Segue até a próxima sexta-feira (03) o curso promovido em uma parceria da Prefeitura de Garanhuns, por meio da Secretaria de Educação, com o Senac para aperfeiçoar o trabalho das merendeiras da rede municipal de ensino. O curso tem uma carga horária de 20 horas e tem o objetivo de ensinar boas práticas de manipulação dos alimentos, o que inclui manusear, armazenar e higienizar para garantir uma alimentação segura aos estudantes.
Também são dadas orientações sobre a conservação adequada dos produtos que fazem parte da merenda escolar e a forma correta do uso dos equipamentos de proteção individual. As 70 merendeiras também estão aprendendo receitas novas e inovadoras que aproveitam ao máximo os alimentos, evitando o desperdício e ampliando as opções no cardápio sem perder o sabor e o valor nutricional.
O processo está sendo acompanhado pelo setor de Nutrição. De acordo com Ruan Almeida, nutricionista da Secretaria de Educação, mesmo durante a pandemia, toda a equipe trabalhou intensamente para garantir a segurança alimentar das crianças e adolescentes. Além disso, destaca o quanto esse curso proporciona a valorização do profissional. “Ao oferecer esse curso, a gente potencializa a qualidade desses profissionais que estão na rede, e oferece ainda mais qualidade ao que está sendo ofertado na alimentação escolar”, reforçou Almeida.
A professora de gastronomia, Daniele Nunes, que está ministrando as aulas, enfatizou a importância dessa oportunidade. “As merendeiras estão sendo preparadas para manusear de forma correta os alimentos, isso diminui o risco de contaminação. Pra gente, qualificar essas pessoas é um ensino não só pra escola, mas também para a vida delas”, disse.
A merendeira Zélia Maria vieira, da Escola Silvino Almeida, está participando do curso. "Nunca tinha feito um curso assim, a experiência está sendo maravilhosa, estamos agregando mais valor aos nossos conhecimentos", disse.