sábado, 16 de maio de 2020

ARCOVERDE TAMBÉM CANCELA SÃO JOÃO 2020


MENSAGEM DIA DO GARI - Um profissional essencial para a sociedade



Hoje é o Dia do Gari, um profissional essencial na sociedade moderna.

Esqueçam as carroças de burro do passado quando o gari passava recolhendo o lixo na porta das casas, ou ainda a figura do varredor de rua, que com um vassourão deixava limpa a rua e a calçada.

São outros tempos.

Caminhões já vão compactando o lixo e fazendo roteiros pela cidade até nas madrugadas.

Mas ainda tem os garis, que acompanham o caminhão colocando o lixo em sua caçamba, de sacolas ou conteineres, e para este serviço ser ágil e o mais completo possível, na maioria das vezes, eles vão correndo. Isto mesmo, correndo atrás do caminhão.

Como diríamos, o trupé é pesado. O caminhão vai fazendo seu roteiro e os garis fazendo a cata do lixo sem parar. Para isto, precisam ser verdadeiros atletas, confesso que eu não teria resistência para fazer duas ruas. Eles fazem bairros inteiros, nem sei quantos quilômetros chegam a percorrer por dia, e por quanto tempo.

Mas aproveitamos para ampliar, falar e valorizar todos que trabalham com recolhimento do lixo, e também a reciclagem. Em todas as áreas, quer trabalhem para os municípios ou para empresas.

Para uma profissão que já sofreu e sofre com preconceito e discriminação, até menosprezo de um grande jornalista da Tv Brasileira, é preciso reconhecer sua importância social e a dificuldade no exercício diário da labuta!

É claro que devemos enaltecer também a figura da margarida, não sei se ainda chamam assim, a versão feminina dos garis.

Para entender toda esta importância social, imagine uma parada destes profissionais/atletas por apenas um dia, um diazinho só!

Parabéns aos garis!

JUDICIÁRIO / Centro de solução de conflitos em Garanhuns está realizando audiências de conciliação online



Em tempos de pandemia, o Tribunal de Justiça de Pernambuco teve que se adequar ao isolamento social e garantir que a Justiça não pare. Então, servidores e magistrados estão trabalhando à distância para garantir que as necessidades dos jurisdicionados sejam atendidas.

Assim, o Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (CEJUSC) de Garanhuns está recebendo procedimentos da demanda espontânea, que são aqueles em que as partes podem dar entrada nos seus pedidos, elas próprias ou através de advogado, podendo fazê-lo através do e-mail conciliar.garanhuns@tjpe.jus.br.

O CEJUSC está também realizando audiências de conciliação/mediação em processos judiciais e procedimentos da demanda espontânea.

Para que as audiências agendadas sejam realizadas é necessário que partes e/ou advogados informem seus telefones de contato que sejam "WhatsApp".

Havendo necessidade de maiores informações, os interessados podem entrar em contato pelo celular (87) 98144-2834.

CALÇADO LIDERA ISOLAMENTO SOCIAL NA REGIÃO NESTA SEXTA, 15



Confira o índice de isolamento social dos 10 melhores municípios que fazem parte da V Regional de Saúde, referentes à sexta-feira, 13 de maio. Os números são do site informado pelo Ministério Público de Pernambuco, que utiliza dados de localização por telefonia celular, método usado em todo o país.

Calçado foi o líder no Agreste pela primeira vez, na estatística de 21 municípios. Brejão e Iati continuam muito bem. Capoeiras caiu esta semana enquanto que Canhotinho entrou na lista dos 10+ por três dias seguidos. Terezinha, que liderou em todo o estado na quinta, despencou na sexta. 

Canhotinho que não figurou na lista nenhum dos dias que começamos a aferir estes dados, aumentou a fiscalização na cidade e já apareceu dois dias seguidos. Palmeirina liderou na região na quarta, na quinta está em segundo. Muito bom, mostra que mantém as medidas. Capoeiras parece ter relaxado este últimos dias. Ao lado de Terezinha, Brejão, Caetés e Palmeirina, têm sempre se destacado nas estatísticas.

Estes números são atualizados diariamente. Confira mais abaixo os dias anteriores.

Sexta-feira (15/05/2020)
1. Calçado 47,2% (29° colocado no estado)
2. Brejão 46,5% (33°)
3. Iati 46,2% (36°)
4. Águas Belas 45,4% (48°)
5. São João 46,1% (69°)
6. Caetés 44,1% (70°)
7. Itaíba 43,0% (89°)
8. Canhotinho 42,8% (94°)
9. Palmeirina 42,4% (96°)
10. Correntes 41,7% (110°)
12. Garanhuns 41% (126º)

CONFIRA OS DIAS ANTERIORES

Presidente da Fundação Palmares tenta manchar história de Zumbi

Deputados entraram com ação popular no MPF contra Sergio Camargo, da Fundação Palmares



O deputado federal Túlio Gadêlha (PDT-PE) entrou com ação popular com tutela de urgência no Ministério Público Federal (MPF) contra o presidente da Fundação Cultural Palmares, Sergio Camargo. Os deputados Bira do Pindaré, Benedita da Silva (PT-RJ) e Áurea Carolina (PSOL-MG) subscreveram a ação.

Os parlamentares pedem que as publicações depreciativas contra Zumbi dos Palmares sejam retiradas dos canais de comunicação oficiais da instituição, sob pena de multa estipulada pelo órgão, alegando abuso de poder e desvio de finalidade. “As publicações ostentam o escopo de desqualificar a figura que dá nome à instituição constituída para promover e preservar valores históricos e culturais da influência negra no Brasil”, diz a ação. 

“Não se faz necessário empreender esforços desmedidos para vislumbrar que todo esse protótipo profanador do patrimônio histórico brasileiro foi soerguido para fins de prestigiar unicamente a ideologia que ascendeu ao poder nas eleições 2018, que tem como modus operandi a difusão de fake news, de conteúdo desinformativo e nenhum apreço aos dados históricos e científicos”, diz.

No último dia 13 de maio, Camargo usou o site oficial e as redes sociais da Fundação Palmares para lançar uma campanha revisionista e desqualificar Zumbi dos Palmares, figura que dá nome à instituição, criada justamente para promover e preservar valores históricos e culturais da influência negra no país.

Diversos movimentos denunciam o 13 de maio a falsa abolição. Afinal, a data é só parte do processo político de luta, na qual vários arranjos, negociações, protestos e mortes aconteceram para chegar à abolição, e não por benevolência da monarquia. O movimento negro considera o 20 de novembro - dia de Zumbi dos Palmares e da Consciência Negra - como a data simbólica.

O presidente da Fundação Palmares, que deveria honrar o cargo que ocupa, mas usa de sua posição para manchar e tentar reescrever com a narrativa da Casa Grande a história do Brasil.

Para saber mais

Teich deixa ministério da saúde. Governo Bolsonaro sem direção

Nelson Teith substituiu Mandetta, e ficou menos de um mês dias no cargo


O governo trocou o comando do Ministério da Saúde pela segunda vez durante a pandemia do novo coronavírus. Nelson Teich pediu demissão antes de completar um mês no cargo. Ele não teve apoio da área técnica da pasta, passou a ser alvo de críticas dentro e fora do governo e vinha sendo pressionado pelo presidente Jair Bolsonaro a mudar o protocolo sobre o uso da cloroquina, substância que não tem eficácia contra a Covid-19 comprovada — estudos recentes mostram que a substância fracassou em melhorar o quadro de saúde de infectados.

Ao se despedir, Teich não explicou o motivo para a demissão. “A vida é feita de escolhas, e eu escolhi sair”, afirmou em entrevista coletiva. Ele é o nono ministro a deixar o governo Bolsonaro.

Repercussão: a saída de Teich irritou líderes do Congresso, que criticaram as atitudes de Bolsonaro na condução da crise sanitária. As críticas se repetiram na comunidade médica. Entidades do setor reclamaram do caos na gestão da Saúde e alertaram para prejuízos diante da gravidade da pandemia. A demissão foi destacada pelos principais jornais da imprensa internacional. Panelaços e buzinaços foram registrados no Rio de Janeiro, em São Paulo e em Brasília.


RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.