sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

IDOSOS: Rede de Atenção Integral ao Idoso é criada em parceria com Governo Municipal



Por meio de uma Audiência Pública na sede do Ministério Público em Garanhuns, foi criada na manhã de ontem (6), a Rede de Atenção Integral ao Idoso. O plano foi elaborado por uma comissão e já havia sido apresentado ao prefeito Izaías Régis e a Secretaria de Assistência Social. Além da vice-prefeita Rosa Quidute, as secretarias de Assistência, Direitos Humanos e Saúde, representantes dos bairros, das igrejas e de órgãos fiscalizadores também participaram do encontro.

O Conselho do Idoso de Garanhuns existe há oito anos. A entidade funciona na Casa dos Conselhos, na Rua Siqueira Campos, Centro da cidade. Mensalmente, o local registra uma média de 10 ocorrências. Em 2012, foram totalizadas 120 denúncias de maus tratos contra a pessoa idosa.

De acordo com a presidente do conselho, Maria do Carmo Nunes, o trabalho é árduo e quanto mais pessoas se envolverem, melhor para o funcionamento. “Quase toda a violência contra o idoso é motivada por algum benefício que ele recebe. Os próprios parentes, algumas vezes, são os autores das agressões físicas ou psicológicas. O que dizemos para as pessoas que convivem e flagram tais situações é que denunciem e não tenham medo, pois nós queremos ajudar”, reforça.

Na ocasião, o secretário de Direitos Humanos, Pedro Passos, falou que irá trabalhar incansavelmente na causa. “Nós estamos intensificando as visitas nas entidades que atendem diretamente às comunidades com vulnerabilidade. Comprometemos-nos a participar ativamente das campanhas e projetos que forem realizados”, comprometeu-se.

A assessora técnica da Secretaria de Assistência Social, Elisângela Lima, falou em nome da secretária Célia Sobral, e explicou que a equipe está reestruturando a própria secretaria para que a prestação de serviços à população aconteça com mais qualidade. “Queremos ser modelos nas ações executadas. Temos, atualmente, seis Centros de Referência de Assistência Social e um Centro de Referência Especializado de Assistência Social. Também estaremos muito felizes em participar desta Rede que com certeza fará muito bem para Garanhuns”, detalhou.

Representando o prefeito, que estava em outra agenda, a vice-prefeita fez das palavras dos participantes, as dela. “O nosso governo se preocupa em melhorar e estar junto da comunidade. Vamos cuidar das crianças, dos jovens, dos deficientes e também dos idosos”, disse.

Entre os objetivos discutidos e firmados, a Rede de Atenção propõe a criação de um banco de dados local, a formação de cuidadores de idosos e campanhas de sensibilização para a melhoria significativa na qualidade de vida dessas pessoas e do município no geral.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.