, Eudson Catão. Aliás, Celina é a atual presidente da instituição representativa do Agreste Meridional. 

Acompanhada do marido, Arnaldo Maciel, que responde também pela secretaria de saúde de Jupi, a prefeita fez a entrega de duas novas ambulâncias, após ser exibido um vídeo de quase meia hora somente mostrando as realizações da atual administração, por secretaria e também nos distritos e povoados. "Infelizmente não deu para mostrar tudo o que foi feito. Mas vocês sabem que temos muito mais a mostrar." - afirmou. Ações que estão mudando Jupi, aliás, como diz o slogan da atual gestão, é o Governo da Mudança. Para confirmar o sucesso da gestão, Celina Brito recebeu um prêmio de prefeita destaque das mãos da jornalista Maluma, da capital pernambucana.

Tivemos uma noite muito agradável, entre muitos amigos, dividimos a mesa com João Bosco e Adeilda Patriota, que estavam com Flávio e Ana Cecília. 

Vamos trazer mais informações e imagens da festa.

VÍDEO: Anderson Silva quebra a perna na luta contra Chris Weidman e perde revanche



A Globo transmitiu na madrugada de domingo um VT do UFC 168, com a luta de Anderson Silva sendo veiculada cerca de 30 minutos após o ocorrido – como era esperado, por questões contratuais. E, se muitos internautas que viram o brasileiro fraturar a perna contra Chris Weidman ao vivo já se indagavam se o canal aliviaria nas imagens chocantes, isso não aconteceu. O cenário comandado por Cleber Machado era de puro choque.

No primeiro round, Júnior Cigano, ex-campeão dos pesados e mais uma vez comentarista na Globo, elogiou Weidman e deu o round para o campeão. No segundo, destacou sua confiança, mas dizendo que isso podia abrir espaço para Anderson trabalhar.

No momento em que a perna esquerda de Anderson, jogada num chute baixo, foi direto na direção do joelho de Weidman, gerando a fratura, Cleber se espantou.

“Machucou… Num golpe, rapaz…”, disse Cleber, reticente, já anunciando o fim do combate. “Quebrou a canela. No chute canela com canela… Foi seriíssimo”, adicionou Cigano.

Anderson Silva já passou por cirurgia nesta mesma madrugada.


Para saber mais: UOL ESPORTE


Eventos que poderiam movimentar o reveillon e o mês de janeiro em garanhuns



Garanhuns, mais uma vez, não terá eventos neste final de ano. E a falta não é só no Reveillon. No dia 1º, também não tem nada. Lembro que já tivemos em Garanhuns eventos como o "VAMOS ABRAÇAR O ANO NOVO!". No dia 1º de janeiro, à tarde, com grande participação de jovens. E com bandas daqui mesmo!

Já há alguns anos que não temos este tipo de evento, e infelizmente este ano será do mesmo jeito. A administração não preparou nada, e a futura, além de ainda não ter a obrigação, também não quis realizar a festa da posse (que em tese substituiria), como a maioria dos municípios da região. Assim, a população fica sem uma grande festa de ano novo, e os que podem, acabam saindo da cidade para outros lugares em um grande êxodo regional.

Garanhuns precisa voltar a promover as festas tradicionais, e o ano novo é uma delas. É festejado no mundo todo!! Sem diferença de raça, credo, língua... O mundo todo celebra a chegada de um novo ano e a renovação de esperanças de uma vida melhor. É festa. Música, fogos, luzes, brilho...

Municípios têm nesta época um faturamento turístico, e a tradição se faz com qualidade no evento. Se tiver organização, planejamento e boa programação, as pessoas vão! Existem exemplos próximos como o São João de Arcoverde.

Promover carnaval e São João também é necessário, é uma questão cultural, independente se vai dar retorno turístico (que acho que sempre dará, pois há público para todo tipo de evento de qualidade), mas o município tem a obrigação tradicional de promover a cultura de seu povo, e portanto, carnaval e São João faz parte da história de todo nordestino, principalmente o pernambucano.



Outra coisa, pra janeiro. Os estudantes estão de férias e precisam de uma programação pra queimar as energias, não dá pra ficar na frente da televisão o mês inteiro! Não podemos nesse caso esperar pelos produtores de eventos, pois eles visam lucro, e o cliente deles está nas praias. Poderíamos ter uma programação de férias, de verão, no parque Euclides Dourado, com jogos de areia, futebol, vôlei, bicicross, skate, empinar pipa, um chuveirão para quem acabou de jogar bola ou fez seu cooper, etc, etc, etc. Janeiro não é um mês igual aos outros!

Imaginem o Parque com concurso de pipas, animais de estimação, corrida de saco, ovo na colher, barra-bandeira, entre outras brincadeiras. Existem tantos arte-educadores na cidade que poderiam ser aproveitados. Existem os brinquedos de concreto no parque, que nunca substituirão o contato humano, assim chega uma hora que a meninada prefere o computador mesmo. Tem que ter alguém hoje em dia que ensine a brincar em grupo.

Aos finais de semana no Parque Euclides Dourado poderia haver os shows dos artistas locais. Haveria espaço para todos, do pagode aos roqueiros, com eventos esportivos alternativos. Daria espaço ao mesmo tempo para o artista e o desportista. Torneios de futebol de quadra e areia. Volei, bicicross, skate... Tudo isto com música e atividades infanto-juvenis.

Eita, lembrei. Voltando ao reveillon, o presidente da Fundação de Cultura de Caruaru, órgão ligado à prefeitura e que organiza os eventos por lá, quando entrevistado, falou de dois eventos no reveillon. Um foi a festa popular, aberta a todos. O outro é uma mostra de criatividade muito simples e legal. A prefeitura cadastrou 300 famílias para romper ano na praça de frente a Matriz no centro da cidade. Foram distribuídas 300 mesas. Iluminação especial, som ambiente, segurança... Deve ter sido muito descontraído numa grande confraternização. É mais ou menos o que as prefeituras de Olinda e Recife fazem com a beira da praia, onde inscrevem quem deseja levar tendas e barracas para curtir a chegada do ano novo com a família e amigos.

Aqui poderia acontecer na Esplanada Cultural ou fechar parte da Av. Rui Barbosa para isso, ficaria mais aconchegante e "chique". Aliás, acho até que já aconteceu certa vez, não sei porque não foi dado sequência. O que é bom e funciona em Garanhuns não é dado seguimento pelos governos posteriores. Começa sempre tudo do zero.

As imagens deste post catei na internet para ilustrar a ideia, que aliás acabou com dois temas: A falta de programação no reveillon e sugestões para o mês de janeiro!

Publicado originalmente em 31/12/12

FUTEBOL PERNAMBUCANO: Governo garante Todos com a Nota em 2014‏



O Governo de Pernambuco garante o programa Todos com a Nota (TCN) para a temporada 2014 do futebol estadual. O anúncio foi feito pelo governador Eduardo Campos na quinta-feira (26/12), em reunião com o presidente da Federação Pernambucana de Futebol (FBF), Evandro Carvalho, e dirigentes dos clubes associados.

Eduardo ressaltou o programa como fundamental no processo de educação tributária e na economia do Estado. "O Todos com a Nota tem um papel importante de preservar o futebol, um patrimônio nosso, e garantir o acesso da população que não pode ir aos estádios. Além disso, incentiva a disputa no Interior, estimulando o comércio, movimentando as cidades, mexendo com hotéis e restaurantes, além de proporcionar a revelação de muitos novos talentos", disse.

Para o presidente do Sport, João Humberto Martorelli, que falou em nome dos clubes da capital, o encontro foi solicitado para agradecer pela ação do Governo do Estado. "Viemos em reconhecimento pelo apoio ao futebol pernambucano", afirmou, complementado pelo presidente do América, João Antônio Moreira: "Esse investimento (do TCN) é fundamental para Pernambuco, e já ajudou a salvar inúmeros jovens do caminho das drogas, trazendo-os para o futebol".

Segundo o secretário da Fazenda, Paulo Câmara, este ano foram recolhidos 2.986.972 documentos fiscais. "Desde 2007, já são mais de 34 milhões de cupons arrecadados apenas no módulo esportivo do TCN. Todos os clubes do Estado estarão no programa para 2014", destacou.

O presidente da FPF aproveitou para entregar ao governador uma placa com o ato n.º 081/13, que batizou o primeiro turno do Campeonato Pernambucano com o título de Governador Miguel Arraes, permanentemente a partir de 2014. O encontro aconteceu na Sede Provisória do Governo de Pernambuco, no Centro de Convenções. 

Fotos: Eduardo Braga/SEI

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.