sábado, 16 de maio de 2020

Teich deixa ministério da saúde. Governo Bolsonaro sem direção

Nelson Teith substituiu Mandetta, e ficou menos de um mês dias no cargo


O governo trocou o comando do Ministério da Saúde pela segunda vez durante a pandemia do novo coronavírus. Nelson Teich pediu demissão antes de completar um mês no cargo. Ele não teve apoio da área técnica da pasta, passou a ser alvo de críticas dentro e fora do governo e vinha sendo pressionado pelo presidente Jair Bolsonaro a mudar o protocolo sobre o uso da cloroquina, substância que não tem eficácia contra a Covid-19 comprovada — estudos recentes mostram que a substância fracassou em melhorar o quadro de saúde de infectados.

Ao se despedir, Teich não explicou o motivo para a demissão. “A vida é feita de escolhas, e eu escolhi sair”, afirmou em entrevista coletiva. Ele é o nono ministro a deixar o governo Bolsonaro.

Repercussão: a saída de Teich irritou líderes do Congresso, que criticaram as atitudes de Bolsonaro na condução da crise sanitária. As críticas se repetiram na comunidade médica. Entidades do setor reclamaram do caos na gestão da Saúde e alertaram para prejuízos diante da gravidade da pandemia. A demissão foi destacada pelos principais jornais da imprensa internacional. Panelaços e buzinaços foram registrados no Rio de Janeiro, em São Paulo e em Brasília.


RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.