Sivaldo Albino não tem dado sossego ao governo municipal. Agora que o aumento chegou às contas de energia elétrica, ele afirmou que vai entrar na justiça contra as taxas, pois em alguns casos, o aumento supera 250%. Interessante notar que este aumento veio junto com a instalação das lâmpadas de LED, quando a própria prefeitura anuncia que reduz o consumo de energia.
Sivaldo enviou uma nota aos meios de comunicação e divulgou nos meios sociais, principalmente facebook, que este aumento foi fruto da Lei 3909/2013 de autoria do Prefeito do Município Izaías Régis aprovado na Câmara, sendo o único voto contrário.
A CIP – Contribuição para o Custeio da Iluminação Pública (popularmente conhecida como Taxa de Iluminação) foi criada em todo país para custear a Iluminação Pública, passando pelo Congresso Nacional, e em Garanhuns contou com o voto do vereador, à época da implementação da cobrança.
Segundo Sivaldo, a atual gestão está lucrando em média R$ 200 mil reais por mês às custas de mais contribuições da população, o que vai de encontro à instituição da lei, que prevê apenas o custeio da iluminação pública. Para reverter o aumento, Sivaldo aguarda relatórios da CELPE para ingressar na justiça.