quarta-feira, 14 de maio de 2014

PROGRAMAÇÃO: Inscrições de propostas culturais para o Festival de Inverno de Garanhuns



O Governo Municipal, por meio das Secretarias de Turismo e Cultura abriu nesta segunda(12), a convocatória para a seleção de propostas de artistas e grupos culturais para compor a programação do 24º Festival de Inverno de Garanhuns que será realizado na segunda quinzena do mês de julho de 2014, em data a ser divulgada. O edital convocatório saiu na edição desta terça-feira (13), no Diário Oficial dos Municípios de Pernambuco (Amupe) e pode ser acessado através do endereço:

Poderão participar desta Convocatória, pessoas jurídicas de direito privado, de natureza cultural, com ou sem fins lucrativos, sediada no município de Garanhuns, que deverá comprovar exclusividade do artista individual ou do grupo, pelo prazo mínimo de seis meses e, ainda, estar em pleno funcionamento pelo mesmo prazo mínimo; grupo constituído legalmente como pessoa jurídica; artista Micro Empreendedor Individual (Mei) e Empresário Individual; pessoa física maior de 18 anos, estabelecida ou domiciliada no município e que deverá comprovar sua atuação na área ou linguagem cultural a que se propõe, com trabalho realizado há pelo menos seis meses, principalmente na linguagem de música; pessoa física maior de 18 anos, artista da cidade, com trabalho de destaque e relevância comprovados em nível estadual e nacional, pelo mesmo prazo mínimo estabelecido anteriormente, residentes ou não no município.

Serão aceitas inscrições na área de formação cultural e nos segmentos artístico-culturais de artes visuais, audiovisual, cultura popular, dança, design e moda, fotografia, literatura, música, patrimônio cultural e teatro. A divulgação das propostas habilitadas será feita até o dia 30 de maio e a negociação – divulgação dos selecionados, até o dia 06 de junho, no site do Governo Municipal através do link:

As inscrições deverão ser realizadas até o dia 21 de maio, de segunda a sexta-feira, nos horários das 8h às 14h, na sede da Secretaria de Cultural de Garanhuns, localizada na Rua 13 de Maio, S/N, centro.

DIOCESANO 100 ANOS: Saiba tudo sobre os planos da comissão para a festa do centenário em Garanhuns

Reginaldo Valença (Associação Ex-alunos); Wanderley Lopes (Prefeitura Municipal de Garanhuns); Thompson Pedrosa (Presidente Associação Ex-Alunos e Comissão Organizadora); Geandre (CDL); Givaldo Calado e Fernando Luna (Associação Ex-Alunos).

Formada a Comissão organizadora dos eventos a serem produzidos no ano centenário do Colégio Diocesano de Garanhuns.
Presidente – Thompson Pedrosa; representantes da Associação dos Ex-Alunos: Reginaldo Valença, Fernando Luna e Givaldo Calado; Prefeitura Municipal de Garanhuns, Wanderley Lopes; Cúria, Padre Sérgio; Lions Club, Natanael; Rotary Club, Clelson Melo; CDL, Geandre Nogueira; Codeam, Eudson Catão; Colégio Diocesano, Albérico Fernandes.

A Comissão registra o apoio incondicional do Bispo Diocesano Dom Fernando Guimarães e do Prefeito da cidade de Garanhuns Izaías Régis.

Na ocasião foram relacionados projetos e atividades a serem desenvolvidas e montadas no calendário de execução de acordo com as disponibilidades locais durante o ano do Centenário.

Disponibilizamos algumas de nossas propostas tendo em vista que iniciativas de outras propostas ainda estão em aberto. Para algumas dessas propostas já foram designados coordenadores, que terão a missão de organizar a ajudar na viabilização das mesmas. A partir daí será possível fixar custos, definir o tempo de duração a sua inserção no calendário e na programação geral. 

A captação de recursos para a realização das festividades tem exigido dos organizadores muita criatividade nesses tempos de vacas magras e campanha eleitoral. A mobilização dos ex alunos no Brasil e exterior, tem sido um grande desafio, por isso apelamos para os diversos órgãos de comunicação a intensa divulgação de nossa programação do Centenário do Colégio Diocesano. 

Não estamos medindo esforços para o brilhantismo da festa do Centenário do Colégio Diocesano em memória do Mons. Adelmar da Mota Valença.

1- torneio de futebol – já conversamos com o Presidente da Federação Pernambucana de Futebol, Sr. Evandro, que se mostrou bastante simpático a ideia inclusive com o incentivo do amigo Gustavo Krause, presente no momento e o mesmo sugeriu um jogo em Garanhuns da seleção master de futebol de Pernambuco com a seleção de Garanhuns, ou ainda, a seleção campeã de Pernambuco com a seleção de futebol de Garanhuns, ou ainda, a seleção de futebol de Garanhuns com um dos times clássicos de Pernambuco: Sport, Naútico ou Santa Cruz.

2- Diversas Palestras abertas ao público serão inseridas no calendário das atividades da cidade. Já confirmadas palestras promovidas pelo Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco, através da sua Escola de Contas Públicas, OAB, Escola de Magistratura, palestras promovidas pelo Instituto Epitácio Falcão Pedrosa, sôbre Afetividade, alcoolismo e drogas, palestra sôbre câncer de Mama, e outras.

3- Lançamento do selo comemorativo do Centenário do Colégio Diocesano.

4- Forum Garanhuns rumo ao século XXI.

5- Sessão de tombamento do prédio do Colégio Diocesano de Garanhuns, trabalho que vem sendo elaborado pelo ex-aluno Marcílio Reinaux.

6- Implantação do relógio de contagem regressiva e termômetro na Av. Santo Antônio, centro da cidade de Garanhuns.

7- Campanhas educativas.

8- Campanhas de saúde.

9- Caminhada rumo ao século XXI (promoção Caminhantes do Parque).

10- Caminhada contra as drogas promovida pelo Instituto Epitácio Falcão Pedrosa.

11- Festival de Artes Cênicas.

12- Festival de música clássica.

13- Exposição de artes plásticas.

14- Exposição do Museu da Associação dos Ex-Alunos Diocesanos de Garanhuns.

15- Campanha de doação de sangue.

16- Campanha de doação de órgãos.

17- Palestra sobre o transplante de fígado e a necessidade de doação.

18- Lançamento e gravação do hino da Associação dos Ex-Alunos Diocesanos de Garanhuns.

19- Eleição da Miss do Centenário do Colégio Diocesano de Garanhuns.

20- Desfile dos Ex-Alunos no dia 12 de outubro de 2015, mais a programação do Colégio Diocesano de Garanhuns.

Com Informações do Blog do jornal CRER

Novela GERAÇÃO BRASIL da Rede Globo faz mensagem subliminar para Eduardo Campos e Aécio Neves?

Encontre o 40 (PSB) e o 45 (PSDB) no logo da novela G3R4Ç40 BR45IL da Rede Globo

O logo da telenovela “Geração Brasil” da TV Globo traria no seu design uma subliminar sugestão dos números dos candidatos de oposição ao Governo? Delirante teoria conspiratória? Prepotência dos jornalistas? Designers e profissionais criativos veem exagero em tal acusação, já que toda marca produziria espontaneamente associações visuais, já que para a Semiótica todo signo produziria uma imagem mental. Posições ideológicas à esquerda, já calejadas com a desconfiança em relação à grande mídia, falam em manipulação subliminar. 

Surge a polêmica entre jornalistas, simpatizantes da esquerda e profissionais de design e criação de que logomarca da novela das 19h Geração Brasil (ou “G3R4Ç4O BR4S1L”) conteria “coincidentemente” em sua linguagem “internetês” (ou Leet, para ser mais preciso) os números dos candidatos de oposição: o “40” (PSB de Eduardo Campos – PE) e “45” (PSDB de Aécio Neves – MG).

PARA CONTINUAR LENDO... Blog de Ornilo Lundgren

Secretário da Casa Civil afirma que acordo com categorias militares vem sendo cumprido desde 2012 pelo Governo‏



Em entrevista concedida logo após a reunião com representantes de associações da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros, realizada na tarde desta terça-feira (13/05), o secretário da Casa Civil, Luciano Vasquez, afirmou que o Governo do Estado vem cumprido rigorosamente com todos os compromissos previamente pactuados com as categorias, desde 2012. “Agora em junho, os militares receberão um aumento de 14,55%, o que representa, além da reposição das perdas inflacionárias, um aumento real de quase 8%,” afirmou. Tomando por exemplo a categoria de soldados, o ganho real durante o período de 2007 a 2014 foi de mais de 134% de aumento real, além do ganho da inflação.

Quanto às novas reivindicações, entregues em 25 de abril passado, o secretário destacou que o Governo é sensível aos itens da pauta e que o próprio governador João Lyra Neto determinou que cada um dos pontos levantados fosse estudado por uma comissão multissetorial, que envolve as secretarias de Administração, Defesa Social, Planejamento e Gestão e Fazenda, além dos comandos da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros.

Zé Carlos diz a Ministra que deixou Castainho devido a Racismo

Zé Carlos denuncia racismo em Garanhuns
No dia em que a ministra da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, Luiza Bairros, veio ao Recife para um encontro nacional de enfrentamento ao racismo, um relato do representante da Comissão Estadual de Comunidades Quilombolas e presidente da Associação da Comunidade Quilombola de Castainho, de Garanhuns, José Carlos Lopes, mostrou que Pernambuco ainda está distante do ideal quando o assunto é preconceito racial. 

O líder está há 50 dias afastado da comunidade onde nasceu e vive sob proteção policial no Recife desde que começou a receber ameaças anônimas e xingamentos de cunho racista. A ministra garantiu que vai acompanhar a situação do homem que defende os direitos das 400 famílias que vivem na comunidade. “Precisamos superar a sensação de perplexidade e pensarmos em como devemos agir”, pontuou a ministra Luiza Bairros.

José Carlos foi um dos pioneiros do Movimento Negro em Garanhuns. Já na década de 80 atuou junto à Comissão Pastoral da Terra (CPT), que teve o apoio da Igreja Católica na organização social e étnica. A comunidade Quilombola Castainho acendeu a organização dos remanescentes que ainda não haviam despertado para a causa das demarcações territoriais. Essa organização rendeu hoje ao município, o surgimento de 5 Quilombolas que muito têm se destacado no cenário Pernambucano e no próprio Movimento Nacional de Comunidades Remanescentes Quilombolas.

Postado por Geraldo Mouret / Jornal Sináculo

EDUCAÇÃO - Vereador Haroldo Vicente solicita Escola Municipal para o bairro Dom Thiago Postma em Garanhuns‏


Foi aprovado na última sessão da Câmara Municipal de Garanhuns, o requerimento do vereador Haroldo Vicente (PROS), que solicita ao Governo Municipal, por meio da Secretaria de Educação, a construção de uma unidade escolar no bairro Dom Thiago Postma. O requerimento agora segue para apreciação do Poder Executivo.

Essa unidade escolar seria dotada de ambientes essenciais para a aprendizagem, como: salas de aula, sala de informática, biblioteca, sanitários, recreio coberto, refeitório, entre outros ambientes, que permitem a realização de atividades pedagógicas, recreativas, esportivas e de alimentação, além das administrativas e de serviço, sugere o vereador.

Para Vicente, a implantação de uma escola municipal no bairro Dom Thiago Postma é muito importante, pois vai agilizar muito o ensino e facilitar a vida dos alunos que moram naquela localidade. “É preciso garantir àquela comunidade uma estrutura educacional adequada para os estudantes, contemplando assim, as famílias que visam a educação como alicerce para definir o futuro de seus filhos na sociedade, além de proporcionar o ensino mais próximo de suas residências.” ressalta Haroldo Vicente.

Sivaldo vai entrar na justiça contra aumento na Taxa de Iluminação Pública em Garanhuns



Sivaldo Albino não tem dado sossego ao governo municipal. Agora que o aumento chegou às contas de energia elétrica, ele afirmou que vai entrar na justiça contra as taxas, pois em alguns casos, o aumento supera 250%. Interessante notar que este aumento veio junto com a instalação das lâmpadas de LED, quando a própria prefeitura anuncia que reduz o consumo de energia.

Sivaldo enviou uma nota aos meios de comunicação e divulgou nos meios sociais, principalmente facebook, que este aumento foi fruto da Lei 3909/2013 de autoria do Prefeito do Município Izaías Régis aprovado na Câmara, sendo o único voto contrário.

A CIP – Contribuição para o Custeio da Iluminação Pública (popularmente conhecida como Taxa de Iluminação) foi criada em todo país para custear a Iluminação Pública, passando pelo Congresso Nacional, e em Garanhuns contou com o voto do vereador, à época da implementação da cobrança.

Segundo Sivaldo, a atual gestão está lucrando em média R$ 200 mil reais por mês às custas de mais contribuições da população, o que vai de encontro à instituição da lei, que prevê apenas o custeio da iluminação pública. Para reverter o aumento, Sivaldo aguarda relatórios da CELPE para ingressar na justiça.

Professores da Rede Municipal de Garanhuns recebem o retroativo dos meses de fevereiro e março


A Secretaria de Administração de Garanhuns, informa que os professores da Rede Municipal de Ensino, receberam nesta terça (13), o reajuste de 8,32% em seu piso salarial, retroativo aos meses de fevereiro e março.

No mês de abril, quando os professores já receberam o salário reajustado, foi pago o retroativo referente ao mês de janeiro.

A lei Nº 009/2014 de autoria do Executivo, aprovada pelos vereadores, visa beneficiar os professores da Rede Municipal de Ensino diminuindo assim a defasagem dos vencimentos destes profissionais.

GOVERNO DIVULGA NOTA SOBRE AUMENTO PARA POLÍCIA MILITAR E BOMBEIROS


1. O Governo do Estado de Pernambuco recebeu, na tarde desta terça-feira (13/05), uma comissão formada por oito representantes de associações da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros.

2. Conforme acordo pactuado previamente, os policiais e bombeiros militares receberão na folha do mês de junho um aumento de 14,55%.

3. Todos os pontos reivindicados pelas categorias e pactuados anteriormente estão sendo rigorosamente cumpridos pelo Governo do Estado.

4. Para as novas reivindicações, foi criada uma comissão multissetorial, que envolve as secretarias estaduais de Administração, de Defesa Social, de Planejamento e Gestão e da Fazenda, e os comandos da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.