sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

V GERES: Dra. Ricarda Samara assume gerência regional‏



Desde o início da semana a V GERES - Gerência Regional de Saúde, com sede em Garanhuns, tem nova gestora, substituindo Dr. Elenílson Liberato, que assumiu a Coordenação de Estudo e Pesquisa do Hospital Regional Dom Moura. Dra. Ricarda Samara é sanitarista com especialização em Saúde da Família, além de estar cursando Auditoria em Gestão de Saúde. Natural de Juazeiro-CE, foi adolescente estudar na capital pernambucana. Foi Secretária da pasta de Saúde de Camaragibe durante oito anos, até o final da gestão que se encerrou em dezembro e havia retornado às suas atividades médicas, contudo, aceitou o convite do Secretário de Saúde de Pernambuco, Dr. Antônio Figueira. "É uma nova missão, e não poderia negar o convite do secretário." - Explicou. 

A nova gestora chegou e já tem imposto um ritmo forte de trabalho, conhecendo a estrutura da regional e os departamentos, fazendo reuniões com as equipes e participando de debates, como o da Rádio FM Sete Colinas, na última quinta-feira, junto a outros membros do Comitê Regional de Prevenção a Acidentes de Moto, a exemplo do Tenente Leandro, comdte. do Pelotão de Trânsito do 9º BPM, Dr. Alexandre Bezerra, promotor de Justiça e o Inspetor Aldo Lourenço, da Polícia Rodoviária Federal. O programa de debates, apresentado pelo radialista Fernando Monteiro, teve como tema o Comitê e ações de prevenção para o carnaval.

Deve haver novo processo seletivo para gestor da V GERES, mas ainda sem data definida, por isto, Dra. Ricarda estará à frente de diversas "missões", segundo ela, como a instalação do SAMU nos municípios da região, o acompanhamento da instalação da UPA-E, a criação de um novo Comitê de Urgência e Emergência Regional, fazer funcionar o recém criado Comitê de Combate à Dengue e dar seguimento ao já instalado Comitê de Prevenção a Acidentes de Moto. Somando a isto, têm os investimentos no Hospital Regional Dom Moura, que está sendo preparado para servir de residência e de modelo, sendo utilizado inclusive pelos estudantes do curso de medicina. 

Porém, mais que ações eventuais, Dra. Ricarda demonstra preocupação com as atividades cotidianas. Definindo-se como uma apaixonada pelo serviço de Saúde da Família, a nova gestora registra: "Precisamos nos preocupar sempre com os serviços do cotidiano. As pessoas gostam da novidade, mas os serviços precisam ser oferecidos com qualidade sempre, todos os dias. O Governo do Estado tem investido amplamente na saúde desta regional, vários investimentos estão sendo feitos neste momento, e precisamos estar preparados para a manutenção destes serviços. Para isto, espero contar com todos que fazem a V GERES, gestores municipais e suas secretarias de saúde, além da comunidade em geral, razão de todos estes investimentos".

Imagens do carnaval dos alunos do Colégio Santa Joana D'Arc







 


Com muita alegria foi comemorado o carnaval do CSJD, os alunos da Educação Infantil até o Ensino Fundamental II participaram do “grito carnavalesco”, desfile de máscaras, concurso de fantasias e outros.

Confiram as imagens da alegria.

PROGRAMAÇÃO: Tudo sobre o Garanhuns Jazz Festival 2013



A partir de hoje, dia 1º de fevereiro, começa a expectativa para a realização da 6ª edição do Garanhuns Jazz Festival. Na cidade muitos desistiram da praia ou do carnaval na capital, para prestigiar o evento que este ano traz ao município grandes nomes do jazz, do blues e até do tango argentino. Os que preferem fugir da folia ou de praias superlotadas vão deixar os grandes centros e optar pela tranquilidade da Suíça Pernambucana, ouvindo música da melhor qualidade.

Na próxima semana a Prefeitura do Município, que realiza o evento, deve iniciar a montagem da infraestrutura da festa. Palco, barracas, camarotes e mais cadeiras, para que o público assista confortavelmente às apresentações. Quando chegar o sábado de carnaval, Garanhuns vira uma espécie de capital do jazz e do blues, numa terra famosa pelo frevo.

PROGRAMAÇÃO - A programação é de primeira, capaz de agradar os mais exigentes em termos de música boa. No sábado, 1º dia do Festival, teremos 
a abertura oficial com o homenageado do evento, Gonzaga de Garanhuns. Um artista popular, cordelista e animador de reisados, com mais de 40 anos dedicados à cultura local. E aí segue a programação com Baião de 3, grupo garanhuense, Jefferson Gonçalves & Banda (RJ), Warren Atiba Taylor (EUA) & Uptown Band (PE). Tem ainda Tico Santa Cruz, Cida Maria, Paulo Ferreira e Mc Rodrigo mais convidados.

No domingo, dia 10, outras atrações de peso. As apresentações na Guadalajara começam com Marcos Cabral, um orgulho da cidade e um dos maiores guitarristas do Brasil, prossegue com Sol Alac (Argentina), Tia Carrol (grande cantora americana), Igor Prado Band (SP), Lancaster (SP), Nathalie Alvim (a paulista já foi escolhida por alguns como a Musa do Festival), Big Chico (SP) e Adriano Grineberg, também paulista.

O Garanhuns Jazz Festival prossegue na segunda com Projeto Batuque (PE), Claudio Infante (RJ) e Douglas Las Casas (SP)Taryn e Banda (RJ),
Delicatessem (RS), George Israel (Kid Abelha/RJ), Rodrigo Santos (Barão Vermelho/RJ) e Leonardo Israel (RJ).

Na terça, enquanto o frevo rola nas ladeiras de Olinda e no Recife Antigo, Garanhuns recebe Sérgio Ferraz (PE, Jazzpira (SP), Kenny Brow (EUA), Kiko Loureiro (SP), Andreas Kisser (SP), Joanatan Richard (PE), Artur Menezes (CE), Kleber Dias (RJ) e convidados.

PAU POMBO - Para quem achar pouco ainda tem mais jazz e blues no Parque Ruber van der Linden, o Pau Pombo. Confira o que você vai encontrar por lá:

15h – Discotecagem de Vinil
16h às 17h30 - Shows

Sábado – 9 de fevereiro
Orlito Jazz Art Band – o grupo tem influência musical do jazz e do blues e durante o GJK apresentará o seu mais recente trabalho, o CD “Sintonia Astral” .

Domingo – 10 de fevereiro
O Sam3a (lê-se O Samba Três) – o som do grupo passeia pelos antigos sambas de Noel Rosa e Cartola, pela sofisticada bossa-nova de João Gilberto, Tom Jobim e Chico Buarque e pela modernidade do jazz e do blues, tudo isso misturado ao funk, frevo e xote nordestino.

Segunda-feira – 11 de fevereiro
Nosso Jazz – a banda traz uma mistura de músicos com formação sacra tocando temas regionais, fusion e jazz.

Terça-feira – 12 de fevereiro
Os Valvulados (participação especial de Kleber Fernandes Blues) - a banda faz uma releitura de grandes sucessos da música popular brasileira, em especial dos ritmos samba-jazz, soul e black music dos anos 70.

Jazz Kids

Domingo – 10 de fevereiro
(14h30) – Oficina de gaita e violão com Jeferson Gonçalves e Kleber Dias

Segunda-feira – 11 de fevereiro
(14h30) – Oficina de guitarra com Kiko Loureiro

Terça-feira – 12 de fevereiro
(14h30) – Oficina de bateria com Bruno Fonseca

Oficinas para adultos

Domingo – 10 de fevereiro
(14h30) – Oficina de bateria com Bruno Fonseca
(16h00) – Ensaio aberto de bateria e percussão com Cláudio Infante e Grupo

Batuque

Segunda-feira – 11 de fevereiro
(14h30) – Oficina de gaita e violão com Jeferson Gonçalves e Kleber Dias

Terça-feira – 12 de fevereiro

(14h30) – Oficina de gaita e violão com Jeferson Gonçalves e Kleber Dias.

O festival prepara um grande encerramento com os artistas que participaram do evento, realizando uma grande jam session.

Retiro Espiritual é opção para quem quer fugir da folia do Carnaval



Quem pensa que um retiro espiritual não é divertido pode estar enganado. Os jovens adventistas de Garanhuns, no Agreste pernambucano, estão com tudo pronto para passar a temporada de Carnaval em contato com a natureza, fazendo novas amizades e o melhor: adorando a Deus. Desta vez o local escolhido foi a Fazenda Brejo dos Coelhos, situada em Correntes, distante 35 km de Garanhuns.

O evento será realizado entre os dias 8 e 13 de fevereiro. A programação envolve palestras e recreação dirigidas pelo Pr. André Lima, de Maceió (AL), Pr. Ubirailson Moura, de Petrolina (PE), e o psicólogo Ricardo Adalgizi, de Natal (RN).

De acordo com a organizadora do retiro, Sanny Mendes, coordenadora dos Jovens Adventistas de Garanhuns, aproximadamente 130 pessoas passarão pelo local. “Os participantes podem ficar os cinco dias conosco, dormindo no local, como também passar somente o dia. Mas a maioria prefere passar o Carnaval inteiro, porque é muito divertido”, explica Sanny.

A diversão é garantida mesmo: além da imensa área verde, o espaço oferece piscina, passeio a cavalo, salão de recreação e campo de futebol. Quem quiser tornar o retiro mais emocionante pode dormir em barracas nas redondezas da casa. “A fazenda oferece um bom espaço para armarmos barracas de acampamento, mas, também há infra-estrutura suficiente para quem quiser ficar acomodado dentro da casa”, comenta Sanny.O retiro espiritual promovido pela Igreja Adventista do Sétimo Dia está aberto ao público em geral e de qualquer idade. Este ano receberá pessoas que vêm não apenas de Garanhuns, mas também das igrejas de Palmeirina, Belo Jardim e Caruaru. Garanhuns, no Agreste pernambucano, estão com tudo pronto para passar a temporada de Carnaval em contato com a natureza, fazendo novas amizades e o melhor: adorando a Deus. Desta vez o local escolhido foi a Fazenda Brejo dos Coelhos, situada em Correntes, distante 35 km de Garanhuns.

O evento será realizado entre os dias 8 e 13 de fevereiro. A programação envolve palestras e recreação dirigidas pelo Pr. André Lima, de Maceió (AL), Pr. Ubirailson Moura, de Petrolina (PE), e o psicólogo Ricardo Adalgizi, de Natal (RN).

De acordo com a organizadora do retiro, Sanny Mendes, coordenadora dos Jovens Adventistas de Garanhuns, aproximadamente 130 pessoas passarão pelo local. “Os participantes podem ficar os cinco dias conosco, dormindo no local, como também passar somente o dia. Mas a maioria prefere passar o Carnaval inteiro, porque é muito divertido”, explica Sanny.

A diversão é garantida mesmo: além da imensa área verde, o espaço oferece piscina, passeio a cavalo, salão de recreação e campo de futebol. Quem quiser tornar o retiro mais emocionante pode dormir em barracas nas redondezas da casa. “A fazenda oferece um bom espaço para armarmos barracas de acampamento, mas, também há infra-estrutura suficiente para quem quiser ficar acomodado dentro da casa”, comenta Sanny.

O retiro espiritual promovido pela Igreja Adventista do Sétimo Dia está aberto ao público em geral e de qualquer idade. Este ano receberá pessoas que vêm não apenas de Garanhuns, mas também das igrejas de Palmeirina, Belo Jardim e Caruaru.

IDOSOS: Rede de Atenção Integral ao Idoso é criada em parceria com Governo Municipal



Por meio de uma Audiência Pública na sede do Ministério Público em Garanhuns, foi criada na manhã de ontem (6), a Rede de Atenção Integral ao Idoso. O plano foi elaborado por uma comissão e já havia sido apresentado ao prefeito Izaías Régis e a Secretaria de Assistência Social. Além da vice-prefeita Rosa Quidute, as secretarias de Assistência, Direitos Humanos e Saúde, representantes dos bairros, das igrejas e de órgãos fiscalizadores também participaram do encontro.

O Conselho do Idoso de Garanhuns existe há oito anos. A entidade funciona na Casa dos Conselhos, na Rua Siqueira Campos, Centro da cidade. Mensalmente, o local registra uma média de 10 ocorrências. Em 2012, foram totalizadas 120 denúncias de maus tratos contra a pessoa idosa.

De acordo com a presidente do conselho, Maria do Carmo Nunes, o trabalho é árduo e quanto mais pessoas se envolverem, melhor para o funcionamento. “Quase toda a violência contra o idoso é motivada por algum benefício que ele recebe. Os próprios parentes, algumas vezes, são os autores das agressões físicas ou psicológicas. O que dizemos para as pessoas que convivem e flagram tais situações é que denunciem e não tenham medo, pois nós queremos ajudar”, reforça.

Na ocasião, o secretário de Direitos Humanos, Pedro Passos, falou que irá trabalhar incansavelmente na causa. “Nós estamos intensificando as visitas nas entidades que atendem diretamente às comunidades com vulnerabilidade. Comprometemos-nos a participar ativamente das campanhas e projetos que forem realizados”, comprometeu-se.

A assessora técnica da Secretaria de Assistência Social, Elisângela Lima, falou em nome da secretária Célia Sobral, e explicou que a equipe está reestruturando a própria secretaria para que a prestação de serviços à população aconteça com mais qualidade. “Queremos ser modelos nas ações executadas. Temos, atualmente, seis Centros de Referência de Assistência Social e um Centro de Referência Especializado de Assistência Social. Também estaremos muito felizes em participar desta Rede que com certeza fará muito bem para Garanhuns”, detalhou.

Representando o prefeito, que estava em outra agenda, a vice-prefeita fez das palavras dos participantes, as dela. “O nosso governo se preocupa em melhorar e estar junto da comunidade. Vamos cuidar das crianças, dos jovens, dos deficientes e também dos idosos”, disse.

Entre os objetivos discutidos e firmados, a Rede de Atenção propõe a criação de um banco de dados local, a formação de cuidadores de idosos e campanhas de sensibilização para a melhoria significativa na qualidade de vida dessas pessoas e do município no geral.

DIGITAL: Garanhuns Jazz Festival terá aplicativo para celulares


Em sua 6ª edição, o Garanhuns Jazz Festival (GJF) traz novidades para quem gosta de estar conectado com a Rede Mundial de Computadores. Um web aplicativo móvel foi criado para facilitar o acesso às informações do evento. Ele pode ser baixado gratuitamente em smarthpohones/celulares e tablets. 

O aplicativo oferece toda a programação detalhada das atrações que irão se apresentar, notícias, acompanhamento pelo Facebook, além de informações gerais sobre Garanhuns. Através do dispositivo, basta acessar o site www.j.mp/garanhunsjazz, baixar e aproveitar as opções. A estimativa é de 3.500 acessos, entre moradores e turistas.

Confira a relação dos novos diretores das escolas estaduais



O Gestor Regional da GRE-AM, Paulo Lins, em seu blog, relacionou e parabenizou os novos gestores das escolas do públicas estaduais, situadas no Agreste Meridional, e em sua jurisdição, conforme decreto publicado no Diário Oficial do último dia 05 de fevereiro, terça-feira, conforme registrado abaixo:

ATO DO DIA 3 DE JANEIRO DE 2013

Nº 124 – Designar, de acordo com o Decreto nº 38.103, de 25 de abril de 2012, para a função de diretor escolar, os professores a seguir relacionados das respectivas Unidades de Ensino, da Secretaria de Educação, a partir de 1º de janeiro de 2013 a 31 de dezembro de 2014:


GRE AGRESTE MERIDIONAL – GARANHUNS

Município: BOM CONSELHO

ESCOLA CORONEL JOSÉ ABÍLIO
Jailson Barros de Oliveira – Matrícula nº 256.803-9
ESCOLA MESTRA BEATRIZ
Maria José Cavalcante Leite – Matrícula nº 161.027-9

Município: CANHOTINHO

ESCOLA AMELIA GUEIROS LEITE
Bartolomeu Antônio Ferreira de Lima – Matrícula nº 106.436-3
ESCOLA PADRE ANTONIO CALLOU DE ALENCAR
Etiane Nanes de Oliveira – Matrícula nº 258.611-8

Município: CORRENTES

ESCOLA PROFESSORA CLARICE GODOY
Eliane Lopes da Silva – Matrícula nº 250.408-1

Município: GARANHUNS

ESCOLA DUQUE DE CAXIAS
Edineide Gomes André – Matrícula nº 250.631-9
ESCOLA PROFESSORA ELVIRA VIANA
Aurea Maria de Oliveira – Matrícula nº 175.253-7
ESCOLA SIMOA GOMES
Andrea Nunes de Sá Rocha – Matrícula nº 256.825-0
ESCOLA DOM JUVÊNCIO BRITTO
Aldemir Fernandes Vilela – Matrícula nº 173.457-1
ESCOLA ESTADUAL PROFESSORA GISELDA VIEIRA BELO
Maria Patricia dos Santos – Matrícula nº 190.587-2
ESCOLA INSTITUTO PRESBITERIANO DE HELIOPOLIS
Rafael Iranilton Carvalho Almeida – Matrícula nº 253.507-6
ESCOLA PROFESSORA ELISA COELHO
Edjane de Oliveira Silva Rodrigues – Matrícula nº 252.374-4
ESCOLA PROFESSORA GABRIELA MISTRAL
Rosângela Maria de Araújo Teixeira – Matrícula nº 158.904-0
ESCOLA SAO CRISTOVAO
Paulo André de Almeida Paes – Matrícula nº 191.943-1
ESCOLA SENADOR ADERBAL JUREMA
Cássia Maria Cardoso Gueiros Moura – Matrícula nº 165.078-5

Município: ITAIBA

ESCOLA FREI JOAO PEREIRA DE SOUZA
Ilton Cezar Nunes Ramos – Matrícula nº 190.947-9

Município: LAJEDO

ESCOLA JORNALISTA MANUEL AMARAL
Ademir Rafael da Silva – Matrícula nº 255.160-8

Município: SAO BENTO DO UNA

ESCOLA ELPIDIO BARBOSA MACIEL
Marcela Marinho Lima – Matrícula nº 250.590-8

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.