quarta-feira, 15 de dezembro de 2021

Mais de 500 e-mails e senhas do Ministério da Saúde foram expostos em vazamentos





A invasão aos sistemas digitais do governo federal na última semana pode ter origem no roubo de credenciais, e não em uma brecha das plataformas. A hipótese é reforçada pelo resultado de um monitoramento da Harpia Tech, empresa de segurança cibernética que encontrou 579 conjuntos de login e senha ligados ao Ministério da Saúde à disposição em mercados de venda de dados.

O que está acontecendo: o Gabinete de Segurança Institucional (GSI) da Presidência investiga indícios de que o grupo hacker teve acesso ao servidor por meio de um login e senha de um funcionário do governo. E emitiu alerta a todos os ministérios com recomendações como “bloquear imediatamente” senhas de quem está de férias ou licença e de colaboradores.

Em foco: os ataques hackers ocorreram na sexta-feira e no domingo. Até hoje funcionários da Saúde estão sem acesso a sistemas do ministério

Em parceria com a Prefeitura de Garanhuns, Governo do Estado inicia obras de requalificação do aeródromo


 

Quando a gestão municipal conta com o apoio do governo estadual, é certo que as coisas passam a fluir, e isso serve para qualquer região do país. Em Garanhuns, não é diferente. Desde que assumiu o executivo municipal, o prefeito de Garanhuns, Sivaldo Albino, tem apresentado resultados positivos de sua correlação com o governador Paulo Câmara. E é sobre isto que vamos falar.
O Aeródromo de Garanhuns, localizado no distrito de São Pedro, está recebendo por parte do Governo de Pernambuco, um investimento de R$ 3,2 milhões, que possibilitará o local receber voos comerciais. Tendo em vista que a cidade é polo para mais 32 municípios, isso impulsionará a economia local, como explica o prefeito Sivaldo Albino. “Garanhuns é referência no Agreste Meridional, seja em relação ao turismo, educação... E isso gira em torno de um milhão de habitantes. Com certeza, fomentará ainda mais a economia da nossa querida Suíça Pernambucana”, destaca.

As obras já foram iniciadas, e nesta etapa, está sendo realizada a montagem da usina de asfalto, além dos trabalhos de revitalização das pistas, bem como a sinalização horizontal na área de movimentação das aeronaves. O prazo para conclusão das obras é de três meses, tudo, seguindo Normas Técnicas Brasileiras, como também da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

Para o secretário de Infraestrutura, Obras e Serviços Públicos (SIOSP), Fá Albino, o olhar do Governo do Estado para o município, representa um grande avanço. “Há muito tempo o local precisava destas melhorias. E o abandono era reflexo da má atenção e cordialidade da gestão anterior com o nosso governador Paulo Câmara. É mais uma obra saindo do papel, graças o alinhamento do Prefeito Sivaldo Albino com as autoridades públicas. Este é o caminho”, pontua.

Prefeitura intensifica ações de combate às arboviroses em espaços públicos de Garanhuns





A Prefeitura de Garanhuns, por meio da Secretaria de Saúde, tem intensificado as ações de prevenção de arboviroses no município. O foco do trabalho está justamente nas doenças causadas pelos vírus que são transmitidos por mosquitos, como dengue e chikungunya. Desta vez, a equipe de agentes de combate às endemias (ACE’s) tem percorrido espaços públicos com o intuito de evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti e promover a inspeção em pontos estratégicos.


Para isso, mais de 20 agentes de combate às endemias foram deslocados até os cemitérios municipais São Miguel, na Boa Vista; e São Cristóvão, na Liberdade; nesta segunda (13) e terça-feira (14). A equipe realizou a eliminação de depósitos que podem acumular água parada e são passíveis de conter criadouros do mosquito.


O trabalho preventivo leva em consideração ainda os indicadores de infestação predial nos bairros de Garanhuns. De acordo com o último levantamento realizado, o índice geral foi de 1,2% no município.


“A população também pode colaborar no combate efetivo para reduzir o índice de infestação do mosquito Aedes aegypti. Basta manter os reservatórios de água fechados, além de não deixar objetos que possam acumular água na área externa de casa”, ressalta a diretora de Vigilância em Saúde, Gesika Silva.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.