GOVERNO DO ESTADO

quarta-feira, 1 de setembro de 2021

CSJD e o Dia da Bailarina




Qual menina, um dia, já sonhou em ser uma bailarina?

Na leveza da ponta dos pés, as bailarinas do Espaço de Dança Joana D'Arc, receberam uma aula especial sobre a importância de ser uma bailarina.

É uma grande arte o ballet que emociona e desafia cada passo diante da beleza e autonomia envolto da obediência e ética.

Em cada passo de uma bailarina revela-se a delicadeza, os gestos suavizados e os mistérios do sentir.

É uma grande arte o ballet que emociona e desafia cada passo diante da beleza e autonomia envolto da obediência e ética.

Em cada passo de uma bailarina revela-se a delicadeza, os gestos suavizados e os mistérios do sentir.

Prefeitura de Garanhuns oferece curso para merendeiras em parceria com o Senac




Segue até a próxima sexta-feira (03) o curso promovido em uma parceria da Prefeitura de Garanhuns, por meio da Secretaria de Educação, com o Senac para aperfeiçoar o trabalho das merendeiras da rede municipal de ensino. O curso tem uma carga horária de 20 horas e tem o objetivo de ensinar boas práticas de manipulação dos alimentos, o que inclui manusear, armazenar e higienizar para garantir uma alimentação segura aos estudantes.

Também são dadas orientações sobre a conservação adequada dos produtos que fazem parte da merenda escolar e a forma correta do uso dos equipamentos de proteção individual. As 70 merendeiras também estão aprendendo receitas novas e inovadoras que aproveitam ao máximo os alimentos, evitando o desperdício e ampliando as opções no cardápio sem perder o sabor e o valor nutricional.

O processo está sendo acompanhado pelo setor de Nutrição. De acordo com Ruan Almeida, nutricionista da Secretaria de Educação, mesmo durante a pandemia, toda a equipe trabalhou intensamente para garantir a segurança alimentar das crianças e adolescentes. Além disso, destaca o quanto esse curso proporciona a valorização do profissional. “Ao oferecer esse curso, a gente potencializa a qualidade desses profissionais que estão na rede, e oferece ainda mais qualidade ao que está sendo ofertado na alimentação escolar”, reforçou Almeida.

A professora de gastronomia, Daniele Nunes, que está ministrando as aulas, enfatizou a importância dessa oportunidade. “As merendeiras estão sendo preparadas para manusear de forma correta os alimentos, isso diminui o risco de contaminação. Pra gente, qualificar essas pessoas é um ensino não só pra escola, mas também para a vida delas”, disse.

A merendeira Zélia Maria vieira, da Escola Silvino Almeida, está participando do curso. "Nunca tinha feito um curso assim, a experiência está sendo maravilhosa, estamos agregando mais valor aos nossos conhecimentos", disse.

Paulo Câmara entrega cinco novas viaturas ao Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco




O governador Paulo Câmara entregou, nesta terça-feira (31.08), em solenidade no Palácio do Campo das Princesas, cinco viaturas de combate a incêndio, do modelo Auto Bomba Tanque e Salvamento, que serão destinadas ao Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco (CBMPE). O investimento total para aquisição desses veículos foi de R$ 3,1 milhões. Os recursos tiveram origem em emendas parlamentares apresentadas pela bancada federal de Pernambuco.

“Agradecemos aos parlamentares pelas emendas de bancada que permitiram essas aquisições. Com isso, estamos mais estruturados visando, efetivamente, ter bombeiros militares de prontidão para qualquer ocorrência e sempre bem equipados para poder salvar vidas dos pernambucanos”, enfatizou Paulo Câmara.

Das cinco viaturas entregues, quatro serão utilizadas na Região Metropolitana do Recife (RMR) e uma na Mata Sul do Estado. Os veículos contam com uma bomba para recalque de água, mangueiras, esguichos e diversos equipamentos para primeiros socorros e salvamentos. “As aquisições de equipamentos modernos para todo o efetivo da segurança pública de Pernambuco têm sido priorizadas, para que os homens e mulheres que compõem as forças continuem a prestar esse serviço diuturnamente e com muita qualidade”, reforçou o secretário de Defesa Social de Pernambuco, Humberto Freire.

De acordo com o comandante geral do CBMPE, coronel Rogério Coutinho, as novas viaturas representam um reforço importante na cobertura operacional. “O Corpo de Bombeiros atua em mais de 35 municípios do Estado, além do arquipélago de Fernando de Noronha. As cinco viaturas vão se juntar às mais de 40 que nós já temos, para que seja prestado o melhor serviço a toda a sociedade pernambucana”, concluiu.

Antecipação da 2ª dose pode deixar 3 milhões sem AstraZeneca

 


O Ministério da Saúde corre o risco de deixar ao menos 3 milhões de pessoas com a segunda dose da AstraZeneca atrasada em setembro. A reportagem é de Wanderley Preite Sobrinho.

Isso porque diminuiu o intervalo entre as vacinas da Pfizer e da AstraZeneca: hoje de 12 semanas, cairá para oito semanas, como no Reino Unido, a partir de 15 de setembro. A justificativa do ministro Marcelo Queiroga é conter o avanço da variante delta no país.

Alguns estados têm cobrado do governo federal o envio de novos lotes para o início da antecipação, mas a assessoria da pasta diz que a resposta depende de novas orientações.

A notícia é boa principalmente para 4,4 milhões de brasileiros, que receberiam a segunda dose da AstraZeneca apenas em outubro.

O problema é que 17,8 milhões de brasileiros completam o ciclo de 12 semanas de imunização com a vacina no mesmo mês e também precisarão da segunda dose em setembro.

Essas 22,2 milhões de doses necessárias para completar a imunização neste mês é bem superior aos 18 milhões de entregas previstas pela Fiocruz e ao estoque de pouco mais de 1,1 milhão nos estados, segundo respostas das secretarias de saúde das 27 unidades federativas ao UOL.

A falta de doses pode ser ainda maior e passar de 3,2 milhões para 9,1 milhões se quem estiver com a razão for o governo federal, que espera receber da Fiocruz não mais do que 12 milhões de doses este mês, ou seja, cerca de 6 milhões a menos do que o previsto pelo próprio laboratório.

Receita Federal prorroga prazo para regularização do MEI



A Receita Federal prorrogou o prazo para regularização das dívidas dos Microempreendedores Individuais (MEI). O contribuinte tem agora até o dia 30 de setembro para quitar os seus débitos. A emissão do Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS), ou a realização do parcelamento, pode ser feita através do Portal do Simples Nacional, disponível em: http://www8.receita.fazenda.gov.br/SimplesNacional/. A cobrança e a definição dos prazos não partem da gestão municipal, mas sim do Governo Federal.

Logo após o prazo, a Receita Federal deverá encaminhar os débitos não regularizados para inscrição na Dívida Ativa da União e serão cobrados na justiça com juros e outros encargos previstos em Lei. Regularizando a situação, o MEI evitará, além da cobrança, outras implicações como: deixar de ser segurado do INSS, ser excluído do regime do Simples Nacional; ter dificuldade na obtenção de financiamentos e empréstimos; entre outras consequências.

Em Garanhuns, a “Sala do Empreendedor” está disponível para ajudar a população em caso de dúvidas, assim como a Unidade Agreste Meridional do Sebrae. A Sala do Empreendedor fica na Rua Siqueira Campos, 49, sala 06, Santo Antônio. Já o Sebrae está localizado na Avenida Rui Barbosa, 671, 1º andar, Heliópolis. O DAS também pode ser emitido pelo App MEI, disponível para celulares Android ou iOS.

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.