quarta-feira, 7 de agosto de 2019

CONVITE / Deputado Sivaldo Albino inaugura escritório regional em Garanhuns



O deputado estadual Sivaldo Albino, líder do Partido Socialista Brasileiro (PSB) na Assembleia Legislativa de Pernambuco, inaugura seu escritório regional em Garanhuns na próxima sexta-feira (09), às 19h30, e para este momento está convidando amigos, lideranças regionais, imprensa e todos que desejarem conhecer seu novo espaço político, que oferecerá melhor estrutura para a agenda do parlamentar no município.

O Escritório Regional do deputado está situado na Av. Pedro Cavalcante, 196, Heliópolis, Garanhuns-PE. Trata-se da rua que inicia na esquina do Bradesco com antiga Rádio Jornal Garanhuns.

O convite é aberto, e sua presença é muito importante!

Escola de Aplicação da UPE Garanhuns e Educação Municipal de Palmeirina são destaques no IDEPE 2018/19

Educação de Pernambuco avança e resultados superam mais uma vez a média do País





Dedicação, trabalho e prioridade nos investimentos. Essa é a fórmula que tem garantido a Pernambuco avançar na conquista de importantes resultados na área da educação. Mais uma demonstração desses avanços ficou registrada nesta quarta-feira (07.08), durante a premiação dos gestores, professores e estudantes da rede pública que mais se destacaram no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica de Pernambuco (IDEPE) no ano de 2018. Superando a pontuação média de 4,5 de 2017, os novos dados revelaram crescimento nos indicadores, que na média geral subiu para 4,7, superando novamente o índice nacional, que é de 3,5.

A solenidade, no Palácio do Campo das Princesas, foi comandada pelo governador Paulo Câmara, acompanhado de vários secretários estaduais, deputados estaduais e prefeitos. “Esse prêmio busca reconhecer um trabalho feito por muitas mãos, que tem dado a Pernambuco a oportunidade de melhorar na educação de maneira consistente. O Estado vem melhorando a cada medição, desde 2007. É o único no país que vem alcançando esse nível”, comemorou o governador, destacando o avanço dos municípios pernambucanos na área, de um ano para o outro.

Na esfera municipal, o prêmio reconheceu as três escolas que mais se destacaram nos anos iniciais e nos anos finais do ensino fundamental. Já as instituições da rede estadual foram certificadas em termos de maior evolução e maior IDEPE nos anos finais do ensino fundamental e no ensino médio. As escolas estaduais que atuam em parcerias também receberam reconhecimento nos anos finais do ensino fundamental e ensino médio. As Gerências Regionais de Educação (GREs), por sua vez, foram agraciadas por maior evolução e melhor IDEPE.

A Escola de Aplicação da UPE Garanhuns ficou em 2º lugar em duas categorias, Ensino Fundamental e Ensino Pùblico. O Ensino Municipal de Palmeirina ficou em 1º Lugar no índice que mede o crescimento nos anos iniciais do Ensino Fundamental. A diretoria da Escola de Aplicação, Vânia Rodrigues recebeu a premiação ao lado do reitor Pedro Falcão, enquanto que Marcelo Neves, prefeito de Palmeirina estava acompanhado do deputado Claudiano Filho.

“Pernambuco é o único Estado do Brasil que tem avançado todos os anos, aumentando os seus indicadores. Esse caminho que vem sendo construído é um trabalho de milhares de pessoas. Os municípios entenderam que, com planejamento, com trabalho e com um bom acompanhamento, temos resultados. E essa empolgação faz toda a diferença aqui no Estado, mesmo diante de todos os desafios”, explicou o secretário de Educação e Esportes, Fred Amâncio.

“Conseguimos mais uma vez alcançar o primeiro lugar no Estado de Pernambuco, e isso é fruto de um trabalho realizado com muita seriedade, com muito amor e com muita responsabilidade e compromisso. É preciso registrar também o cuidado especial do secretário Fred Amâncio e da sua equipe, além do cuidado do governador, que a cada dia nos surpreende trazendo bons projetos para melhorar a educação”, afirmou a pentacampeã na categoria de melhor resultado entre as GREs do Estado, a gestora da região do Vale do Capibaribe, Edjane Ribeiro.

IDEPE - Os resultados do indicador estadual são calculados com base no Sistema de Avaliação da Educação Básica de Pernambuco (SAEPE), que mede anualmente o grau de domínio dos estudantes nas habilidades e competências consideradas essenciais em cada período de escolaridade avaliado. Realizado anualmente, o ranking utiliza os mesmos critérios de avaliação aplicados no cálculo do índice nacional (IDEB): proficiência dos estudantes do ensino fundamental (anos iniciais e finais) e do ensino médio e fluxo escolar.

Fotos: Hélia Scheppa/SEI

------------------------------------------------------------------------------

Segue a lista dos primeiros colocados em cada categoria.
*Enviaremos novo e-mail em momentos, com as fotos dos campeões.

1º LUGAR DE TODAS AS CATEGORIAS:
Anos Iniciais do Ensino Fundamental (Escolas municipais) - IDEPE
·          Escola Municipal Jose Benício Filho (Panelas) – 8,74
Anos Finais do Ensino Fundamental (Escolas municipais) - IDEPE
·         Escola Milton Pessoa (Triunfo) – 8,05
Anos Iniciais do Ensino Fundamental (Rede municipal) - CRESCIMENTO NO IDEPE
·         Palmeirina – 29,85%
Anos Finais do Ensino Fundamental (Rede municipal) - CRESCIMENTO NO IDEPE
·         Lagoa do Carro – 47,66%
Anos Iniciais do Ensino Fundamental (Rede municipal) - IDEPE
·         Panelas – 7,75
Anos Finais do Ensino Fundamental (Rede municipal) - IDEPE
·         Panelas – 6,76
Anos Finais do Ensino Fundamental (Rede estadual) - CRESCIMENTO NO IDEPE
·         Escola Tobias Barreto (Catende) – 51,9%
Ensino Médio (Rede estadual) - IDEPE
·         Escola Cel. Valeriano Eugenio de Melo (Olinda) – 76,5%
Anos Finais do Ensino Fundamental (Escolas estaduais em parceria) - IDEPE
·         Escola de Aplicação do Recife - UPE (Recife) – 8,34
Ensino Médio (Escolas estaduais em parceria) - IDEPE
·         Escola de Aplicação do Recife - UPE (Recife) – 7,40
Anos Finais do Ensino Fundamental (Rede estadual) - IDEPE
·         Escola Dário Gomes de Lima (Flores) – 7,20
·         Escola Tomé Francisco da Silva (Quixaba) – 7,20
Ensino Médio (Rede estadual) - IDEPE
·         Escola de Referência em Ensino Médio Cônego Olímpio Torres (Tuparetama) – 7,90
Ensino Médio (Gerências regionais de educação) – CRESCIMENTO NO IDEPE
·         Metropolitana Norte – 7,9%
Ensino Médio (Gerências regionais de educação) - IDEPE
·          Vale do Capibaribe – 5,49 

Em São João, Alternativas para alimentação animal são apresentadas a produtores rurais pela FAEPE

Dia de Campo do Projeto Forrageiras para o Semiárido exibiu experimentos da Unidade de Referência Tecnológica do município de São João (PE)


A Federação da Agricultura do Estado de Pernambuco (Faepe) apresentou alternativas de forragens indicadas pela Embrapa para o plantio no Semiárido brasileiro.

Os experimentos foram exibidos na quarta-feira (31), em um Dia de Campo para mais de 140 pessoas, entre produtores, técnicos e pesquisadores. O evento aconteceu na Unidade de Referência Tecnológica (URT) do Projeto Forrageiras para o Semiárido, que está instalada na Fazenda Cachoeirinha dos Carvalhos, no município de São João, Agreste do estado.

De acordo com o presidente da Faepe, Pio Guerra, o objetivo é identificar e recomendar as forrageiras selecionadas pela Embrapa como melhores opções para o estado. O Dia de Campo contempla três estações. A primeira é o aplicativo “Orçamento Forrageiro”, ferramenta que auxilia o produtor na gestão da disponibilidade de forragem para os animais.

A segunda estação mostrou os benefícios das palmas forrageiras e lenhosas, que estão sendo avaliadas na URT. Entre elas, as cultivares Orelha de Elefante Mexicana, Orelha de Elefante Africana, IPA Sertânia e Miúda.

Na terceira e última estação, a coordenadora do projeto e pesquisadora da Embrapa, Ana Clara Cavalcanti e o também pesquisador da Embrapa, Amadeu Regitano, apresentaram as gramíneas perenes e anuais, na proteção do solo contra a erosão e melhor absorção da água. No caso das perenes, o experimento consorciado com as lenhosas “leucena” e “gliricidia”, oferece adequação a temperatura de áreas cultivadas sombreadas ou descobertas.

Para o pecuarista e técnico em Agropecuária, Sérgio Neves, o momento de aprendizado será concretizado com a plantação de leguminosas na sua propriedade, em Pesqueira. “Essas plantas garantirão o barateamento dos custos com ração, uma maior oferta de proteína e, consequentemente, maior produtividade de leite e carne”, explicou o supervisor de Treinamentos do Senar/PE, Adriano Pontes.

O encontro reuniu participantes dos municípios de Garanhuns, Bezerros, Pesqueira, Sanharó, Buíque, Tupanatinga, São Bento do Una, Iati, Águas Belas, Paranatama, Terezinha e Pedra.

Resultados – No projeto, foram instaladas 13 unidades de referência tecnológica nos estados do Nordeste e em Minas Gerais. De acordo com a CNA, o trabalho já está no segundo ano de pesquisa e os resultados preliminares já apontam boas alternativas.

O Dia de Campo foi uma realização da Faepe, com o apoio do Instituto CNA, Senar Pernambuco, Sindicato Rural de Garanhuns, Embrapa, IPA e Universidade Acadêmica de Garanhuns (UAG).

PSB COBRA DA CAIXA ESCLARECIMENTOS SOBRE DISCRIMINAÇÃO AO NORDESTE

Líder do partido, Tadeu Alencar, e os deputados Elias Vaz e Denis Bezerra assinam documento dirigido a Pedro Guimarães



A bancada do PSB na Câmara dos Deputados protocolou, nesta terça-feira (06), documento convocando o presidente da Caixa Econômica Federal, Pedro Guimarães, para que preste esclarecimentos à Comissão de Finanças e Tributação da Câmara dos Deputados - CFT, sobre a redução de operações de crédito destinadas a Estados e Municípios do Nordeste.

O documento é assinado pelo líder do partido, deputado Tadeu Alencar, e pelos deputados Elias Vaz e Denis Bezerra, os dois últimos são membros da respectiva Comissão. Não há indicação de prazo para que a convocação seja cumprida, mas o documento assinala que o presidente da Caixa compareça à Comissão “com a maior brevidade possível”.

“A contratação pela Caixa Econômica Federal - até julho de 2019 - de operações com governos regionais de apenas 2,2% do total, quando em 2018 foi de 21,6% e, em 2017, de 18,6%, é a ratificação de que a ameaça de discriminação ao Nordeste não é apenas retórica leviana do Presidente da República, mas uma política deliberada de perseguição aos que lhe fazem oposição. Reforça a representação feita ao Supremo Tribunal Federal e expõe a direção da Caixa Econômica a também responder por isso”, explica Tadeu Alencar.

O requerimento invoca matéria publicada no jornal Estadão, na última sexta-feira (02), onde foi noticiado que a Caixa reduziu a concessão de novos empréstimos ao Nordeste no ano de 2019. A reportagem atribui a fontes do banco e da área econômica a indicação do considerado “boicote” a Estados e Municípios do Nordeste, e que a ordem para não contratar operações para a região teria partido do próprio presidente da instituição financeira.
Foto: Chico Ferreira

Creches de Lajedo vivenciam Semana do Bebê 2019



A Semana do Bebê é um evento que a Prefeitura de Lajedo realiza desde 2014. Durante um período os serviços que já são ofertados o ano inteiro são intensificados e ampliados com outras atividades realizadas pela Secretaria Municipal de Saúde. Hoje, 06, foi a vez da Creche Cecília Vilaça no Planalto.

Todas as crianças da creche passaram por uma avaliação antropométrica com os agentes comunitários de saúde para medir peso e altura, além da vistoria nos cartões de vacinação feito pela equipe da UBS do Planalto. Ainda uma avaliação bucal com a dentista, onde aquelas crianças que necessitarem serão encaminhadas para atendimento clínico e também palestras com o NASF (Núcleo de Apoio à Saúde da Família).

A Semana do Bebê teve início no dia 1º de agosto, na Casa de Parto no Dia Mundial da Amamentação.

Prefeitura de Lajedo, Governando com o Povo!

Governador visita UPAE Garanhuns e faz elogios à Unidade de Saúde

Visita seria para conferir o Mutirão de Catarata, mas Paulo Câmara viu muito mais







O governador de Pernambuco, Paulo Câmara, esteve por três dias em Garanhuns durante o Festival de Inverno, e junto com grande parte de seus secretários, cumpriu agenda de reuniões, visitas e inaugurações, além de conferir os polos do festival, que teve aprovação praticamente unânime da população.

Uma das visitas oficiais da agenda do governador foi conhecer o mutirão de cirurgias de catarata na UPAE Garanhuns, junto com o secretário estadual de saúde, Dr. André Longo, na manhã da sexta-feira (19), em pleno FIG. Além das cirurgias mensais realizadas, a UPAE está realizando 700 cirurgias oftalmológicas no mutirão, em parceria com a SES/PE. Na comitiva do governador, estavam deputados estaduais, a exemplo do presidente da ALEPE, Eriberto Medeiros, secretários de estado, prefeitos, e muitas outras lideranças, como o reitor da Universidade de Pernambuco, Pedro Falcão, e a gestora da V GERES, Catarina Tenório.

Mas o que seria uma passagem rápida para conhecer o mutirão acabou por se tornar uma visita técnica. Muito à vontade, Paulo Câmara, recepcionado pelo coordenador geral da UPAE Garanhuns, Gustavo Amorim, e pela Superintendente do IMIP Hospitalar, Eline Nascimento, conversou com profissionais da unidade, pacientes e acompanhantes, tirou fotos e procurou conhecer mais dos serviços oferecidos. O governador esteve nas recepções, antessala do bloco cirúrgico, enfermaria e até nos consultórios do ambulatório, onde conversou com o dr. Elenílson Liberato.

Gustavo Amorim estava com os demais coordenadores da unidade, Robervando Alencar (Administrativo), Tayana Guerra (Enfermagem) e Samuel Feitosa (Médico), este último passou as informações sobre os recordes de atendimento da UPAE Garanhuns ao governador, que se mostrou bastante satisfeito, fez elogios e acabou por demorar mais tempo na unidade do que havia programado.

A UPAE Garanhuns é unidade de atendimento especializado da Rede SUS da Secretaria Estadual de Saúde, sob Gestão IMIP Hospitalar e parceria com V GERES e secretarias municipais de saúde.

TELEVISÃO / Alepe e Fundação Roberto Marinho firmam parceria para programação conjunta

Convênio assinado nesta terça prevê transmissão pela TV Alepe do conteúdo produzido pelo Canal Futura




A Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) firmou nesta terça-feira (6) um contrato de licenciamento da transmissão pela TV Alepe (28.2) da programação diária do Canal Futura, pertencente à Fundação Roberto Marinho, formada por telejornais e programas de conteúdo essencialmente educacionais e culturais. O convênio, que vigorará por 36 meses, não trará qualquer ônus financeiro para o Legislativo. 

“Pernambuco tem história de lutas libertárias, tem um povo ordeiro que sabe acolher as pessoas e não se curva aos obstáculos da vida. Mas sabe se curvar para agradecer esse gesto de parceria não onerosa com a Fundação Roberto Marinho que só trará lucros para os pernambucanos. Que muitas outras parcerias sejam feitas daqui pra frente”, disse o presidente da Alepe, deputado Eriberto Medeiros (PP).

O convênio foi assinado no plenário da Alepe, entre o primeiro e segundo expedientes, e contou com as presenças da representante da Fundação Roberto Marinho, Cinthia Sarinho, e do coordenador de programação do Canal Futura, Acácio Jacinto. 

Em discurso na tribuna, Cinthia destacou alguns projetos que a Fundação Roberto Marinho já desenvolve em Pernambuco, como o Travessia (formação escolar), e destacou a parceria com a Alepe.

“Esse convênio vai garantir na programação da TV Futura os diferentes sotaques, conteúdos variados e uma diversidade cultural. Teremos uma linda caminhada em Pernambuco que hoje se consolida com mais uma importante parceria, agora com a Assembleia Legislativa. Tenho certeza de que temos muito a fazer e que muitas causas nos unem nesse espaço do Canal Futura e agora TV Alepe”, destacou Cinthia.

Para o superintendente de Comunicação Social da Assembleia, Ricardo Costa, a parceria com a Fundação Roberto Marinho proporcionará uma ampla divulgação da cultura pernambucana e do papel da TV Alepe. 

“Com essa parceria, vamos ampliar ainda mais a divulgação da função da TV Alepe que é o de levar educação e informação com um conteúdo competente. O canal Futura vem justamente de encontro a isso porque tem programas dirigidos a todas as categorias da sociedade brasileira. Iremos fazer um bom uso do conteúdo que o Canal Futura nos disponibilizará através desse convênio”, destacou Costa.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.